29/04/2024

TikTok será banido dos Estados Unidos, mas ainda há uma saída

Bytedance, empresa controladora do aplicativo, segue pressionada para vender a plataforma em território americano.

Logotipo Bytedance e TikTok
Imagem: Logotipo Bytedance e TikTok

Os aplicativos chineses WeChat e TikTok serão banidos dos Estados Unidos a partir de domingo, 20 de setembro, de acordo com um decreto do governo de Donald Trump.

Mas, ainda há uma luz no fim do túnel para a Bytedance, caso a companhia ainda queira continuar sua operação no país. Basta ela vender o aplicativo para uma empresa americana.

Essa é condição imposta pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos para revogar a ordem emitida nesta sexta-feira, 18 de setembro.

O decreto também é válido para o WeChat, plataforma para troca de mensagens que é um verdadeiro fenômeno em diversas regiões do mundo.

A ordem de Donald Trump parte da consideração de que os aplicativos representam ameaças para a segurança nacional do país. O presidente acredita que as empresas são utilizadas pelo governo chinês para espionagem.

Atualmente, o TikTok é utilizado por mais de 100 milhões de pessoas nos Estados Unidos.

VIU ISSO?

–> Vivo Easy ganha ação no TikTok

–> Telecine faz sua estreia no TikTok

–> Disney perde importante executivo para o TikTok

De início, o aplicativo não vai parar de funcionar e os usuários nem mesmo serão obrigados a desinstalar. A proibição será para a distribuição, manutenção e atualização.

O mesmo vale para o WeChat, que também será impedido de viabilizar transferências financeiras e pagamentos.

Recentemente, a Microsoft manifestou interesse na compra do TikTok, mas a Bytedance optou pela Oracle como parceira de tecnologia.

A ideia das duas é promover a criação de uma nova empresa chamada TikTok Global para dissipar preocupações do governo americano.

Com informações de EL País

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários