Sistema de alerta da Defesa Civil vai ajudar no combate ao Covid-19

Usuários cadastrados no recurso já estão recebendo mensagens de texto no celular com orientações para evitar a proliferação do coronavírus.

Desde o último domingo, 15, os usuários do estado de São Paulo, cadastrados no serviço de mensagens de alertas da Defesa Civil, estão recebendo torpedos SMS com orientações e dicas sobre como se prevenir da infecção do novo coronavírus.

Normalmente, o sistema é utilizado pela Defesa Civil dos estados para alertar a população sobre condições meteorológicos que podem colocar os moradores em risco, como enchentes ou deslizamentos de terra.


Entretanto, o governo do Estado de São Paulo pediu autorização para a Secretaria Nacional de Defesa Civil para que o serviço de alerta fosse utilizado para enviar mensagens com ações para evitar a proliferação do Covid-19.

Pelo menos dez mensagens foram preparadas pela Secretaria de Saúde de São Paulo. Neles, a Defesa Civil orienta os usuários a “lavar sempre as mãos após tossir” e “evite ficar em locais com grande concentração de pessoas”.

VIU ISSO?

–> Operadoras vão enviar alertas para a população sobre o coronavírus

–> Assinantes de TV receberão alertas de desastres naturais

–> Projeto quer obrigar operadoras a enviar mensagens sobre criminosos

O sistema poderá, ainda, emitir informações sobre regiões que venham a entrar em quarenta por conta do novo coronavírus.

Não há uma data definida para o fim da campanha de conscientização, quando as mensagens retornarão ao conteúdo original. Dependendo do avanço da doença pelo país, os alertas médicos também podem começar a ser enviados para os usuários de outros estados.

Exemplo de mensagens enviadas pelo sistema de alertas da Defesa Civil.

Desenvolvido junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o serviço conta com apoio das operadoras de telefonia.

Para fazer parte da rede de avisos da Defesa Nacional basta enviar uma mensagem SMS para o número 40199, contendo o CEP (por exemplo, 70000-000). O serviço é gratuito e é possível cadastrar mais de um CEP em uma mesma linha telefônica.

Com informações de Mobile Times.

COMPARTILHAR EM:

COMENTÁRIOS MAIS BEM AVALIADOS DO MÊS

55

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

é um chip degustação, esperava o que? rs
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

48

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

dados atualmente não são problemas para as grandes operadoras, e mesmo assim, mta gente não se sente satisfeito, pois a escolha depende de outros fatores tbm. Ex: Oi oferece pacotes gigantescos de dados e sinal ruim…outras não se sentem bem atendidos, ou enfrentam problemas diversos…esses dias o vivo easy prime deu um BO impedindo que fosse realizado chamadas, Claro Flex tem um plano maravilhoso e um aplicativo péssimo…todas tem prós e contras, e cada consumidor tem uma medida do que é mais importante pra si mesmo.
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

42

Consumidor presta queixa contra comercial de Vivo Fibra

Meu deus do céu. Esse povo tá chato demais. Essa geração mi-mi-mi tá um saco.
  • 20/06/2020 by Tauan Fontoura

36

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

A Tim só tem um pouco mais de vantagem no pré pago, devido ter Facebook Twitter e Messenger e whatsapp, agora se começar a regular uso, com certeza a Claro vai ser o melhor plano. Tenho e não troco por nenhuma.
  • 02/07/2020 by Roberto Ramos

36

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

O TIM Black e os planos controle também sofreram essas medidas. Isso vai fazer a Claro roubar os clientes da TIM.
  • 02/07/2020 by Jefferson Rodrigues

COMENTÁRIOS RECENTES DE TODO O SITE

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários