05/04/2024

Conheça Joice, a inteligência artificial da Oi

Clientes Oi podem conversar com ela pelo WhatsApp para pedir ajuda com detalhes da conta e receber suporte técnico.

logomarca Joice, assistente da Oi

A operadora Oi está apresentando ao mercado Joice, sua assistente virtual. Utilizando inteligência artificial (IA), a Joice é um software que simula ações humanas de forma repetida, com frases prontas, igual ao que faria um robô.

Joice já prestava atendimento pelo Facebook Messenger, Twitter e Minha Oi, e agora está presente de forma oficial no WhatsApp. Para interagir com ela no app de mensagens instantâneas, basta que o consumidor adicione o número (31) 3131-3131 na agenda telefônica e envie uma primeira mensagem.

Nós fizemos um teste com a Joice, a inteligência artificial da Oi, pelo WhatsApp. Logo que demos um “Olá”, fomos recebidos com o número de protocolo do atendimento e duas opções de ajuda para escolher: Conta e Suporte Técnico.

Deixamos que ela mesma pudesse se apresentar:

– Minha Operadora: Quem é você?
– Resposta: Eu sou a Joice, a inteligência artificial da Oi. Estou 24h online pra te ajudar e aprender a cada pergunta com você. Acredito no poder das conexões e em serviços mais rápidos e inteligentes, por isso trabalho focada na praticidade e na otimização do seu tempo.

– Minha Operadora: Como pode me ajudar?
– Resposta: Então, eu consigo enviar o código pra pagamento de contas e aviso de vencimento; também posso te ajudar com suporte técnico de Banda Larga e Fixo da Oi. Pra conversar comigo, digite frases curtas e um assunto por vez.

Por exemplo:

Quero pagar uma conta
Estou sem sinal de internet
Onde você mora?

Se preferir, digite
Conta ou Suporte Técnico.

VIU ISSO?
Vivo também já está prestando atendimento pelo WhatsApp
Anatel quer usar inteligência artificial no atendimento ao público
Assistente virtual da Oi realiza 85 mil atendimentos por mês

Intenção da Joice é boa, mas precisa de ajustes

Apesar do poder de informação e interação que um assistente virtual baseado em IA pode atingir, Joice ainda é bem iniciante. Para começar, somente clientes de TV por assinatura (Oi TV), telefonia fixa (Oi Fixo) e internet fixa (Oi Fibra e Oi Internet) podem ser atendidos. Quando informamos que gostaríamos de atendimento para celular, recebemos a seguinte mensagem de retorno:

“Poxa, não consigo te ajudar com isso ainda, mas você pode ligar pra *144 do seu Celular da Oi ou 1057 do fixo. Se eu puder te ajudar com outra questão, digite pra mim o assunto”.

Ao perguntar sobre se um determinado CEP possuía cobertura da Oi, a Joice nos indicou um link para contratar e consultar a disponibilidade de internet banda larga da operadora. Sobre “consulta de saldo“, a assistente nos direcionou para o endereço de recarga on-line, no site da Oi.

Também tentamos consultar se um número era da Oi. A resposta foi: “Poxa, eu não consigo te ajudar com isso por aqui. O melhor lugar pra você achar todas as informações é no site da Oi mesmo”.

Uma curiosidade…

A assistente virtual da Oi seria, na verdade, um menino, e se chamaria Otto. Foi esse o nome que o público escolheu por meio de votação que a operadora realizou no Twitter. Foram computados mais de 21 mil votos e o nome Otto venceu com 36%. Joice ficou em segundo lugar, obtendo a preferência de 26% dos eleitores. Veja o resultado da votação completa aqui.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários