29/03/2024

Qualcomm desenvolve novos chips para Internet das Coisas

Tecnologia irá atender equipamentos com intenso processamento de imagens, como câmeras de segurança, câmeras de ação e robôs.


Uma nova linha de chips direcionada a produtos voltados para soluções de Internet das Coisas (IoT) foi anunciada na última quarta-feira (11) pela Qualcomm. Expectativa é que primeiros equipamentos com o dispositivo cheguem ao mercado no segundo semestre.


Com o nome de ‘Vision Intelligence Platform’, os dois chips de 10 nanômetros foram desenvolvidos para atender a necessidade de equipamentos que exigem intenso processamento de imagens, tais como câmeras de segurança, câmeras de ação e até mesmo robôs.


Entre os benefícios dos novos chips está o rápido processamento de ambientes com pouca iluminação, a estabilização de imagem e a integração de sistemas com múltiplos sensores (câmeras de 360º).

Conforme o anúncio, os dois primeiros modelos da linha, o QCS605 (com suporte a vídeos em 4K a 60 quadros por segundo) e o QCS603 (que garante os 4K a 30 quadros por segundo), foram projetados para câmeras Wi-Fi.


LEIA TAMBÉM:


Com a nova tecnologia, a Qualcomm visa centralizar as principais funções em um único componente de hardware, além de reduzir o consumo energético dos equipamentos.

Apesar de esta não ser a primeira aposta da marca no mercado de câmeras inteligentes, é a estreia da fabricante na confecção de chips voltado inteiramente a dispositivos IoT.

Alguns modelos de testes já foram enviados à parceiros da empresa. Assim, a Qualcomm espera que os primeiros produtos com os novos chips comecem a surgir no mercado durante o segundo semestre deste ano.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários