19/04/2024

Televisão antiga derruba banda larga de uma vila inteira

Problema levou 18 meses para ser resolvido e ocorreu no País de Gales; entenda a situação.

Televisão antiga - Ilustração
Imagem: Wikimedia Commons

Durante mais de um ano, moradores de uma vila com 400 habitantes no País de Gales ficavam sem internet fixa pontualmente às 7h da manhã. A rede ficava lenta ou totalmente indisponível para os habitantes da região.

Para resolver o problema, uma investigação foi iniciada e durou longos 18 meses para entender qual era a raiz da questão que afetava toda uma comunidade.

Uma solução encontrada foi a troca dos cabos que atendiam o local, mas nem isso adiantou. Toda da operação foi feita e os diagnósticos não apresentavam problemas.

Mas, inquieto, um engenheiro local contatou a equipe da OpenReach, empresa que atua diretamente com as provedoras de banda larga no Reino Unido.

Com isso, iniciou-se uma investigação para verificar a possibilidade de um SHINE (Single High-Level Impulse Noise), fenômeno onde uma rede elétrica pode impactar no funcionamento da banda larga.

Dito e feito! Com um “analisador de espectro”, descobriram que a raiz do problema estava dentro de uma das casas na vila.

VIU ISSO?

–> Oi Soluções oferece internet banda larga de até 10 Gbps

–> Emissoras de TV e operadoras chegam a um acordo sobre o 5G

–> 5G não ameaça a TV aberta via satélite, segundo a TIM

A televisão antiga de um morador, quando ligada, emitia uma onda elétrica que gerava a interferência na conexão fixa dos moradores.

O televisor era ligado justamente às 7h da manhã, todos os dias. Horário me que ocorria o problema na região. O morador prontamente concordou em não utilizar mais o eletrônico.

Com informações de OpenReach

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários