19/12/2025
Início Site Página 812

Apple, Dell e Lenovo enfrentam atrasos nas remessas por causa da Covid-19

As remessas de alguns produtos da Apple, bem como laptops Dell e Lenovo, provavelmente enfrentarão atrasos se os bloqueios da COVID-19 na China persistirem, disseram analistas, já que as restrições forçam as montadoras a fecharem suas portas.

apple-processada-ministerio-publico-bahia
Foto: Reprodução Internet

A corrida da China para impedir a propagação do COVID-19 congestionou rodovias e portos, deixou trabalhadores retidos e deixou inúmeras fábricas aguardando aprovação do governo para reabrir – interrupções que estão se espalhando pelas cadeias de suprimentos globais.

O fornecedor da Apple Inc, Pegatron Corp. disse esta semana que suspenderia suas fábricas em Xangai e Kunshan, onde, de acordo com especialistas em cadeia de suprimentos, produz o iPhone 13, a série iPhone SE e outros modelos da marca.

A Quanta Computer Inc., que produz cerca de três quartos dos Macbooks da Apple em todo o mundo, também encerrou as operações, o que pode afetar as entregas de forma mais severa, disseram analistas.

O impacto final na cadeia de suprimentos da Apple é incerto e depende de fatores, incluindo quanto tempo os bloqueios persistem.

A empresa também pode considerar redirecionar a produção de Xangai e Kunshan para fábricas em outros lugares, como Shenzhen, que atualmente não está bloqueada, disseram analistas.

“A Apple pode considerar a transferência dos pedidos da Pegatron para a Foxconn, mas esperamos que o volume possa ser limitado devido à questão logística e à dificuldade de ajuste do equipamento”, disse Eddie Han, analista sênior da Isaiah Research, de Taipei.

Na pior das hipóteses, a Pegatron pode ficar para trás em 6 milhões a 10 milhões de unidades do iPhone se os bloqueios durarem dois meses e a Apple não puder redirecionar os pedidos, disse Han.

Xangai está se aproximando de sua terceira semana de bloqueio e não mostrou sinais de uma ampla reabertura.

OUTRAS MARCAS

Os fabricantes de laptops também podem sofrer, incluindo a Compal Electronics Inc., uma empresa de Taiwan que fabrica PCs para a Dell Technologies Inc. e Lenovo Group Ltd. em suas fábricas em Kunshan. Chen estima que cerca de 50% da produção de laptops da Compal está localizada em Kunshan.

Após proposta bilionária de Musk, Twitter adota plano ‘pílula venenosa’; entenda

O Twitter está dando seus primeiros passos para lutar contra a tentativa de aquisição da empresa por Elon Musk. A rede social está adotando o plano chamado “pílula venenosa”, que pode ajudar a proteger a empresa de Musk adquirir mais ações e dar tempo para procurar opções alternativas. O conselho do Twitter aprovou o plano na sexta-feira (15).

twitter
Foto: Reprodução Internet

Também conhecido como plano de direitos dos acionistas, a ação é uma defesa contra tentativas de aquisição que usam preços de ações com desconto para diluir as participações de novos acionistas hostis.

Várias empresas do setor de entretenimento seguiram esses planos em anos de aluguel, incluindo a cadeia de cinema Cineplex, a gigante do áudio iHeartMedia e a empresa de parques temáticos Six Flags Entertainment. No entanto, as pílulas de veneno são incomuns no setor de tecnologia e, principalmente, entre empresas do tamanho do Twitter.

O plano vem em resposta à oferta de aquisição de Musk, divulgada na quinta-feira. O plano de “duração limitada” expirará em um ano, em 14 de abril de 2023, e entrará em vigor se um acionista adquirir mais de 15% da empresa em um acordo não aprovado pelo conselho.

“O Plano de Direitos não impede que o Conselho se envolva com as partes ou aceite uma proposta de aquisição se o Conselho acreditar que é do melhor interesse do Twitter e de seus acionistas”, disse o Twitter em comunicado.

A oferta de Musk foi o culminar de movimentos feitos nos últimos meses pelo bilionário, que silenciosamente adquiriu mais de 9% das ações do Twitter e vem compartilhando seus pensamentos sobre como o Twitter deveria melhorar ou mudar seu produto. A participação fez de Musk o maior acionista externo do Twitter.

Depois que a oferta de aquisição foi anunciada, Musk apareceu na conferência TED em Vancouver, onde explicou sua visão para a empresa.

“O Twitter se tornou uma espécie de praça da cidade de fato, então é realmente importante que as pessoas tenham a realidade e a percepção de que podem falar livremente dentro dos limites da lei”, disse ele, acrescentando que queria fazer um algoritmo de código aberto. “Esta não é uma maneira de ganhar dinheiro, meu forte senso intuitivo é que ter uma plataforma pública que seja extremamente confiável e amplamente inclusiva é extremamente importante para o futuro da civilização, eu não me importo com a economia.”

No final da semana passada, o Twitter revelou que Musk se juntaria ao conselho e, ao fazê-lo, concordou com um acordo de “stand-still” que limitaria sua capacidade de adquirir mais de 14,9% da empresa. No sábado, Musk disse ao Twitter que havia mudado de ideia e não pretendia se juntar ao conselho.

Em sua nota à equipe na noite de domingo, o CEO do Twitter, Parag Agrawal, deu a entender que Musk seguiria uma estratégia mais agressiva, dizendo a eles que “haverá distrações à frente, mas nossos objetivos e prioridades permanecem inalterados. As decisões que tomamos e como executamos estão em nossas mãos, de mais ninguém.”

No entanto, ele acrescentou que a empresa continuaria aberta à entrada de Musk. Agrawal citou a responsabilidade fiduciária dos membros do conselho como uma possível razão pela qual Musk decidiu não ingressar no conselho.

Em uma mensagem de texto para o presidente do conselho do Twitter, Bret Taylor, Musk sugeriu que, se a empresa não concordasse com sua oferta, ele consideraria vender sua participação.

“Minha oferta é minha melhor e final oferta e, se não for aceita, precisarei reconsiderar minha posição como acionista”, escreveu ele.

Na conferência do TED na quinta-feira, Musk disse: “Não tenho certeza se poderei adquiri-lo”, mas acrescentou enigmaticamente que ele tinha um “Plano B” caso sua oferta fosse rejeitada.

Executivos da Warner Bros. Discovery querem reformular a DC Comics

0

Os novos proprietários de Batman, Superman e Mulher Maravilha estão explorando uma revisão da DC Entertainment, disseram várias fontes próximas à revista americana Variety.

DC
Foto: Reprodução Internet.

Faz menos de uma semana que a Discovery fechou seu acordo de US$ 43 bilhões com a WarnerMedia, unindo um dos maiores produtores de reality shows a uma das marcas de entretenimento mais veneráveis ​​sob o novo apelido de Warner Bros. Discovery.

David Zaslav, o CEO das empresas combinadas e a alta liderança, estão brincando com a ideia de transformar a DC em sua própria vertical de conteúdo solidificado, disseram as fontes.

A mudança afetaria potencialmente o desenvolvimento de longas-metragens da DC no Warner Bros. Pictures Group, séries de streaming na Warner Bros. Television e o braço criativo da própria DC – tudo em um esforço para ter os elementos díspares mais alinhados para maximizar a valor do estábulo de super-heróis – muitas vezes visto como um golpe contra a Marvel.

Antes do fechamento da fusão, Zaslav examinou candidatos com experiência em criar e nutrir propriedade intelectual de grande sucesso com o objetivo de encontrar alguém para servir como um czar criativo e estratégico semelhante ao que a Marvel tem em Kevin Feige. Um desses candidatos incluía Emma Watts, ex-executiva de cinema da 20th Century Studios e da Paramount, mas não parece que Watts aceitará o cargo.

Uma fonte sugeriu que Zaslav estava menos interessado em encontrar um guru criativo e mais ansioso para contratar alguém que tivesse o tipo de experiência empresarial necessária para manter todas as diferentes facções da DC trabalhando de forma mais harmoniosa.

Insiders dizem que Zaslav acredita que o sucesso da fusão, que deixou a empresa altamente alavancada, dependerá em grande parte do desbloqueio de todo o potencial do universo de personagens da DC Comics. Os especialistas em Discovery acreditam que, embora a DC tenha alcançado sucesso cinematográfico com filmes recentes como “Aquaman” e “The Batman”, falta uma estratégia criativa e de marca coerente.

A Discovery acredita que vários personagens de primeira linha, como o Superman, foram deixados de lado e precisam ser revitalizados. Eles também acreditam que projetos como o “Coringa” de Todd Phillips são um exemplo brilhante de como personagens de segunda categoria da biblioteca da DC podem e devem ser explorados (Harley Quinn de Margot Robbie é outro exemplo).

A DC começou a descobrir maneiras de seus filmes de tela grande inspirarem mais conteúdo de streaming – exemplos recentes incluem o show da HBO Max “Peacemaker”, que foi um spin-off de “O Esquadrão Suicida”, bem como uma próxima série planejada na série de Colin Farrell.

A força policial de Pinguim e Gotham City. Mas a empresa acredita que a DC deve fazer mais para aumentar sua abordagem aos quadrinhos, incluindo o reforço dos jogos. Sob Walter Hamada, que assumiu a DC Films de Jon Berg e Geoff Johns em 2018, a unidade alcançou mais consistência em termos de recepção crítica e comercial aos filmes da empresa. Ele tem contrato até o final de 2023 e pode desempenhar um papel importante no que quer que Zaslav planeje.

Zaslav prometeu encontrar US$ 3 bilhões em sinergias na empresa recém-fundida, um sinal de quão importante será o corte de custos para os novos proprietários da Warners. A biblioteca de personagens de mineração da DC pode ajudar a controlar os gastos, já que a Warner Bros. Discovery possui a propriedade intelectual subjacente, dizem fontes.

Os próximos projetos da DC Films incluem uma sequência de “Shazam” de Zachary Levi, uma sequência de “Aquaman” de Jason Momoa, a tão esperada franquia iniciada “Adão Negro” com Dwayne Johnson e uma terceira parte de “Mulher Maravilha” de Gal Gadot.

NSC TV de Blumenau e Joinville agora têm sinal ao vivo disponível no Globoplay

Na última quarta-feira (13), a NSC TV passou a disponibilizar o sinal ao vivo pelo Globoplay nas regiões de Blumenau e Joinville. Agora, os usuários podem acompanhar o mesmo conteúdo disponibilizado na TV aberta, ao vivo, quando e onde quiser, através do streaming da Globo.

globoplay
Foto: Reprodução Internet

Com a nova possibilidade, as regiões de Blumenau, que contempla 56 municípios, e Joinville, com 30 municípios, ganham mais uma possibilidade para acompanhar a programação local da NSC TV.

“O jornalismo local é essencial para a evolução das comunidades. E ter acesso ao conteúdo de qualidade produzido diariamente pela NSC TV nas regiões de Blumenau e Joinville, ao vivo, de qualquer lugar, vai nos aproximar ainda mais do público e permitir que sejamos ainda mais efetivos na nossa atuação”, analisa Daniella Peretti, gerente de telejornalismo da NSC.

O aplicativo Globoplay pode ser baixado diretamente no celular e tablet Android e IOS, Smart TV´s, Chromecast, Android TV, Apple TV, além da TV e computador.

“A entrada das duas regiões na plataforma Globoplay marca uma nova era. A era da nova televisão, mais assertiva, com a audiência na palma da mão. O modelo de negócios avança dia a dia para o mindset digital, com mais indicadores, segmentação, personalização e entregas diferenciadas. Isso muda o jogo”, comemora Luciano Moura, Diretor Regional de Mercado da NSC.

Globoplay retorna com plano bianual com mais desconto

A Globo está oferecendo novamente o plano bianual do seu serviço de streaming Globoplay. No entanto, visando atrair ainda mais clientes para a sua plataforma, a empresa aumentou o desconto dado nas parcelas que são divididas em 12 vezes, além de diminuir também o preço do plano anual.

A modalidade de plano já é conhecido pelos consumidores, onde o assinante contrata o serviço por 24 meses, paga apenas durante os 12 primeiros meses, e continua tendo acesso ao streaming por mais 1 ano totalmente gratuito.

Quando a empresa lançou o plano bianual do Globoplay, a oferta oferecia um desconto de 39%, onde contratada o pacote por R$ 334,80, que poderia ser dividido em 12 parcelas de R$ 27,90 no cartão de crédito. O anual estava por R$ 238,80, dividido em parcelas de R$ 19,90/mês, agora sai por R$ 14,90/mês, um total de R$ 178,80/ano.

Com o retorno do plano bianual, o desconto é maior, pois a oferta de 24 meses de assinatura Globoplay está saindo por R$ 298,80, podendo ser dividida em 12 parcelas de R$ 24,90/mês.

HBO Max lançou plataforma inacabada por causa da Disney+; entenda

2

Desde que foi lançado durante a pandemia da covid-19, o HBO Max tem lidado com diversas reclamações de seus usuários por causa de falhas e problemas na plataforma. Pelo que parece, a causa desses defeitos foi revelada. Acontece que o streaming foi estreado pelos executivos como um produto mal-acabado, segundo afirmação de executivos em entrevista ao portal Protocol.

Mesmo sabendo que a plataforma não estava pronta para ser lançada no mercado, ele foi lançado mesmo assim para ficar atrás do lançamento do DisneyPlus.

“A Disney Plus foi lançada durante nosso planejamento e sabíamos que outros estavam chegando”, lembrou Sarah Lyons, chefe de experiência de produto da HBO Max na reportagem.

HBO Max surgiu como uma espécie de sucessor, integrando os recursos e catálogo dos canais HBO e HBO Go. No entanto, não seria possível que a plataforma tivesse todas as funcionalidades esperadas em um novo streaming, já que foi lançado com a mesma tecnologia que alimentava o aplicativo HBO Go, pois o serviço da Disney também estava chegando no mercado.

Devido a compra da You.i TV pela WarnerMedia, o HBO Max foi transferido para a nova plataforma e tem recebido atualizações desde então, cuja transição fez com que o aplicativo ficasse cerca de 50% mais responsivo, além de o ter tornando visualmente mais atraente.

O HBO Max também afirmou que essa nova plataforma subjacente permitirá atualizações maiores, como melhores recursos de descoberta e mais hubs de marcas semelhantes aos que eles têm agora.

Vale ressaltar que em breve o streaming será fundido em um único serviço com o Discovery+, agora que já foi concluída a fusão entre a WarnerMedia e a Discovery, dando origem a Warner Bros. Discovery. Entretanto, é provável que o aplicativo mesclado também seja construído na plataforma You.i TV.

Lista das marcas mais influentes em 2022, segundo estudo da Ipsos

0

A nova edição do estudo disponibilizado pela Ipsos sobre as marcas mais influentes (The Most Influential Brands, no inglês) revelou quais as empresas que ocupam o TOP 10 de 2022. Embora não esteja no topo, se faz presente no ranking companhias do ramo de tecnologia, streaming e redes sociais.

Grandes empresas estão presentes na pesquisa, sendo que algumas são líderes mundiais na suas áreas de atuação, mas há também participantes nacionais. De acordo com o estudo, o Google é a marca mais influente, seguida da fabricante sul-coreana Samsung e da plataforma de vídeos YouTube. Enquanto a Netflix ocupa a quarta posição.

Confira a lista completa:

  1. Google
  2. Samsung
  3. YouTube
  4. Netflix
  5. Lojas Americanas
  6. Amazon
  7. Facebook e Mastercard
  8. Natura e Nestlé
  9. Mercado Livre
  10. Microsoft

Para elaborar a lista com as marcas mais influentes de 2022, os conceitos analisados nas empresas são confiança, presença, responsabilidade social, desempenho durante a pandemia, inovação e engajamento online.

“Muito mais do que vender serviços ou produtos, as marcas se responsabilizam por formar opiniões e estabelecerem modelos e comportamentos a serem seguidos”, afirma Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil, em nota oficial.

Observa-se que a lista contém nomes de multinacionais, mas temos duas marcas nacionais: Natura e Lojas Americanas, ganhando destaque pela responsabilidade social e engajamento virtual, respectivamente.

Segundo Ana Hashizume, diretora de brand health tracking da Ipsos no Brasil, o YouTubeavança no território da realidade virtual, cresce no universo musical e é polêmica, como no posicionamento em relação ao parlamento Russo“, enquanto que a Samsungestá muito em linha com o que é relevante para gerar influência“.

Para a profissional, a Netflix se destacou por conseguir se reinventar, uma vez que surgiu como serviço de entrega de DVDs pelo correio, e agora é líder no mercado de streaming. Já a Amazon destacou-se pelo “seu serviço em nuvem, pois foi um dos responsáveis por ter conseguido duplicar o seu lucro no último trimestre de 2021”.

O Facebook e o Meta foram elogiados igualmente, pois continuam sendo a principal rede social utilizada pelas marcas no Brasil, refletindo nos drivers de influência. Já a Microsoft, “incentiva pessoas e organizações a conquistar mais; e busca tornar a realidade, virtual ou não, mais colaborativa”.

Pluto TV faz parceria com a Globo para adicionar conteúdos ao seu catálogo

2

Nesta quinta-feira (14), a Globo anunciou uma parceria com a plataforma de streaming gratuita da Paramount, Pluto TV. A empresa informou que fechou um acordo de licenciamento para incluir três produções no catálogo do streaming.

Serão adicionados ao cardápio da Pluto TV, a telenovela Rock Story, a série Dupla Identidade e As Cariocas. Rock Story já está disponível na plataforma de AVOD (ad-based video on demand) para 18 países que falam o idioma português e espanhol. Já as demais produções chegarão em breve para o público da América Latina.

Segundo o streaming da Paramount, a parceria representa uma forma de expandir o seu alcance global por meio do investimento de conteúdo, distribuição e expansão de mercado, assim como, de certa forma, reforçar as estratégias da empresa nos planos de expansão de seus negócios em território brasileiro.

Já para a Globo, a colaboração entre as suas companhias aumenta a sua relevância no mercado do entretenimento, assim como manter relações com a audiência latina.

Planos da Pluto TV

De acordo com uma entrevista dada ao portal Meio & Mensagem em março deste ano, Eduardo Lebrija, líder do hub North Latam, que inclui México, Colômbia e Brasil, afirmou que pretende fazer do Brasil o maior mercado global da sua plataforma em 2022.

“Neste ano de 2022, o Brasil será o maior mercado da Pluto TV em termos de crescimento. Na verdade, é para essa perspectiva que direcionamos nossa operação por aqui e também reformulamos a estrutura”, contou Lebrija.

Lebrija também acredita que há potencial para expansão do modelo de AVOD. “Vemos que os anunciantes estão buscando ir além do linear e ingressar em outros tipos de serviços. A plataforma é diferente por ser uma televisão com mais de 65 opções de canais sob a curadoria da Paramount, por ser fácil de ser baixada, sem a necessidade de registros, e por ser gratuita”.

“Estamos jogando o jogo do vídeo on demand, que tem muitos competidores, obviamente, mas acho que o centro da Paramount será o conteúdo. Fomos uma companhia orientada ao conteúdo desde o começo da história e agora, com as plataformas, estamos vendo as novas oportunidades”, completou o executivo.

TIM Live passa a oferecer roteador WiFi 6 na Internet fixa de 1 Gbps

3

Nesta quinta-feira (14), a TIM Live Ultrafibra anunciou que passará a oferecer o modem com tecnologia de conectividade WiFi 6 de alta capacidade para os clientes no segmento residencial. Segundo a operadora, a princípio, o equipamento estará disponível apenas para o plano de 1 Gbps de velocidade de download, mas que ficarão disponíveis para outras velocidades da banda larga fixa ao longo de 2022.

Vale lembrar que o padrão oferecido pela TIM ainda não é o WiFi 6E, que utiliza a faixa de 6 GHz extendida. De qualquer forma, o modem WiFi 6 vem com as mesmas características, mas sem a capacidade extra com mais frequências disponíveis.

De acordo com a operadora, ela é a primeira do setor a oferecer tal configuração aos seus clientes. Com a tecnologia WiFi 6, é possível aumentar em até 40% a velocidade de navegação e a conexão de mais dispositivos sem perder a qualidade de sinal.

Além disso, também proporciona maior segurança, com criptografia mais robusta; menor consumo de energia e reduz as interferência entre dispositivos, especialmente em áreas com muitos terminais funcionando ao mesmo tempo, como em condomínios. Ou seja, a ideia é entregar uma rede sem fio na casa com uma experiência mais próxima da rede cabeada.

A inclusão do modem WiFi6 pela empresa visa atender uma “demanda de mercado cada vez mais crescente por casas conectadas e inteligentes“, conforme afirma a TIM. Os roteadores também trazem troca inteligente de bandas (band steering) nas faixas de 2,4 GHz e 5 GHz.

“Hoje, com cada vez mais serviços conectados à rede, como câmeras de segurança, uso intensivo de vídeo (para aulas ou para trabalho) e jogos, é fundamental um bom equipamento em casa”, comentou o Diretor de Soluções Residenciais da TIM Brasil, Fabricio Bindi.

Ficha técnica:

  • WI-Fi 6 — 802.11ax
  • Taxa de transferência de até 3,2Gbps
  • Porta Ethernet de 2.5 Gbps
  • CPE Sagemcom F@ST 5670
  • Suporte à criptografia WPA3
  • 40% mais cobertura
  • 4x mais capacidade de conexão

Carlos Baigorri e Artur Coimbra são empossados pelo MCom em cerimônia fechada

0

Nesta quinta-feira (14), Carlos Baigorri e Artur Coimbra foram empossados como presidente e integrante do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em uma cerimônia fechada ocorrida no Ministério das Comunicações (MCom), onde foi presidida pelo ministro da pasta, Fábio Faria.

Foto: Cleverson Oliveira/Mcom

O MCom informou em comunicado que Baigorri ficará na presidência da agência pelos próximos cincos anos, enquanto que Coimbra ficará no cargo de conselho diretor até novembro de 2024. No entanto, no caso da presidência, quem determinará o período de permanência no cargo será o Tribunal de Contas da União (TCU).

Isto porque, o decreto publicado no Diário Oficial da União e assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, estabelece que caberá ao TCU decidir a gestão do novo presidente, uma vez que o mandato de Baigorri deve contabilizar seu tempo como integrante do Conselho Diretor da agência, levando o ater apenas até o final de 2024 como presidente da Anatel.

Na cerimônia, Artur Coimbra falou sobre os seus 10 anos de atuação como secretário de telecomunicações do MCom, e que como conselheiro da agência, sua meta “é implantar o 5G e garantir que tudo que foi construído no plano das políticas públicas chegue às ruas para que a população possa usufruir o mais rápido possível dessa tecnologia“.

Das suas experiências mais relevantes, Coimbra citou o processo de fabricação e lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), e o primeiro cabo submarino entre Brasil e Europa.

Já na posse de Carlos Baigorri, ele destacou duas pautas importante para a sua gestão, “uma ligada ao passado e outra de olho no futuro”: o fim das concessões de telefonia fixa e o lançamento da rede 5G, incluindo obrigações de conectividade às escolas públicas, cobertura a todos os municípios, e 4G para as rodovias e localidades ainda não atendidas“.

Com os dois empossados, Coimbra e Baigorri já participaram da reunião extraordinária realizada no mesmo dia da cerimônia, onde seria analisada a venda da V.tal, rede neutra da Oi, para o fundo BTG, que representa a Globenet. O resultado foi que a análise da operação foi adiada, pois foi pedido vista pelo conselheiro da Anatel, Emmanuel Campelo.

TIM Itália vende fatia da empresa de infraestrutura para a Inwit

0

O grupo TIM Italia, dona da TIM Brasil, anunciou a venda de quase toda a sua fatia na empresa de infraestrutura passiva para redes móveis Inwit. Avaliado em 1,3 bilhão de euros, (cerca de R# 6,61 bilhões), o acordo foi selado com o fundo Ardina, que irá deter cerca de 40% das ações da Daphne 3, holding que detém 30,2% da Inwit, resultando assim na detenção de 90% da holding pelo fundo.

A empresa Central Towers, da Vofadone, e o fundo Canson Capital Partners, são os outros sócios da Inwit, onde detém 33,2% e 3% das ações, respectivamente. O restante dos papéis são negociados de forma livre no mercado financeiro italiano. De acordo com TIM Italia, a operação foi estruturada para que a Inwit não precise emitir ações ou assegurar direito de preferência aos atuais acionistas.

A transação ainda precisa receber o sinal verde do órgão antitruste da Itália, assim como da aprovação do governo que tem uma golden share na TIM, além de poder opinar sobre negócios do grupo. Além disso, também depende da aprovação da Central Tower (Vodafone), outro sócio majoritário da Inwit.

Essa é mais uma das ações que faz parte da estratégia de desinvestimentos elaborada por Pietro Labriola, CEO do Grupo TIM, onde prevê a venda de ativos não estratégicos. Também haverá divisão estrutural da operadora, com uma unidade dedicada a serviços residenciais e corporativos, que vai incluir a subsidiária brasileira, e uma unidade de infraestrutura.

O objetivo é levantar a operadora, que há mais de um década tem enfrentado dificuldades, sendo que em 2021 registrou um prejuízo de mais de 8 bilhões de euros. A empresa teve a opção de compra por parte do fundo norte-americano KKR, que desistiu após a divulgação dos resultados financeiros e da recusa da TIM em liberar detalhes de suas contas e patrocínio para um due diligence.

O Grupo italiano TIM ainda tem a proposta do fundo CVC para aporte na futura unidade de serviços empresariais, e planos de fusão da empresa Fibercop com a rival Open Fiber, a partir de aporto do banco estatal CDP.