19/04/2024

Vodafone Italia rejeita proposta de 11 milhões de euros da Iliad

Embora tenha recusado a oferta da concorrente, a empresa italiana ainda tem o interesse de vender seus ativos no país.

Os negócios envolvendo as empresas de telecomunicações na Itália têm apresentado um grande movimento nos últimos tempos. Nesta quinta-feira (10), a Vodafone, sócia do Grupo TIM em empreendimento de torres, informou ao mercado que recusou a proposta de cerca de 11 bilhões de euros feita pela concorrente Iliad.

De acordo com a companhia, a oferta foi muito preliminar, não vinculante, feita por Iliad e o fundo Apax Partners, que tinha o intuito de comprar 100% do capital social da Vodafone Italia. Por meio de nota, o grupo afirmou que “A Vodafone confirma que rejeitou a indicação preliminar de interesse, por considerar não compatível com os interesses dos acionistas”.

Embora tenha rejeitado a proposta, o conselho de administração da Vodafone não descarta a possibilidade de vender a empresa. O conselho procura forma de gerar valor para os acionistas por meio de uma combinação de estratégias de crescimento orgânico no médio prazo e “otimização de portfólio”, o que costuma ser a senha para venda de ativos non-core em comunicados ao mercado de capitais.

“A Vodafone continua a buscar, pragmaticamente, várias oportunidades de consolidação que agreguem valor e entregue estruturas sustentáveis nos principais mercados europeus, incluindo a Itália”, diz a companhia.

LEIA TAMBÉM:

–> Pietro Labriola é confirmado como CEO da Telecom Italia

–> Itália quer o controle dos principais ativos da TIM em oferta da KKR

–> IPTV Pirata: rede com 500 mil usuários é descoberta na Itália

O movimento das empresas que estão interessadas no mercado italiano não é nenhuma novidade. O grupo francês Vivendi possui quase 25% da Telecom Italia, empresa ao qual participa. A Telecom Italia é sócia da Vodafone Itália na Inwit, empresa que reúne ativos de infraestrutura móvel de ambas.

Recentemente, o fundo americano KKR ofereceu cerca de 11 bilhões de euros pela Telecom Italia, transação que ainda está sendo analisada. O próprio fundo já é sócio do grupo na Fibercop, rede secundária de fibra no país italiano. Dessa forma, se a Vodafone vender seus ativos na Itália, o grupo TIM passará a ter um novo sócio na unidade de infraestrutura móvel.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários