Governo cogita restringir Huawei no Brasil

Leilão do 5G no país pode adotar mesmo modelo utilizado pelo Reino Unido.

Parece que o Brasil começa a ceder frente ao lobby do governo dos Estados Unidos. Embora Hamilton Mourão, vice-presidente da República, e Marcos Pontes, ministro do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) já tenham dito o contrário, pela primeira vez, um representante do governo brasileiro admitiu que estão sendo estudadas maneiras de restringir o acesso da Huawei à rede 5G do país.

A declaração é de Vitor Menezes, secretário de telecomunicações do MCTIC. “Estamos avaliando a publicação de um Decreto específico, ou talvez em forma de Portaria, que trate de regras sobre cibersegurança para as telecomunicações”, disse nesta terça-feira, 11.


Segundo Vitor, Marcos Pontes já teria externado a possibilidade de estipular regras de segurança, a exemplo do que fez o Reino Unido. Na prática, a Huawei não seria impedida de vender equipamentos para operadoras brasileiras, mas seria adotado um limite para a sua participação.

Essa política de cibersegurança do 5G seria apoiada no recém-publicado Decreto 10.222, que estipula a Estratégia Nacional de Segurança Cibernética. As normas não viriam no edital do leilão, mas poderia ser absorvida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

VIU ISSO?

–> Anatel estuda ampliar prazo da consulta pública do 5G

–> Anatel dá sinal verde para maior leilão 5G da história

–> Publicada portaria com diretrizes para o leilão do 5G no Brasil

A ideia seria exigir da Anatel uma política que garanta uma ampla variedade de fornecedores tecnológicos para as empresas de telefonia, estipulando um limite máximo para cada um deles.

A Estratégia Nacional de Segurança Cibernética inclui o 5G como ponto de relevância para o país, pois “uma vez que representa uma revolução nas comunicações de dados, no potencial de emprego de equipamentos de Internet das Coisas e na prestação de novos e disruptivos serviços”.

No caso do parlamento inglês, além do limite de participação, os produtos da Huawei não poderão ser utilizados em sistemas principais, como núcleos de redes ou locais considerados sensíveis, como bases militares ou instalações nucleares.

Com informações de Convergência Digital.

COMPARTILHAR EM:

COMENTÁRIOS MAIS BEM AVALIADOS DO MÊS

55

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

é um chip degustação, esperava o que? rs
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

48

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

dados atualmente não são problemas para as grandes operadoras, e mesmo assim, mta gente não se sente satisfeito, pois a escolha depende de outros fatores tbm. Ex: Oi oferece pacotes gigantescos de dados e sinal ruim…outras não se sentem bem atendidos, ou enfrentam problemas diversos…esses dias o vivo easy prime deu um BO impedindo que fosse realizado chamadas, Claro Flex tem um plano maravilhoso e um aplicativo péssimo…todas tem prós e contras, e cada consumidor tem uma medida do que é mais importante pra si mesmo.
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

42

Consumidor presta queixa contra comercial de Vivo Fibra

Meu deus do céu. Esse povo tá chato demais. Essa geração mi-mi-mi tá um saco.
  • 20/06/2020 by Tauan Fontoura

36

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

A Tim só tem um pouco mais de vantagem no pré pago, devido ter Facebook Twitter e Messenger e whatsapp, agora se começar a regular uso, com certeza a Claro vai ser o melhor plano. Tenho e não troco por nenhuma.
  • 02/07/2020 by Roberto Ramos

36

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

O TIM Black e os planos controle também sofreram essas medidas. Isso vai fazer a Claro roubar os clientes da TIM.
  • 02/07/2020 by Jefferson Rodrigues

COMENTÁRIOS RECENTES DE TODO O SITE

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários