17/12/2025
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Netflix vai reduzir qualidade de transmissão de vídeos

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Preocupação é que serviço de streaming possa sobrecarregar redes na União Europeia.

Após um pedido do governo da União Europeia, a Netflix concordou em reduzir temporariamente as suas taxas de bits durante as transmissões de vídeo sob demanda em países da Europa. O objetivo é reduzir a carga sobre os provedores de internet, por conta da pandemia do coronavírus.

Com mais gente trabalhando em casa ou utilizando serviços de entretenimento doméstico, é grande a preocupação de um colapso nas redes de telecomunicações. Com cinemas, teatros e estádios fechados, a população tende a consumir mais conteúdo online.

Pensando nisso, Thierry Breton, comissário europeu para o mercado interno, entrou em contato com Reed Hastings, CEO da Netflix, e sugeriu uma redução na definição dos vídeos da plataforma, para aliviar o congestionamento na internet.

A ideia é que os conteúdos sejam reproduzidos em definição padrão (SD), quando o HD não for necessário. Com isso, seria possível diminuir em até 25% a sobrecarga na rede, o que permitirá mais gente conectada, além de gerar um serviço de melhor qualidade para a população.

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Entretanto, a Netflix não especificou exatamente como essa redução funcionará na prática, nem como isso afetaria a qualidade dos vídeos para seus clientes.

De acordo com a gigante de streaming, uma hora de transmissão de séries ou filmes em HD utiliza 3GB de dados. Na definição padrão, o consumo cai para 1 gigabyte de dados por hora.

Por enquanto, a decisão de reduzir a taxa de bits em transmissões da Netflix é válida apenas para a União Europeia.

Com informações de Variety.

Aplicativo Coronavírus SUS já teve mais de 340 mil downloads

Por determinação da Anatel, operadoras devem conceder navegação ilimitada no app, sem descontar da franquia de internet.

Segundo dados do Ministério da Economia, no período entre 28 de fevereiro e 12 de março, o aplicativo Coronavírus SUS já registrou mais de 340 mil downloads, após ser disponibilizado nas principais lojas virtuais. Deste total, 220 mil usuários ainda mantêm o app instalado em seus dispositivos.

O aplicativo foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde e traz informações preventivas, detalhamento sobre sintomas e orientações à população no caso de suspeita de contágio do novo coronavírus. O recurso também indica, por meio do serviço de geolocalização, a unidade de atendimento médico mais próximo.

Na loja oficial do Android, a avaliação média do aplicativo é de 3,9 de 5. No iOS, a nota é 3,2 de 5.

“O aplicativo funciona direitinho, mas faltam coisas básicas como opção de sair utilizando o botão voltar do sistema, melhorar os parâmetros de utilização da API de localização do Google”, diz um usuário do Android.

“Ágil, de interface amigável, simples, autoexplicativo. Vai ajudar muito a população a se informar, tirar dúvidas, saber o que fazer corretamente”, afirmou um usuário do iOS.

Por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras devem conceder navegação ilimitada no aplicativo, sem descontar da franquia de internet de seus clientes. Vivo, Claro e TIM já anunciaram que vão obedecer o pedido do órgão.

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Atualmente, o Governo Federal conta com 75 aplicativos disponíveis, como o Meu INSS, CNH Digital, entre outros. No total, os apps já acumulam a marca de 20 milhões de downloads, desde julho de 2019.

A gestão dos aplicativos ocorre por meio de uma conta única da administração federal, o que centraliza as informações e facilita o seu aperfeiçoamento.

“Para o cidadão, uma plataforma única de governo permite a busca por uma aplicação mais fácil. Ou seja, o usuário encontra tudo em um único ambiente, tornando sua experiência mais simples. Sem falar na chancela de governo, de que aquele aplicativo é seguro”, afirma Joelson Vellozo Júnior, diretor do departamento de experiência de usuários da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.

Com informações de Ministério da Economia.

Coronavírus: RJ e BH apresentam dificuldades de conexão, diz NIC.br

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Redes já podem estar enfrentando os efeitos do aumento na demanda de internet por conta da pandemia de Covid-19

Apesar da orientação governamental para que as pessoas evitem sair de casa e que as empresas adotem o teletrabalho, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) afirma que o consumo de internet no Brasil ainda não apresentou uma mudança significativa. Entretanto, a entidade se diz preocupada com as cidades do Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Segundo Milton Kaoru Kashiwakura, diretor de projetos especiais e de desenvolvimento do NIC.br, foi identificado que as duas capitais tiveram um crescimento na perda de pacotes, o que poderia sinalizar que as redes já estão com dificuldades para atender o aumento na demanda de internet.

“Por enquanto, pode ser apenas um problema pontual… Se isso se mantiver nos próximos dias é sinal de que está faltando banda”, disse Milton.

O diretor do NIC.br afirma que a pandemia de coronavírus tem gerado um aumento de tráfego de internet no Brasil durante o dia, mas que o pico de utilização continua sendo às 22h.

Milton acredita que é cedo para tirar conclusões, mas ele considera que o consumo de internet em um escritório não é muito diferente daquele que está na modalidade home-office. A diferença na demanda poderia ser provocada pelo aumento de crianças em casa.

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As redes já vêm registrando um forte crescimento no acesso à internet nos últimos meses, muito antes da epidemia da Covid-19. No final do ano passado, o tráfego era de 8 Tbps por dia. Em janeiro, o país registrou 9 Tbps. Nos próximos dias, é esperado que o Brasil alcance o recorde de 10 Tbps diários.

Um dado positivo é que tem ocorrido uma maior distribuição do tráfego de internet, com crescimento no Rio de Janeiro e em Fortaleza. Também há mais investimentos em Manaus.

Porém, é necessária uma atenção quando se fala em capilaridade, principalmente em bairros que apresentam internet com baixa velocidade, onde o padrão é de 5 a 10 Mbps. Um aumento de demanda poderia gerar problemas de conectividade para essa população.

Com informações de Associação Brasileira de Internet.

Mais cidades recebem fibra óptica da Oi

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Operadora segue em ritmo acelerado para levar conexão de ultra banda larga para a residência dos seus clientes.

Giovani da Silva, diretor de Varejo e Empresarial da Oi na Região Sul.
Giovani da Silva, diretor de Varejo e Empresarial da Oi na Região Sul. Imagem: Divulgação Oi

Nesta quinta-feira, 19 de março, a Oi inaugurou sua rede de FTTH nas cidades de Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

A partir de agora, os moradores já podem contratar banda larga com velocidade acima de 100 Mbps, TV por assinatura e telefonia via fibra óptica.

“A Oi já conta com mais de 60 mil clientes no estado (43% da região Sul) e temos mais de 450 mil HPs disponíveis (casas passadas) para instalação da Oi Fibra. Estamos ampliando a expansão dos serviços no Rio Grande do Sul com foco em oferecer uma melhor experiência aos clientes no uso da internet e da TV via fibra ótica”, destaca Giovani da Silva, diretor de Varejo e Empresarial da Oi na Região Sul.

Nos últimos dias, a operadora também levou a nova tecnologia para novas cidades no estado de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Já no Rio Grande do Sul, o investimento foi de R$ 340 milhões de janeiro a setembro de 2019. A modernização da rede móvel também foi aplicada.

Cidades como Porto Alegre, Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Pelotas, São Leopoldo e Viamão já contam com a fibra da operadora.

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A estratégia do reuso de rede viabiliza a ágil expansão do novo serviço oferecido pela tele carioca, que investe pesado na rede de FTTH.

“A estratégia está direcionada para serviços como banda larga de alta velocidade com fibra (FTTH), incluindo IPTV e conteúdo OTT, soluções B2B (corporativas e empresariais) com foco em serviços integrados e TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), soluções de atacado e crescimento da telefonia móvel com foco no segmento pós-pago e evolução para 5G”, destacou a empresa em comunicado.

Abaixo, confira os bairros que recebem a nova conexão da operadora nas três cidades anunciadas.

Passo Fundo: Annes, Centro, Parque Centenário, Primeiro Centenário, Valinhos, Vera Cruz, Vila Dona Eliza, Vila Annes, Vila Dona Eliza, Vila Industrial e Vila Vera Cruz.

Santa Cruz do Sul: Aliança, Arroio Grande, Castelo Branco, Centro, São João e Santo Antônio.

Santa Maria: Bonfim, Centro, Divina Providencia, Juscelino Kubitschek, Noal, Nova Santa Marta, Nossa Senhora de Lourdes, Passo d´Areia, Patronato e Vila São João Batista.

A internet oferecida pode ser contratada por valores a partir de R$ 99,90 mensais ou combos com todos os serviços inclusos, além da conexão com 200 Mbps.

Operadoras brasileiras abandonaram de vez o Reclame Aqui?

Muitas seguem no ranking de “piores empresas”, mas não parecem atender os consumidores pela plataforma.

Imagem: Site Reclame Aqui

É no mínimo curioso que as operadoras sempre estejam no ranking de “piores empresas” do Reclame Aqui. Nos últimos anos, a plataforma se tornou um importante medidor de qualidade, além de ser uma central para resolução de conflitos com inúmeras companhias.

Entretanto, nem todas se fazem presente no site. Com isso, as solicitações aumentam, a classificação piora e a corporação se torna uma presença constante no ranking geral das piores.

As operadoras estão com reputações ruins há muito tempo no site. Há poucas exceções.

O atual ranking das piores empresas nos últimos 30 dias, por exemplo, tem a Vivo no topo. Em quarto surge a Claro, seguida pela TIM e NET. A Oi figura no 10º lugar e SKY logo atrás.

As prestadoras também não ficam imunes ao índice geral dos últimos seis meses, conforme é possível conferir na imagem abaixo.

 Ranking do Reclame Aqui
Imagem: Ranking do Reclame Aqui

No entanto, ao entrar na página de reclamações referente a cada uma delas, algumas estão completamente abandonadas.

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–> Reclame Aqui: agora é possível enviar reclamações por WhatsApp

A última solicitação respondida pela Vivo e Oi, por exemplo, foi há dois meses. SKY e NET não respondem o site há mais de um ano e a TIM atendeu seu último cliente no site há seis meses.

No filtro de “respondidas”, a Claro não tem registros.

No consumidor.gov, a realidade é diferente já que as empresas de telecomunicações possuem índices de resolução elevados no site.

Portanto, qual é a questão com o Reclame Aqui? As operadoras brasileiras ainda utilizam o site? Se a resposta é negativa, qual canal de reclamação os consumidores podem procurar, além das ouvidorias oferecidas?

Em casos extremos, algumas reclamações podem ser levadas diretamente ao Procon de cada região.

Mas, de olho na questão, o Minha Operadora entrou em contato com cada uma das empresas para entender o posicionamento delas a respeito do Reclame Aqui.

Se as respostas forem obtidas, o conteúdo da publicação passará por atualizações.

Extensão para Netflix reúne amigos digitalmente

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Chat permite que todos comentem e postem reações enquanto um título é reproduzido; conheça.

Divulgação Netflix Party
Imagem: Divulgação Netflix Party

Se trancar em casa pode ser um pouco solitário, não é mesmo? A medida se tornou necessária nos últimos dias para evitar que a pandemia do coronavírus se espalhe ainda mais.

Para facilitar o isolamento, uma ferramenta para a Netflix é capaz de reunir amigos em um chat e permitir que todos assistam ao mesmo conteúdo, em perfeita sincronia, com a tela em reprodução logo ao lado do chat.

A plataforma é intitulada “Netflix Party” e possui um site próprio para que os usuários façam o download e comecem a aproveitar.

Basta fazer o download, criar uma URL e enviar para os amigos acessarem. Entretanto, todos precisam estar com a extensão instalada.

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E a grande desvantagem é essa. O recurso está disponível apenas no Google Chrome. Outros navegadores não suportam.

Usuários também podem sentir a ausência do recurso no smartphone, assim como na Smart TV, que oferece a melhor experiência de uso da plataforma.

No entanto, se houver uma alta demanda, é bem provável que a Netflix crie um planejamento para expandir a iniciativa.

Mas ter a possibilidade de reunir amigos mesmo com cada em suas casas já é uma grande facilidade em tempos de isolamento preventivo contra o COVID-19.

Para ter acesso, basta pesquisar por “Netflix Party” ou acessar diretamente da plataforma de streaming.

Alternativa para smartphone

Quem não curte assistir no notebook, possui uma alternativa, de outros criadores. Trata-se do “Rave – Vídeos com Amigos“, que permite ouvir música, assistir YouTube, assim como a própria Netflix pelo smartphone.

O aplicativo está disponível para Android e iOS e funciona até mesmo no Dayddeam e Samsung GearVR, que simulam salas de cinema pelo óculos de realidade virtual.

Cliente fica quase 15 dias sem internet da TIM

Em contato com a Central de Atendimento da operadora, consumidora só recebeu promessas e protocolos.

Imagem Ilustrativa: Wikipedia
Imagem Ilustrativa: Wikipedia

A equipe da TIM bem que tentou e fez uma instalação correta no bairro de Santa Efigênia, zona sul de São Paulo, mas não se atentou ao fato de que os fios estavam muito baixos.

Por conta disso, a simples passagem de um caminhão fez com que toda a fiação se soltasse. Como resultado, a rede da operadora na localidade ficou indisponível a partir do dia 3 de março.

Quem relata é a autônoma Fabiana Celestino de Oliveira, 37 anos. A moradora fez tentativas exaustivas para encontrar uma resolução com a prestadora, mas só recebeu promessas e protocolos.

Para ela, a situação é ainda mais complicada, já que precisa de rede trabalhar e após quase 15 dias com o problema, já não tinha mais 4G para rotear.

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Outro agravante é que a consumidora tem uma filha em tratamento de câncer, que necessita da internet para ter uma distração.

Uma solução só surgiu quando o caso foi levado à imprensa. Foi quando a empresa comunicou que fez contato com a cliente e realizou o reparo.

A fatura também foi ajustada, pois o período em que o serviço não foi prestado não será cobrado.

Com informações de Agora SP

Globoplay libera filmes da Disney para incentivar reclusão

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Streaming já havia disponibilizado outros conteúdos para quem está na reclusão preventiva contra o vírus.

Divulgação Globoplay
Imagem: Divulgação Globoplay

O Grupo Globo está empenhado em garantir o entretenimento dos brasileiros enquanto todos fazem uma reclusão para evitar que a pandemia do COVID-19 se espalhe ainda mais.

Depois de liberar novelas, séries e diversos conteúdos infantis, conforme noticiado aqui no Minha Operadora, a marca anunciou mais atrações que estarão disponíveis gratuitamente no streaming Globoplay.

Agora, são 20 filmes da Disney. Entre eles: Cinderela, Malévola, Os Incríveis, Monstros S.A., Mulan, Thor: O Mundo Sombrio, Capitão América 2: Soldado Invernal e outros.

Os fãs de séries também ganham. Os shows Go Jetters, Gap Year, Clique e Millenial Mafia estão liberados para todos os brasileiros que acessarem a plataforma.

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A disponibilidade ocorre durante 30 dias. Após o período, se o país continuar em período de reclusão domiciliar, é bem provável que o aplicativo disponibilize outros conteúdos gratuitos, mas nada confirmado até então.

O Globoplay segue disponível também para assinaturas, pelo custo mensal de R$ 21,90 ou anual de 12x de R$ 17,20.

Assinantes aproveitam séries originais e atrações internacionais exclusivas adquiridas para o VOD da Rede Globo.

Com informações de Rede Globo

Em tempos de coronavírus, Vivo mostra o poder da conexão

Nova campanha da operadora destaca a digitalização como meio de aproximar pessoas e gerações.

A Vivo lançou um novo filme publicitário com a assinatura “Digitalizar para Aproximar”. A campanha faz parte de uma série de vídeos em que a operadora enaltece a conectividade no universo familiar, inclusive entre diferentes gerações.

Embalado ao som da música francesa “La Vie En Rose”, uma avó recebe uma carta de sua neta, com um tutorial de como realizar uma videochamada.

“Cada vez mais a conexão é uma forma de reduzir as distâncias, mas inclusive a física. Neste filme mostramos de forma delicada e emocionante o poder da conexão para aproximar duas gerações e mostrar que não há barreiras para o carinho entre uma vó e uma neta”, explica Marina Daineze, diretora de Comunicação da Vivo.

A Vivo é pioneira em promover ações de inclusão para a melhor idade. Desde 2018, a operadora realiza os workshops “Descomplicando a tecnologia“, em que consultores de tecnologia ensinam o público acima de 60 anos a como usar smartphones.

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Em torno de 16.400 pessoas já participaram do projeto. O Minha Operadora, inclusive, já testou o serviço.

A operadora também mantém um programa de contratação de funcionários com mais de 50 anos. Desde 2019, 20 pessoas neste perfil já foram contratadas.

Confira a nova campanha da Vivo.

Com informações de Assessoria de Imprensa Vivo.

Operadoras vão divulgar mensagens oficiais do Governo de São Paulo

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Clientes da Vivo, TIM, Claro e Oi receberão SMS com recomendações de prevenção ao Covid-19.

Nesta quarta-feira, 18, João Doria, governador do Estado de São Paulo, anunciou que fez uma parceria inédita com as principais operadoras de telefonia do país para que elas divulguem gratuitamente para seus clientes as informações oficiais sobre o novo coronavírus.

Com a medida, os usuários da Vivo, TIM, Claro e Oi vão receber SMS com as principais recomendações para combater a disseminação da doença. As mensagens de texto também vão orientar a população sobre onde buscar informações corretas sobre o Covid-19.

“São milhões de pessoas que serão atingidas imediatamente com informações precisas e atualizadas sobre condutas, procedimentos, limitações e recomendações de saúde pública a partir de amanhã. Esse serviço será coordenado e orientado pela Secretaria de Saúde e pelo Centro de Contingência do COVID-19”, disse o governador.

Desde domingo, 15, a Defesa Civil do Estado de São Paulo já vinha enviando mensagens SMS de conscientização sobre o coronavírus para os moradores paulistas cadastrados no sistema de alertas meteorológicas da Defesa Nacional.

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–> SKY abre sinal de mais 23 canais por conta do coronavírus

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–> TIM anuncia bônus de internet e dobro de roaming internacional

Por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras também devem enviar mensagens orientativas para passageiros que chegam ao Brasil, vindo de países afetados pelo coronavírus. No período de 12 a 17 de março, cerca de 100 mil SMS foram disparados.

Outra ação da Anatel foi propor para as empresas de telefonia oferecer a navegação ilimitada, sem descontar da franquia, no aplicativo “Coronavirus – SUS”, do Ministério da Saúde. O app reúne informações do Governo Federal, detalha sintomas e indica quando e onde procurar assistência médica.

Com informações de Governo do Estado de São Paulo e Telesíntese.