20/12/2025
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Operadora AT&T, dona da SKY, aumenta lucro em 30% no trimestre

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Após fusão com a Time Warner, empresa registra um lucro líquido superior a 5 bilhões de dólares.

Depois de finalmente conseguir finalizar a compra da Time Warner, a operadora AT&T, que é dona da SKY no Brasil, aumentou seu lucro em 31% no segundo trimestre do ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. O lucro líquido da empresa foi de US$ 5,1 bilhões.


Esse último balanço financeiro divulgado pela empresa já inclui 16 dias com os números da Time Warner, que terá, inclusive, um novo nome de operação (WarnerMedia).


A receita da empresa ainda assim caiu 2%, passando de 39,9 bilhões de dólares para 39 bilhões de dólares. 
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Quanto ao faturamento, caiu 7,6% em relação aos serviços, e aumentou em 23,7% no item equipamentos. Os números do faturamento, respectivamente, foram de US$ 33,7 bilhões e US$ 4 bilhões.
Ainda apenas de abril a junho, a AT&T conquistou 3,8 milhões de novas linhas móveis. Dessas, 3 milhões são dos Estados Unidos e 756 mil do México. Nos EUA, a operadora é a maior entre as concorrentes no segmento de TV por assinatura, e a segunda maior em telefonia móvel.

Telefônica, dona da Vivo, tem interesse em ativos da Oi

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Subsidiária espanhola também participa de leilão da Cemig Telecom.


A Telefônica, dona da Vivo, está em busca de expansão para os seus negócios aqui no Brasil e manifestou interesse, inclusive, em adquirir ativos da concorrente Oi, que está em processo de recuperação judicial.


Ao falar sobre o balanço do segundo trimestre na última quarta-feira (25), o presidente da Telefônica, Eduardo Navarro, disse que a prioridade da empresa “é o crescimento orgânico [operacional], mas se aparecer uma oportunidade de aquisição, vamos olhar desde que gere valor para os acionistas.”


“Caso a Oi, no processo de reestruturação, tenha interesse de desinvestir de algum ativo, vamos participar“, enfatizou Navarro.


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A subsidiária do grupo espanhol Telefónica também está na disputa pelos ativos da Cemig Telecom, braço de telecomunicações da Cemig. Os ativos da estatal mineira vão à leilão no dia 8 de agosto.

A Cemig Telecom está à venda desde 2017. Atua em sete Estados e possui mais de 11,6 mil km de cabos ópticos e 6,3 mil km de redes metropolitanas.

Nos resultados do segundo trimestre, a Telefônica acumulou um lucro líquido de R$ 4,3 bilhões. 

Nos três primeiros meses do ano, o lucro havia sido de R$ 1 bilhão. Já nos três meses seguintes, o lucro foi de R$ 3,2 bilhões, um crescimento de 263% em um ano.

Dia dos Avós: TIM levanta dados sobre clientes acima de 60 anos

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A operadora percebeu, por exemplo, que mais de 70% das mulheres e homens idosos na base de celular da TIM são do Rio de Janeiro ou de São Paulo.

Você sabia que o Dia dos Avós é comemorado nesta quinta-feira, 26 de julho? E como muitos avós, nos dias de hoje, sabem usar o celular com internet e suas várias funcionalidades, as operadoras de telefonia também resolveram colocar a celebração em pauta.

Enquanto a Claro divulgou uma campanha com um vídeo especial para a ocasião, que está inclusive sendo comentado hoje pela cantora Anitta no Instagram, a TIM resolveu fazer um levantamento sobre o público de 60 anos ou mais, também como um reflexo da data. Ela notou que 61% de seus clientes idosos que estão no pré, controle e pós-pago já utilizam pacotes de dados.






As “avós” são as que mais usam a internet no celular, já que a maioria do uso de dados do público, representada por 63%, é realizada por mulheres.
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Outro dado interessante da pesquisa foi a quantidade de conexões ao redor do Brasil. A TIM descobriu que 72% dos “vovôs” em sua base são do Rio de Janeiro, e 71% das “vovós” são de São Paulo. Quando a análise é feita especificamente na região Nordeste, metade dos idosos utilizam a grande rede.
Quanto ao que fazem com a internet móvel da operadora, o público com idade superior a 60 anos, assim como o mais jovem, acessa as redes sociais. Os aplicativos de comunicação e os serviços de streaming de vídeo também são tendências, sendo que os três itens totalizam 55% dos apps mais utilizados por essa geração.
Para 97,3% dos idosos, o Facebook é o aplicativo preferido para navegar no celular, já que é o mais usado. Ele logo vem seguido pelo WhatsApp, com 97,1% da preferência, e do YouTube, com 95,1%. Já aplicativos de jogos, relacionamentos e mesmo alimentação chegam a ser buscados pelo público, mas apenas 1% dos clientes da TIM de fato utilizam esses apps.

Mais uma cidade e 17 bairros ganham acesso ao Vivo Fibra

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Banda larga com FTTH e IPTV chegam ao oeste de Santa Catarina.

O serviço de banda larga de ultravelocidade, telefone fixo e TV por assinatura com tecnologia Vivo Fibra chegaram em mais uma cidade do Brasil, desta vez em Santa Catarina.

Concórdia, no oeste do estado, foi a região beneficiada pela Vivo com a rede de fibra (FTTH). A partir de agosto, tanto os clientes residenciais quanto as empresas poderão contratar os planos de banda larga de até 300 Mega da operadora. No total, 17 bairros do município serão atendidos.






São eles: Arvoredo, Centro, Cinquentenário, Das Nações, Dos Imigrantes, Floresta, Guilherme Reich, Imperial, Itaíba, Jardim, Liberdade, Nazaré, Nossa Senhora da Salete, Primavera, São Miguel, Sunti e Vista Alegre.
O serviço de TV paga pela mesma rede de fibra, que é o IPTV, também será oferecido em Concórdia a partir da próxima semana. O Vivo TV também dá direito a acessar o app sob demanda da operadora com filmes, séries e programas para assistir onde quiser.

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Um dos recentes benefícios anunciados pela Vivo na banda larga foi a inclusão de conteúdos de streaming parceiros em seus planos, por preços mais atraentes. É semelhante ao que a TIM oferece com o TIM Live, mas de forma gratuita.
“A cidade entrará para o crescente grupo de municípios que pode contar com o que há de mais moderno em termos de banda larga de ultra velocidade e TV por assinatura no país”, afirma o diretor regional da Vivo na região Sul, José Carlos Rocha Junior.
Também na cidade, o combo da Vivo com banda larga de 100 Mega, TV por assinatura (Super HD) e telefone fixo ilimitado local custa R$ 194,88 por mês, pelo período de um ano. O valor depois do período promocional é de R$ 244,88 mensais. Quem é Vivo Fibra pode receber um bônus de até 10GB no celular, também durante um ano.
Os clientes da banda larga também têm acesso ao Vivo Smart Wi-Fi e o Meu Vivo Fixo.
Quem mora em Concórdia e tiver interesse em contratar algum dos serviços deve visitar a revenda autorizada da cidade, que está localizada na Rua do Comércio, 266, sala 1, no Centro. Se preferir, também pode consultar o site da operadora ou ligar no 103 15, que é a central de atendimento.

Oi, Telemar e Sercomtel entram na pauta da Anatel desta quinta

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Além de processos de bens reversíveis, assuntos envolvendo recursos administrativos e as empresas TIM e Vivo também devem ser discutidos.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fará, nesta quinta-feira (26), a 855ª reunião com o Conselho Diretor, a respeito de pautas de telecomunicações. Apesar de ocorrer no Espaço Cultural Renato Guerreiro, em Brasília, a partir das 15h, o encontro também pode ser acompanhado por transmissão pela internet.

Três processos sobre bens reversíveis, envolvendo as operadoras Oi, Sercomtel e Telemar (que também passou a ser Oi), entram nas pautas que devem ser conversadas, além de outras questões envolvendo a TIM e a Vivo (Telefônica Brasil).


Em sua página, a agência explica que bens reversíveis são aqueles empregados pelas empresas e indispensáveis à continuidade da prestação do serviço no regime público, os mesmos que podem ser revertidos à União no fim dos contratos de concessão.
As consultas públicas também entram na reunião, cujos assuntos envolvem a revisão do Regulamento de Cobrança de Preço Público pelo Direito de Exploração de Serviços de Telecomunicações e pelo Direito de Exploração de Satélite (RPPDESS), a reavaliação do modelo de outorga e licenciamento de estações, além do novo regulamento de acompanhamento e controle de bens reversíveis.

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Com outras empresas, as pautas envolvem recursos administrativos e pedidos de reconsideração em casos específicos tratados pela Anatel. Em breve, a agência pode publicar algo a respeito dos assuntos, dependendo do que for discutido em reunião.
Normalmente, as reuniões da Anatel acontecem de quinta-feira, e todas as pautas são divulgadas na página seis dias antes.
Como quem participa desses encontros é o conselho diretor, isso significa que, entre os presentes, estará o presidente da agência, Juarez Quadros, e os conselheiros Aníbal Diniz, Emmanoel Campelo, Leonardo Euler e Otávio Rodrigues.

Após liberação da Anatel, Vivo amplia 4G na frequência 700MHz em SP

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Operadora também irá ativar a tecnologia de quarta geração na nova faixa em outros 12 municípios paulistas.


Dois dias após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciar a liberação do 4G em 700MHz em São Paulo, a Vivo comunicou que já está ampliando a sua cobertura de quarta geração para a nova frequência na capital paulista.


A operadora também irá ativar o 4G na nova faixa em outros 12 municípios do estado: São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Cubatão.


A frequência passará a ser usada nesses municípios assim que a Anatel finalizar os trâmites legais e regulatórios de liberação da faixa para as operadoras. 

Ao ampliar a cobertura para esses municípios paulista, a Vivo estará usando a frequência de 700MHz em 932 cidades do país. 

Todas as capitais estão inclusas, com exceção de Florianópolis, em Santa Catarina, que deverá ser coberta logo com essa faixa pela operadora. 

Conforme a Vivo, a utilização deste espectro possibilita aos clientes navegarem com muito mais velocidade, além de ser menos suscetível a obstáculos. 


Mais da metade dos sites da Vivo, espalhados por todas as cidades, já está preparada para receber o 4G na nova frequência, anteriormente utilizada por emissoras de TV e rádio analógicas. 

A Claro, já na última sexta-feira (20), anunciou a ativação do seu 4.5G na frequência de 700.

A operadora também lembrou que segue ampliando a cobertura no estado de São Paulo com a tecnologia 4,5G (comercialmente denominado pela operadora 4G+).

O 4,5G da Vivo está presente em 265 cidades paulistas e em 736 municípios no país. 

Atualmente, todos os municípios de São Paulo, assim como os do Rio de Janeiro e Espirito Santo, já contam com cobertura de quarta geração na frequência 2.600MHz, primeira faixa disponível para o 4G no Brasil.

Facebook lança recurso para assistir a vídeos em grupo

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Rede social testa agora capacidade de as pessoas assistirem aos grupos sem precisar participar.


O Facebook acaba de lançar uma nova funcionalidade a nível global. Chamado de Watch Party, o recurso permite aos usuários assistirem a vídeos simultaneamente com os amigos.


A aplicação estava em etapa de testes desde janeiro e foi lançada nesta quarta-feira (25). Ela consiste em uma reunião de pessoas para que todos vejam gravações publicadas na plataforma ao mesmo tempo.


Atreladas à ferramenta, foram adicionadas duas novas funções aos grupos: co-hospedagem e crowdsourcing.

A co-hospedagem possibilita ao anfitrião de um Watch Party eleger outros co-anfitriões para adicionar mais vídeos.

O crowdsourcing permite a qualquer pessoa sugerir vídeos para o organizador criar uma transmissão em conjunto.

O Facebook explicou que o objetivo foi criar novas maneiras de se reunir pessoas em torno de vídeos.

Novas funções


A rede social também afirmou testar a capacidade de as pessoas começarem a assistir às festas com amigos fora dos grupos, com perfis e páginas.

Segundo o comunicado do Facebook, quase 2 bilhões de pessoas já assistiram a transmissões ao vivo na plataforma. 

Desta forma, existiria uma grande parte dos usuários possivelmente interessada em utilizar o novo recurso.


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Conexão


No Brasil, provavelmente o Watch Party poderá esbarrar no problema da conexão, como acontece com a função de transmissão ao vivo da rede social.

Em se tratando de conexão banda larga fixa, os usuários irão conseguir utilizar tranquilamente a nova ferramenta. 

Mas as pessoas que tem acesso à internet apenas por conexão móvel, cerca de 25% dos internautas brasileiros, poderão ter dificuldade para participar do Watch Party. 

Para assistir a um vídeo com qualidade no Facebook, o usuário precisa ter uma conexão mínima de 2 Mbps de velocidade. 

O 4G possui uma velocidade média de 12 Mbps, o que permitiria que o consumidor conseguisse interagir tranquilamente com a nova ferramenta.

No entanto, apesar de dados da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) indicarem que 93% da população têm cobertura 4G, na maior parte do tempo, os celulares ainda continuam conectados nas redes 3G.

A velocidade do 3G é bem inferior a da rede de quarta geração, variando entre 400 Kbps e 4 Mbps, o que prejudicaria (e muito) a participação no Watch Party. 

Isso sem contar o consumo de dados. O consumo de internet em uma video-chamada pelo Facebook Messenger, por exemplo, é de 48 MB, em média. 

Vamos aguardar para ver se o Watch Party cai no gosto popular. Caso isso ocorra, quem sabe não role algum tipo de parceria entre as operadoras e o Facebook para a nova ferramenta. 

Telecomunicações é o setor que mais gera desconfiança

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Pesquisa mostra que o consumidor brasileiro não confia no setor levando em conta fatores importantes como credibilidade, transparência e integridade.


As pessoas não confiam nas empresas de telecomunicações, segundo relatório “O novo consumidor latino-americano: questão de confiança” da consultoria Llorente & Cuenca.


O levantamento leva em conta fatores importantes como transparência e integridade


No Brasil, o setor de telecomunicações é considerado o de menor credibilidade para o consumidor, obtendo as menores notas e a maior rejeição.

Em escala de 0 a 10, o setor obteve uma nota 6,4 no índice de confiança, a mais baixa dos segmentos pesquisados. A nota é classificada pelo estudo como “vulnerável” na escala de confiança.

Apenas 50,5% dos brasileiros avaliaram a confiança nas telecomunicações como boa (notas de 7 a 10).

Para 28%, a telefonia no Brasil é regular (notas 5 e 6). Já 21,6% consideram o serviço ruim (notas de 1 a 4).

É uma das maiores rejeições da América Latina, superada apenas por Chile (21,9%) e Argentina (24,2%).

Dentro do conceito de transparência e integridade são consideradas questões como o uso responsável de dados pessoais, o respeito à legalidade e termos contratuais e a publicidade verdadeira.

Metade dos consumidores pesquisados na América Latina elegem esses dois elementos como os fatores mais determinantes para confiar em uma empresa do setor.


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A credibilidade no produto/serviço é o fator mais importante para 56% dos entrevistados no Brasil. 

Em seguida, vem a comunicação (transparência), citada por 24,4% dos brasileiros; e as práticas empresariais (integridade), importantes para 19,6% dos entrevistados. 

Os três aspectos mais importantes para os usuários aumentarem a confiança são a não insistência em vender produtos (12,6%), a atenção de funcionários especializados (9,2%) e a “boa garantia” (8,8%).

Outros indicadores


Os demais setores pesquisados no Brasil são alimentação e bebidas (nota 7,4), automotivo (7,4), farmacêutico (7,5), serviços financeiros (6,8) e varejo (7,2). 

O nível de confiança média do Brasil é de 7,1, posição considerada “intermediária”. 

Porém, a vertical de telecomunicações brasileira não é a de menor nota na América Latina: o serviço ficou com nota 6 na Argentina, e 6,3 no Chile. 

Na média latino-americana, as telecomunicações ficam com 6,8, à frente apenas de serviços financeiros, com 6,6.

O relatório foi realizado em nove mercados (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Peru e República Dominicana) em seis setores-chave: alimentação e bebidas, farmacêutico, serviços financeiros, varejo e telecomunicações. Foram realizadas mais de 4 mil pesquisas.

Projeto de Lei obriga teles a manter sigilo de dados de clientes

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Obrigação terá que constar no contrato de concessão de serviços.



Uma proposta de lei em tramitação na Câmara dos Deputados obriga as operadoras a incluir no contrato de concessão de serviços o dever de manter o sigilo dos dados de seus clientes. 


Assim, será necessária a autorização dos usuários para que as operadoras possam compartilhar as informações privadas com outras empresas.


As medidas serão incluídas na Lei Geral de Telecomunicações (Lei 9.472/97) pelo Projeto de Lei 9290/17, do deputado Francisco Floriano (DEM-RJ).

O parlamentar usou como argumento uma reportagem publicada no jornal Folha de S. Paulo em que o veículo afirma que “nenhuma grande operadora de telecomunicações do País se compromete a manter privados os dados de seus clientes ou informa com quem especificamente, compartilha essas informações”.


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Segundo Floriano, as teles costumam compartilhar ou vender dados pessoais para propaganda via telemarketing sem antes pedir autorização para o cliente para usar seus dados pessoais.

A proposta vem de encontro com a PLC 53/2018, aprovada neste mês pelo Senado, que regulamenta o uso, a proteção e a transferência de dados pessoais no Brasil, exigindo consentimento explícito para coleta e uso dos dados dos usuários.

O projeto em tramitação na Câmara dos Deputados também inclui nos contratos a obrigação de informar quais dados serão coletados e por quanto tempo a empresa reterá os dados.

As operadoras ainda terão a obrigação de compensar os usuários que sofrerem perda financeira ou danos por conta de divulgação de dados pessoais.

A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Facebook deve lançar internet via satélite próprio no ano que vem

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“Athena” é o nome do satélite que o Facebook já trabalha e estuda oferecer uma solução de conectividade diferenciada ao redor do mundo.

O Facebook está se preparando para lançar um satélite, no início do ano que vem, para oferecer banda larga em lugares onde o serviço é precário e a infraestrutura de rede ainda é cara para ser construída. E o satélite que deve proporcionar conexões de internet já tem até nome: Athena.

As informações foram anunciadas pela Wired, com base em documentos cedidos pela Federal Communications Comission (FCC, o órgão regulador de telecom nos EUA, como a Anatel no Brasil). Mas, em resposta ao site, o Facebook disse que, apesar de ser dono do satélite, não há nenhum projeto específico de lançamento para ser compartilhado agora.







Ainda assim, a rede social diz acreditar que a tecnologia de satélites será importante na próxima geração de infraestrutura de banda larga, seja para levar internet em regiões rurais ao redor do mundo e outras localidades onde o acesso à internet ainda não existe.

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Segundo a reportagem, a ideia da empresa é oferecer, já em 2019, uma opção de conectividade estável e superior às soluções de internet via satélite existentes hoje.

Eles podem levar, por exemplo, o satélite a uma órbita baixa, com mais probabilidades para que o sinal seja entregue ao usuário final, mesmo que seja necessário o lançamento de vários nano-satélites para abranger uma maior região.

Neste ano, pequenos satélites com oferta de internet foram lançados pela SpaceX, mas a cobertura foi focada na banda larga do espaço direto e exclusivamente para os Estados Unidos.