19/04/2024

MCom libera fundo do Funttel para investimento de projetos tecnológicos em telecom

Já existem projetos aprovados que receberão o investimento, como ‘Ações Estratégicas para Redes Futuras’ e ‘Plataforma 5G BR’.

Na quarta-feira (6), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) uma resolução, onde o Ministério das Comunicações (MCom) destina investimento de cerca de R$ 56 milhões para projetos tecnológicos em telecomunicações previsto no Plano de Aplicação de Recursos da Fundação CPqD para o período de 2022 a 2024. A resolução descreve os projetos e respectivos valores provenientes do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel).

Caberá ao Conselho Gestor do Funttel (CGF) acompanhar a aplicação dos recursos, a quem cabe a prestação de contas da execução orçamentária e financeira do fundo, que foi instituído pela Lei nº 10.052.

O investimento tem como objetivo estimular o processo de inovação tecnológica, incentivar a capacitação de recursos humanos, assim como fomentar a geração de empregos e promover o acesso de PMEs a recursos de capital, ampliando assim a concorrência da indústria de telecomunicações no Brasil.

Há diversos projetos no Plano da Fundação CPqD, alguns deles estão voltados para o desenvolvimento do 5G, componentes de segurança para aplicações, plataforma de apoio às equipes, além de projetos voltados para a realização de pesquisas e estudos.

Já existem projetos que foram aprovados para sua execução, um deles foi o “Terranet”, que implementa sistemas ópticos em 1 Terabyte por segundo, contribuindo com o desenvolvimento tecnológico para a transmissão em sistemas de altas taxas. Também foi aprovado o projeto de desenvolvimento da “Plataforma 5G BR”, que se trata de uma rede “fim-a-fim”, com a nova rede e com o uso de IA (Inteligência Artificial).

Há também já aprovado, o projeto “Ações Estratégicas para Redes Futuras”, onde serão realizadas pesquisas e estudos voltados para os desafios e soluções de grande potencial de impacto, acompanhando as mudanças disruptivas que estão acontecendo no ramo tecnológico global das redes de comunicações.

Todo o ano, a Fundação CPqD deverá apresentar ao Conselho Gestor um relatório de gestão, mostrando os resultados alcançados pelos projetos apoiados.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários