14/04/2024

Novo estudo prevê interferência do 5G na previsão do tempo

Especialistas já se preocupam com possíveis impactos da conectividade de quinta geração na precisão da meteorologia; entenda.

Interferência do 5G na previsão do tempo
Imagem: Phys.org

Um estudo feito nos Estados Unidos, pela Universidade Rutgers, levantou mais uma polêmica sobre o 5G. Há riscos de a conectividade afetar a precisão das previsões meteorológicas.

A análise é a primeira que “quantifica” o efeito dos sinais nas informações meteorológicas. Para entender melhor questão, especialistas utilizaram uma modelagem de computador a fim de verificar o impacto.

Na conclusão, ficou entendido que se trata de um vazamento não intencional de radiação, do transmissor na faixa de frequência, que interfere em outras bandas.

Isso significa que o sinal de uma conexão 5G pode vazar para uma banda utiliza pelos sensores meteorológicos nos satélites apropriados, responsáveis pela previsão.

Um vazamento em uma determinada quantidade poderia afetar até mesmo o alerta de um tornado ou tempestade, fenômenos da natureza que oferecem riscos para a humanidade.

Conforme explica um dos especialistas pelo estudo, ainda não é possível afirmar se é significativo ou não. Depende muito de qual lado a pessoa representa, o 5G ou as previsões.

VIU ISSO?

–> Laboratório de pesquisa 5G da Huawei pega fogo na China

–> 5G: 114 redes comerciais já estão em operação no mundo

–> Como a Claro vai ofertar ‘5G’ antes do leilão de frequências?

Mas, pode ser necessário trabalhar a realocação de recursos, modelos mais detalhados, tecnologia de antena e outros fatores para suportar um possível vazamento de 5G sem comprometer a previsão do tempo.

Confira o demonstrativo publicado pelo site:

Com informações de Phys.org

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários