22/04/2024

Vivo e NET/Claro são as empresas mais reclamadas dos últimos meses

Apesar dos esforços, reputação das empresas de telecomunicações ainda é ruim, de acordo com os dados do site Reclame Aqui.

Ilustração emojis

A recente divulgação e lançamento da lista do “Não me Perturbe” mostrou que as operadoras não medem mais esforços para reconquistar a confiança do consumidor. Entretanto, as empresas de telecomunicações ainda estão com uma reputação ruim.

Prova disso são os rankings do Reclame Aqui, site referência para pesquisar a satisfação dos clientes com uma empresa, assim como as reclamações e índices de resolução para solicitações.

Na lista das empresas com as melhores avaliações, não há nenhuma operadora brasileira. Agora, se formos olhar o ranking com as piores empresas dos últimos 30 dias, aparecem Vivo e NET nas primeiras posições. A TIM ocupa a 4ª, a Oi tem a 7ª e a Claro ficou com a 8ª.

Em uma lista positiva, figura apenas a Nextel, na 20ª posição entre as empresas que mais resolveram problemas nos últimos 30 dias.

VIU ISSO?
Claro lidera ranking de ligações abusivas de telemarketing
Netflix conquista menos assinantes que o esperado; Ações caem
Operadoras se comprometem a combater telemarketing abusivo

As coisas pioram para as empresas de telecomunicações na lista que avalia as companhias que mais receberam reclamações nos últimos 12 meses. Nela, vemos a NET na 2ª posição com 43.449 solicitações, seguida pela Vivo, que registrou 41.865.

Na 5ª posição está a TIM, com 35.854. A Claro ficou com a 11ª, no total de 18.735 e a Oi em 15º lugar com 16.964 reclamações registradas.

Por último, entre as 20 listadas, vemos a SKY com 14.515.

Imagem: Reclame Aqui

Na avaliação geral do site, todas as principais operadoras aparecem como “Não Recomendadas” (Oi, Vivo, Claro, TIM, NET e SKY). Apenas a Nextel é classificada como “Ótima”.

Ou seja, se um consumidor for buscar informações sobre as operadoras brasileiras, antes de fazer uma escolha, não terá muitas opções. A probabilidade é que muitos tomem decisões pelas ofertas de serviços e abrangência de cobertura das companhias.

Procuradas pela redação do Minha Operadora, as empresas ainda emitiram comunicados a respeito das classificações no Reclame Aqui.

É importante destacar que as listas do site sofrem constantes atualizações. Portanto, esses foram os resultados coletados e registrados até o fechamento dessa matéria.

ATUALIZAÇÃO – 17h40

Em contato com a redação do Minha Operadora, a Nextel comemorou os bons resultados obtidos no Reclame Aqui e apresentou seus próximos passos, na voz do diretor executivo de marketing, vendas e satisfação do cliente, Pedro Arakawa:

“Na Nextel, a satisfação do cliente é a principal diretriz estratégica. Nos últimos dois anos, mudamos diversos processos, políticas e ferramentas para aprimorar a experiência do cliente e investimos substancialmente em iniciativas que nos ajudassem a oferecer o melhor atendimento. Um exemplo é o “Eu Resolvo”, um núcleo internalizado para tratar as demandas mais complexas e resolver com agilidade. Aliado às nossas outras iniciativas em todas as áreas, esse trabalho não só nos fez conquistar a ótima reputação no Reclame Aqui, como também obter a melhor avaliação nas categorias pré e pós-pago na pesquisa “Satisfação e Qualidade Percebida 2018” da Anatel, cair da 27ª para a 50ª posição no ranking nacional dos Procons e atingir um dos maiores índices de NPS (recomendação) do segmento. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas os bons resultados obtidos demonstram que estamos no caminho certo.”

A operadora SKY respondeu o contato da redação, mas escolheu não se posicionar sobre a reputação da empresa no site Reclame Aqui.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários