06/07/2022

Netflix lança botão ‘Two Thumbs Up’ para quem ama muito alguma produção

Novo recurso tem o objetivo de refinar ainda mais as recomendações de conteúdo ao usuário.

A Netflix permitirá que os clientes expressem uma afeição mais profunda por programas de TV ou filmes que amam – não apenas gostam – com o lançamento de uma nova opção de classificação: dois polegares para cima.

Logotipo da Netflix na tela de um smartphone.
Foto: Reprodução Internet

De acordo com a Netflix, o novo recurso dará ao streaming um sinal valioso nas preferências do usuário, permitindo refinar ainda mais as recomendações de conteúdo. A empresa diz que é uma feliz coincidência que o nome remete ao selo de aprovação da marca registrada “dois polegares para cima” da famosa dupla de críticos de cinema Gene Siskel e Roger Ebert.

É a maior mudança nas classificações de conteúdo do usuário da Netflix em cinco anos, quando a plataforma descontinuou o sistema de classificação de conteúdo de cinco estrelas em favor do paradigma polegares para cima/baixo, dizendo que as opções binárias forneciam um conjunto de dados mais confiável para basear as recomendações. . A nova opção “dois polegares para cima” aparecerá ao lado dos botões de polegar para cima e para baixo em todas as plataformas, incluindo TVs conectadas, web e dispositivos móveis Android e iOS a partir de segunda-feira e sendo lançados em todo o mundo durante a semana.

“Ouvimos de membros que há uma diferença entre algo que eles gostaram – e algo que eles realmente adoraram”, disse Christine Doig-Cardet, diretora de inovação de produtos da Netflix. “Estamos dando a eles mais controle e agência sobre o que está sendo mostrado a eles.”

Um único sinal de positivo ainda permite que a Netflix saiba o que os assinantes gostaram, mas dois polegares para cima serão um sinal mais forte para alimentar o algoritmo de recomendação de conteúdo. Por exemplo, se você der dois polegares para “Bridgerton”, poderá ver ainda mais programas ou filmes estrelados pelo elenco do programa ou outros títulos da Shondaland de Shonda Rhimes.

Originalmente, quando a Netflix começou a explorar a introdução de um botão “amor”, a equipe usou um ícone de coração. “Pensamos que dar um coração por amor seria a metáfora mais óbvia”, disse Doig-Cardet. No entanto, vários membros nos testes disseram que esperavam ver uma opção “dois polegares para cima”, então foi isso que a Netflix escolheu (com o aceno para Siskel & Ebert como bônus).

Em 2017, depois que a Netflix se livrou da escala de classificação de cinco estrelas, viu taxas mais altas de engajamento de clientes com polegares para cima/para baixo. Mas desde então, os membros “sentiram que essas duas opções não eram suficientes”, de acordo com Doig-Cardet. As três opções “encontram o equilíbrio certo entre simplicidade e amplitude suficiente de emoção”.

No momento, a Netflix não espera introduzir uma classificação de “dois polegares para baixo”. O atual único polegar para baixo não é muito usado, então a Netflix não vê muito valor incremental em dois polegares para baixo.

Se as pessoas não gostam de um programa, geralmente param de assistir, disse Doig-Cardet. A Netflix também oferece aos usuários a capacidade de remover séries de TV de sua fila de continuar assistindo (uma indicação de que não gostaram). Além disso, você pode ocultar completamente os títulos dos menus e recomendações da Netflix, se desejar.

A Netflix realizou testes globais de “dois polegares para cima” no segundo semestre de 2021, seguidos por várias rodadas de entrevistas e pesquisas. Ele viu um aumento substancial no uso, já que muitos membros voltaram aos títulos que haviam assistido anteriormente para dar um duplo sinal de positivo. No geral, disse Doig-Cardet, a percepção dos membros dos grupos de teste foi de que as recomendações estão melhorando.

A própria Doig-Cardet fez parte do teste, durante o qual ela deu dois polegares para títulos, incluindo a série limitada da Netflix “The Queen’s Gambit”. Isso melhorou suas recomendações? “Talvez eu saiba demais para perceber qualquer mudança”, disse ela com uma risada.

Carolina Veneroso
Carolina Veneroso
Jornalista, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como repórter, redatora e com produção de conteúdo há 5 anos. Apaixonada por entrevistar e conhecer pessoas e novas histórias.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
0
O que você acha? Comente!x