22/04/2024

Frequência de 700 MHz é liberada pela Anatel em quatro metrópoles

Operadoras poderão utilizar a faixa para oferecer 4G.

[ATUALIZAÇÃO – 29/05/2018 19H49]:


A Agência Nacional de Telecomunicações anunciou, nesta terça-feira (29), que as frequências de 700 MHz já estão liberadas para os serviços de telefonia celular em três grandes metrópoles: São Paulo, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte. 


O anúncio ocorreu durante audiência pública na Câmara dos Deputados.


A frequência era usada para a transmissão dos sinais analógicos de TV que estão sendo desligados em todo o país. Em São Paulo, o sinal foi desligado em março de 2017, Curitiba e Porto Alegre em janeiro e março deste ano, respectivamente. Em Belo Horizonte, o desligamento da TV ocorreu em novembro.


A liberação da faixa antecipada de 700 MHz também ocorrerá em outras 36 cidades.
As faixas de 700 MHz permitem a transmissão de dados de até 45 Mbps e deve ser usada pelas operadoras para oferecer 4G, como será feito pela Vivo no Rio de Janeiro, a partir desta quarta-feira (30).

Após o desligamento da TV, é realizada a mitigação das interferências para que o sinal do serviço de celular não atrapalhe o de TV digital e vice-versa. 

Como na região metropolitana de São Paulo há um grande número de geradoras e retransmissoras de TV e de clientes de celular, o trabalho foi mais lento

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários