Quais empresas lideram entre os pequenos provedores de banda larga?

Conheça a fatia de mercado do grupo que fez grandes operadoras ‘comerem poeira’ no mercado.

Ilustração - Fibra óptica
Imagem: John Adams (Unsplash)

Os pequenos provedores de banda larga, empresas que também são conhecidas como “competitivas”, dominaram o mercado de internet fixa e assumiram a liderança. Concorrentes de peso como Claro net, Vivo e Oi ficaram para trás.

No entanto, entre elas, quais são os grandes destaques? A liderança é da Brisanet, que em fevereiro de 2020 garantiu um market share de 3,6%. Na sequência, a Algar Telecom surge com 3,5%, muito próxima da concorrente.


Em terceiro, a TIM se destaca com a oferta da TIM Live, via rede FTTH e FTTC. A primeira leva a conexão até o cliente via fibra óptica e a segunda utiliza cabelos metálicos para levar internet até a residência do consumidor.

Confira o gráfico abaixo:

VIU ISSO?

–> Pequenos provedores de internet crescem 35% no último ano

–> Vivo está de olho nos pequenos provedores de internet

–> Fibra se torna a principal tecnologia de banda larga fixa no Brasil

Nas informações, é interessante observar que a TIM, entre as operadoras com grande relevância na atuação nacional, ainda precisa de um plano para elevar a presença da sua conexão de fibra no país.

A prestadora, inclusive, anunciou a criação de uma rede neutra, que poderá ser compartilhada com outros provedores.

Entre as concorrentes, a Oi é a mais acelerada com a expansão de sua participação no mercado e já espalha a sua conexão de ultra velocidade pelo país por meio do reuso de infraestrutura.

A Vivo adotou a estratégia de franquias, assim pode chegar em regiões que não estavam previstas em seu calendário de expansão. Cada uma possui sua própria estratégia para concorrer diretamente com as “competitivas”, ou explorar a mesma fonte de receitas.

[ATUALIZAÇÃO – 14/04/2020 12H47]

Em contato com o Minha Operadora, a Algar Telecom comunica que, segundo dados da Anatel, possui a liderança no mercado de banda larga fixa como um todo, sem levar em consideração apenas a tecnologia via fibra óptica.

Com informações de Teleco

No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
0 0 voto
Nota para o redator
Acompanhar esta matéria
Notificação de
9 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários