16/12/2025
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Vivo Valoriza e Samsung levam cliente ao Camarote do São João, em Caruaru

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Desde o início da pandemia do Covid-19 que os festivos juninos estavam suspensos em todos os municípios do país. Agora que os protocolos foram flexibilizados, o que não falta é show e festividades em todas as regiões brasileiras. Pensando nisso, o Vivo Valoriza, programa de relacionamento da Vivo, e a Samsung lançaram uma ação que vai agradar muito os clientes da operadora.

As duas companhias vão levar um cliente da operadora, com direito a um acompanhante, para matar a saudade do São João bem de pertinho: no camarote das marcas montado no ‘Pátio do Forró’, em Caruaru.

Para participar do programa, precisa ser assinante de um dos seguintes serviços da Vivo: Pós-pago, controle, TV por assinatura, telefonia fixa ou internet para casa, nas categorias Gold, Platinum e V.

O resgate da ação acontece no dia 20, dentro do próprio aplicativo da Vivo, no menu Vivo Valoriza, a partir das 9h. Se o cliente for o primeiro a resgatar o par de ingresso, poderá convidar um acompanhante para juntos irem curtir o camarote Open Bar e Open Foods que as empresas prepararam no dia 23 de junho, na Capital do Forró.

A operadora explica que na ação não estão incluídas despesas com passagens, deslocamentos e hospedagem. Além de que será necessário apresentação de comprovante de vacinação.

Sobre o Vivo Valoriza

O Vivo Valoriza é o programa de relacionamento da Vivo. Com mais de 28 milhões de clientes cadastrados, o objetivo é oferecer aos usuários as melhores experiências, como descontos e benefícios em produtos e serviços da Vivo, restaurantes, lojas, cursos online, experiências inesquecíveis e muitos mais. Tudo isso através de uma experiência simples e fácil dentro do aplicativo da Vivo.

O programa está disponível para todos os clientes Pós-Pago, Controle, TV, telefone fixo ou internet para casa. Atualmente, o Vivo Valoriza conta com mais de 300 parceiros cadastrados em sua base para oferecer ao cliente Vivo momentos de alegria, diversão e conexão.

Google é condenado a pagar multa milionária por violar lei sobre dados na Rússia

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Na última quinta-feira (16), o Google foi multado pela Justiça da Rússia por se recusar diversas vezes a armazenar dados de usuários russos em servidores localizados no país, de acordo com exigência da legislação nacional. Dessa forma, a empresa recebeu multa de 15 milhões de rublos, o equivalente a mais de 1 milhão de reais.

De acordo com a “Interfax”, agência de notícias russa, a companhia foi considerada culpada por não ter “cumprido suas responsabilidades de assegurar a cópia, sistematização, coleta e armazenamento de dados pessoais de cidadãos em bancos de dados dentro da Rússia“.

Embora não tenha muitos detalhes, o que o Google fez se trata do descumprimento de leis russas que exige o rastreio e a unificação dos dados de usuários para empresas de tecnologias.

Segundo o órgão regulador de comunicações do país, o Roskomnadzor, cerca de 600 companhias estratégias, incluindo Apple, Microsoft e Samsung, cumprem as exigências da legislação para armazenamento de dados locais em servidores russos, sendo que aquelas que se recusam a atender tal exigência, podem ter o mesmo destino da rede social LinkedIn, que foi bloqueada em 2016.

Não é nenhuma novidade que o governo russo se encontra com problemas com diversas empresas no país, especialmente depois que declarou guerra contra a Ucrânia.

No caso do Google, a Justiça da Rússia já tinha multado e até bloqueado o acesso da empresa em outras ocasiões, alegando que havia publicações de informações falsas (fake news) a respeito da ofensiva contra a Ucrânia, como notícias sobre o número de vítimas de civis acometidas em zonas de combate.

Apple é acusada de provocar ‘lentidão’ em iPhones

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Já pensou atualizar o seu iPhone e ao invés de torná-lo mais rápido, ele fica mais lento? É o que um grupo de defesa do consumidor no Reino Unido está acusando a Apple de fazer. O grupo abriu um processo contra a empresa, que pode ser multada em US$ 900 milhões (cerca de 4,5 bilhões, na cotação atual).

A empresa norte-americana é acusada de realizar um downgrade proposital de iPhones antigos, que também já rendeu outras ações em anos anteriores e em vários países.

De acordo com o processo liderado pelo ativista Justin Gutmann, cerca de 25 milhões de iPhones (6, Plus, 6S, 6S Plus, SE, 7, 7 Plus, 8, 8 Plus e X) foram afetados com a atualização, tornando os aparelhos mais lentos.

A Apple confirma que fez modificações nos modelos citados através de uma atualização de firmware, mas alega que o objetivo era preservar a vida útil das baterias, e consequentemente, autonomia, que era tão criticada anteriormente. O problema é que a empresa fez a alteração sem qualquer informativo ou consentimento dos usuários.

“Nós nunca fizemos e nunca faremos nada para prejudicar a experiência do usuário, para forçar os clientes a fazer atualizações. Nosso objetivo sempre foi criar produtos que nossos clientes adoram; e fazer com que os iPhones durem o maior tempo possível é uma parte importante disso”, disse a Apple, em comunicado publicado pelo Gizchina.

Essa é apenas mais uma das ações contra a Apple relacionadas ao mesmo motivo, sendo que em outras situações, a empresa perdeu a causa, como em ações promovidas em Portugal, França e nos Estados Unidos.

Em seu Twitter, o ativista Justin Gutmann comemora a abertura do processo contra a Apple. A postagem diz o seguinte:

“Notícia emocionante! Hoje lancei uma reclamação contra a Apple por enganar até 25 milhões de usuários do iPhone no Reino Unido, ocultando uma ferramenta de gerenciamento de energia nas atualizações do iOS que retardavam os dispositivos em até 58%”.

Confira o tweet:

Empresa Mineira de Comunicação lança nova plataforma de streaming gratuita

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Na última terça-feira (14), a Empresa Mineira de Comunicação (EMC), que é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), anunciou o lançamento do seu serviço de streaming, EMCplay, cujo evento foi realizado no Cine Humberto Mauro.

A plataforma contará com conteúdo relacionado ao cinema mineiro e produções que valorizam a identidade, o patrimônio, a cultura, os atrativos e as singularidades de Minas Gerais.

O acesso ao EMCplay pode ser realizado pelo site emcplay.com, ou pelo aplicativo que está disponível para download no Google Play e na Apple Store. Além disso, é uma plataforma gratuita, onde o usuário pode acessar a qualquer hora e a qualquer momento.

O catálogo da ECplay também conta com material das emissoras públicas, a Rádio Inconfidência, com 85 anos de história, e a Rede Minas, onde o público poderá rever conteúdos especiais e marcantes, como shows e espetáculos que só a Rede Minas registrou, além de reportagens e programas, como Leila Entrevista, Arrumação, especiais do Agenda, Alto Falante, Brasil das Gerais e outros programas que também estarão disponíveis.

O catálogo de conteúdo disponibilizados na EMCplay forma divididos em categorias, confira:

  • +Minas Gerais: conteúdos informativos sobre os atrativos mineiros, como paisagens naturais, aspectos da cozinha mineira, patrimônio material e imaterial.
  • Cinema em Minas: conteúdo como filmes, séries, documentários e animações produzidos em Minas Gerais ou que retratam o estado, além de produções contempladas por editais da LAB – Lei Aldir Blanc, Fundo Estadual de Cultura e outras ferramentas de incentivo e fomento ao audiovisual.
  • Ao Vivo: vai ao ar toda a programação, diária, das três emissoras públicas do estado: Rede Minas e Rádio Inconfidência AM e FM – em tempo real), Música nas Gerais (programas e shows exclusivos.
  • +Rede Minas e +Inconfidência: o rico acervo das emissoras.
  • Para Crianças: categoria dedicada à criançada, com programas infantis, como Dango Balango e outros conteúdos audiovisuais como, longas, curtas, séries e especiais feitos para entreter e também educar.
  • Produções contempladas por editais da LAB – Lei Aldir Blanc, Fundo Estadual de Cultura e outras ferramentas de incentivo e fomento ao audiovisual, estarão na EMCplay.

Além disso, a plataforma permitirá que outros conteúdos sejam incluídos na plataforma nessa última categoria, onde os interessados poderão participar de um edital de credenciamento, onde o conteúdo será analisado pelo Grupo de Trabalho Curador da EMCplay, formado por servidores da Empresa Mineira de Comunicação e representantes da sociedade civil.

Após aprovação de lei, cidade do Paraná se prepara para receber o 5G

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Na última terça-feira (14), foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal a lei 2.136/2022, elaborada pela Prefeitura de Maringá, no Paraná, que regulamenta a instalação de antenas 5G na cidade. A lei estabelece normas para empresas de telefonia que desejam implantar a infraestrutura de telecomunicações na cidade.

Foto: Prefeitura de Maringá

A cidade dá um passo muito importante na consolidação de Maringá como Smart City. “Maringá está preparada para ser uma das primeiras cidades do Brasil a ter o 5G operando”, comentou o prefeito Ulisses Maia.

A lei foi elaborada em conjunto pelas secretarias de Governo, de Urbanismo e Habitação, de Aceleração Econômica e Turismo (SAET), o Gabinete, a Procuradoria Geral e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipplam), e visa desburocratizar e agilizar a instalação das antenas Estações Transmissoras de Radiocomunicação (ETR), possibilitando assim a ativação do sinal 5G na cidade.

O secretário da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech), Edney Mossambani, disse que a cidade se encontra preparada para receber a nova rede, e que a tecnologia vai ajudar a colocar em prática ações da Amtech. O projeto de lei também foi defendido pelo vereador Alex Chaves que pediu voto favorável aos demais vereadores.

A quinta geração de internet móvel vai melhorar os serviços e tecnologia da cidade, promovendo mais velocidade e estabilidade de rede, assim como possibilita a criação de novas tecnologias, entre outros, além de ajudar as empresas em seus serviços.

Segundo a prefeita da cidade, eles terão uma mapa onde constam todas as antenas instaladas em Maringá, enquanto que os vereadores prometeram fiscalizar a adequada instalação e manutenção dos equipamentos. Além disso, todos os procedimentos de instalação do 5G estarão conforme as normas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com a determinação do edital 5G, as empresas deverão ativar a rede nas cidades com mais de 30 mil habitantes até julho de 2029. Enquanto que nas capitais, o prazo para instalação da rede foi adiado para o final de setembro.

No perfil oficial da prefeitura de Maringá no Twitter, postagem anuncia a aprovação da lei, onde diz

“SMART CITY
Maringá se prepara para ser uma das primeiras cidades do Brasil a ter o 5G operando! Foi aprovada a lei 2.136/2022, elaborada pela prefeitura, que regulamenta a instalação de antenas 5G no município”.

Confira o tweet abaixo:

MP-BA abre ação contra Claro por propaganda enganosa sobre o 5G

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O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da promotora de Justiça Joseane Suzart, ajuizou uma ação civil pública na última quarta-feira (17) contra a operadora Claro por veicular propaganda enganosa relacionada à rede 5G e 5G DSS. De acordo com a autora da ação, a operadora veicula informação imprecisa, fazendo equiparação indevida entre as duas tecnologias.

A Claro disponibiliza a tecnologia denominada de 5G DSS, em uma versão experimental e ainda incompleta do 5G, mas divulga como se fosse a versão final, gerando falsas expectativas aos consumidores.

Na ação, o MP requer que a operadora não veicule mensagens, ofertas ou publicidades, sobre a tecnologia intitulada de 5G, seja por via eletrônica ou qualquer outra modalidade, sem que seja devidamente autorizada pelos órgãos públicos fiscalizadores, assim como não realizar associações infundadas entre as duas redes de conectividade móvel, induzindo os consumidores ao erro quanto a equiparação entre tais mecanismos.

O Ministério Público da Bahia também quer que a Justiça determine que, caso a operadora seja autorizada a ofertar a tecnologia 5G DSS, que seja explicitado as suas funcionalidades de modo claro e satisfatório em mensagens, ofertas e publicidades, independente da forma de veiculação.

Além de não veicular, por qualquer meio, a tecnologia 5G ou qualquer outra modalidade, sem que esteja baseada em dados técnicos e científicos, cumprindo-se estritamente o Código de Defesa do Consumidor; e não veicular ofertas sobre a rede 5G ou qualquer outra modalidade que seja de caráter enganoso ou fraudulento.

A Claro também deve realizar contrapropaganda diante da publicidade enganosa veiculada, onde equiparou as duas tecnologias (5G DSS e 5G), devendo fazer a diferenciação de forma explícita entre as duas para o público consumidor.

Na ação, a promotora de Justiça destacou que “A operadora violou o dever de informação e a transparência perante a coletividade consumerista, ao tratar a tecnologia 5G DSS como o 5G ‘puro’, sem realizar as devidas diferenciações. Ademais, utiliza-se de frases publicitárias que induzem os usuários em erro, como ‘o primeiro 5G do Brasil’ e ‘primeira rede 5G do Brasil”.

“Mais uma vez fica explícito como a operadora se utiliza da nova tecnologia como chamariz para atrair clientes e vender novos aparelhos celulares, mesmo sem esclarecer que se trata do DSS, em caráter experimental”, complementou Suzart em relação ao SMS.

Veja como foi a aparição da Vivo na novela Pantanal

Na manhã desta quinta-feira (16), o site Minha Operadora noticiou que a Vivo faria um merchandising logo mais à noite, na novela Pantanal, da TV Globo. A cena acabou de ir ao ar e você pode conferir logo mais abaixo.

Jove (Jesuíta Barbosa), pega o avião do seu pai José Leôncio (Marcos Palmeira) e faz um sobrevoo pela fazenda da família. Lá do alto, ele avista uma equipe de técnicos em telecomunicações, fardados com a marca da operadora Vivo, aos pés de uma estação rádio base (ERB, ou “torre de celular”) fazendo a instalação da tecnologia 5G.

O personagem fala na cena: “O 5G está chegando no Pantanal”. Assista:

Nos próximos capítulos, a Vivo continuará dando as caras na novela das nove, em um investimento que ultrapassa R$ 8 milhões, segundo a coluna de Cristina Padiglione no jornal Folha de S.Paulo. O claim será “Digitalizar para Aproximar”.

Com a intenção de modernizar a fazenda em que mora e facilitar os negócios rurais, Jove vai conseguir convencer o pai José Leôncio a instalar internet. Mais detalhes sobre a ação você encontra na matéria a seguir.

Globoplay faz curadoria especial para comemorar o Dia do Cinema Brasileiro

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No próximo domingo (19) é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro, e em homenagem à data, o Globoplay anunciou que fez uma curadoria especial de filmes que marcaram importantes fases da trajetória cinematográfica do Brasil.

Cena de Central do Brasil, filme protagonizado pela atriz Fernanda Montenegro.

O streaming selecionou grandes produções em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro, desde grandes clássicos produzidos a partir de 1950 a sucessos atuais. Entre essa seleção estão filmes premiados, campeões de bilheteira e muitos outros sucessos.

A curadoria especial traz 20 obras que levará o assinante a uma viagem pela cultura cinematográfica do Brasil. Na lista, consta produções que já concorreram ao Oscar de melhor filme internacional, além de nove coproduções da Globo Filmes.

Confira detalhes de alguns dos filmes selecionados:

  • Rio, 40 graus (1955) – Filme de Nelson Pereira dos Santos, que aborda o dia a dia no Rio de Janeiro.
  • O Pagador de Promessas (1962) – Primeiro longa nacional indicado ao Oscar de Melhor Filme internacional e único brasileiro a ganhar o prêmio A Palma de Ouro.
  • Terra em Transe (1967) – Dirigido por Glauber Rocha, o filme está entre os cinco melhores nacionais pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema.
  • Macunaíma (1969) – Comédia de Joaquim Pedro de Andrade, que conta a história de ‘Macunaíma’, herói preguiçoso e sem caráter.
  • Dona Flor e seus dois maridos (1976) – Comédia dirigida por Bruno Barreto, que conta a história de um triângulo amoroso entre Dona Flor, Vadinho (falecido marido) e Teodoro (atual).
  • O beijo da mulher aranha (1986) – Filme de Hector Babenco, que conta a história dos porões da ditadura latino-americana.
  • O Quatrilho (1995) – Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional, o romance é dirigido por Fábio Barreto.
  • O que é isso, Companheiro? (1998) – Também indicado ao Oscar na Categoria Melhor Filme Internacional, a produção é dirigida por Bruno Barreto.
  • Central do Brasil (1998) – Além de ter sido indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional, a atriz que interpreta a protagonista, Fernanda Montenegro, foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Filme dirigido por Walter Salles.
  • O Auto da Compadecida (2000) – Produzido pela Globo Filmes com direção de Guel Arraes, a comédia conta a história de João Grilo, um sertanejo pobre e mentiroso.
  • Cidade de Deus (2002) – Foi indicado em quatro categorias ao Oscar de 2004: direção, fotografia, roteiro e montagem. Além disso, ganhou o BAFTA, na categoria Melhor Montagem.
  • Edifício Master (2002) – Obra é dirigida por Eduardo Coutinho e registra o cotidiano do Edifício Master, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

As outras obras que também estão na curadoria especial do Globoplay são: 2 filhos de Francisco (2005); Tropa de Elite (2007); Que Horas Ela Volta (2015); Aquarius (2016); Minha mãe é uma peça 3 (2019); Bacurau (2019) e Mariguella (2021).

Apple recupera o posto de marca mais valiosa do mundo; confira o ranking

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De acordo com um levantamento da Kantar Brandz, a Apple voltou a ser a marca mais valiosa do mundo. A empresa norte-americana se destaca por diversos motivos, entre eles estão hardware, software e portfólios de serviços. Além disso, a marca está bem perto de ser a primeira de trilhões de dólares, sendo que atualmente seu valor de marca é avaliado em US$ 947,1 bilhões.

No ranking da marca mais valiosa do mundo, a segunda posição fica com a Google, que apresenta um dos crescimentos mais rápido do mercado, aumentando 79% e chegando a valer US$ 819,6 bilhões. Em terceiro lugar fica a Amazon, seguida da Microsoft e Tencent, formando assim o Top 5. Inclusive, as quatro primeiras posições são ocupadas por marcas dos Estados Unidos, apenas uma é ocupada por outro país, a China.

Confira o Top 10:

  1. Apple
  2. Google
  3. Amazon
  4. Microsoft
  5. Tencent
  6. McDonald’s
  7. Visa
  8. Facebook
  9. Alibaba
  10. Louis Vouitton

A presença das marcas latino-americanas no ranking das mais valiosas do mundo é bem tímida, sendo o Mercado Livre a única da região a fazer presença no Top 100, ficando na 71ª posição, com valor de mercado de US$ 29,916 milhões.

Segundo o levantamento, marcas como Microsoft, Xara e IBM estão entre as principais tendências globais. Além disso, a pesquisa mostra que a sustentabilidade responde por 3% do valor da marca.

Ainda segundo o estudo, de modo geral, as marcas de tecnologia e de luxo foram as que mais apresentaram crescimento, alcançando 46% em tecnologia ao consumidor e 45% em artigos de luxo. Por exemplo, saltando da posição 47ª para a 29ª, a Tesla teve um dos maiores crescimentos. A loja da Louis Vouitton é a primeira do segmento a alcançar o ranking das 10 maiores marcas globais.

Oi entrega 1,2 mil câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas à SSP-BA

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Nesta semana, a Oi Soluções entregou para a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a primeira fase de um projeto de videomonitoramento inteligente com sistema privativo em comunicação móvel LTE (4G). Com essa rede, o governo baiano projeta comunicação e transmissão de imagens em tempo real entre os centros integrados, policiais e viaturas em campo.

A entrega do projeto foi realizada nesta última terça-feira (14), em um evento que contou com a presença de Rodrigo Abreu, CEO da Oi, e do governador da Bahia, Rui Barbosa.

O braço da Oi para o segmento corporativo e público entregou 1,2 mil câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas, além de 40 estações de rádio que foram distribuídas pela cidade e 160 terminais para oficial de campo em Salvador e na região metropolitana da capital.

“A Secretaria da Segurança da Bahia tem à disposição uma ferramenta poderosíssima para fazer o monitoramento do dia a dia de maneira muito mais eficiente do que ela fazia anteriormente. É uma rede móvel e privada, que não depende da rede celular que todo mundo usa no dia a dia, exclusiva para a comunicação das forças de segurança”, afirmou Abreu, ao portal de notícias do governo baiano.

Além da implantação, caberá à Oi Soluções operar os serviços de TI e gestão de monitoramento do desempenho dos equipamentos da Secretaria (como servidores, redes WAN, LAN e VLAN). Sendo que o projeto sustentará toda a infraestrutura do da SSP, como rede lógica, data center, energia, sistemas legados e vídeo wall, inclusive com fornecimento de profissionais.

De acordo com a empresa, a próxima fase será entregar 1.565 câmeras inteligentes e 2 mil conexões por fibra óptica em 39 municípios, além de 88 telas ativas de vídeo wall em 22 Centros Integrados de Comunicações (CICOMs).

O sistema implementado para o órgão inclui também torres, antenas e 3,9 mil terminais, além de disponibilizar uma plataforma para atendimento de todos os chamados da Central de Polícia (190), assim como a integração com o LTE.