17/12/2025
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Usuários de IPTV pirata começam a receber cartas de alerta

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Alguns consumidores recebem até mesmo um aviso na própria TV de que o IP foi gravado, junto com uma mensagem de incentivo ao cancelamento do serviço.

Imagem divulgada pelo 4gnews.pt
Imagem divulgada pelo 4gnews.pt

As IPTVs piratas cresceram ainda mais durante a pandemia da COVID-19, com isso, as iniciativas de combate também se acirraram.

Na prática, vendedores indicam um aplicativo para os interessados e fornecem um login, a custo de uma mensalidade simbólica e muito baixa.

Dessa forma, todos conseguem acessar diversos canais da TV por assinatura sem ter que arcar com valores mais altos, contratos de fidelidade e instalação de equipamentos.

No exterior, a captura de membros que estavam por trás de grandes operações de IPTV pirata tornou o caminho mais curto até os consumidores.

O primeiro país que adotou a prática foi o Reino Unido.

Mais de sete mil residentes receberam cartas de notificação, onde eram incentivados a desistir do serviço ou sofreriam as punições legais do país.

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Todos eram usuários do serviço Nort West IPTV, cujo o responsável foi detido.

No país, a pena máxima é de cinco anos de encarceramento ou multa.

Os usuários receberam notificações pelos correios locais, assim como mensagens de e-mail e avisos na própria TV.

As mensagens no televisor destacam que o IP do usuário foi gravado e ele teria que desistir do serviço imediatamente, para não sofrer punições.

No Brasil, também já houve relato de um usuário que recebeu uma carta de cobrança após fazer o download ilegal de um filme.

Relembre na matéria abaixo:

Com informações de 4gnews.pt

DirecTV Go fica disponível em mais modelos de Smart TVs

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TV por assinatura via streaming expandiu a circulação de seu aplicativo; saiba mais detalhes.

Imagem: App DirecTV Go na LG Content Store

Após um surpreendente retorno ao mercado brasileiro, a marca DirecTV expande a circulação do serviço DirecTV Go.

A novidade agora é que o aplicativo está disponível nas Smart TVs da LG, uma das marcas mais consumidas na parte de televisores no país.

Trata-se de uma confirmação que surge diretamente da LG Content Store, mas ainda não há detalhes no site do DirecTV Go.

É esperado que o serviço divulgue, em breve, a lista de modelos que serão contemplados pela inclusão.

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No entanto, pelo site da própria LG é possível verificar a compatibilidade da TV com o app.

Até então, o serviço de TV por assinatura via streaming do grupo AT&T, mesmo dono da SKY, está disponível em modelos com Android TV e Smart TVs da Samsung (via Samsung Apps modelos de 2017 até 2019 com Sistema Operacional 3.0 ou superior).

Dispositivos como Apple TV (a partir da 4ª geração), Chromecast, Amazon Fire TV (2ª geração e 4K), Fire TV Stick (2ª e 3ª geração), Elsys e ROKU também suportam.

Ao todo, o DirecTV Go oferece mais de 90 canais por R$59,90 mensais.

A oferta que disponibiliza 5 anos gratuitos de HBO segue disponível, até o fim de dezembro.

Conheça as próximas cidades que vão receber ‘5G DSS’ da TIM

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Tecnologia será levada como banda larga móvel para mais 12 regiões brasileiras; conheça as contempladas.

Sede da TIM no Rio de Janeiro
Imagem: Sede da TIM no Rio de Janeiro

Na última quarta-feira, a TIM (TIMS3) anunciou que vai levar sua conectividade “5G DSS” para mais 12 cidades brasileiras.

Agora, o nome das contempladas veio à tona e são elas: São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Fortaleza, Recife, Belém, Campinas, Santos e Florianópolis.

As cinco primeiras vão receber já em dezembro, enquanto as outras ficarão para 2021, com prazo de conclusão até março.

Vale lembrar que a operadora não viabiliza o “5G DSS” para telefonia móvel e sim para potencializar conexões residenciais de banda larga.

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Após o leilão de frequências, previsto para meados de 2021, as operadoras poderão comercializar o 5G nas faixas adequadas para a conectividade.

Por enquanto, o “5G DSS” é oferecido como uma experiência prévia e utiliza as frequências do 4G para prover a conexão aos usuários.

Leonardo Capdeville, CTIO da operadora, destaca que a cobertura continuará sendo ampliada até a chegada do “5G de verdade”.

Por sinal, definir a conexão dessa maneira traduz a visão da TIM, que já teceu críticas ao marketing de outras operadoras, na voz de seu presidente.

Com informações de Money Times

Brisanet leva fibra óptica para mais uma cidade

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Região do Nordeste ganhou uma nova opção de fibra óptica para contratar; saiba os detalhes da operação.

Ilustração Brisanet
Imagem: Wikimedia Commons

Presente em mais de 200 municípios do Nordeste, a Brisanet chega agora na cidade de Maceió, em Alagoas.

A cidade é a primeira do estado a contar com serviços de fibra óptica da empresa, que já instala o serviço na residência dos clientes.

Por sinal, a expansão condiz com os planos anunciados pela própria companhia, que mantém o desejo de cobrir o Nordeste com a tecnologia de fibra.

Atualmente, de acordo com dados da Anatel, a marca está com 21,7% de market share na região, o maior entre todas as prestadoras presentes.

Em comunicado, a empresa destaca ainda a geração de 500 vagas de emprego na região, nas áreas administrativa e operacional.

Moradores podem se candidatar pelo site da Brisanet, na aba “Trabalhe Conosco”.

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A contratação da Brisanet já está disponível para os seguintes bairros de Maceió: Pitanguinha, Mutange, Farol, Bom Parto, Centro, Prado, Levada, Pontal da Barra, Trapiche da Barra, Ponta Grossa e Vergel do Lago.

Quem comemora a novidade é Roberto Nogueira, CEO da empresa, que vê a expansão como condizente ao viés ideológico da marca.

“Somos feitos no Nordeste para o Nordeste. A nossa principal missão é democratizar o acesso à internet para além dos grandes centros urbanos atrelado a uma experiência de alta qualidade”, destaca.

Com informações de Assessoria de Imprensa Brisanet

Claro net libera aquecimento do BBB21 na TV paga e streaming

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Todos os clientes da operadora terão oportunidade de aproveitar edições passadas do Big Brother Brasil; veja como acessar.

Imagem: Player do BBB no NOW, da Claro net
Imagem: Player do BBB no NOW, da Claro net

Assim como a SKY, a Claro net também liberou o canal que vai abrigar o Pay-Per-View do BBB21 para todos os seus assinantes.

Diferente da concorrente, o sinal aberto terá uma duração maior e chegará ao fim apenas no domingo, 20 de dezembro.

A ação já segue em andamento e pode ser aproveitada pelos canais 741 (HD) e 241 (Digital).

No conteúdo, assinantes vão ter a oportunidade de conferir os melhores momentos das edições passadas do Big Brother Brasil.

Mas, além da TV por assinatura, será possível também conferir um especial do reality no NOW, aplicativo de vídeo sob demanda da empresa.

Para assistir no aplicativo, não é necessário ter qualquer vínculo com a TV paga da Claro net.

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Basta ter contrato com algum outro serviço da empresa que acesso ao serviço.

Via streaming, são disponibilizados episódios avulsos das edições 18, 19 e 20 do Big Brother Brasil.

A 21ª edição do reality tem estreia agendada para 25 de janeiro.

As prestadoras ainda não divulgaram o valor de contratação do Pay-Per-View.

‘5G DSS’ da TIM chegará em mais 12 cidades

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Mesmo com críticas do presidente, operadora seguirá com investimentos na tecnologia que é vista como uma ‘prévia do 5G’.

Imagem: Reprodução YouTube (Comercial da TIM Live)
Imagem: Reprodução YouTube (Comercial da TIM Live)

Até o fim de 2020, o “5G DSS” da TIM chegará em mais 12 cidades além de Bento Gonçalves (RS), Três Lagoas (MS) e Itajubá (MG).

O serviço está disponível em caráter experimental nas três localidades supracitadas.

No entanto, a disponibilização não é para clientes de telefonia móvel e sim no formato de banda larga fixa, viabilizada pela conexão móvel.

A notícia é surpreendente para quem acompanha o mercado de telecomunicações, visto que Pietro Labriola, presidente da operadora, já classificou o “5G DSS” como marketing.

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Uma denúncia da operadora chegou até mesmo a derrubar anúncios da Claro, que precisou alterar suas campanhas onde havia menção a “primeira rede 5G do Brasil”.

Reconhecida pelo Conar, a ação pediu uma alteração pelo fato de que o “5G DSS” é viabilizado pelas frequências do 4G.

O leilão para que as operadoras possam comprar as faixas da conectividade de quinta geração é previsto para meados de 2021.

As próximas cidades contempladas pela TIM ainda não foram anunciadas.

Com informações de Valor Econômico

TIM pode espelhar planos móveis da Oi

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Pietro Labriola, presidente da tele, reconheceu a proposta como solução simples; empresa deve recorrer a financiamento bancário para pagar compra.

Ilustração TIM e Oi
Imagem: Ilustração TIM e Oi

De acordo com Adrian Calaza, diretor financeiro da TIM Brasil, a operadora pode recorrer a bancos brasileiros para financiar a compra da Oi Móvel.

Um comunicado da própria destacou que a companhia vai arcar com 44% do valor total de compra, orçado em R$ 16,5 bilhões.

Isso significa que a parcela da TIM será de R$ 7,3 bilhões, a maior parte.

O restante será pago pelas operadoras Claro e Vivo, que formaram um consórcio com a empresa do grupo Telecom Itália.

A previsão é que a tele termine o ano com R$ 4 bilhões em caixa, um valor que até reduz a necessidade de obter financiamento.

Mas, a probabilidade continua em cheque.

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Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil, comentou sobre a possível “demora” na aprovação do negócio e adiantou que a empresa vai adotar uma postura de “respeito constitucional”.

Assim, entidades como o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) poderão fazer o trabalho correto de avaliação.

No caso dos clientes da Oi que devem migrar para a TIM, Labriola anunciou que não será necessário trocar o chip, tudo será feito de forma automática.

A ideia é não criar obstáculos para os clientes.

Outra solução reconhecida como simples pelo executivo é o espelhamento dos planos móveis da Oi para os clientes oriundos.

No entanto, a operadora ainda estuda como poderá viabilizar essa prática.

Com informações de Valor Econômico

SKY Play anuncia 9 produções exclusivas

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Prestadora começa a investir para ter uma plataforma de streaming igualmente atraente ao produto de TV por assinatura.

Série exclusiva do SKY Play
Imagem: Série exclusiva do SKY Play

As operadoras de TV por assinatura seguem com um forte investimento nas plataformas de vídeo sob demanda, uma delas é a SKY.

Para os próximos meses, a ideia é ter produções exclusivas no aplicativo de vídeo sob demanda SKY Play.

O serviço, que traz todo o conteúdo da TV por assinatura via streaming para os assinantes, terá nove títulos do tipo.

É previsto ainda que o número cresça nos primeiros meses de 2021.

A plataforma vai receber, em primeira mão, séries e minisséries de suspense e comédia romântica.

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Atualmente, a biblioteca do SKY Play conta com mais de 10 mil atrações, mas nem todas estão disponíveis para qualquer assinante.

Alguns conteúdos são limitados ao pacote que o cliente possui na TV por assinatura, títulos são liberados de acordo com a presença de determinado canal no contrato.

Entretanto, há uma variedade de atrações gratuitos para assinantes pré-pago e pós-pago, com qualquer assinatura.

As produções exclusivas se incluem nessa lista.

Abaixo, conheça os títulos que serão disponibilizados:

“A Tiny Audience”: a partir de dezembro, o programa traz apresentações acústicas e intimistas de diferentes artistas latino-americanos. A cada episódio, os músicos revelam curiosidades sobre a sua carreira e vida pessoal, enquanto apresentam seus sucessos ao vivo para um pequeno público de telespectadores.

“54º Prêmio Anual de Música Country”: a premiação anual da música country dos Estados Unidos chega em dezembro no SKY Play. Apresentado pelos cantores e compositores Reba McEntire e Darius Rucker, o prêmio conta com apresentações musicais dos maiores artistas do gênero musical.

“Andrés Iniesta – O Herói Inesperado”: o primeiro documentário original sobre a vida e a carreira do jogador de futebol Andrés Iniesta estreia em dezembro no SKY Play. Produzido pela RakutenTV, o documentário traz entrevistas com jogadores de renome mundial, como Lionel Messi, Neymar, entre outros.

“Los Secretos de La Roja Española”: o documentário, que também estreia em dezembro no SKY Play, narra o caminho da seleção espanhola de futebol na Copa do Mundo de 2010, sediado na África do Sul.

“DES”: no início de 2021, a série DES conta a história do serial killer escocês Dennis Nielsen. O criminoso foi preso em 1983, após descobrirem os restos mortais de suas vítimas próximo à sua casa, localizada em Londres.

“RoadKill”: a minissérie protagonizada por Hugh Laurie (“House”) também estreia nos primeiros meses de 2021 no SKY Play, e conta a história de um ex-vendedor de móveis que se envolve em um escândalo político enquanto trabalha com a reforma populista britânica.

“Back to Life”: a comédia romântica protagonizada por Daisy Haggard (“Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1”), conta a história de uma mulher que, aos 36 anos, encontra-se solitária e sem emprego, e volta a viver na casa dos pais. A primeira temporada da série estreia no SKY Play no início de 2021.

“White Horse Farm”: a minissérie de drama policial britânico também estreia nos primeiros meses de 2021 no SKY Play. A produção conta a história, baseada em fatos reais, de cinco familiares que foram assassinados na mesma noite, em Agosto de 1985.

“Van der Valk”: na primeira temporada da série, detetive holandês desvenda casos criminais usando seus métodos detalhistas e seu conhecimento sobre a resolução de crimes. A produção estreia em 2021 no SKY Play.

Com informações de Assessoria de Imprensa SKY

Oi teve economia de R$ 136 milhões com atendimento digital

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Só em setembro, assistente virtual da operadora registrou seis milhões de contatos; redução no call center foi de 27%.

Imagem: Reprodução YouTube (Comercial da Oi)
Imagem: Reprodução YouTube (Comercial da Oi)

Amadas ou odiadas, as assistentes virtuais cumprem um importante papel no campo estratégico das operadoras, principalmente a Oi.

Nesta quarta-feira, 16, a operadora anunciou que teve uma economia de R$ 136 milhões com a priorização para os canais digitais de atendimento.

Para a empresa, a pandemia trouxe uma aceleração na adoção de ferramentas que já estavam desenvolvidas com o propósito.

O volume de chamadas para as unidades de call center da operadora caiu 27%, já a Joice ultrapassou a marca de seis milhões de atendimentos em setembro.

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A assistente virtual e o aplicativo Minha Oi concentram atualmente 85% do contato com os clientes.

Por sinal, os números da Joice dobraram no comparativo com o mesmo período em 2019.

A assistente é responsável por processos como envio de faturas, ajuda nas necessidades de reparos e outros processos.

Atualmente, a Oi concentra sua estratégia fortemente na fibra óptica e já ofertou ativos de torres, data center e telefonia móvel.

Com informações de Assessoria de Imprensa Oi

Entidade pretende questionar Cade e Anatel sobre venda da Oi Móvel

Argumento é que a operação poderia colocar em xeque a concorrência e tornar o serviço mais caro para o consumidor. Especialistas discordam.

De acordo fontes próximas, a Associação Neo, que congrega pequenos operadoras de TV por assinatura e provedores de banda larga de maior porte, pretende acionar o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para questionar o resultado do leilão de ativos móveis da Oi (OIBR3/OIBR4).

Na última segunda-feira, 14, o consórcio formado pelas empresas Vivo (VIVT3), TIM (TIMS3) e Claro arremataram a Oi Móvel por R$ 16,5 bilhões.

A entidade está preocupada que a redução de quatro para três operadoras poderia colocar em xeque a concorrência no setor, além de tornar mais caro o serviço móvel pago pelo consumidor.

Durante a análise do negócio pelo Cade e Anatel, a Associação NEO poderia entrar como um “terceiro interessado” no processo.

Segundo fontes, as operadoras vencedoras do leilão estariam tranquilas com o processo, já que teriam antecipado uma divisão de ativos que evitasse problemas com os órgãos de regulação.

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Especialistas também descartam um possível veto à venda da Oi Móvel pelo Cade e Anatel.

Eduardo Tude, presidente da Teleco, por exemplo, afirma que existe uma tendência mundial para a concentração de mercado em três operadoras e que o consumidor saberá escolher a empresa com as ofertas mais competitivas.

Já Cristiane Sanches, advogada especializada em telecomunicação do escritório Catão & Tocantins Advogados, também não acredita que os órgãos devem barrar o negócio, e que a divisão dos ativos faz sobrar mais caixa para as empresas durante o leilão do 5G.

Finalmente, para Arthur Barrionuevo Filho, ex-conselheiro do Cade e especialista em concorrência e regulação em telecom, a venda da Oi Móvel promoverá uma maior redução de custos para as operadoras, permitindo que elas baixem os preços ao consumidor.

A expectativa é que a análise da venda da Oi Móvel pelo Cade e Anatel possa demorar um ano.

Com informações de TeleSíntese e Estadão.