13/04/2024

Lista das marcas mais influentes em 2022, segundo estudo da Ipsos

Ranking é formado por empresas de atuação mundial, mas também conta com a presença de duas companhias brasileiras; confira.

A nova edição do estudo disponibilizado pela Ipsos sobre as marcas mais influentes (The Most Influential Brands, no inglês) revelou quais as empresas que ocupam o TOP 10 de 2022. Embora não esteja no topo, se faz presente no ranking companhias do ramo de tecnologia, streaming e redes sociais.

Grandes empresas estão presentes na pesquisa, sendo que algumas são líderes mundiais na suas áreas de atuação, mas há também participantes nacionais. De acordo com o estudo, o Google é a marca mais influente, seguida da fabricante sul-coreana Samsung e da plataforma de vídeos YouTube. Enquanto a Netflix ocupa a quarta posição.

Confira a lista completa:

  1. Google
  2. Samsung
  3. YouTube
  4. Netflix
  5. Lojas Americanas
  6. Amazon
  7. Facebook e Mastercard
  8. Natura e Nestlé
  9. Mercado Livre
  10. Microsoft

Para elaborar a lista com as marcas mais influentes de 2022, os conceitos analisados nas empresas são confiança, presença, responsabilidade social, desempenho durante a pandemia, inovação e engajamento online.

“Muito mais do que vender serviços ou produtos, as marcas se responsabilizam por formar opiniões e estabelecerem modelos e comportamentos a serem seguidos”, afirma Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil, em nota oficial.

Observa-se que a lista contém nomes de multinacionais, mas temos duas marcas nacionais: Natura e Lojas Americanas, ganhando destaque pela responsabilidade social e engajamento virtual, respectivamente.

Segundo Ana Hashizume, diretora de brand health tracking da Ipsos no Brasil, o YouTubeavança no território da realidade virtual, cresce no universo musical e é polêmica, como no posicionamento em relação ao parlamento Russo“, enquanto que a Samsungestá muito em linha com o que é relevante para gerar influência“.

Para a profissional, a Netflix se destacou por conseguir se reinventar, uma vez que surgiu como serviço de entrega de DVDs pelo correio, e agora é líder no mercado de streaming. Já a Amazon destacou-se pelo “seu serviço em nuvem, pois foi um dos responsáveis por ter conseguido duplicar o seu lucro no último trimestre de 2021”.

O Facebook e o Meta foram elogiados igualmente, pois continuam sendo a principal rede social utilizada pelas marcas no Brasil, refletindo nos drivers de influência. Já a Microsoft, “incentiva pessoas e organizações a conquistar mais; e busca tornar a realidade, virtual ou não, mais colaborativa”.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários