quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Cidade proíbe instalação de antenas 5G por receio de riscos à saúde

O que você achou? 
Município norte-americano recebeu diversos pedidos da comunidade para que a implementação da tecnologia fosse barrada.

A instalação de torres de 5G foi bloqueada nos arredores de uma pequena cidade do Estados Unidos, na região de São Francisco, justamente no lar do Vale do Silício. O motivo? Medo da comunidade de possíveis riscos à saúde. 

Para impedir a implementação de qualquer equipamento relacionado à tecnologia de quinta geração, o município de Mill Valley emitiu uma portaria de urgência, segundo informações do TechCrunch. 

O município justificou que há receio de que a radiação eletromagnética emitida pelas antenas gere problemas de saúde na população, como câncer.

O pedido veio da própria comunidade. O Conselho Municipal recebeu quase 150 pedidos de moradores da cidade para que fosse proibida a instalação do 5G. 

A cidade conta com 14 mil habitantes e apenas cinco eram favoráveis à chegada da nova tecnologia.

A maior restrição é em relação às small cells, pequenas antenas que são normalmente instaladas em postes e até mesmo orelhões, conforme o portal Olhar Digital.

Esse equipamento costuma ser usado para ampliar a cobertura de uma rede sem que a operadora precise instalar grandes antenas. 

LEIA TAMBÉM:


Os riscos são mesmo reais?


Ainda não se sabe a resposta para essa pergunta, já que não há um consenso na comunidade científica.

O que se sabe é que o nível de radiação emitido pelas small cells é menor do que o das torres maiores

Como as torres não representam risco para a saúde, consequentemente, as small cells também não devem ser prejudiciais.

Como esses equipamentos são para cobrir áreas pequenas, eles não precisam emitir um sinal com tanta força. 

No entanto, especialistas afirmam que é preciso estudar melhor os efeitos da radiação, independentemente de onde ela venha. 

Em uma matéria da CBS, o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos diz que há um número limitado de estudos que trazem algumas evidências de associação estatística de uso de celulares e riscos de tumores cerebrais. No entanto, a maioria não viu essa relação.

Enquanto algumas localidades travam o desenvolvimento da tecnologia por esse receio, outras investem para acelerar a implementação das redes 5G.

Na semana passada, Qualcomm e Ericsson realizaram um teste que foi considerado a primeira chamada bem-sucedida em conformidade com os padrões 5G em ondas milimétricas em um dispositivo móvel.



4 comentários:

  1. Simples... desliga todas as antenas! Deixa sem internet móvel pra ver se não mudam de ideia rapidinho!

    ResponderExcluir
  2. Essa eu não sabia, cada dia falam que algo causa câncer, depois voltam atrás, e se duvidar mudam de ideia de novo, o ser humano não entende ainda tanta coisa nesse mundo complexo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja que nesse caso nao foi os oficiais da cidade, mas sim os moradores locais.
      É mais uma comunidade anti tecnologia, se nao me engane Mill Valley é um county predominantemente Mormon

      Excluir