Anúncio é uma resposta ao pedido de Donald Trump para que empresas americanas se envolvessem mais com a tecnologia.
Nesta segunda-feira, 28, a Microsoft anunciou o lançamento de uma nova plataforma em nuvem que permitirá que operadoras implantem redes 5G mais rapidamente, otimizando custos e ganhando eficiência.
Recentemente, a Microsoft adquiriu a Affirmed Networks e a Metaswitch Networks, empresas especializadas em virtualização de redes de telecom.
A nova plataforma funciona a partir do Microsoft Azure, um serviço de computação em nuvem que oferece flexibilidade para que as empresas contratem serviços sob demanda e utilizem a inteligência artificial para automatizar as suas operações.
De acordo com Jason Zander, vice-presidente executivo da Microsoft Azure, a solução pode reduzir os custos das operadoras em até 40%.
“Esses recursos, combinados com o amplo ecossistema de desenvolvedores da Microsoft e os profundos programas de parceria business to business, fornecem à Microsoft uma capacidade única de oferecer suporte às operadoras enquanto elas buscam monetizar os recursos de suas redes”, afirmou o executivo.
A entrada da Microsoft no mercado de telecomunicações é uma resposta a um pedido do presidente Donald Trump para que empresas dos Estados Unidos se envolvessem mais com a oferta de produtos e serviços para as redes de quinta geração.
Atualmente, as maiores empresas do mercado 5G estão fora dos EUA.
A ideia é que a Microsoft faça frente às principais concorrentes do setor, como a sueca Ericsson, a finlandesa Nokia e, principalmente, a chinesa Huawei.
Com informações de Reuters e Assessoria de Imprensa Microsoft.
Especialistas já se preocupam com possíveis impactos da conectividade de quinta geração na precisão da meteorologia; entenda.
Imagem: Phys.org
Um estudo feito nos Estados Unidos, pela Universidade Rutgers, levantou mais uma polêmica sobre o 5G. Há riscos de a conectividade afetar a precisão das previsões meteorológicas.
A análise é a primeira que “quantifica” o efeito dos sinais nas informações meteorológicas. Para entender melhor questão, especialistas utilizaram uma modelagem de computador a fim de verificar o impacto.
Na conclusão, ficou entendido que se trata de um vazamento não intencional de radiação, do transmissor na faixa de frequência, que interfere em outras bandas.
Isso significa que o sinal de uma conexão 5G pode vazar para uma banda utiliza pelos sensores meteorológicos nos satélites apropriados, responsáveis pela previsão.
Um vazamento em uma determinada quantidade poderia afetar até mesmo o alerta de um tornado ou tempestade, fenômenos da natureza que oferecem riscos para a humanidade.
Conforme explica um dos especialistas pelo estudo, ainda não é possível afirmar se é significativo ou não. Depende muito de qual lado a pessoa representa, o 5G ou as previsões.
Mas, pode ser necessário trabalhar a realocação de recursos, modelos mais detalhados, tecnologia de antena e outros fatores para suportar um possível vazamento de 5G sem comprometer a previsão do tempo.
Um prazo foi dado para que as operadoras cumpram a diretriz prevista na Lei do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC).
Imagem: Programação da TV Novo Tempo
As operadoras de TV por assinatura Claro net, Vivo TV, Oi TV e SKY terão até 27 de outubro para adicionar a TV Novo Tempo na grade de emissoras disponíveis.
O canal faz parte da lista de canais abertas que as prestadoras são obrigadas a terem no line-up disponibilizado aos clientes.
A Televisão Cachoeira do Sul Ltda (TV Novo Tempo) entrou no “rol de conjuntos de estações geradoras ou retransmissoras do serviço de radiodifusão de sons e imagens”.
O Despacho Decisório nº 13/2020, da Anatel, foi publicado no dia 27 de julho.
De acordo com o site VCFaz.tv, todas terão que atender também ao art. 52 da Lei do Serviço de Acesso Condicionado (Lei do SeAC).
Trata-se de uma diretriz que garante o carregamento obrigatório de um canal que atende a, pelo menos, um terço da população brasileira, entre outras condições.
Além do preço, necessidade do cliente também entra em pauta na escolha por uma modalidade de contratação na TV por assinatura.
Imagem: Needpix
De fato, contratar uma TV por assinatura nos tempos atuais é mais flexível. Aqui, abordamos especificamente as modalidades pré-pago e pós-pago para contratação. Qual serviço vale mais a pena? Há muitas vantagens no comparativo?
O modelo pré-pago é uma opção vantajosa para quem busca um serviço sem a necessidade de fidelização e com mais liberdade.
Afinal, basta comprar um aparelho e fazer as recargas mensalmente. Uma modalidade interessante para quem deseja equipar “casas de férias” ou passar longos períodos longe da própria residência.
Dessa forma, a pessoa não possui o compromisso de arcar com uma fatura mesmo quando não utiliza o serviço. Além de todas as outras questões que envolvem um vínculo de assinatura como fidelidade, multas e mais.
A briga de volta por parte do pós-pago ocorre nos valores. Pela Claro net, líder em market-share na TV por assinatura, o pacote mais simples é vendido por R$ 79,99 mais seis parcelas de R$ 10 pela adesão.
Já no pré-pago, um pacote semelhante, com mais de 100 canais, tem custo de R$ 58 por 30 dias. Já o TOP, com mais de 160 canais, tem valor de R$ 109 por 30 dias.
No pós, quem concorre com esse plano é o Mix HD, com 233 canais e custo também de R$ 109,99. Aqui, os valores não são nada distantes, o que configura uma abordagem estratégica da empresa.
Aqueles que optarem pela SKY, segunda maior prestadora do país, terão também muitas opções. Uma recarga de 30 dias para um pacote com 201 canais tem custo de R$ 120,90.
O maio rival desse pacote no pós-pago é o plano Mega Plus HD, que custa R$ 154,90, com um total de 196 canais.
No mais simples da operadora, com 135 canais, o assinante dispensa R$ 94,90 por mês em uma assinatura pós. Pelo pré, há opções com 50 canais e 135 por, respectivamente, R$ 21,90 e R$ 64,90.
Em um comparativo simples, é perceptível que as empresas estão mais preocupadas com a flexibilidade oferecida ao consumidor do que expor um dos modelos como mais vantajoso.
A escolha varia de acordo com a necessidade de cada consumidor. Em casos distintos, uma modalidade pode ser mais vantajosa que a outra e vice-versa.
Problema levou 18 meses para ser resolvido e ocorreu no País de Gales; entenda a situação.
Imagem: Wikimedia Commons
Durante mais de um ano, moradores de uma vila com 400 habitantes no País de Gales ficavam sem internet fixa pontualmente às 7h da manhã. A rede ficava lenta ou totalmente indisponível para os habitantes da região.
Para resolver o problema, uma investigação foi iniciada e durou longos 18 meses para entender qual era a raiz da questão que afetava toda uma comunidade.
Uma solução encontrada foi a troca dos cabos que atendiam o local, mas nem isso adiantou. Toda da operação foi feita e os diagnósticos não apresentavam problemas.
Mas, inquieto, um engenheiro local contatou a equipe da OpenReach, empresa que atua diretamente com as provedoras de banda larga no Reino Unido.
Com isso, iniciou-se uma investigação para verificar a possibilidade de um SHINE (Single High-Level Impulse Noise), fenômeno onde uma rede elétrica pode impactar no funcionamento da banda larga.
Dito e feito! Com um “analisador de espectro”, descobriram que a raiz do problema estava dentro de uma das casas na vila.
A televisão antiga de um morador, quando ligada, emitia uma onda elétrica que gerava a interferência na conexão fixa dos moradores.
O televisor era ligado justamente às 7h da manhã, todos os dias. Horário me que ocorria o problema na região. O morador prontamente concordou em não utilizar mais o eletrônico.
Público infantil começa a ser mais explorado pela plataforma, que também vai promover o lançamento na TV por assinatura.
Imagem: Pôster do filme ‘Miraculous World: Nova Iorque, Heróis Unidos‘
Com a força que o público infantil possui no streaming e TV por assinatura, o Telecine começa a apostar em lançamentos exclusivos para esse público em outubro. No dia 10, a marca vai disponibilizar a animação “Miraculous World: Nova Iorque, Heróis Unidos”.
A novidade, fruto de uma parceria com o Gloob, será exibida primeiro no streaming do Telecine e no canal da rede. Não terá passagem por qualquer outro serviço antes e nem mesmo pelos cinemas, que se encontram fechados.
Portanto, na TV paga, fãs poderão acompanhar as novas aventuras da heroína Ladybug e do Cat Noir pelo Telecine Pipoca, às 21h.
O projeto é parte da série “Miraculous World”, onde os personagens da animação viajam pelo mundo em uma série de animações. Novos vilões e muita aventura são garantidos nessa jornada.
No streaming, o Telecine continua com a promoção de 30 dias gratuitos para novos usuários. O valor de assinatura é de R$ 37,90.
Quem optar por uma assinatura em conjunto com o Globoplay ganha 20% de desconto e paga uma mensalidade de R$ 49,90 pelos dois serviços.
Em entrevista exclusiva para o Minha Operadora, CEO falou sobre o impacto do PIX na operação digital e mais; conheça a INFINITI.
Imagem: Reprodução YouTube (Canal do Minha Operadora)
Mais uma MVNO? Pois é, esse é o inevitável questionamento que muitos devem ter feito ao saberem sobre o lançamento da INFINITI no mercado de telefonia móvel. Mas, saturação de mercado não é nada assustador para a empresa. Ao menos foi a impressão que ficou.
Nos últimos dias, o Minha Operadora teve a oportunidade de conhecer e conversar com Ilber Ragno, CEO de toda a operação.
Em mais de 40 minutos de entrevista, foi possível entender os objetivos e, acima de tudo, a identidade da INFINITI no mercado. Uma operadora que pretende abraçar os novos tempos e ser uma alternativa para quem já não suporta mais lidar com os problemas habituais das grandes teles.
Para a criação da empresa, o CEO somou toda a sua experiência de 16 anos na área de telecomunicações e tecnologia com a proposta de investidores.
As conversas começaram no fim de 2018, mas uma viagem para os Estados Unidos tornou a ideia ainda mais viável. Por lá, a presença de um mercado mais forte e estabelecido para as MVNO’s fez com que os executivos tivessem uma boa referência.
“Conhecemos o mercado da Sprint e de outras empresas que trabalham com MVNO’s. Eu trouxe isso ao Brasil para pensar como poderíamos inovar e trazer algo diferente para o mercado. Trouxemos uma bagagem muito grande de fora do Brasil, de coisas que deram certo por lá”, destacou Ragno.
Assim nasceu a operadora, com uma promessa de ser totalmente digital e com abrangência nacional. Não é exatamente uma revolução na vida do consumidor brasileiro, mas a empresa aposta em diferenciais que podem ser verdadeiras “chaves” para o momento de escolha.
Uma ideia é colocar o cliente no controle, deixa-lo com a gestão completa do seu plano de telefonia. Como? Tudo por meio de um aplicativo, que servirá até mesmo para solucionar questões técnicas e ter liberdade para trocar e renovar pacotes quando for de interesse.
Obviamente, uma operação nesses moldes requer investimento em tecnologia e app bem otimizado.
Sobre essa parte, a INFINITI apostou em profissionais qualificados para atuar em cada frente dessa operação, além do que já está por vir. A ideia é garantir uma entrega de qualidade com o envolvimento de pessoas no desenvolvimento. Até mesmo no atendimento, por mais que as assistentes virtuais estejam em alta.
“A nossa intenção é que o cliente consiga resolver tudo pelo celular, mas não somente as coisas triviais” – Ilber Ragno.
A resolução prática e digital, via aplicativo, não deve se resumir a apenas recargas e outras atividades consideradas “triviais”. O atendimento, por exemplo, abordado mais adiante, é um importante pilar para a INFINITI.
Sobre o aplicativo, Ragno é crítico e destaca que ainda há muito o que melhorar, mas quer contar com a colaboração do cliente nessa parte.
Nesse caso, a empresa deseja que o consumidor diga o que ele realmente necessita do app, além do serviço que já é prestado. Outra novidade da tecnologia é a metodologia de pagamento.
Há uma consciência de que o público-alvo tem um uso controlado de dados, equilibra sua utilização com o Wi-Fi doméstico, mas precisa de uma conexão móvel onde quer que esteja.
“A gente vai desde motorista de Uber até empresário, nosso público é bem eclético. Nisso, é importante identificar que cada pessoa precisa de um serviço diferente”, enfatiza.
O avanço das contas digitais, com transferências gratuitas e instantâneas, é citado como exemplo. A INFINITI busca aprimorar para que o cliente tenha vários meios de pagamento e rapidez no processo.
O lançamento do PIX domina entre os assuntos financeiros mais comentados da atualidade e também terá seu impacto nas operadoras de telefonia.
Nas atividades da INFINITI, Ilber Ragno explica que a empresa está bem atrelada ao relacionamento com a nova tecnologia. Mas, no momento atual, ainda é preciso entender melhor e testar a adaptação do público.
Aplicativo da operadora virtual
Os benefícios já são bem evidentes. Uma recarga por boleto, por exemplo, poderá constar em 20 minutos ou até menos, conforme explica.
“Existem algumas coisas que vão permanecer ainda, que são boleto e cartão de crédito, que com o PIX vamos conseguir agilizar algumas funções. Nosso processo de ambientação já começou há algum tempo”, esclarece.
Entretanto, é um assunto que poderá ser melhor explorado a partir do lançamento, já que algumas questões ainda não estão claras no contexto geral.
A promessa de um atendimento “sem estresse”
Outro tópico importante abordado com o executivo foi o atendimento. Afinal, esse é o grande “calcanhar de Aquiles” das operadoras.
A operação é dividida por regiões onde o cliente é atendido por um profissional em sua própria localidade. Alguém que possa falar sobre a cobertura e os problemas locais com mais autoridade.
“Enquanto der, vamos utilizar pessoas para atender pessoas. Tentamos buscar, inclusive, regionalidade. Conseguimos direcionar a pessoa para ser atendido por alguém que conheça a região do cliente. É uma intenção onde a pessoa se sente mais confortável”, explica.
Nessa parte, buscamos entender se a INFINITI contará com empresas terceirizadas para prover o atendimento ou se construiu uma equipe própria.
E a afirmação da operadora é que todos os profissionais responsáveis pelo atendimento são contratados pela própria empresa. Alguns de forma remota e outros alocados. Há, inclusive, um preparo para grandes demandas.
Ilber destaca que foram simulados dois cenários,
“A gente consegue escalonar um atendimento mais urgente. (…) Se uma parte está sobrecarregada, o usuário é enviado para o nível 2”, explica.
Mas, no comparativo com um call center, há uma grande diferença. O atendimento telefônico às vezes é pouco explicado. Já o virtual consegue ser mais dinâmico com os vários recursos disponíveis.
Banner da INFINITI
Se a pessoa não entende como funciona um plano, é possível rapidamente enviar uma imagem explicativa. Se o usuário quer falar sobre um boleto que não compensou, pode mandar um comprovante de imediato, entre outras vantagens.
Na visão de Ragno, o chat também é mais dinâmico e fácil para entender qual é o motivo do contato do cliente.
A ferramenta permite que o atendente veja se o consumidor retomou contato por alguma questão, qual caminho ele fez no site, além de identificar qual dificuldade foi possivelmente encontrada no portal, pela jornada do usuário.
Os problemas são facilmente visíveis para o profissional que faz o atendimento, ao contrário do telefone, onde o colaborador precisa apenas ouvir até entender o que realmente acontece.
“Nos próximos meses a gente pretende lançar um atendimento 24 horas por sete dias da semana. Nós temos um público noturno muito forte atualmente, mas o que temos hoje é a possibilidade de entrar, enviar perguntas e ser respondido por pessoas que estão de plantão via e-mail”, conta.
A intenção é que o consumidor consiga resolver até mesmo problemas técnicos dentro do aplicativo. A INFINITI quer passar a gestão para as mãos do próprio usuário.
“Se hoje a gente tiver 50 mil pessoas dentro de um chat, conseguimos atender. Há um tempo de retorno, mas não impede um atendimento rápido”, comentou Ragno.
No anúncio do início das atividades, um ponto que gerou desconfiança nos leitores do Minha Operadora foi a escolha da Surf como enabler da INFINITI.
A empresa, responsável também por operadoras virtuais como Correios e Intercel, enfrentou problemas recentemente e deixou alguns clientes estarrecidos com a demora na resolução.
Sobre essa questão, Ilber Ragno afirma que não possui autoridade para comentar o que aconteceu, mas a escolha da empresa veio de uma pesquisa bem assídua, que começou em janeiro de 2019.
“Tentamos buscar alguém que tivesse um conhecimento técnico do setor e também os padrões técnicos envolvidos com o que a INFINITItem”, destaca.
O CEO afirma que o desejo por uma operação totalmente digital estreitou o caminho até a Surf.
“Para fazer uma operadora digital, você precisa estar 100% dentro da rede. Alguns enablers tinham dificuldade de entender como era o processo de contratação, as APIS e as partes técnicas, que eram mais complexas. Então buscamos alguém que tivesse mais tempo de mercado”, conta Ragno.
O processo para atender todo o Brasil é também complexo. Por isso, foi necessário um enabler que trouxesse essa possibilidade.
“Hoje a tecnologia já é diferente. Não temos problemas de portabilidade, rede e já estamos na 4.5G”, comentou, se referindo aos últimos problemas da Surf.
Planos, ofertas e futuro além da telefonia móvel
Atuais planos da INFINITI
É inegável que a competição será agressiva. A própria TIM, por exemplo, operadora que a INFINITI fará o uso para prover serviços aos consumidores, possui o TIM Beta, que chega a ofertar 20 GB por R$ 60.
Nessa questão, a empresa tem consciência de que nem sempre haverá uma competitividade nesse sentido.
“Se a pessoa veio até a gente, é porque algum desconforto ela tem”, enfatiza Ilber.
Com a frase acima, o executivo contextualiza por onde sua prestadora vai caminhar para conquistar consumidores. A ideia é atrair um público insatisfeito com o que tem e com desejo por uma operação diferenciada.
Ragno comenta que tem noção do que as operadoras oferecem. São pacotes avantajados, combos que oferecem o dobro de velocidade na banda larga, entre outros benefícios, mas nem sempre é o que o cliente deseja.
O CEO cita empresas como Uber e Ifood e diz que a INFINITI quer ser uma operadora digital nos moldes desses populares serviços.
A contratação de planos será totalmente flexível e de liberdade para o consumidor. A pandemia do novo coronavírus, por exemplo, fez com que muitos ficassem em reclusão domiciliar e diminuiu o consumo de dados móveis para vários usuários.
Aba de promoções no site da INFINITI
Em situações como essa, a INFINITI oferecerá total liberdade para troca de pacotes sem qualquer ônus ou fidelidade. Tudo a critério do consumidor. Se não consome, acumula. E se contrata um pacote que vai além da necessidade, basta trocar.
No mais, o CEO anuncia que terá um bom programa de cashback para quem indicar amigos e promete mais novidades, que vão provar o diferencial de mercado da operadora.
As informações ainda são sigilosas, mas quando questionamos se a empresa vai além da telefonia móvel, Ilber Ragno rapidamente deu uma reposta afirmativa.
“Algumas novidades quando forem lançadas serão disruptivas. Você não viu isso e nem conhece. As pessoas vão se perguntar: não era só uma operadora?”, adiantou.
Atuais desdobramentos do mercado e metas da INFINITI
Para finalizar, abordamos temas em alta no mercado de telecomunicações como o 5G e a venda da Oi Móvel.
Sobre a conectividade de quinta geração, a INFINITI não terá qualquer participação no leilão. No entanto, há uma caixa de projetos que só aguarda as primeiras definições da tecnologia para ser aberta.
Já na parte em que opina sobre a Oi Móvel, Ragno destaca que seria interessante ter um quarto player no mercado, mas não vê o movimento de forma negativa.
“Eu confio muito no que diz respeito a Anatel. Sei que nenhuma decisão da agência seria arbitrária ao ponto de deixar toda a infraestrutura na mão de poucas. Tenho certeza que a melhor decisão foi tomada”, afirma.
Sobre as projeções da empresa, o desejo é ter 50 mil clientes até o fim de 2020. Em duas semanas de lançamento, a marca conquistou mais de 2 mil consumidores.
Para 2021, a ideia é dobrar a meta para 100 mil chips ativos até dezembro. Confira abaixo o vídeo com os melhores momentos e uma novidade para os leitores do Minha Operadora, nos últimos minutos.
Veja como funciona a ação inédita que visa angariar recursos para o projeto beneficente realizado pela Globo em parceria com a UNESCO.
Quem assinar o Globoplay neste sábado (26/09) doa automaticamente o valor da primeira mensalidade do serviço de streaming – no valor de R$ 22,90 – para o projeto Criança Esperança.
Ainda na sexta-feira (25), a Globo e seus veículos de comunicação pediam para que ninguém assinasse o Globoplay. No dia seguinte, a empresa revelou a ação nas redes sociais e em comerciais durante a programação da emissora.
A campanha conta com a participação dos atores Cauã Reymond, Bruno Mazzeo, Taís Araújo, Sophie Charlotte, Romulo Estrela, Leandra Leal, Astrid Fontenelle, Manoela Aliperti, Heslaine Vieira e outros. Veja abaixo um dos vídeos:
⚠️Assine o #Globoplay hoje⚠️ A primeira mensalidade de todas as assinaturas feitas hoje (26/09) será doada ao Criança Esperança 2020. pic.twitter.com/pqSXhSeBgW
De acordo com o regulamento da ação, a que o Minha Operadora teve acesso, para a doação ser efetivada é necessário que o usuário seja um novo assinante pessoa física e efetue o pagamento de pelo menos uma das mensalidades do Globoplay.
Portanto, enquanto a assinatura estiver no período de degustação, o valor não é transferido para a conta do Criança Esperança.
O donativo referente a assinatura de um plano anual equivale ao mesmo valor da contribuição gerada por um plano mensal avulso – R$ 22,90.
O projeto Criança Esperança existe desde 1985 e já arrecadou mais de R$ 400 milhões em doações. É uma campanha de mobilização social realizada pela Globo em parceria com o UNICEF.
A campanha do Criança Esperança 2020 foi lançada oficialmente neste sábado com o “Mesão da Esperança”, que reúne os talentos do entretenimento e do jornalismo da emissora para atenderem ligações de doadores. As inserções do mesão acontecem durante todo o domingo (27) e segunda (28).
Na segunda-feira (28) também vai ao ar o show do Criança Esperança, logo após a apresentação de mais um capítulo da reprise da novela “A Força do Querer”. O evento vai contar com apresentações de cantores como Iza, Luan Santana e Sandy.
Nesta quinta-feira, 1º, a Vivo detalhou os bairros das cidades de Biritiba Mirim, Itapeva, Penápolis e Tietê, citadas nesta matéria, que receberam o serviço de fibra óptica da operadora. Confira na matéria a seguir:
Informações vazadas apontam que serviço custará em torno de R$ 28,99 por mês.
De acordo com novos rumores, o Disney+ poderá ser oferecido ao público brasileiro no sistema de pré-venda a partir do próximo mês, em 17 de outubro, cerca de 30 dias antes de sua estreia oficial.
Entretanto, é provável que a Disney não ofereça nenhuma vantagem para quem realizar a assinatura com antecedência.
A pré-venda do serviço de streaming não seria uma novidade, já que, nos Estados Unidos, a mesma prática foi utilizada antes do lançamento oficial.
Mesmo sem benefícios, a pré-venda nos EUA garantiu dois milhões de assinantes antes da data de estreia.
É válido ressaltar que a chegada do novo serviço impactará a Netflix e a Amazon Prime Vídeo, que terão vários títulos licenciados do Grupo Disney retirados de suas bibliotecas, para serem oferecidos exclusivamente no Disney Plus.
Em agosto deste ano, o serviço de streaming da Disney ultrapassou a marca de 60 milhões de assinantes.