18/04/2024

Sistema de alerta da Defesa Civil vai ajudar no combate ao Covid-19

Usuários cadastrados no recurso já estão recebendo mensagens de texto no celular com orientações para evitar a proliferação do coronavírus.

Desde o último domingo, 15, os usuários do estado de São Paulo, cadastrados no serviço de mensagens de alertas da Defesa Civil, estão recebendo torpedos SMS com orientações e dicas sobre como se prevenir da infecção do novo coronavírus.

Normalmente, o sistema é utilizado pela Defesa Civil dos estados para alertar a população sobre condições meteorológicos que podem colocar os moradores em risco, como enchentes ou deslizamentos de terra.

Entretanto, o governo do Estado de São Paulo pediu autorização para a Secretaria Nacional de Defesa Civil para que o serviço de alerta fosse utilizado para enviar mensagens com ações para evitar a proliferação do Covid-19.

Pelo menos dez mensagens foram preparadas pela Secretaria de Saúde de São Paulo. Neles, a Defesa Civil orienta os usuários a “lavar sempre as mãos após tossir” e “evite ficar em locais com grande concentração de pessoas”.

VIU ISSO?

–> Operadoras vão enviar alertas para a população sobre o coronavírus

–> Assinantes de TV receberão alertas de desastres naturais

–> Projeto quer obrigar operadoras a enviar mensagens sobre criminosos

O sistema poderá, ainda, emitir informações sobre regiões que venham a entrar em quarenta por conta do novo coronavírus.

Não há uma data definida para o fim da campanha de conscientização, quando as mensagens retornarão ao conteúdo original. Dependendo do avanço da doença pelo país, os alertas médicos também podem começar a ser enviados para os usuários de outros estados.

Exemplo de mensagens enviadas pelo sistema de alertas da Defesa Civil.

Desenvolvido junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o serviço conta com apoio das operadoras de telefonia.

Para fazer parte da rede de avisos da Defesa Nacional basta enviar uma mensagem SMS para o número 40199, contendo o CEP (por exemplo, 70000-000). O serviço é gratuito e é possível cadastrar mais de um CEP em uma mesma linha telefônica.

Com informações de Mobile Times.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários