21/04/2024

Nokia vai parar de fazer negócios na Rússia; funcionários serão demitidos

Decisão afetará cerca de 2.000 trabalhadores.

Após a Ericsson se despedir da Rúsia, agora, a fabricante de equipamentos de telecomunicações Nokia está saindo do mercado russo, disse o CEO Pekka Lundmark. Centenas de empresas estrangeiras estão cortando relações com a Rússia após a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro e após as sanções ocidentais contra Moscou.

Logomarca da Nokia com o escrito "Connecting People"
Foto: Reprodução Internet

Embora vários setores, incluindo telecomunicações, tenham sido isentos de algumas sanções por motivos humanitários ou relacionados, a Nokia disse deixar a Rússia era a única opção.

“Simplesmente não vemos nenhuma possibilidade de continuar no país nas atuais circunstâncias”, disse o CEO Pekka Lundmark em entrevista.

Ele acrescentou que a Nokia continuará apoiando os clientes durante sua saída, e não foi possível dizer nesta fase quanto tempo a retirada levaria.

A Nokia está solicitando as licenças relevantes para apoiar os clientes em conformidade com as sanções atuais, disse em comunicado.

Tanto a Nokia quanto a Ericsson tiveram uma porcentagem baixa de um dígito nas vendas na Rússia, onde empresas chinesas como Huawei e ZTE têm uma participação maior.

A Nokia não espera que essa decisão afete suas perspectivas para 2022, mas disse que levaria a uma previsão no primeiro trimestre de cerca de 100 milhões de euros (R$ 500 milhões).

A Rússia também está em desacordo com a Finlândia e a Suécia, países de origem da Nokia e da Ericsson, respectivamente, por causa de seu interesse em ingressar na aliança militar da OTAN.

A Rússia também vinha pressionando para que as empresas começassem a construir redes usando apenas equipamentos russos, buscando persuadir a Nokia e a Ericsson a instalar fábricas no país.

Lundmark disse que a Nokia não implementaria um plano anunciado em novembro para estabelecer uma joint venture com a russa YADRO para construir estações base de telecomunicações 4G e 5G.

A decisão da Nokia de deixar a Rússia afetará cerca de 2.000 trabalhadores, e alguns deles podem receber ofertas de trabalho em outras partes do mundo, disse Lundmark.

A Nokia tem cerca de 90.000 funcionários em todo o mundo.

“Muito teria que mudar antes que seja possível considerar novamente fazer negócios no país”, disse Lundmark.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários