15/03/2024

TIM derruba anúncios da Claro sobre ‘5G DSS’

Denúncia da concorrente ao Conar fará com que a Claro altere todas as suas campanhas sobre a nova conectividade móvel; entenda.

Comercial da Claro. Imagem: Reprodução YouTube
Comercial da Claro. Imagem: Reprodução YouTube

A polêmica ao redor da veracidade do 5G DSS, que muitos questionam e alegam não ser “5G de verdade”, acaba de trazer um problema para a Claro.

Por pedido do Conar, a “operadora do Sol” terá que alterar todos os anúncios em que destaca ter a “primeira rede de 5G do Brasil”.

É uma questão que surge após a denúncia da concorrente TIM, que pediu a suspensão da campanha e alega que há propaganda enganosa.

Afinal, o leilão de frequências para dar início a operação 5G no país ainda não ocorreu.

A novidade, oferecida pelas operadoras Claro, Vivo e Oi para os clientes de telefonia móvel, utiliza as redes do 4G para ofertar uma conexão de maior velocidade.

Por sinal, há pouco tempo, Pietro Labriola, presidente da tele, criticou o “5G DSS” e afirmou que era estratégia de marketing.

VIU ISSO?

–> Presidente da TIM volta a criticar o 5G DSS

–> Claro anuncia as 12 novas cidades que receberão a rede 5G DSS

–> Procon notifica Claro sobre promessa do 5G

Uma velocidade entre 500 e 600 Mbps é prometida, enquanto o verdadeiro 5G pode chegar a 1 Gbps.

A Claro foi a primeira a surgir com o “5G DSS” e, para se defender, pediu o arquivamento da ação e apresentou evidências de que a conexão é o primeiro passo para a conectividade móvel de quinta geração no Brasil.

O Conar concorda com o argumento, mas também considera que a propaganda pode induzir o cliente ao erro.

Todos os anúncios terão que ser alterados, referências ao 5G terão que virar “5G DSS” em títulos, áudios e layouts.

[ATUALIZAÇÃO – 11/12/2020 19h36]:

Sobre a decisão do Conar, a Claro entrou em contato com o Minha Operadora e enviou o seguinte posicionamento:

“A tecnologia 5G por compartilhamento dinâmico de frequências, o 5G DSS, lançada primeiro pela Claro no país, acaba de ser oficialmente reconhecida como 5G pelo Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). Em decisão proferida no Processo nº 237/20, em 10 de dezembro, o Conar afirma que “não resta dúvida” de que “a tecnologia DSS oferecida pela Claro está, sim, de acordo com as características do sistema 5G.”

A decisão conclui ainda que a Claro “apresentou evidências, suportadas por relatórios do 3GPP, Anatel e Teleco de que a tecnologia 5G DSS, apesar de limitada é, de forma embrionária, o primeiro passo para a implantação da tecnologia 5G. Esse fato seria evidenciado por diversas publicações especializadas, que apontam que o 5G DSS é parte do serviço 5G pois possui a tecnologia 5G NR”. O Conar recomendou que fosse feita alteração na publicidade para destacar mais as especificidades da tecnologia DSS.


A Claro sempre foi transparente na comunicação aos clientes sobre o 5G DSS e vai seguir informando que, assim como toda tecnologia, o acesso à rede 5G DSS depende de disponibilidade de cobertura e de aparelhos compatíveis, que já começaram a chegar e estão disponíveis no mercado. Com isso, é possível navegar até 12 vezes mais rápido que o 4G convencional.


Para atender cada vez melhor seus clientes, a Claro saiu na frente mais uma vez e está disponibilizando a tecnologia 5G DSS em 14 das principais cidades brasileiras até o fim do ano. A Claro, que é líder em cobertura 4.5G, investe para trazer sempre a melhor tecnologia disponível, sua rede 5G tem hoje o estado da arte e seguirá evoluindo assim que novos recursos e funcionalidades estiverem disponíveis no Brasil. A tecnologia 5G DSS tem sido usada em vários países do mundo, mesmo onde já existem frequências exclusivas, justamente por ser a forma mais ágil e eficiente de levar a experiência 5G aos consumidores.”

Com informações de Lauro Jardim (O Globo)

20 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
20 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários