20/12/2025
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Anatel dá autorização prévia de aumento de capital da Oi

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No entanto, agência determina que os novos conselheiros da operadora terão que passar por sua aprovação.


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu por conceder anuência prévia para o aumento de capital da Oi. A ação faz parte do Plano de Recuperação Judicial da empresa e decorrerá da integralização por meio da capitalização de créditos.


A aprovação foi decidida por unanimidade pelo Conselho Diretor do órgão e foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (14).


O Conselho determinou ainda que a Oi informe à Anatel o aumento de seu capital social realizado, no prazo de 60 dias contados a partir da sua efetivação.

A empresa também terá que fazer constar no termo de posse dos novos membros do conselho de administração que eles estão impedidos de exercer os poderes de administração até a anuência prévia do órgão regulador.

Ou seja, os novos conselheiros eleitos da Oi terão que passar por aprovação da Anatel.
Além disso, a agência determinou que a Oi terá que informar a composição acionária após a operação de reestruturação de bônus, destacando os possíveis acionistas controladores.

Na última segunda-feira (11), a empresa informou que o aumento de capital na Oi será de no mínimo R$ 7,2 bilhões e, no máximo, R$ 12,2 bilhões. Será feita a emissão de 1.039.868.479 a 1.756.054.163 de novas ações, ao preço de R$ 7 por ação

Com isso, a companhia reduz sua dívida de R$ 45 bilhões para R$ 7 bilhões.

No início da semana, a Oi comunicou que seu plano de recuperação judicial foi aprovado pelo Tribunal de Amsterdã, na Holanda. 


Ou seja, o tratamento com as dívidas da Oi passa a ser obrigatório não somente no Brasil, mas também em outros territórios.

Em cinco anos, 20% da população mundial será coberta pelo 5G

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Estimativa é da Ericsson, que afirma que 7,9 bilhões de linhas móveis estiveram conectadas no mundo todo nesse primeiro trimestre de 2018.

De acordo com o último relatório de mobilidade da Ericsson, divulgado neste mês de junho, cerca de 20% de toda a população mundial será coberta pelo 5G dentro de cinco anos.

O crescimento da base de smartphones no mundo será de 65%, passando de 4,3 bilhões para 7,2 bilhões. A estimativa é que pelo menos 1 bilhão desses aparelhos se conectem com o 5G, enquanto 5 bilhões estarão conectados ao 4G. O que significa que, mesmo em 2022, ainda haverá quem só acessa a rede de terceira geração.






Conforme informa o relatório, levaram cinco anos para que o LTE (4G) cobrisse 2,5 bilhões de pessoas, enquanto as tecnologias anteriores demoraram cerca de oito anos para alcançar o mesmo feito. Hoje, a Ericsson informa que há 60% de pessoas conectadas ao 4G, e que em 2023 espera-se uma porcentagem de 85%.
O número total de clientes na base móvel, segundo a Ericsson, foi de 7,9 bilhões no primeiro trimestre de 2018, sendo 98 milhões novos cadastros. Esse número deve crescer para 8,9 bilhões em 2023.

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Em vários países, o número de assinaturas móveis ultrapassa a população. Isso pode acontecer muito pelos chips contratados, mas que ficam inativos depois. É por este motivo que, hoje, existem  ‘apenas’ cerca de 5,3 bilhões de clientes de telefonia móvel para as 7,9 bilhões de assinaturas.

Outros dados divulgados pela empresa em relação ao trimestre incluem o de assinaturas 4G, que aumentaram 210 milhões (total 2,9 bilhões); o de 3G, com +10 milhões; e o de 2G, que diminuiu em 90 milhões. As assinaturas de smartphones representam 60% de todos os contratos de celular, apesar do número de smartphones vendidos ter diminuído para cerca de 340 milhões no trimestre.
Agora, muito já se fala sobre carros e inúmeros dispositivos conectados, o que chamamos de IoT (Internet das Coisas). Talvez este seja um dos motivos para acelerar ainda mais a expectativa e a chegada de novas tecnologias, como o 5G, e conexões melhores para serem entregues comercialmente para os consumidores.
Mas, apesar da corrida para implementar o 5G já ter começado, ainda há algumas questões sobre frequências e espectro para entender antes de alinhar lançamentos entre diferentes países. “Para o 5G ser bem-sucedido em encontrar as demandas de velocidades e capacidades de dados, uma harmonização global do espectro é essencial”, informa o relatório.

Cliente NET do plano TOP HD pode solicitar novo receptor 4K

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Tecnologia oferece imagens com mais cores, nitidez e dá sensação de profundidade e imersão no conteúdo.


A NET acaba de lançar um novo receptor com a tecnologia 4K Ultra HD. No entanto, a tecnologia está disponível apenas para os clientes do pacote TOP HD


Conforme a NET, este novo equipamento, mais moderno, tem suporte a mais alta qualidade de vídeo do mercado, suportando imagens em 4K com HDR e áudio DOLBY ATMOS.  


O principal benefício do receptor é a exibição de conteúdos em 4K. No entanto, para que a imagem tenha a qualidade Ultra HD, é preciso que os canais emitam as imagens nessa qualidade.


A tecnologia permite que os clientes tenham acesso à imagens com muito mais brilho, cores e nitidez, com uma sensação de profundidade e imersão no conteúdo. 

Para obter o receptor, o cliente deve ligar na Central de Atendimento NET e agendar a troca do equipamento. O custo da troca é de R$ 90,00

O novo receptor ainda conta com bluetooth. No entanto, a NET ainda não explicou como que a especificação será utilizada pelo cliente. A empresa informou que será uma “função para uso futuro”.

Com o início da Copa do Mundo, Fox Sports prorroga sinal aberto

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FOX e SporTV são as emissoras de TV por assinatura com direitos para transmitir os jogos do mundial.

A Copa do Mundo 2018 acaba de começar nesta quinta-feira (14), e as duas emissoras de TV por assinatura que possuem direitos para transmitir os jogos do mundial decidiram abrir o sinal para os clientes de algumas operadoras.


A Fox Sports está desde o dia 6 de junho com sinal aberto para clientes da Oi TV e acaba de abrir o canal para clientes da SKY. A boa notícia para assinantes das duas operadoras é que todas as programações relacionadas à Copa ficam disponíveis até o dia da estreia da Seleção Brasileira, no próximo domingo (17).





Clientes da SKY ficam com o sinal aberto dos canais Fox Sports até o dia 22 de junho.

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Já a SporTV limitou o período promocional de sinal aberto e não prorrogou depois do anúncio inicial. A emissora abriu o sinal durante 10 dias para todos os assinantes de SKY, NEY, Vivo TV, Algar TV, Claro TV e Oi TV, e a programação pode ser acessada sem custo adicional até amanhã (15).
De acordo com o site Line UP, o canal SporTV em resolução 4K temporária também estará disponível na NET e Oi TV em algumas praças. Durante coletiva nesta semana, a NET e a Claro anunciaram inúmeras novidades para esta Copa do Mundo, incluindo o sinal em ultra HD e o streaming ilimitado das partidas para clientes Claro Pós.
Quem tem um pós-pago da Oi também recebeu a novidade de poder assistir aos jogos da Copa diretamente pelo smartphone, com a assinatura gratuita do recém-lançado FOX+. No segmento de TV paga, a Oi também investiu em transmissões em 4K.

O acesso ao FOX+ pela banda larga também foi liberado pelo TIM Live, sem necessariamente exigir um contrato de TV paga do cliente para assistir a todos os jogos.

Cliente processa a Vivo, mas acaba sendo condenado por juiz

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Consumidor ficou com o nome negativado após dever para a operadora e acabou sendo enganado por um advogado que conheceu no WhatsApp.

Nem sempre os processos contra as operadoras resultam em pagamento milionário de danos morais aos clientes. Nesta última semana, um cliente da Vivo processou a operadora e, ao invés de ganhar o caso, foi condenado a pagar uma multa por má-fé. O famoso “tiro que saiu pela culatra”.

A princípio, ele moveu uma ação contra a Vivo por ter seu nome negativado após uma cobrança que alegava ser inexistente. Mas, apesar de afirmar inicialmente que não tinha relação jurídica alguma com a operadora, durante o processo ele confessou que contratou os serviços. A cobrança estava, na verdade, correta.


Acontece que o cliente também fora atraído por um advogado que sequer conhecia pessoalmente, e apenas conversava por WhatsApp. Ele dizia que limpava o nome de clientes no caso de falta de pagamento para algumas empresas, inclusive as de telefonia, mas não esclarecia exatamente como.

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Se tratava de uma ação que, no fim das contas, prejudicou ainda mais o consumidor. Apesar de ter sido induzido ao erro, no caso para que o advogado tivesse vantagem com a fraude (estelionato), ele também omitiu a informação de que era cliente da Vivo e tinha uma dívida de R$ 244 com a operadora. Isso significaria falsidade ideológica.
O juiz de Mato Grosso, portanto, tomou a decisão de condenar o cliente e seu advogado por litigância de má-fé. A multa aplicada nesses casos é de 10% sobre o valor da causa, que, desta vez, estava atribuída em R$ 10 mil. O que significa que o consumidor precisará pagar R$ 1.000, fora as despesas do processo.
Além das mensagens do advogado recebidas pelo WhatsApp (conforme imagens abaixo), o cliente em questão ainda recebeu a visita de pessoas que batiam de porta em porta em sua vizinhança, prometendo “limpar o nome” de quem precisasse e ainda com a garantia de receber uma quantia em dinheiro após os processos.

Fica o alerta para não acreditar em todas as promessas recebidas pelas redes sociais, e se informar muito bem antes de abrir um processo.

Clientes Veek se sentem enganados com o fim do marketing multinível

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Operadora prepara novo modelo de recompensas que bonifica Veekers apenas uma vez por cada indicação.


Clientes da Veek estão decepcionados com o fim do marketing multinível da operadora móvel virtual (MVNO). Os chamados Veekers – aqueles que divulgam a operadora – receberam apenas a informação de que as regras serão mudadas e será criado um novo modelo de recompensas.


Edgard Silva, um dos Veekers, disse que está se sentindo enganado. Ele chegou a questionar a operadora sobre o novo modelo no Facebook, mas recebeu uma resposta bem vaga da empresa. 


A Veek disse que está iniciando um novo ciclo e caso Edgard queira permanecer indicando seu VeekCode, continuará recebendo bonificações, mas sob as regras de um novo modelo.


Novo Modelo


Em contato com o SAC da Veek, o Minha Operadora descobriu que o novo modelo que será proposto aos clientes é bem diferente do que era realizado no marketing multinível. 

Ao indicar uma pessoa, o cliente irá lhe passar seu VeekCode. O indicado irá inserir o VeekCode do cliente no aplicativo para ativação do chip

Ao ativar o chip, o próprio indicado ganha 10 ‘Veekcoins’ – como é chamado o crédito da operadora. No entanto, o cliente que fez a indicação não ganhará nada. Anteriormente, o Veeker ganhava R$ 5,00 quando seu indicado comprava o chip. 

O Veeker só irá ser bonificado, quando o seu indicado fizer a primeira recarga de R$ 30. Nesse caso, o Veeker receberá 10 Veekconis. Assim, a recompensa só acontece uma única vez por cada indicação.

No modelo anterior, além de ganhar quando seu indicado comprava o chip, o Veeker ganhava 2,5% do valor de cada recarga realizada por seu indicado direto. 


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Também foram eliminadas as bonificações pelos indicados indiretos. Anteriormente, era paga uma comissão de 1% do valor de cada recarga do chip realizada pelos indicados da sua indicação. Essa comissão de 1% sobre a recarga era paga até o 3° nível. 

Veja abaixo como funcionava o modelo anterior:



Quando o novo modelo começar a funcionar, os Veekers não irão receber nada pelos indicados indiretos.

Resgate de créditos


A forma de resgate dos créditos ganhos com a Veek também será alterada. Os Veekers conseguiam resgatar seus créditos usando como recarga em seu próprio número Veek ou usando como recarga em outros números Veek.

Também era possível realizar o resgate migrando seus créditos de bonificação para o cartão VeekCard, transformando seus créditos em dinheiro.

Essa última forma de resgate foi eliminada. Não será mais possível transformar os créditos em dinheiro. 

O marketing multinível da operadora foi finalizado há cerca de três meses. No entanto, ainda não há data para início do novo modelo. 

O Minha Operadora aguarda posicionamento da Veek sobre o fim do marketing multinível da empresa.

Copa do Mundo trará crescimento pequeno para TV por assinatura

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Operadoras afirmam que cenário econômico atual está impedindo o aumento no número de clientes no mercado de TV paga.


Mesmo com todo o investimento para oferecer transmissões dos jogos da Copa do Mundo com qualidade 4K, as operadoras não esperam um grande aumento no número de clientes da TV por assinatura.


Acumulando perda de 35 mil contratos nos quatro primeiros meses de 2018 e de 1,8 milhão em três anos, o mercado brasileiro de TV paga deve experimentar um avanço apenas modesto nos meses de maio e junho.


A percepção foi relatada ao DCI pelo CEO da área residencial do grupo Claro, Daniel Barros. “Não há boom no mercado de vendas de assinatura por conta do pré-Copa, e nem esperávamos que houvesse. Talvez se fosse outro o cenário econômico. Mas estamos crescendo um pouco.”

Para o CEO, o pequeno crescimento tem mais relação com a situação econômica do país do que com desinteresse dos clientes.

“Praticamente todos os lares querem TV por assinatura. Quando a economia bombava, [o mercado] vendeu de forma agressiva. Mas hoje não adianta incentivar a venda para quem não pode pagar. Se focássemos em regiões com baixo poder aquisitivo durante o pré-Copa, nós venderíamos muito, mas faltaria bolso depois para esse cliente pagar a conta”, afirmou o executivo.
O último balanço do setor divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) referente ao mês de abril, mostrou que após um pequeno crescimento em março, o setor de TV por assinatura voltou a cair, com 8.828 desligamentos de TV paga, que representa uma queda de -0,05%.

Entre março e abril, a operadora que mais ganhou clientes foi a Vivo TV, com 7.516 assinaturas a mais em sua base (+0,47%). 

Já as operadoras que registraram queda foram a SKY e o grupo Claro, com -0,58% e -0,20%, respectivamente.

Ultra definição


As operadoras de TV por assinatura estão apostando em transmissões dos jogos da Copa do Mundo 2018 em 4K para tentar atrair potenciais clientes. 

Na última terça-feira (12), a NET anunciou que irá transmitir 56 partidas do Mundial em ultra definição com HDR (High Dynamic Range) pelo SporTV.

No mesmo dia, a Oi confirmou oficialmente que lançará a tecnologia 4K na Oi TV também pelo canal SporTV.

TIM libera faixa de 700 MHz para 4G em três capitais

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A partir de agora, 1.008 cidades poderão desfrutar de uma frequência extra para a rede de quarta geração, o que torna a navegação mais rápida.



A TIM acaba de expandir a disponibilidade da faixa de 700 MHz para o 4G em mais três capitais brasileiras: Rio de Janeiro, Curitiba e Goiânia.


No último ano, a operadora havia liberado a banda em sete capitais: Recife (PE), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Macapá (AP), Boa Vista (RR) e Rio Branco (AC).


Com isso, agora mais 1008 municípios poderão desfrutar de uma faixa extra para o 4G, além das de 1800 e 2600 MHz – o que deve colaborar para uma navegação mais rápida.

Conforme a transmissão dos sinais analógicos de TV vão sendo desligados, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai liberando a frequência de 700 MHz para os serviços de telefonia celular.


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A operadora anunciou que o investimento de R$ 12 bilhões entre 2018 e 2020 renderá melhorias para a rede de quarta geração.

A intenção é que até 2020, o 4G da TIM chegue em mais de 4.000 cidade, disponibilizando o serviço para 96% dos brasileiros que residem em centros urbanos.

Além da expansão, a TIM trouxe outras soluções que irão melhorar consideravelmente a experiência do usuário, como o VoLTE (disponível atualmente em 1501 cidades), que entrega chamadas de voz sem ruídos e em alta definição.

Na parte da banda larga, a expectativa é oferecer fibra ótica a pelo menos 3 milhões de residências até o final do prazo.

Oi avança com plano e dá início ao processo de aumento de capital

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Aumento poderá chegar a R$ 12,2 bilhões, fazendo a dívida da companhia reduzir para 7 bilhões de reais.


O plano de recuperação judicial da Oi segue avançando com as condições aprovadas em dezembro pelos credores e em janeiro pela Justiça. Nesta última segunda-feira (11), um primeiro passo sobre o aumento de capital já teve início, quando foi aprovada, em uma nova reunião de credores, a dispensa de algumas condições precedentes do aumento de capital da companhia.

O aumento de capital na Oi será de no mínimo R$ 7,2 bilhões e, no máximo, R$ 12,2 bilhões. Será feita a emissão de 1.039.868.479 a 1.756.054.163 de novas ações, ao preço de R$ 7 por ação. Com isso, a companhia reduz sua dívida de R$ 45 bilhões para R$ 7 bilhões.


As condições que foram dispensadas para dar início ao aumento de capital, no caso, incluem a aprovação do plano de recuperação em 2ª instância no Brasil, Reino Unido e Estados Unidos, o alcance de EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) mínimo de R$ 5,7 bilhões e a condição de que a Oi não estivesse sob intervenção.
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A partir dessa aprovação, a troca de dívida por ações deve começar nesta semana, com preferência primeiramente para os atuais acionistas da companhia (detentores de ações ordinárias ou preferenciais), a partir desta quinta-feira (14). 
O direito de preferência deverá ser exercido no prazo de 30 dias, contados a partir de 15 de junho e com prazo máximo até 16 de julho. 
Para maiores esclarecimentos, a Oi publicou um comunicado em seu site com todas as informações completas sobre o direito de subscrição – bônus de até 135.081.089 – e outras relacionadas aos valores e ao aumento de capital como um todo.
Vale lembrar que a Oi voltou a retomar seus investimentos já no 1º trimestre de 2018. Nesse período, o patrimônio líquido da empresa voltou a ser positivo, atingindo R$ 28,9 bilhões.

Vivo Turbo oferta pacote de R$ 9,99 com duração de 15 dias

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Pacote inclui 1,5 GB de internet e SMS e ligações ilimitadas para fixo e celulares da operadora.


A Vivo Turbo trouxe duas novas ofertas para seus clientes no mês de junho. Em uma das ofertas, a operadora estendeu a duração do pacote semanal de R$ 9,99 com 1,5 GB. Quem adquirir a oferta até o dia 30 de junho poderá desfrutar do pacote por 15 dias.


Além disso, o cliente poderá realizar ligações ilimitadas para fixo e celulares Vivo do Brasil, usando o 15. Também terá SMS ilimitado para Vivo, compartilhamento de dados e acesso ao aplicativo Vivo Bem.


A segunda oferta do mês da operadora é focada em quem realiza muitas chamadas. Pagando R$ 8,99, além do cliente poder falar ilimitadamente com fixo e celulares do Brasil usando 15, ele ganhará mais 200 minutos para celular e fixo de qualquer operadora do Brasil.
A oferta é válida por sete dias e ainda conta com SMS ilimitado para Vivo e recebimento de dados de outros clientes da operadora. No entanto, não há pacote de dados incluso
[ATUALIZAÇÃO – 13/06/2018 18H05]:

A oferta acima é válida para os clientes Vivos dos seguintes DDDs: 16, 21 33, 34, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 61, 62, 63, 69, 71, 91, 98, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88 e 89.


Para os demais DDDs, a operadora oferece os mesmos benefícios, mas com pacote de dados de 1GB e não de 1,5GB. 


Quem adquirir a oferta de 15 dias ainda ganha um bônus. Acumulando R$ 30 ou mais em recarga no mês, o cliente ganha 1GB de bônus. Essa promoção não é válida para o plano Vivo Turbo R$ 8,99.

Para cadastrar na promoção, basta enviar um SMS com palavra TURBO para 9003.