23/04/2024

Lucro ajustado da TIM cresce 61% no terceiro trimestre

Lucro líquido foi de 687 milhões, uma queda de 48,5% no comparativo anual.

Ilustração TIM
Imagem: Divulgação TIM

Na noite da última terça-feira, a TIM (TIMP3 / TIMP4) divulgou seus resultados referentes ao terceiro trimestre de 2019. De início, a informação que mais saltou aos olhos foi o crescimento de 61% no lucro ajustado. Um total de R$ 619 milhões no comparativo anual.

Entretanto, no lucro líquido, o efeito não recorrente da incorporação da TIM Celular gerou um reflexo. A baixa foi de 48,5% ano a ano e o registro é de R$ 687 milhões.

Para melhor compreensão: o primeiro considera os ajustes feitos pela própria empresa, que no caso da TIM são gastos não recorrentes. Já o segundo resulta da subtração de despesas e tributações do lucro bruto.

Fatores como a maior receita financeira advinda da atualização monetária sobre o saldo de créditos tributários, despesa do pagamento de PIS/COFINS sobre o recebimento de juros sobre capital próprio e liberação da licença de 700 MHz são mencionados como impactos.

O crescimento apresentado é calculado a partir da exclusão desses efeitos não recorrentes.

Pelo Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) podemos ver o resultado operacional da companhia, que ficou em R$ 1,72 bilhão no período. Um pouco abaixo das previsões divulgadas por analistas.

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Curiosamente, a marca teve um crescimento na receita do móvel e fixo. Os resultados foram responsáveis pela performance financeira, assim como um forte controle de custos e despesas. A receita líquida ficou em 4,337 bilhões de julho a setembro.

A TIM teve um crescimento de 8,2% no pós-pago. A operadora viu sua base de clientes crescer em 39%, assim como os clientes UBL que totalizaram 537 mil conexões e saltaram 19,6%.

No 4G, a marca segue com sua liderança consolidada, presente em 3.355 cidades. A tecnologia VoLTE está atualmente em 3.254. O FTTH (fibra ótica) avançou e agora atinge 1,9 milhão de domicílios. Em setembro, a conexão chegou em 20 cidades. O crescimento da receita do TIM Live é de 31,5%.

O pré-pago da empresa conseguiu controlar a queda contínua com o Tim Pré TOP. Os clientes da modalidade representam 60% da base e um aumento de 2,8% foi registrado entre os clientes que gostam de recarregar o próprio smartphone com créditos. O comparativo é com trimestre anterior.

Já a receita de voz e dados também registrou um crescimento de 1,9%. A expansão limitada é atribuída ao ambiente macroeconômico em lenta recuperação, com reflexos na revisão para baixo das expectativas no PIB.

Com os resultados divulgados, a TIM cumpriu expectativas do mercado, que já havia feito uma previsão de que a marca teria registros mais positivos que os da concorrente Vivo, por exemplo.

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