Quais empresas lideram entre os pequenos provedores de banda larga?

Conheça a fatia de mercado do grupo que fez grandes operadoras ‘comerem poeira’ no mercado.

Ilustração - Fibra óptica
Imagem: John Adams (Unsplash)

Os pequenos provedores de banda larga, empresas que também são conhecidas como “competitivas”, dominaram o mercado de internet fixa e assumiram a liderança. Concorrentes de peso como Claro net, Vivo e Oi ficaram para trás.

No entanto, entre elas, quais são os grandes destaques? A liderança é da Brisanet, que em fevereiro de 2020 garantiu um market share de 3,6%. Na sequência, a Algar Telecom surge com 3,5%, muito próxima da concorrente.


Em terceiro, a TIM se destaca com a oferta da TIM Live, via rede FTTH e FTTC. A primeira leva a conexão até o cliente via fibra óptica e a segunda utiliza cabelos metálicos para levar internet até a residência do consumidor.

Confira o gráfico abaixo:

VIU ISSO?

–> Pequenos provedores de internet crescem 35% no último ano

–> Vivo está de olho nos pequenos provedores de internet

–> Fibra se torna a principal tecnologia de banda larga fixa no Brasil

Nas informações, é interessante observar que a TIM, entre as operadoras com grande relevância na atuação nacional, ainda precisa de um plano para elevar a presença da sua conexão de fibra no país.

A prestadora, inclusive, anunciou a criação de uma rede neutra, que poderá ser compartilhada com outros provedores.

Entre as concorrentes, a Oi é a mais acelerada com a expansão de sua participação no mercado e já espalha a sua conexão de ultra velocidade pelo país por meio do reuso de infraestrutura.

A Vivo adotou a estratégia de franquias, assim pode chegar em regiões que não estavam previstas em seu calendário de expansão. Cada uma possui sua própria estratégia para concorrer diretamente com as “competitivas”, ou explorar a mesma fonte de receitas.

[ATUALIZAÇÃO – 14/04/2020 12H47]

Em contato com o Minha Operadora, a Algar Telecom comunica que, segundo dados da Anatel, possui a liderança no mercado de banda larga fixa como um todo, sem levar em consideração apenas a tecnologia via fibra óptica.

Com informações de Teleco

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
9 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Catia Nogueira

Moradora desde 2006 na zn oeste SP, durante + 10 anos só tinha acesso a 2 mg da vivo,sempre pedindo aumento e sendo negado por motivo de nao ter disponibilidade, consegui com a Tim depois de insistir muito pois ja haviam instalado em ruas paralelas a minha, mas minha rua nao tinha disponibilidade, consegui 60 mg, desanima vermos a campanha publicitária deles, prometendo conectividade a todos, grande mentira

Cidade - UF
São Paulo SP
André

Moro na região metropolitana de Porto Alegre/RS e não conheço nenhum desses pequenos provedores citados aí. Até onde eu sei, TIM e Algar não seriam pequenos provedores… Acredito que aqui no RS as grandes dominem o mercado, sendo que os pequenos provedores só tenham domínio em cidades muito pequenas, onde os grandes provedores não têm cobertura. Os pequenos provedores da minha região cobram valores altos, pra prestarem um serviço com qualidade inferior, muitos com problemas de conexão e instabilidade. Em 2009 eu mesmo usei um provedor pequeno, com serviço caro e muito péssimo. Já vi anúncios de 10 MB por… Leia mais »

Cidade - UF
Novo Hamburgo
Agostinho Oliveira

Aqui em Salvador, vejo nas áreas “nobres” Tim, Vivo, Net e Oi, já cheguei a presenciar várias na mesma rua, onde moro praticamente duas empresas operam (Planet e Rci), a Oi possui uma estação em frente ao cond e nunca se preocupou em instalar sua rede,nem vou comentar sobre as outras.

Cidade - UF
Salvador Ba
Leo Rodrigues Junior

Moro em Porto Alegre/RS e na zona norte, no bairro Sarandi tem agora um provedor de internet banda larga chamado RJ NET que tem velocidades de 50 e 100 mega, com valores de 89,90 e 99,90 respectivamente e tenho vários colegas de trabalho que adquiriram a Internet dessa empresa e todos falam que é excelente. As operadoras tradicionais é só propaganda enganosa em sua maioria.

Cidade - UF
Porto Alegre/RS
Alexandre Silva

Eu tenho essa Brisanet que é citada na matéria, moro em João Pessoa e ela cobriu praticamente toda a cidade, coisa que as grandes não fazem, nem NET Claro, Vivo pior, Oi só Velox apesar que estão colocando fibra na cidade mas duvido que passem pelo bairro já que moro em um bairro mais popular e distante. Já tive provedor pequeno (na época Nettel Telecom) e era até razoável, mas as outras duas internet disponível fora ela eram horríveis segundo pessoas que tinham.

Cidade - UF
João Pessoa-PB
Marcos Barbosa

Eu uso a tim , mas é somente razoavel prometeram 150mb mas dificilmente passa de 35mb , álias 35mb é um recorde deles tenho direito também aos canais cartoon network e nunca usei .Se ouvesse aqui a brizanet com certeza iria mudar , ja usei dessas pequenas uma chamada dispor ,mas era muito ruim , ofereciam 10mb por 79,90 mas nunca chegava nem em um ,álias teve dias de ficar em 500, 250 kbps e nem wattsapp funcionava .Vivo nunca quiz puchar nem internet na rua , então tinhamos que usar o que tinha , e só essa dispor ,… Leia mais »

Cidade - UF
Franco da Rocha -sp
Valdeci Mamude

É muito triste constatar uma realidade em muitos bairros mais afastados, a Internet é precária fala-se em planos de 60, 100, 200 megas, mas a Vivo no Jardim Helena onde moro se tem 2megas disponível, net não passa na rua como sempre, em todos os meus endereços não tinha.
Uma menção honrosa vai para a Tim Live que cabeou muitas ruas, e tem planos a partir de 40megas, mas infelizmente problemas constantes veem ocorrendo.
Agora no Centro há muito mais opções!

Cidade - UF
São Paulo
Ricardo Vasconcelos

Se você quer ter dor de cabeça use essa brisanet, o pior provedor q existe.

Cidade - UF
Viçosa do Ceará
Rodrigo Zika!

Como alguns comentaram de cidades grandes, e eu sou de SP Capital, internet boa e com várias opções só bairro nobre e centro, a gente que mora na periferia se tiver duas opções de operadoras grandes e milagre, aqui fiquei 8 anos com a Vivo 2MB pois nunca terá fibra pois sei disso, e por sorte desde 2016 a Tim Live que não tem nada de pequena provedora, não sei porque esta na matéria, enfim vem expandindo na zona leste e chegou aqui, hoje tenho 60MB e apesar de pequenas quedas em momentos importantes quando estou utilizando funciona ate que… Leia mais »

Cidade - UF
SP