17/12/2025
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Tais será a nova assistente virtual da TIM

URA da operadora será personalizada assim como as concorrentes Aura, Joice e outras.

Ilustração - TIM
Imagem: Needpix

A TIM está próxima de apresentar uma nova assistente virtual, mais personalizada e dinâmica para atender seus consumidores.

Trata-se de uma URA cognitiva que atenderá pelo nome de Taís. A personalização é semelhante à da Vivo, que batizou a sua de Aura, e também da Oi, com a Joice.

Testes já são realizados com um grupo reduzido de assinantes, segundo Auana Mattar, CIO da operadora.

O processo de trabalho consiste basicamente em uma evolução da URA que já é operada pela TIM. Automações inteligentes serão criadas, assim como um atendimento mais humano.

A empresa quer se aproximar do cliente com fluxos regionais de atendimento, suporte para grupos segmentados, entre outros recursos que vão facilitar o atendimento.

Os clientes do TIM Beta são mencionados entre os “grupos segmentados”. Atualmente, a Taís segue em processo de otimização.

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Mattar explica que é um processo para definir fluxos simples, treinar soluções cognitivas, integração sistêmica e melhoria contínua.

A novidade foi revelada durante o evento Super Bots Experience 2020, promovido pelo Teletime.

Após o período de testes e otimização, o lançamento da Taís não deve demorar para ser realizado, mas ainda não há informações e nem mesmo uma previsão.

Com informações de Mobile Time

Governo Federal pede exclusão no catálogo da Netflix

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Coordenação da Comissão Permanente da Infância e Juventude (COPEIJ) considera que o filme da Netflix fere as noções brasileiras de pornografia infantil.

Cena de Cuties (Lindinhas). Imagem: Divulgação Netflix
Cena de Cuties (Lindinhas). Imagem: Divulgação Netflix

A Netflix enfrenta grande polêmicas por causa do lançamento do filme Cuties, que em português se chama “Lindinhas”.

Desde que iniciou a divulgação do longa, o streaming foi acusado de incitar pedofilia ao promover um cartaz onde as crianças, protagonistas do filme, apareciam precocemente sexualizadas, com roupas curtas.

Obviamente, a empresa pediu desculpas e retirou os cartazes de circulação, mas a polêmica continuou.

O filme é acusado de apoiar a sexualização de crianças e já fez a Netflix perder assinantes, de acordo com informações da Variety.

Agora, chegou a vez da ministra Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, entrar com um pedido de suspensão da veiculação de Cuties.

Para a Coordenação da Comissão Permanente da Infância e Juventude (COPEIJ), é uma obra que fere as noções brasileiras de pornografia infantil.

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Maïmouna Doucouré, diretora do filme, defende seu trabalho e diz que é exatamente o oposto do que acusam. A ideia é fazer uma crítica a sexualização precoce de crianças e mostrar o quanto pré-adolescentes são afetados com a questão.

Em pesquisa, a cineasta entendeu que, para os jovens, sexualização nas redes sociais gera sucesso. Esse é o ponto que ela quis criticar e alertar.

Quem também saiu em defesa do longa foi o governo da França. Em nota, o Ministério da Cultura do país de origem do filme afirma que as críticas direcionadas se baseiam em imagens descontextualizadas e reducionistas.

Autoridades destacam também que a diretora foi atacada por motivos que contradizem a reflexão que a obra propõe.

Já Maurício Cunha, secretário da Secretaria Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), tem outra visão.

Ele explica que a protagonista, com 11 anos, tem cenas de danças erotizadas, reproduz movimentos eróticos e outras coisas que são, na verdade, pornografia infantil.

Com informações de Rolling Stones e Pleno.News

Grade da Oi TV ganha nova emissora

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Conheça a nova opção que foi disponibilizada para assinantes da TV paga via IPTV e DTH comercializadas pela Oi.

Divulgação Agro+
Imagem: Divulgação Agro+

O canal Agro+, recém-chegado na TV por assinatura, acaba de aterrissar na grade da Oi TV e já está disponível para assinantes via DTH ou IPTV.

Anunciado em fevereiro de 2020, o canal chega com a promessa de ser uma verdadeira “GloboNews do agronegócio”.

Por trás da operação está o Grupo Bandeirantes de Comunicação, responsável também pelos canais Band, Arte 1, Sex Privê, BandNews e outros.

Trata-se de uma opção que surge para suprir uma demanda pouco atendida na TV paga, com programas próprios para o segmento rural.

O Agro+ é sediado em Brasília e conta a parceria de entidades como CNA/Senar, Embrapa, IPA, Sebrae e a consultoria Datagro.

O canal pode ser acessado na Oi TV pelo número 176.

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Em junho, o Agro+ também foi liberado na grade da Claro net e Vivo.

Sobre uma possível inclusão da emissora do aplicativo de vídeo sob demanda da marca, o Oi Play, ainda não há informações.

Com informações de LineUP TV

Vivo sai vencedora em prêmio de Inovação

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Operadora levou a melhor na categoria Telecomunicações em prêmio promovido pelo Valor Econômico e Strategy&.

Cerimônia de entrega do Prêmio
Imagem: Cerimônia de entrega do Prêmio

A Vivo conquistou o prêmio anual “Valor Inovação Brasil” na categoria “Telecomunicações“. Ao todo, mais de 200 companhias participaram e enviaram um questionário, que faz parte do processo de análise para a competição.

É um destaque para as empresas mais inovadoras do Brasil. Representantes de todas as companhias que participaram puderam acompanhar a distribuição de prêmios virtualmente.

Empresas como Magazine Luiza (comércio e vestuário), Bradesco (bancos), IBM (Tecnologia da Informação) e outras também foram destaques.

De acordo com o Valor Econômico, a premiação possui critérios eficientes para medir o envolvimento das empresas com atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Em 2020, o tema foi “Competências do Futuro”. Na análise, cinco pilares como “intenção de inovar”, “esforço para realizar a inovação”, “resultados”, “avaliação do mercado” e “geração do conhecimento” foram levados em consideração.

Até mesmo a pandemia foi levada em conta, pois foi necessário entender como as empresas enfrentaram esse momento.

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Durante a entrega dos prêmios, a Vivo foi representada por Ricardo Hobbs, vice-presidente de Estratégia e Novos Negócios.

Para a empresa, o reconhecimento reforça o propósito de “Digitalizar para aproximar”, slogan de campanha da operadora.

Com informações de Valor Econômico

Netflix deve superar receita da Globo até 2022

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Cada vez maior no país, Netflix já superou concorrência da TV por assinatura e de outros canais abertos.

Reed Hastings, CEO da Netflix. Imagem: Site oficial

A Globo ainda está na frente da Netflix no Brasil, mas não por muito tempo, provavelmente. De acordo com um levantamento feito pela empresa QR Capital, o streaming deve superar a emissora até 2022.

Com o fechamento do segundo trimestre do ano, a estimativa é que a Globo tenha um faturamento de R$ 9 bilhões no fim de 2020.

O da pioneira do streaming ainda é distante, deve ficar em R$ 6,7 bilhões. Os cálculos surgem a partir do ritmo de crescimento da empresa, que é veloz.

Se permanecer com um aumento anual próximo de 20%, a plataforma de streaming deve superar a Globo até 2022.

No Brasil, canais abertos como Record, SBT, Band e RedeTV somados já ficaram para trás, pois juntos faturam uma média de R$ 4 bilhões.

Já no faturamento da TV por assinatura, o fenômeno se repete. Há uma verdadeira sangria, visto que a TV paga foi superada pelo streaming em 2018, quando o streaming ultrapassou 10 milhões de assinaturas.

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Para reagir aos ótimos resultados da Netflix, a TV Globo segue com investimentos no Globoplay.

Além das assinaturas, a marca busca faturamento também por meio da produção de séries, com parceria internacional da Sony.

A ideia é produzir tramas com aderência ao mercado internacional, onde ficarão disponíveis para distribuição por outras plataformas, até mesmo a própria Netflix.

Com informações de VEJA

Especialistas criticam venda da Oi Móvel para Claro, Vivo e TIM

‘Stalking horse ou cavalo de Troia?’, questionam.

Em um artigo publicado no site Conjur, três especialistas em concentração de mercado alertam que o consórcio formado entre a Claro, Vivo (VIVT3 / VIVT4) e TIM (TIMP3), para a compra dos ativos móveis da Oi (OIBR3 / OIBR4), pode gerar problemas concorrenciais para o país.

O texto foi escrito em conjunto por João Paulo de Resende, ex-conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), e dos advogados José Del Chiaro e Luiz Felipe Rosa Ramos, da área concorrencial.

O trio faz críticas ao acordo de exclusividade (“stalking horse”, no jargão do mercado) para negociar a venda dos ativos da Oi para o consórcio de operadoras. Nesse tipo de negociação, as operadoras podem receber o direito de preferência, compensações em caso de perda de negócio, além da possibilidade de definir parâmetros em conversas com outros compradores interessados.

Os especialistas alertam que durante o acordo entre as partes, certas condições podem ter sido impostas para fechar o mercado para outras interessadas no leilão de ativos.

Sem uma autorização prévia do Cade, a divisão de ativos e clientes da Oi poderia gerar uma conduta coordenada entre a Claro, Vivo e TIM para “falsear a concorrência, na forma de divisão de mercado”, dizem.

Os autores também lembram que as quatro operadoras já têm uma participação de cerca de 90% no mercado de telefonia móvel, de modo que a venda da Oi Móvel para Claro, Vivo, e TIM levaria não apenas à eliminação de um player relevante, mas também a concentração em um mercado que já é “oligopolizado”.

Isso dificultaria a entrada de novas operadoras no mercado nacional, bem como inviabilizar a competitividade nos próximos leilões de frequência, como o do 5G.

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“A radiofrequência é um recurso limitado e imprescindível à prestação do serviço, e por isso deve ser alocado pela autoridade competente com extrema cautela, mirando a preservação de um ambiente competitivo sadio”, orientam o trio de especialistas.

Além disso, eles alegam que com menos operadoras, é mais fácil monitorar comportamentos de concorrentes, o que facilita a criação de estratégias anticoncorrenciais que “homogeneíza custos e reduz os incentivos para que compitam em qualidade”, opinam.

João, José e Luiz apontam que independentemente do fatiamento pretendido pelo consórcio, a operação não passaria incólume pelo Cade.

Eles pedem que medidas sejam tomadas para que a venda da Oi Móvel possa ocorrer, mas garantindo a preservação de um ambiente competitivo.

Mesmo com pandemia, TIM vai abrir 41 revendas e lojas físicas em SP

Operadora ressalta que novos pontos de venda atendem protocolos sanitários.

A TIM acaba de anunciar que pretende inaugurar 41 novas revendas e lojas próprias no estado de São Paulo até o final deste ano.

Somente neste mês de setembro, sete lojas físicas em seis cidades serão abertas: em Franca, Santo André, São Carlos, São Vicente, Sorocaba e na capital paulista.

A expectativa da TIM é que a inauguração dos pontos gere 62 postos de trabalho ao todo.

De acordo com a operadora, as novas lojas atendem aos protocolos sanitários e de distanciamento social.

“Todos os colaboradores receberam treinamento específico para a nova rotina, e as lojas terão controle de fluxo e agendamento de atendimento online para os clientes”, ressalta o comunicado da TIM à imprensa.

As novas lojas pertencem aos grupos Alegria, Ápice, Jufap e Nonis, parceiros da operadora na operação dos pontos de venda no estado paulista.

Já o novo espaço no bairro do Tatuapé, na cidade de São Paulo, é uma loja própria da TIM.

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Confira a localidade dos novos pontos de venda da TIM:

  • Sorocaba: Cidade Shopping
  • São Vicente: Shopping Brisamar
  • Franca: Franca Shopping
  • Santo André: Shopping Grand Plaza
  • São Paulo: São Miguel Paulista / Tatuapé
  • São Carlos: Shopping Iguatemi São Carlos

Com informações de Assessoria de Imprensa TIM.

Mob Telecom abre novas lojas no Nordeste

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Expectativa do provedor regional é atingir 70 mil clientes de varejo até o fim do ano.

A Mob Telecom inaugurou nesta sexta-feira, 18, três lojas no interior do Ceará, consolidando o seu plano de expansão no mercado nordestino.

As novas lojas estão instaladas em Pentecoste, São Gonçalo e Icó. A expectativa da empresa é atingir a marca de 70 mil clientes de varejo no Ceará até o final de 2020.

Ao longo de 2019, a Mob Telecom ampliou a sua cobertura de internet banda larga no estado em mais de 20 cidades, na maioria na região Centro-Sul do mercado cearense.

De acordo com o provedor, o aumento no número de clientes já atinge 54%, em relação ao ano passado.

“A atuação da Mob no varejo está cada vez mais promissora e aqui no Ceará, somos líderes de mercado em alguns municípios. A expectativa é que até o final de 2020 estejamos atuando em mais cidades, em especial as dos litorais leste e oeste”, diz Gabriel Franco, gerente de marketing da Mob Telecom.

A empresa possui uma rede de fibra óptica com mais de 20 mil km de extensão, oferecendo conectividade para cidades grandes e pequenas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do país.

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Atualmente, a Mob Telecom atende mais de 900 mil clientes diretos e indiretos.

Com informações de Assessoria de Imprensa MOB Telecom.

TIM ativa frequência de 700 MHz em mais 14 cidades

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Faixa permite maior cobertura e melhor qualidade em ligações.

A TIM acaba de anunciar que ativou em agosto passado a frequência de 700 MHz na tecnologia 4G em mais 14 municípios no interior de São Paulo, nos DDDs 14, 15, 16, 17 e 18.

As cidades são Adamantina, Araçoiaba da Serra, Cândido Mota, Cravinho, Guará, Guaraci, Itapeva, Jales, Laranjal Paulista, Mirassol, Pirangi, Presidente Venceslau, Promissão e Tietê.

Com estas ativações a faixa já está disponível em 314 cidades do estado paulista. A previsão é atingir a marca de 500 municípios até o final do ano.

De acordo com a TIM, os municípios beneficiados chegaram a registrar um aumento de 25% no consumo de dados. Somente nos 14 municípios que receberam a nova faixa, a quantidade de usuários conectados aumentou cerca de 36%.

A faixa de 700 MHz – herdada do fim da TV analógica – é uma frequência mais baixa que as outras utilizadas na telefonia móvel, o que permite um sinal mais intenso e com maior cobertura, chegando a lugares mais afastados da antena, assim como ambientes fechados, como prédios, shoppings e estacionamentos subterrâneos.

“Os clientes TIM dessas cidades vão perceber a melhora na ampliação do sinal 4G, principalmente em locais indoors. Isso é possível devido à frequência mais baixa, já que o sinal tem mais alcance e maior poder de penetração, proporcionando ainda mais qualidade não só no uso de dados, mas também na voz, pela tecnologia VoLTE que só a TIM tem para oferecer nesses locais”, afirma Célio Lana Miranda, gerente de engenharia móvel da TIM São Paulo.

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No Brasil, já são 2.852 municípios cobertos com a frequência de 700 MHz da TIM.

Com informações de Assessoria de Imprensa TIM.

TikTok será banido dos Estados Unidos, mas ainda há uma saída

Bytedance, empresa controladora do aplicativo, segue pressionada para vender a plataforma em território americano.

Logotipo Bytedance e TikTok
Imagem: Logotipo Bytedance e TikTok

Os aplicativos chineses WeChat e TikTok serão banidos dos Estados Unidos a partir de domingo, 20 de setembro, de acordo com um decreto do governo de Donald Trump.

Mas, ainda há uma luz no fim do túnel para a Bytedance, caso a companhia ainda queira continuar sua operação no país. Basta ela vender o aplicativo para uma empresa americana.

Essa é condição imposta pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos para revogar a ordem emitida nesta sexta-feira, 18 de setembro.

O decreto também é válido para o WeChat, plataforma para troca de mensagens que é um verdadeiro fenômeno em diversas regiões do mundo.

A ordem de Donald Trump parte da consideração de que os aplicativos representam ameaças para a segurança nacional do país. O presidente acredita que as empresas são utilizadas pelo governo chinês para espionagem.

Atualmente, o TikTok é utilizado por mais de 100 milhões de pessoas nos Estados Unidos.

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De início, o aplicativo não vai parar de funcionar e os usuários nem mesmo serão obrigados a desinstalar. A proibição será para a distribuição, manutenção e atualização.

O mesmo vale para o WeChat, que também será impedido de viabilizar transferências financeiras e pagamentos.

Recentemente, a Microsoft manifestou interesse na compra do TikTok, mas a Bytedance optou pela Oracle como parceira de tecnologia.

A ideia das duas é promover a criação de uma nova empresa chamada TikTok Global para dissipar preocupações do governo americano.

Com informações de EL País