16/12/2025
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Ato que impedia a oferta de canais lineares na internet é suspenso

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Decisão da Anatel é mais um desdobramento no caso FOX+.

Nesta terça-feira, 21, Leonardo Euler, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), emitiu despacho decisório suspendendo a medida cautelar de julho do ano passado que impedia a FOX de ofertar canais lineares pela internet.

Tudo começou com o lançamento do FOX+, uma plataforma que oferecia séries e filmes, além da transmissão ao vivo de canais do grupo, como o FOX, FX, Fox Sports, National Geographic, entre outros.

Na época, a Claro entrou com uma denúncia na Anatel alegando que a FOX estaria infringindo a lei do SeAC, ao distribuir conteúdo para usuários que não são clientes da TV paga.

Como o tema já é discutido há mais de dois anos pela Anatel, mas não possuía perspectiva de rápida conclusão, a Associação dos Programadores de Televisão (TAB Brasil) entrou com uma petição na última segunda-feira, 20, para reverter a cautelar de julho de 2019, argumentando que ela estaria causando danos não apenas à FOX e aos seus clientes, mas também gerando insegurança jurídica para o setor.

A associação lembrou que órgãos e entidades da administração pública, e até a própria Anatel, já se manifestaram publicamente favoráveis ao novo modelo de negócio.

Em sua decisão, o presidente da Anatel considerou que a cautelar gera “prejuízos à inovação” e ao “desenvolvimento da cadeia de valor do ecossistema digital”, impactando o interesse dos próprios consumidores.

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Euler acreditava que a demanda seria rapidamente resolvida pela agência após a emissão da cautelar, o que não acabou ocorrendo.

Na prática, a derrubada do ato ainda não resolve a insegurança jurídica em torno da oferta de canais lineares na internet. A previsão é que a matéria, que está sob relatoria do conselheiro Vicente Aquino, seja colocada em pauta na Anatel no próximo dia 6 de agosto.

Com informações de Teletime.

Holanda conclui leilão bilionário da rede 5G

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País arrecadou 1,23 bilhão de euros. Licitação da faixa de 3,5 GHz fica para 2022.

O governo holandês anunciou que arrecadou 1,23 bilhão de euros (R$ 7,27 bilhões na cotação atual) no seu primeiro leilão de frequências do 5G.

O processo licitatório iniciou em 29 de junho e foi encerrado nesta terça-feira, 21.

As faixas foram adquiridas pelas três principais operadoras móveis da Holanda, a KPN, a VodafoneZiggo e a T-Mobile.

Cada uma das empresas gastou em torno de 400 milhões de euros (R$ 2,36 bilhões) para adquirir as licenças das frequências de 700 MHz, 1,4 GHz e 2,1 GHz. As licenças são válidas até 2041.

A faixa de 3,5 GHz ainda não foi leiloada, pois está sendo utilizada pelos serviços de inteligência do país. Após realocar a frequência, a Holanda pretende realizar um novo leilão em 2022.

Atualmente, a VodafoneZiggo já oferta a rede 5G DSS em território holandês, a partir do compartilhamento de frequências do espectro 4G, assim como está sendo feito no Brasil pela Claro, TIM e Vivo.

VIU ISSO?

–> Ministro das Comunicações confirma leilão 5G para 2021

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–> Como a Claro vai ofertar ‘5G’ antes do leilão de frequências?

No Brasil ainda não há uma data definida para o leilão, podendo ocorrer no primeiro semestre de 2021. A expectativa é que sejam alocadas as frequências de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz para a rede 5G.

Estima-se que o leilão brasileiro será um dos maiores do mundo, movimentando R$ 20 bilhões em arrecadações e investimentos.

Com informações de Reuters e Teletime.

Parceria entre TIM e Deezer é renovada

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Agora, clientes controle da operadora também podem contratar o serviço de música com desconto.

A TIM está renovando a sua parceria com o serviço de streaming de música Deezer. Com o acordo, a assinatura do TIM Music by Deezer permanece inclusa nos planos TIM Black e no TIM Beta.

A novidade é que agora clientes do TIM Controle podem contratar de forma avulsa e recorrente o serviço de streaming de música por R$ 12,90 por mês. O valor convencional da assinatura é de R$ 16,90.

De acordo com a TIM, o valor da assinatura é a mais baixa do mercado e é exclusiva para os clientes da operadora. O usuário tem acesso a todas as funcionalidades do plano Premium e ainda pode pagar pelo serviço diretamente na fatura do seu plano de telefonia.

Para os clientes pré, continua a oferta de R$ 4,90 por semana para ter acesso ao catálogo do TIM Music by Deezer.

A assinatura premium do Deezer oferece uma biblioteca com 50 milhões de música, além da possibilidade de escutar conteúdos online e offline, sem propagandas.

Segundo a companhia, o serviço de streaming musical é um dos primeiros benefícios e também um dos mais utilizados em seus planos de telefonia. A nova oferta pode triplicar a base de clientes avulsos e tornar o Brasil no maior mercado do Deezer em número de usuários ativos.

VIU ISSO?

–> TIM Live ultrapassa marca de 600 mil clientes

–> TIM Beta com mais internet e vantagens pelo C6 Bank

–> EXCLUSIVO: Conheça o novo plano controle da TIM

“Seguiremos buscando novos parceiros para entregar planos ainda mais completos para os clientes” afirma João Stricker, Head de Marketing Consumer e SMB da TIM.

Com informações de TudoCelular.com.

Netflix lança novo plano de assinatura de baixo custo

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Inicialmente, serviço será testado na Índia.

A Netflix lançou um novo plano de assinatura de baixo custo para alguns dos seus novos e atuais assinantes da Índia. O anúncio ocorre meses depois que a plataforma lançou no país um pacote exclusivo para celulares.

O plano mensal “Mobile +”, de 349 rúpias indianas (R$ 23,82 na cotação atual), oferece streaming do catálogo da Netflix em alta definição (HD) para ser acessado no celular, tablet ou computadores. Não é possível assistir ao conteúdo na TV.

Em comparação, o plano para dispositivos móveis, lançado no ano passado, custa 199 rúpias indianas (R$ 13,57) e oferece resolução em definição padrão (480p), podendo ser acessado exclusivamente no celular.

Já os planos tradicionais no país começam em 499 rúpias indianas (R$ 34,03) na resolução padrão e vai até 799 rúpias indianas (R$ 54,48) em 4K.

Ainda não há planos para expandir o novo plano mobile para outros países.

A ideia da empresa de entretenimento é explorar diferentes estratégias para atrair mais assinantes no país que é a terceira maior economia da Ásia.

No ano passado, a companhia afirmou que investiu US$ 420 milhões (R$ 2,14 bilhões) para a produção e licenciamento de conteúdo para a Índia. Nos próximos meses, a plataforma deve lançar 17 filmes e séries originais no país.

VIU ISSO?

–> Cada funcionário da Netflix gera mais de US$ 2 milhões em receitas

–> Vivo Fibra começa a vender pacotes com Netflix inclusa

–> Netflix está preocupando investidores

Atualmente, dos 192,95 milhões de assinantes da Netflix em todo mundo, existem apenas 22,5 milhões de assinantes na Ásia e Pacífico, justamente a região mais populosa do planeta.

A maior parte dos assinantes estão concentrados nos Estados Unidos e Canadá (75,90 milhões) e na Europa, Oriente Médio e África (61,48 milhões). A América Latina e Brasil conta com 36,07 milhões de clientes.

Recentemente, a Netflix mudou sua estratégia de negócios no Brasil, voltando a oferecer períodos de degustação gratuito, suspenso em fevereiro deste ano.

O Minha Operadora entrou em contato com a empresa e recebemos a confirmação que a Netflix está buscando novas formas de promover o serviço no Brasil e atrair novos assinantes.

Com informações de Tech Crunch e Relação com Investidores da Netflix.

Claro flex está com plano de 6 GB por R$ 29,90

Clientes podem totalizar 10 GB durante três meses com bônus especial da operadora; entenda os detalhes da oferta.

Imagem: Divulgação Claro flex

O Claro flex, plano controle 100% digital e sem fidelidade da operadora, está com uma nova oferta para conquistar clientes. Agora, é possível contratar 6 GB por apenas R$ 29,90 mensais, com WhatsApp e ligações ilimitadas.

A novidade é enviada com frequência para os clientes pré-pagos da operadora, que se realizarem a migração, ganham 4 GB de bônus por três meses, ou seja, totalizam 10 GB por R$ 29,90 nos primeiros meses com o plano.

No entanto, vale destacar que, por mais R$ 10, o usuário passa a ter o pacote com 8 GB, ligações ilimitadas, WhatsApp à vontade e outros aplicativos. Se acrescentar ainda mais R$ 10, salta para o pacote com 10 GB.

Quem possui um pré-pago da operadora pode fazer a migração diretamente pelo aplicativo do Claro flex. Basta utilizar o cupom MIGRAFLEX6.

Mas, as letras miúdas indicam que a oferta também será estendida para toda a base de clientes.

As contratações podem ser realizadas até o dia 30 de setembro, com cartão de crédito.

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–> Clientes Claro flex ganham acesso ao NOW

–> Claro flex ganha nova atualização

–> Claro flex libera bônus para quem indicar amigos

Será que vale a pena investir? Aqui, é importante lembrar que o “Prezão” da operadora também disponibiliza 6 GB por R$ 29,90, em algumas regiões, o preço até cai para R$ 19,90.

Mas, não é para sempre. Na realidade, o plano pré-pago tem apenas 3 GB e os outros 3 GB são bônus com validade seis meses.

Portanto, ponto para o Claro flex nessa questão!

EXCLUSIVO: Bot no Telegram expõe clientes endividados com a Vivo

Sistema no aplicativo de mensagens segue disponível para consultas e utiliza a API do SCPC para pesquisar o saldo devedor dos usuários que solicitam.

Ilustração - Vazamento de Dados
Imagem: Flickr

No dia de 19 de junho, o Minha Operadora recebeu uma denúncia anônima a respeito de um bot no Telegram que explorava uma falha de dados na API da Loja virtual da Vivo. Na ocasião, usuários conseguiam consultar dados de clientes e até mesmo contratar planos da operadora sem qualquer custo.

Tudo isso por meio de um grupo, que fazia as divulgações e direcionava os usuários para fazer as consultas e solicitações no bot.

Recentemente, no dia 12 de julho, o usuário que descobriu e explorou as falhas de segurança reativou o grupo. Foi feita uma melhor explicação sobre a possível correção aplicada pela Vivo, que será detalhada mais abaixo e também a disponibilização de um novo bot.

Dessa vez para consulta de dívidas na API do SCPC, Credor 19, Vivo. Os clientes precisam apenas enviar o número CPF e aguardar pela resposta.

Abaixo, um exemplo dos dados obtidos, liberados pelo dono do grupo.

Vazamento de dados - Telegram
Dados obtidos no Telegram

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–> Vivo Fibra começa a vender pacotes com Netflix inclusa

–> Vivo destaca ‘planos família’ para o Dia dos Pais

–> Vivo abre processo seletivo para jovens talentos

O bot segue online para consultas e aparentemente não funciona após às 22h. Em mensagens, o dono do grupo explica que a “soma total” exibida nas primeiras consultas se refere a junção de todos os débitos que o cliente possui pendente.

A possível correção da Vivo

Sobre a falha de junho, encontrada na API da loja virtual da Vivo, foi explicado que o problema estava nos métodos placeOrder e validateToken, pois o primeiro não verificava as informações recebidas pelo segundo.

O método placeOrder permitia a contratação de um plano independente da verificação enviada via código por SMS.

Na época, a Vivo foi convidada pelo Minha Operadora para se pronunciar sobre a questão, mas não emitiu um posicionamento.

Sobre o atual vazamento, a prestadora novamente será convidada para ter um espaço onde possa emitir esclarecimentos, mas como a consulta é feita diretamente pela API do SCPC, entraremos em contato com a Assessoria de Imprensa do serviço também.

Se houver respostas, a matéria será atualizada.

SKY anuncia mais afiliadas Globo e expansão de cobertura

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Mais correspondentes da Rede Globo chegaram ao line-up da TV por assinatura da operadora; saiba mais detalhes.

Imagem de fundo: Site do SKY pré-pago
Imagem de fundo: Site do SKY pré-pago

Nesta quarta-feira, 22 de julho, a SKY anuncia a inclusão de mais três afiliadas Globo no line-up de canais disponíveis, de acordo com a região de cada assinante, além de uma expansão da cobertura no Paraná.

As inclusões são da RPC Cascavel, RPC Londrina e RPC Ponta Grossa. Já a expansão será da RPC Curitiba. Todos serão disponibilizados em SD e HD.

Isso significa que os clientes terão conteúdo local com imagem e som 100% digital.

Os canais, respectivamente, poderão ser acessados pelos números 4/404, 10/410, 12/412 e 12/412.

Clientes do segmento pós-pago e pré-pago (com recarga ativa) terão acesso às novidades anunciadas pela operadora.

Para André Ribeiro, diretor de Produto Pós-Pago da SKY, é uma acréscimo que fortalece o propósito da operadora de levar conteúdos mais divertidos e diversificados para os usuários do serviço.

“Com a entrada das Afiliadas Globo do Grupo RPC de TV em nossa grade, os espectadores terão a oportunidade de acessar muito mais jornalismo e entretenimento com uma qualidade superior de imagem e som, e com o conteúdo local que nosso cliente valoriza”, destaca o executivo.

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–> Definido: SKY e Warner agora pertencem à mesma companhia

–> O poderoso império da Sky no exterior

–> SKY Play agora está disponível para os clientes pré-pago

Desde 2017, a operadora lançou quase 50 sinais regionais na base e destaca a presença em todos os municípios do Brasil.

Na visão de Evandro Marchetto, diretor de Produto Pré-Pago da SKY, é informação e diversão para toda a família acessar quando quiser e puder.

Com informações de Assessoria de Imprensa da SKY

Oi Fibra é a banda larga que mais cresce em 2020

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Crescimento do produto justifica a aposta da Oi em ter a fibra óptica como seu grande carro-chefe de atuação nos próximos anos.

Comercial da Oi
Imagem: Comercial da Oi

De acordo com um relatório da Anatel, a fibra óptica da Oi já representa 23,3% do total de expansão do mercado. Até o momento, é a banda larga que mais cresce no país em número de clientes.

Em abril, a operadora ultrapassou a marca de 1 milhão de clientes na Oi Fibra. No mês seguinte, a operadora conquistou 53,5% do total de nova adição de clientes entre todos os prestadores.

São resultados que refletem a assertividade da nova estratégia da tele carioca, que aposta no produto como seu carro-chefe para os próximos anos.

“A Oi Fibra é o coração da estratégia comercial da Oi. A companhia vem investindo significativamente na expansão da fibra e democratização da mais moderna tecnologia de transmissão de dados.”, destaca Bernardo Winik, VP de Clientes da Oi.

Uma grande atratividade do serviço para os clientes são os preços e velocidades ofertados.

Atualmente, os clientes já podem dispor de uma conexão com 400 Mbps e fazer a contratação do serviço com combos que incluem o aplicativo de vídeo sob demanda (Oi Play) e mais.

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–> Oi recebe nova oferta: R$ 1,07 bilhão pelas torres

–> Algar Telecom envia proposta pela Oi Móvel; ações da tele reagem

–> Vivo, TIM e Claro apresentam juntas proposta de compra da Oi

A Oi Fibra atualmente está presente em 127 municípios e já tem liderança de mercado em onze capitais. No Rio de Janeiro, a empresa já tem 48% do market share local.  

“(…)A Oi conta com o diferencial competitivo de sua rede de fibra ótica de transporte com mais de 370 mil quilômetros. O serviço é conectado por pura fibra até dentro da casa do cliente, o que garante mais estabilidade e velocidade na conexão.”, afirma Winik.

Em comunicado, a operadora destaca também que registra uma boa percepção dos clientes. Para ter esse resultado, contratou uma pesquisa para o Instituto Ipsos nos meses de abril e maio.

As notas de satisfação geral com o produto foram de 8,7. Já a instalação ficou com 9,2 e quando os assinantes foram questionados se pretendem continuar com o serviço, o registro foi de 8,6.

Com informações de Assessoria de Imprensa da Oi

Plano com 35 GB é ofertado por R$ 69,99 na Claro

Operadora patrocinou publicações nas redes sociais para divulgar a nova promoção, própria para quem tem um alto consumo de dados móveis.

Divulgação da Claro
Imagem: Divulgação da Claro

Muitos usuários do Instagram relataram a aparição de um post patrocinado da operadora Claro. No conteúdo, uma oferta até generosa: 35 GB de internet móvel por apenas R$ 69,90, uma boa opção para quem possui um alto consumo de dados.

Pela imagem, é possível ver que a possui 20 GB de dados para serem utilizados durante o ciclo mensal, 10 GB “extraplay” para o NOW, Netflix e YouTube, mais 5 GB de bônus.

O plano, muito provavelmente, conta também com aplicativos gratuitos, ligações ilimitadas e outros serviços que normalmente são incluídos nos pacotes pós-pagos da prestadora.

Entretanto, trata-se de uma oferta pontual, que pode variar entre regiões ou até mesmo determinados clientes, já que não consta no site oficial. O valor promocional também pode ser temporário.

Pelo portal da Claro, a contratação de 35 GB de dados móveis sai a 179,99 no boleto bancário, com fidelização de 12 meses.

Abaixo, confira a divulgação que circula nas redes sociais:

Publicação da Claro no Instagram
Publicação da Claro no Instagram

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A fim de esclarecimento, entramos em contato diretamente com a Assessoria de Imprensa da prestadora para confirmar a veracidade da oferta, assim como sua disponibilização.

Se houver uma resposta, o conteúdo da publicação passará por atualizações.

Cada funcionário da Netflix gera mais de US$ 2 milhões em receitas

Número é maior do que outras empresas de tecnologia.

De acordo com um estudo realizado pela Buy Shares, em 2019, a receita por funcionário da Netflix foi de US$ 2,34 milhões (R$ 12,10 milhões na cotação atual).

A receita por funcionário é calculada dividindo a receita total anual da empresa pelo número de funcionários. A métrica é utilizada para determinar quanto cada colaborador gera de receita para uma empresa, além de servir como forma de comparação entre negócios do mesmo setor.

Geralmente, essa receita é menor em empresas que exigem muito trabalho, e alto em empresas de tecnologia que tem equipes reduzidas, como é o caso da Netflix.

Os dados apontam que a plataforma de streaming fica à frente da Apple, que apresenta a segunda maior receita por funcionário, US$ 1,9 milhão (R$ 9,82 milhões).

Em seguida, aparecem o Facebook com US$ 1,6 milhão (R$ 8,27 milhões), a Alphabet com US$ 1,4 milhão (R$ 7,24 milhões) e eBAy com US$ 812 mil (R$ 4,20 milhões).

Apesar da forte concorrência no mercado de streaming, a Netflix continua a adicionar a novos assinantes, em uma taxa alta e constante.

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–> Netflix está preocupando investidores

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–> Netflix volta a oferecer período de degustação gratuito

Somente no primeiro trimestre deste ano, a Netflix adicionou cerca de 10,09 milhões de novos clientes pagantes, atingindo a marca de 192,95 milhões de assinantes. Desde o terceiro trimestre de 2011, o número de usuários da plataforma cresceu 797,42%.

Segundo o site MacroTrends, o número de empregados do serviço de streaming em 2019 era de 8,6 mil, um aumento de 17.81% em relação ao ano anterior.

Com informações de Buy Shares.