23/04/2024

Telecom Italia recebe oferta por fatia de unidade de serviços do CVC Capital

Primeira análise da proposta não vinculante do fundo CVC será realizada pelo conselho da telecom em reunião nesta terça-feira (29).

Nesta segunda-feira (28), a Telecom Italia, controladora da TIM Brasil, informou ter recebido uma proposta não vinculante do fundo CVC Capital Partners para aquisição de uma fatia minoritária em seu braço de serviços empresariais. O interesse vem do plano de separar os negócios de serviços da empresa de suas operações de rede fixa domésticas, com o intuito de liberar valor e buscar acordo de fusões e aquisições.

O modelo de separação foi proposto pelo presidente-executivo, Pietro Labriola, no plano de cisão entre infraestrutura e serviço, incluindo a TIM Brasil como uma das unidades da nova ServCo.

A divisão de serviços envolve o segmento de computação em nuvem, internet das coisas, segurança digital e conectividade com foco em grandes clientes corporativos. De acordo com o portal Reuters, fontes afirmam que a intenção do CVC Capital é ter até 49% de participação na unidade desejada.

O interesse dos britânicos do CVC, que foi formalizado no último dia 25, envolve ativos como a divisão empresarial da Telecom Italia (incluindo conectividade e serviços) e as subsidiárias Noovle (unidade para nuvem e edge computing), Olivetti (soluções de Internet das Coisas), Telsy (cibersegurança) e Trust Technologies (software e serviços de TI).

O conselho da Telecom Italia irá fazer uma primeira análise da proposta em reunião marcada para esta terça-feira (29). Por meio de comunicado, a empresa italiana destacou que as conversas com o fundo KKR seguem em curso, embora tenham aparecido novos desdobramentos. A companhia completou ainda que está em análise as negociações para avaliar a “atratividade, atualidade e viabilidade” do fundo norte-americana, também não vinculante.

Caso a proposta de cisão de infraestrutura e serviço seja bem sucedida, uma das possibilidades da mesa é fusão da empresa de infraestrutura com a OpenFiber, criando assim uma rede nacional de fibra óptica na Itália.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários