22/04/2024

Após proposta bilionária de Musk, Twitter adota plano ‘pílula venenosa’; entenda

Elon Musk fez uma proposta para comprar a empresa por um valor estrondoso.

O Twitter está dando seus primeiros passos para lutar contra a tentativa de aquisição da empresa por Elon Musk. A rede social está adotando o plano chamado “pílula venenosa”, que pode ajudar a proteger a empresa de Musk adquirir mais ações e dar tempo para procurar opções alternativas. O conselho do Twitter aprovou o plano na sexta-feira (15).

twitter
Foto: Reprodução Internet

Também conhecido como plano de direitos dos acionistas, a ação é uma defesa contra tentativas de aquisição que usam preços de ações com desconto para diluir as participações de novos acionistas hostis.

Várias empresas do setor de entretenimento seguiram esses planos em anos de aluguel, incluindo a cadeia de cinema Cineplex, a gigante do áudio iHeartMedia e a empresa de parques temáticos Six Flags Entertainment. No entanto, as pílulas de veneno são incomuns no setor de tecnologia e, principalmente, entre empresas do tamanho do Twitter.

O plano vem em resposta à oferta de aquisição de Musk, divulgada na quinta-feira. O plano de “duração limitada” expirará em um ano, em 14 de abril de 2023, e entrará em vigor se um acionista adquirir mais de 15% da empresa em um acordo não aprovado pelo conselho.

“O Plano de Direitos não impede que o Conselho se envolva com as partes ou aceite uma proposta de aquisição se o Conselho acreditar que é do melhor interesse do Twitter e de seus acionistas”, disse o Twitter em comunicado.

A oferta de Musk foi o culminar de movimentos feitos nos últimos meses pelo bilionário, que silenciosamente adquiriu mais de 9% das ações do Twitter e vem compartilhando seus pensamentos sobre como o Twitter deveria melhorar ou mudar seu produto. A participação fez de Musk o maior acionista externo do Twitter.

Depois que a oferta de aquisição foi anunciada, Musk apareceu na conferência TED em Vancouver, onde explicou sua visão para a empresa.

“O Twitter se tornou uma espécie de praça da cidade de fato, então é realmente importante que as pessoas tenham a realidade e a percepção de que podem falar livremente dentro dos limites da lei”, disse ele, acrescentando que queria fazer um algoritmo de código aberto. “Esta não é uma maneira de ganhar dinheiro, meu forte senso intuitivo é que ter uma plataforma pública que seja extremamente confiável e amplamente inclusiva é extremamente importante para o futuro da civilização, eu não me importo com a economia.”

No final da semana passada, o Twitter revelou que Musk se juntaria ao conselho e, ao fazê-lo, concordou com um acordo de “stand-still” que limitaria sua capacidade de adquirir mais de 14,9% da empresa. No sábado, Musk disse ao Twitter que havia mudado de ideia e não pretendia se juntar ao conselho.

Em sua nota à equipe na noite de domingo, o CEO do Twitter, Parag Agrawal, deu a entender que Musk seguiria uma estratégia mais agressiva, dizendo a eles que “haverá distrações à frente, mas nossos objetivos e prioridades permanecem inalterados. As decisões que tomamos e como executamos estão em nossas mãos, de mais ninguém.”

No entanto, ele acrescentou que a empresa continuaria aberta à entrada de Musk. Agrawal citou a responsabilidade fiduciária dos membros do conselho como uma possível razão pela qual Musk decidiu não ingressar no conselho.

Em uma mensagem de texto para o presidente do conselho do Twitter, Bret Taylor, Musk sugeriu que, se a empresa não concordasse com sua oferta, ele consideraria vender sua participação.

“Minha oferta é minha melhor e final oferta e, se não for aceita, precisarei reconsiderar minha posição como acionista”, escreveu ele.

Na conferência do TED na quinta-feira, Musk disse: “Não tenho certeza se poderei adquiri-lo”, mas acrescentou enigmaticamente que ele tinha um “Plano B” caso sua oferta fosse rejeitada.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários