16/12/2025
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TIM fecha acordo inédito com a britânica Anglo American

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Operadora levará conectividade 4G em plantas da mineradora de três estados brasileiros.

A TIM (TIMS3) acaba de fechar um acordo com o conglomerado britânico Anglo American, para a ampliação da cobertura 4G LTE em cinco plantas de mineração nos estados de Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A companhia explora minério de ferro e níquel nessas regiões e buscava aumentar a conectividade em regiões e atividades mais críticas, beneficiando os seus mais de 3.800 colaboradores.

Com o acordo, a TIM amplia o seu escopo B2B, indo além do agronegócio e entrando no mercado de mineração.

Até o momento, a Vivo era líder no mercado, após fechar um acordo de conectividade com a Vale, em novembro de 2019.

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A mineradora espera atingir até 44 mil toneladas por ano de produção de níquel-ferro, nas plantas de Goiás, por meio do uso das redes dedicadas 4G da TIM.

“Apoiar a conectividade em minas é essencial para garantir a implantação contínua de novas tecnologias em um processo produtivo. A TIM hoje possui não só a maior cobertura 4G do país, mas também soluções corporativas que permitem o gerenciamento remoto de equipes, monitoramento em tempo real do transporte de cargas e monitoramento de imóveis, entre outros, no primeiro marketplace voltado para clientes corporativos”, disse Paulo Humberto Gouvêa, diretor de soluções corporativas da TIM.

O valor do contrato, a quantidade de antenas e o cronograma de implantação não foram divulgados pelas empresas.

A indústria de mineração é responsável por cerca de 4% do PIB do Brasil, com receitas de mais de R$ 153 bilhões em 2019, segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).

Com informações de Convergência Digital e BNamericas.

Oi terá que pagar R$ 5 mil a homem vítima de fraude

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Consumidor teve o CPF negativado pela operadora, sendo que ele nunca contratou os serviços da empresa.

O 1º Juizado Especial Cível de Arapiraca, no Estado de Alagoas, acaba de condenar a Oi a pagar uma indenização de R$ 5 mil por negativar um homem indevidamente.

De acordo com a ação, ao fazer uma consulta em órgãos de proteção ao crédito, o consumidor descobriu que o CPF dele havia sido negativado pela operadora.

Entretanto, ele nunca contratou qualquer serviço da Oi.

A suspeita é que ele tenha sido vítima de um criminoso, se passando por ele para contratar os serviços da empresa.

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Em defesa, a operadora afirmou que a negativação do CPF estava dentro da legalidade e que o possível fraudador do CPF da vítima é que deveria ter sido responsabilizado pelo caso.

Por sua vez, o juiz Carlos Aley Santos de Melo entendeu que a Oi não apresentou elementos mínimos para comprovar as suas alegações.

Além disso, o magistrado ressaltou que a operadora precisava de procedimentos mais seguros e atenção durante a celebração de contratos.

”Como se sabe, a atividade comercial exercida pela demandada constitui típico risco do empreendimento desenvolvido, de modo que esse não pode ser transferido a terceiros. Em verdade, atualmente se torna cada vez mais comum a celebração de contratos sem a correta verificação de cautelas mínimas como a própria identificação do contratante”, disse o juiz.

Com informações de Assessoria de Imprensa Poder Judiciário de Alagoas.

House of the Dragon: HBO anuncia novos atores de spin-off

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Série prequel do universo de ‘Game of Thrones’ é uma das grandes promessas de conteúdo do HBO Max.

Um dia após o anúncio do mês de estreia do HBO Max no Brasil, a HBO divulgou o nome de quatro atores que vão compor o elenco de “House of the Dragon”, a série derivada de “Game of Thrones”.

Na lista de atores convocados estão Rhys Ifans (do filme “Um Lugar Chamado Notting Hill”), Steve Toussaint (“Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo”), Sonoya Mizuno (“Ex_Machina: Instinto Artificial”) e Eve Best (da série “Nurse Jackie”).

Além deles, Matt Smith (da série “Doctor Who”), Paddy Considine (“The Outsider”), Olivia Cooke (“Motel Bates”) e Emma D’Arcy (do filme “Misbehavior”) já haviam sido anunciados.

A trama mostra a história da Casa Targaryen – família da personagem Daenerys (interpretada por Emilia Clarke), de Game of Thrones – e é baseada no livro “Fogo & Sangue”, de George R. R. Martin.

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As gravações da primeira temporada de “House of the Dragon” começam em abril.

A série será uma das grandes apostas de conteúdo para 2022 no HBO Max.

“Quem tem uma história melhor?”, questiona o personagem Tyrion Lannister, também de Game of Thornes, no comercial de lançamento do serviço de streaming no Brasil.

A plataforma substituirá o HBO Go no país e contará com os conteúdos da HBO, Warner Bros, New Line, DC, CNN, Cartoon Network, Looney Tunes Cartoons, TNT, TBS, truTV e Adult Swim.

É esperado que a nova plataforma traga para o país outros títulos famosos como Friends, Two and a Half Man, The Big Bang Theory, Gossip Girl, entre outros.

A estreia será em junho de 2021.

Ainda não há detalhes sobre preços do HBO Max. O HBO Go, por exemplo, custa R$ 34,90 por mês.

Com informações de Variety.

Após 40 anos, Fórmula 1 deixa a Globo e vai para a Band

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Como fica a TIM e outras patrocinadoras do tradicional campeonato mundial automobilístico?

Após fracasso nas negociações, a TV Globo deixa de exibir na grade de programação da TV aberta a nova temporada da Fórmula 1, um dos principais campeonatos mundiais de automobilismo.

Com a saída da Globo, a Band acabou fechando com a Liberty Media, dona dos direitos de transmissão da F1.

Com o contrato garantido até 2022, a Band agora procura os antigos anunciantes da Fórmula 1 na Globo, para viabilizar o projeto comercialmente na TV aberta.

Em 2020, a Globo possuía cinco patrocinadores, entre eles a operadora TIM.

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A Renault já anunciou que pretende continuar a ser uma das cotistas. Entretanto, Cervejaria Petrópolis (Itaipava), Nivea, Renault, Santander e TIM ainda não deram uma resposta.

O Minha Operadora entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da TIM, a MassMedia, para que ela esclarecesse o interesse da operadora no patrocínio esportivo, mas a empresa não respondeu a nenhum dos nossos contatos.

Entretanto, de acordo com o UOL, os anunciantes já haviam sinalizado previamente para a Liberty que pretendiam anunciar na F1, independentemente do canal de transmissão.

O que pode mudar é o preço da cota, uma vez que o alcance de audiência da Band é menor do que na Globo.

No ano passado, por exemplo, a Globo pediu R$ 98,95 milhões por cota na temporada.

Outras mudanças

A Band se comprometeu a fazer uma transmissão em várias plataformas, tanto na TV aberta, quanto na internet e no rádio, algo que agradou a Liberty.

Além da F1, o grupo Band transmitirá a Fórmula 2 e Fórmula 3 no BandSports, na TV Paga.

Outra mudança esperada é que a F1 TV Pro, a plataforma de streaming da Liberty pode finalmente desembarcar em terras brasileiras, algo que era impedido pelo Globo.

Com informações de UOL.

Em petição, usuários pedem à TIM o uso ilimitado do Telegram

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Procura pelo aplicativo aumentou após mudança de regras de compartilhamento de dados no WhatsApp.

Um abaixo-assinado criado no site “Petição Pública”, está pedindo à TIM que disponibilize para os clientes móveis a navegação ilimitada no aplicativo de mensagens Telegram.

O app é rival do WhatsApp e tem ganhado popularidade nas últimas semanas, após notícias de que o Facebook pretende alterar regras de compartilhamento de dados de usuários.

“Operadora TIM queremos usar o aplicativo de mensagens Telegram sem descontar dos nossos dados móveis, como é feito com o aplicativo de mensagens Whatsapp”, afirma o texto da petição.

Atualmente, a operadora não destaca em seu portfólio oficial de planos móveis que oferece a navegação ilimitada no Telegram, incluindo os pacotes pré, controle ou pós.

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Entretanto, em sites terceiros de revenda de planos, o Telegram aparece como aplicativo ilimitado em pacotes do TIM Black, por exemplo.

Além disso, alguns leitores chegaram a notificar o Minha Operadora que a TIM estaria oferecendo a navegação ilimitada no Telegram em planos pré-pago, mas essa oferta não é informada no site oficial da operadora.

Procuramos a Assessoria de Imprensa terceirizada da TIM, a MassMedia, para que ela esclarecesse tal assunto para os seus clientes e leitores do Minha Operadora, mas a empresa não demonstrou interesse em responder.

ANPD começa a apurar vazamento de dados das operadoras

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Na última semana, informações de 102 milhões de contas de celular começaram a ser comercializadas na internet.

Em nota publicada nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) informou que começou a apurar tecnicamente o megavazamento que expôs os dados de 102 milhões de brasileiros.

A suspeita é que as informações tenham sido vazadas da base de clientes de operadoras de telefonia, como a Vivo e a Claro.

Os dados incluem números de telefones celulares, CPF, detalhes do uso de linhas móveis, entre outros.

Um criminoso está vendendo as informações na dark web.

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Por sua vez, as operadoras negam qualquer problema em sistemas ou possíveis vazamentos de dados de clientes.

De acordo com a nota da ANPD, a Polícia Federal e outros órgãos também vão ajudar nas investigações.

Além das operadoras envolvidas, a empresa de segurança PSafe – que notificou o megavazamento – também será investigada.

“A ANPD atuará de forma diligente em relação a eventuais violações à Lei 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD), e promoverá, com os demais órgãos competentes, a responsabilização e a punição dos envolvidos”, afirmou o órgão.

Disney+ conquista marca de 95 milhões de usuários

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Número foi alcançado em apenas 14 meses, impulsionado principalmente por sucessos como ‘The Mandalorian’.

Nesta quinta-feira, 11, a Disney informou que o serviço de streaming Disney+ atingiu no início de janeiro deste ano a marca de 94,9 milhões de assinantes em todo o mundo.

O marco foi alcançado apenas 14 meses após o lançamento da plataforma de streaming.

De acordo com a Disney, o serviço apresentou um aumento significativo no número de assinantes nos últimos meses, provavelmente pelo lançamento de títulos como “Pixar’s Soul” e os episódios finais da segunda temporada de “The Mandalorian”.

Acredita-se que a plataforma já tenha ultrapassado a marca de 100 milhões de assinantes nas últimas semanas, por conta do lançamento de WandaVision, série de TV da Marvel Studios.

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É válido ressaltar que o Disney Plus já ultrapassou a sua meta original de conquistar 90 milhões de clientes em quatro anos.

Agora, a companhia espera atingir entre 230 milhões e 260 milhões de assinantes até o ano de 2024.

No Brasil, o serviço está disponível por R$ 27,90/mês ou R$ 279,90 por ano.

Com informações de The Verge.

‘5G é inegociável’, diz Fábio Faria

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Ministro desmente que a rede de quinta geração estaria sendo utilizada para conseguir mais vacinas para o país.

Imagem: Fábio Faria/Twitter

Nesta quinta-feira, 12, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, usou as redes sociais para rebater as críticas de que o 5G estaria sendo utilizado para fins políticos, para conseguir mais insumos e vacinas para o país.

Desde o início do mês, o ministro chefia uma comitiva que está fazendo um tour internacional para visitar governos e empresas que desenvolvem a tecnologia 5G.

Entretanto, Faria aproveitou a passagem pela Suécia e China para pedir à autoridades locais, em nome do presidente da República, Jair Bolsonaro, agilidade no envio de insumos e vacinas da Covid-19 para o Brasil.

“Pedimos vacinas na Suécia e na China e isso NADA teve a ver com o 5G. O 5G é inegociável.”, disse o ministro no Twitter.

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Ele disse ainda que o leilão do 5G ocorrerá em junho, que o Tribunal de Contas da União fará a fiscalização e que a decisão será de Jair Bolsonaro.

SKY recupera canal e Vivo Play amplia lista de transmissão

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Operadoras seguem com investimentos para aumentar opções tanto na TV por assinatura quanto no streaming; veja as últimas novidades.

Logotipo Vivo Play e SKY
Imagem: Logotipo Vivo Play e SKY

Nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, a SKY recuperou o canal Bloomberg HD, que havia saído da grade da prestadora.

A partir de agora, os assinantes terão mais uma opção jornalística pelo número 573.

Por sinal, quem também ganha é o aplicativo SKY Play, solução de vídeo sob demanda que a operadora desenvolveu para seus assinantes.

O app ganhou conteúdo do canal GNT, que agora também poderá ser consumido no formato “sob demanda” pelos assinantes da SKY.

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Quem também investe em seu próprio app de streaming é a Vivo, que soma mais três opções ao app Vivo Play.

São elas: Rede Brasil, Rede Século 21 e Canção Nova.

Em um trabalho contínuo, as operadoras não medem mais esforços para “flexibilizar” o serviço de TV por assinatura e ampliar o conceito de multitelas para enfrentas o streaming.

Todas, além do investimento em “agregar” conteúdo das emissoras da TV paga, focam também na transmissão ao vivo de canais.

É um formato que, além de flertar com o modelo em alta das IPTVs, trilha uma tendência para o futuro.

Com informações de LineUP

Comercial do Paramount+ tem até Spock dançando

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Franquia ‘Star Trek’ é o principal carro-chefe do serviço de streaming. Nova plataforma chega ao Brasil no dia 4 de março.

Spock dançando em novo comercial do Paramount+

Para promover um novo serviço de streaming vale tudo, até mesmo, mostrar Spock dançando, o icônico personagem da série “Star Trek” (‘Jornada nas Estrelas”).

Nas últimas semanas, a ViacomCBS tem investido pesado na campanha de marketing para promover o seu novo serviço de streaming, o Paramount+.

A franquia de ficção científica espacial é um dos principais produtos da CBS e da Paramount Pictures, pertencentes ao conglomerado da ViacomCBS.

Na lista de títulos de Jornada nas Estrelas estão 13 filmes para o cinema e mais de 800 episódios de séries para a TV.

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Além das 6 séries de Star Trek já produzidas, três estão em produção e uma nova deve ser lançada ainda este ano.

Confira abaixo Spock, interpretado pelo ator Ethan Peck, dançando no comercial do Paramount+.

Paramount+

Nos Estados Unidos, o atual CBS All Access (não disponível no Brasil) passa a ser chamado de Paramount+, a partir de 4 de março de 2021.

Já no Brasil, neste mesmo dia, a plataforma “Paramount+” que já é oferecida como forma de pacote adicional por operadoras e serviços de streaming deverá passar por uma repaginação.

O serviço poderá ser adquirido diretamente pelo aplicativo do Paramount+, assim como é feito com outras plataformas de streaming, mas ainda não tem um preço definido.

No Prime Video, da Amazon, por exemplo, o pacote “Paramount+” é comercializado com o valor de R$ 19,90/mês.

Além da CBS e Paramount Pictures, a plataforma também deve incluir conteúdos do Nickelodeon, MTV e Comedy Central.

Com informações de TrekBrasilis.