16/12/2025
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Bolsonaro sanciona retorno dos sorteios à TV aberta

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Distribuição de prêmios era comum na década de 1990, mas foi proibida por decisão judicial.

Imagem: YouTube/Divulgação

Nesta terça-feira, 21, foi publicada no Diário Oficial da União a Lei 14.027/20, que autoriza a realização de sorteios, distribuição de brindes ou promoção de concursos nas emissoras de TV e rádio.

A ação de marketing era comum na TV aberta durante a década de 1990, quando os telespectadores telefonavam para as emissoras para participarem de competições e sorteios.

Porém, a prática foi proibida em 1998, por decisão judicial, após muitos consumidores se endividarem ao realizarem inúmeras chamadas telefônicas para conseguir ganhar os prêmios ofertados.

Em março deste ano, o presidente da República, Jair Bolsonaro, editou a Medida Provisória 923/2020 que autorizava o retorno da distribuição de prêmios por meio da participação do público por telefone, sites e aplicativos de celular.

A medida foi apreciada pela Câmara e aprovada, com parecer do deputado Fernando Monteiro (PP-PE). Após modificações do texto, a nova lei voltou para Bolsonaro, que fez a sanção, mas com vetos.

De acordo com o Ministério da Economia, a nova lei permite gerar novas fontes de renda para as emissoras de televisão aberta, durante o período atual de crise econômica, tornando o mercado mais competitivo e gerando empregos.

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Os participantes dos telejogos devem ter mais de 18 anos, realizar um cadastro prévio por meio eletrônico e confirmarem a participação por meio do CPF. Havia a possibilidade do cadastro ser realizado por telefone, mas Jair Bolsonaro vetou essa opção, por considerar que a ligação poderia ser cobrada do consumidor.

Jogos de azar, bingo e a distribuição ou conversão dos prêmios em dinheiro estão proibidos.

A autorização e fiscalização de todos os sorteios será feita pelo Ministério da Economia, para evitar possíveis casos de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. Para isso, Bolsonaro também vetou a possibilidade de eliminar o aval do ministério em sorteios de até R$ 10 mil mensais.

As emissoras que descumprirem as normas poderão ter a autorização cassada, além de pagar multa.

Com informações de Agência Câmara.

Vivo destaca ‘planos família’ para o Dia dos Pais

Operadora já começou a divulgar sua nova ação para a data comemorativa; conheça a proposta.

Comercial da Vivo
Imagem: Reprodução YouTube

O ‘Dia dos Pais’ está próximo e a Vivo já divulgou sua campanha especial para a data comemorativa no YouTube.

Em um filme sem muito apelo de vendas, um pai compartilha uma série de aventuras ao ar livre com a filha, acompanhado de um smartphone com conexão Vivo.

No fim da ação, a criança é convidada para sentir o mar com as mãos e descobrimos que ela é cega.

Portanto, percebe-se que a ação une uma campanha especial para a data com um propósito também social. Na descrição, há destaque para a hashtag #PraCegoVer.

Uma versão da música “La Vie en Rose”, de Edith Piaf, foi escolhida para compor a trilha do vídeo promocional.

A operadora encerra a ação com o slogan “Família é com quem você faz planos. Feliz Dia dos Pais!”.

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Ou seja, podemos pressupor haverá um foco nos planos família nas ofertas de “Dia dos Pais”.

Vale lembrar que a última novidade divulgada pela operadora foi a disponibilização do 5G DSS, assim como as suas concorrentes Claro e TIM.

Confira o vídeo da ação:

‘Serviço ruim’ resulta em inquérito contra a Claro

Internet lenta, queda nas ligações e até mesmo demora no envio de SMS são problemas relatados pelos clientes da operadora.

Ilustração PxFuel
Imagem: PxFuel

A instabilidade da Claro em Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas, não passará despercebida. O Ministério Público do estado abriu um inquérito civil para apurar as denúncias contra a operadora.

Entre os principais problemas relatados por clientes, destacam-se a queda abrupta nas ligações, lentidão na internet móvel, demora no envio de SMS, entre outras.

No documento, constam ainda mais detalhes sobre as falhas da Claro na telefonia. As ligações realizadas, por exemplo, ficam mudas ou sequer iniciam.

Quando o usuário consegue, há o risco de ter seu diálogo interrompido pela queda do sinal de rede. Já os créditos são computados como se o serviço estivesse normal.

A Claro terá 15 dias para justificar todos os problemas apresentados na região, além de ter que explicar o motivo de não ofertar banda larga no local e descrever todos os serviços que disponibiliza na cidade.

Com a internet móvel, por exemplo, clientes relatam que não há sequer sinal 3G para os moradores.

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Em divulgações, a operadora já destaca o 4G.

“CONSIDERANDO que o sinal de internet recebido é por demasia precário a ponto de apenas fornecer-se o acesso nas vias do formato E (Edge) e H (HDPDA) – sinais de baixa capacidade de recebimento e envio de dados – quando deveria ser utilizada ao menos a tecnologia 3G, vez que o serviço ofertado e amplamente divulgado pela companhia é de rede 4G”, diz o documento.

Com informações de Portal do Holanda

Amazon Prime Vídeo e Record TV se unem para criar reality show

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Ao que tudo indica, sucesso do ‘De Férias com o Ex’ e ‘Soltos em Floripa’ deve inspirar novos modelos de reality.

Imagem: Cena do "Soltos em Floripa", do Amazon Prime Vídeo.
Imagem: Cena do “Soltos em Floripa”, do Amazon Prime Vídeo.

Quem diria, não é mesmo? Parece que a Record TV se uniu ao Amazon Prime Vídeo, as duas empresas estão com a pretensão de criar um novo formato de reality show, no melhor estilo de “pegação”.

A inspiração obviamente vem dos recentes “Soltos em Floripa” e “De Férias com o Ex”, que apesar de toda a polêmica envolvida, são programas de sucesso em suas respectivas plataformas de transmissão.

O segundo, inclusive, é líder de audiência na TV por assinatura há anos e já está presente no catálogo do Amazon Prime Vídeo.

Entre a Record e o streaming, falta mesmo a assinatura do contrato, parte principal. Mas os “solteirões” que farão parte da atração já são selecionados, aos poucos. As inscrições também vão aceitar LGBTs.

Segundo o jornalista Gabriel Perline, falta apenas definir o percentual de investimento que cada empresa vai dedicar na produção do programa. A Record está empolgada quanto a isso, pois o Amazon Prime Vídeo é generoso em relação aos custos.

A produtora escolhida para auxiliar ambas nessa parceria é o Endemol Shine Group, responsável por fenômenos como o Big Brother Brasil, Masterchef, entre outros.

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Nos bastidores, a união entre as duas, assim como o programa que será criado, é surpreendente. Afinal, a Record TV ainda é vista como uma emissora conservadora e não muito adepta a modernidade que é exibida em programas como o “Soltos em Floripa”.

Mas, pode ser que a parte sem censura fique para ser transmitida pelo Amazon Prime Vídeo.

As inscrições seguem de forma discreta e já foram divulgadas nas redes sociais. Confira a imagem abaixo:

Imagem divulgada pelo Notícias da TV
Imagem divulgada pelo Notícias da TV

Com informações de Notícias de TV (Daniel Castro)

Como TIM, Claro e Vivo vão driblar o CADE na compra da Oi Móvel?

Autarquia já teria manifestado preocupações com a compra conjunta a ser realizada pelas três maiores operadoras brasileiras.

Ilustração
Imagem: PxHere

TIM, Claro e Vivo se uniram na tentativa de compra da Oi Móvel, mas nesse processo, há uma grande barreira derrubada: o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Como as três maiores operadoras do Brasil pretendem lidar com a autarquia?

Segundo informações recentemente publicadas, há uma forte de tendência de aprovação do negócio, caso ele realmente seja concretizado. Mas, o Conselho já teria uma lista de condições a serem impostas para as três.

Entretanto, a grande questão aqui mora na estratégia adotada por TIM, Claro e Vivo. As três, muito provavelmente, já possuem um plano para driblar um possível bloqueio da autarquia.

Até o momento, o desenho estratégico envolve dividir a base de clientes da Oi Móvel por estado. Assim as três terão fatias de mercado semelhantes e não prejudiciais para a competitividade nas telecomunicações brasileiras.

Ao que tudo indica, a união entre as três nasceu após a descoberta da entrada da Algar Telecom nas propostas.

O fortalecimento da operadora regional nas negociações, que conta com o apoio do fundo soberano de Cingapura GIC e o americano Digital Colony, é preocupante para a concorrência.

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Nos próximos meses, vamos descobrir qual companhia leva a melhor na aquisição da Oi Móvel e como os usuários brasileiros serão afetados pela negociação.

Se a Algar Telecom levar a melhor, vamos acompanhar uma boa expansão das operações da operadora pelo Brasil afora.

Com informações de O Globo

Com vantagem, TIM pode ficar com 50% da Oi Móvel

Operadora pode levar vantagem na negociação para evitar que as concorrentes Claro e Vivo fiquem com alta concentração de mercado.

Imagem: Ilustração Vivo, TIM, Claro e Oi
Imagem: Ilustração Vivo, TIM, Claro e Oi

O processo de venda da unidade móvel da Oi é até mais surpreendente do que todos imaginavam, já que ninguém esperava que a Claro fosse se unir com TIM e Telefônica (Vivo) para a realização das propostas.

No entanto, de acordo com o Bradesco BBI, a operadora da Telecom Itália segue com vantagem na negociação pelos ativos da tele carioca.

Tudo por causa da alta concentração de espectros nas mãos da concorrência. Na divisão das 93 frequências da Oi, a TIM ficaria com 46 e um total de 163,5, ou seja, 31% de todo o espectro presente no país.

Telefônica (Vivo) e Claro empatariam com 35% do total, cada uma. Seria a divisão mais justa para o bem da concorrência no país e fim de qualquer tipo de concentração.

A outra análise do cenário vem do Credit Suisse, que prevê a TIM com 54% da Oi Móvel, caso a proposta conjunta das teles seja aceita, com base nesse mesmo cálculo de espectros.

Quem pode realmente melar todo esse esquema das “gigantes nacionais” é a regional Algar Telecom.

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Afinal, há quem acredite que a proposta feita por TIM, Claro e Telefônica (Vivo) não contemple o valor de R$ 15 bilhões que a Oi pede, de acordo com o BTG Pactual.

Entretanto, o Jornal O Globo afirma que a proposta das três é de R$ 18 bilhões.

Se a primeira alternativa for a correta, a Algar Telecom segue com chances nesse processo, caso tenha oferecido o valor pedido ou uma quantia acima dele.

Com informações de Estadão e O Globo

Dona da Vivo é destaque em rankings internacionais

Companhia aparece entre as mais bem avaliadas na Merco Iberoamérica e na ALAS 20.

A espanhola Telefônica, controladora da Vivo (VIVT3 / VIVT4) no Brasil, foi avaliada positivamente em dois rankings internacionais de reputação corporativa e sustentabilidade.

A companhia ficou em 7º lugar, entre as 100 empresas que compõem o Ranking Iberoamérica 2019, realizado pelo Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco).

A Telefônica também é a melhor classificada no setor de telecomunicações, na lista de empresas da Espanha e América Latina. Para avaliar a empresa foram feitas 205 mil entrevistas, além de considerar 25 fontes de informação.

A própria Vivo já tinha obtido o primeiro lugar no seu segmento no ranking brasileiro do prêmio. Ela também avançou 30 posições na classificação geral, ficando na 46ª posição.

Já na 7ª edição do ranking ALAS20, Agenda de Líderes Sustentáveis 2020, a Telefônica foi indicada por seu trabalho de divulgação de informações sobre sustentabilidade e governança. Ela concorre com empresas presentes no Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

Esta é a quinta indicação recebida pela Telefônica, sendo a última ocorrida em 2018. A classificação deverá ser divulgada apenas em 16 de novembro.

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–> Vivo abre processo seletivo para jovens talentos

–> Prédios da Vivo serão iluminados com cores da bandeira LGBTI+

–> Vivo se torna a primeira operadora carbono neutro do país

A ALAS20A é uma iniciativa GovernArt em parceria com a Vigeo Eiris, que buscam promover a qualificação sustentável na América Latina, por meio da liderança na gestão de negócios e decisões em investimentos.

Com informações de Assessoria de Imprensa Vivo.

Ações da Oi, Vivo e TIM disparam na Bolsa de Valores

Valorização é reflexo da proposta conjunta de empresas para comprar os ativos da Oi Móvel.

Nesta segunda-feira, 20, o setor de telecomunicações apresentou um bom desempenho na Bolsa de Valores. As ações da Oi (OIBR3 / OIBR4), da TIM (TIMP3) e da Vivo (VIVT3 / VIVT4) dispararam após anúncio, neste fim de semana, de uma proposta conjunta das operadoras para a compra da Oi Móvel.

A maior valorização foi registrada pelas ações da própria Oi. Diante da expectativa da venda dos seus ativos móveis, os papéis da companhia já vinham valorizando nas últimas semanas. Somente hoje, as ações ordinárias da operadora subiram 9,09%, sendo cotadas a R$ 1,32 e as preferenciais valorizaram 8,84%, fechando o dia cotadas a R$ 1,60.

Em seguida, aparece a TIM com suas ações subindo 6,13% (cotação de R$ 16,80) e a Vivo, com alta de 5,64% (R$ 53,39) nas ações ordinárias e +5,99% (R$ 53,41) nas preferenciais.

Além da TIM e Vivo, a Algar Telecom também apresentou proposta para a compra de ativos da Oi, no entanto, a companhia não negocia papéis na Bolsa de Valores.

Outra empresa que fez uma proposta e não tem ações na B3 é a Claro. Entretanto, na Bolsa de Valores de Nova York, a América Movil (AMX), controladora da Claro no Brasil, apresentou valorização de 3,53% em seus papéis, fechando o dia cotado a US$ 13,21 (R$ 70,39).

Segundo comunicados entregues à Comissão de Valores Mobiliários, as empresas pediram à Oi o direito de cobrir outras propostas que ela tenha recebido.

O preço mínimo estabelecido pela empresa de telefonia por seus ativos móveis é de R$ 15 bilhões. Contudo, a Oi não revelou os valores e o número de propostas recebidas.

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–> Bancos querem barrar plano de reestruturação da Oi, diz site

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Segundo analistas do Credit Suisse, a expectativa é que a Oi Móvel seja fatiada, com a maior parte desses ativos (54%) sendo adquiridos pela TIM, 24% ficaria com a Vivo e 22% com a Claro. Sobre os espectros, a divisão esperada é de, 60%, 30% e 10%, respectivamente.

É válido lembrar que a divisão da empresa e a posterior venda de ativos ainda depende da aprovação por parte de seus credores do aditamento ao plano de recuperação judicial, além de ser homologado pelo juízo da recuperação judicial da companhia. A assembleia deve ocorrer em agosto.

Com informações de InfoMoney.

Disney+ suspende publicidade no Facebook

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Ação faz parte de movimento que pretende reduzir discursos de ódio nas redes sociais.

A Disney acaba de aderir ao movimento “Stop Hate for Profit” (“Pare o ódio lucrativo”, em inglês) e suspendeu seus investimentos em anúncios no Facebook. A informação é do The Wall Street Journal.

Com a medida, a companhia de entretenimento se une às centenas de marcas que estão lutando contra o discurso de ódio e desinformação nas redes sociais.

O boicote é uma péssima notícia para Marc Zuckerberg, criador do Facebook. No primeiro semestre deste ano, a Disney foi a companhia que mais investiu em publicidade na rede social. Somente para promover o Disney+ foram gastos US$ 210 milhões (R$ 1,12 bilhão na cotação atual) em publicidade.

O movimento teve início após grupos de direitos civis pedirem às grandes empresas que interrompessem os seus investimentos com publicidade no mês de julho, alegando que o Facebook tem se mostrado omisso diante de publicações com discurso de ódio.

Segundo o site do “Stop Hate for Profit”, mais de 400 anunciantes já aderiram ao boicote. Entre elas estão marcas como Unilever, Starbucks e Verizon.

Algumas marcas disseram que pretendem manter a suspensão por mais tempo. Já a Disney, o The Wall Street Journal não conseguiu confirmar se a interrupção da publicidade se dará apenas neste mês.

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Diante do impasse, o Facebook anunciou que pretende fazer um grande investimento para melhorar o seu sistema de inteligência artificial e interromper a propagação de conteúdo de ódio na plataforma. Estima-se que a rede social arrecade em torno de US$ 70 bilhões (R$ 373,52 bilhões) por ano em publicidade.

O Disney+ ainda não disponível no Brasil. A estreia em terras tupiniquins deve ocorrer em novembro.

Com informações de Folha de São Paulo.

Oi realiza festival online e gratuito de inovação

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Ideia é discutir como será o mundo após a pandemia da Covid-19. Confira a programação completa.

Nos dias 23 e 24 de julho, próximas quinta e sexta-feira desta semana, a Oi, por meio da Oi Futuro, vai realizar um festival online de inovação para debater o mundo pós-pandemia.

O 1º Festival Oi Futuro terá a participação de nomes brasileiros e estrangeiros que são referência em inovação e tecnologia, para debater como seguir em frente diante de tantas incertezas, provocadas pelo novo coronavírus.

As mesas vão reunir especialistas como Safiya Noble, Martha Cotton, Silvio Meira, Tonya Nelson, Jaqueline Goes de Jesus, Stevens Rehen, Tiago Mattos, Nina Silva e outros, falando sobre inteligência artificial, ciência, diversidade, ética, empatia.

Na mesa de abertura, Rodrigo Abreu, CEO da Oi, e o futurista Tiago Mattos, discutem inovação tecnológica e a hiperconexão.

O evento online é gratuito. Os interessados precisam apenas se inscrever pelo site do instituto Oi Futuro para assistir as palestras transmitidas ao vivo pelo YouTube.

“Neste momento de grandes transformações, precisamos refletir sobre o futuro que temos pela frente e como podemos torná-lo mais humano, mais diverso e mais inclusivo. Com a criação deste Festival, o Oi Futuro promove um espaço de debate de alto nível para gerar visões propositivas e construtivas, renovar a energia de todos”, diz Suzana Santos, presidente do instituto Oi Futuro.

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–> Oi lança acervo digital de museu do Rio de Janeiro

–> Oi oferece atendimento para professores da rede pública

–> Oi realiza webinar sobre inovação na educação

Confira, abaixo, a programação do Festival Oi Futuro.

23 de julho (quinta-feira)

17h – Abertura: Suzana Santos (instituto Oi Futuro)
17h10 – Mesa: “O futuro já está entre nós”
18h – Mesa: “Novas formas de pensar para tempos incertos”
18h50 – Mesa: “Transformação digital ou reinvenção cultural?”
19h40 – Mesa: “Ética e humanidade na inteligência artificial”
20h20 – Encerramento: Bernardo Scudieri (instituto Oi Futuro)

24 de julho (sexta-feira)

17h – Abertura: Suzana Santos (instituto Oi Futuro)
17h10 – Mesa: “Ciência na linha de frente”
18h – Mesa: “Virtualmente real? Imersos em novas realidades”
18h50 – Mesa: “A diversidade move a inovação. E quem move a Diversidade?”
19h40 – Mesa: “Arte e a reinvenção da realidade”
20h20 – Encerramento: Sara Crosman (instituto Oi Futuro)

Com informações de Assessoria de Imprensa Oi.