29/04/2024

Globoplay faz curadoria especial para comemorar o Dia do Cinema Brasileiro

Entre a seleção estão clássicos da trajetória cinematográfica do Brasil, como Macunaíma, Dona Flor e seus dois maridos e Central do Brasil.

No próximo domingo (19) é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro, e em homenagem à data, o Globoplay anunciou que fez uma curadoria especial de filmes que marcaram importantes fases da trajetória cinematográfica do Brasil.

Cena de Central do Brasil, filme protagonizado pela atriz Fernanda Montenegro.

O streaming selecionou grandes produções em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro, desde grandes clássicos produzidos a partir de 1950 a sucessos atuais. Entre essa seleção estão filmes premiados, campeões de bilheteira e muitos outros sucessos.

A curadoria especial traz 20 obras que levará o assinante a uma viagem pela cultura cinematográfica do Brasil. Na lista, consta produções que já concorreram ao Oscar de melhor filme internacional, além de nove coproduções da Globo Filmes.

Confira detalhes de alguns dos filmes selecionados:

  • Rio, 40 graus (1955) – Filme de Nelson Pereira dos Santos, que aborda o dia a dia no Rio de Janeiro.
  • O Pagador de Promessas (1962) – Primeiro longa nacional indicado ao Oscar de Melhor Filme internacional e único brasileiro a ganhar o prêmio A Palma de Ouro.
  • Terra em Transe (1967) – Dirigido por Glauber Rocha, o filme está entre os cinco melhores nacionais pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema.
  • Macunaíma (1969) – Comédia de Joaquim Pedro de Andrade, que conta a história de ‘Macunaíma’, herói preguiçoso e sem caráter.
  • Dona Flor e seus dois maridos (1976) – Comédia dirigida por Bruno Barreto, que conta a história de um triângulo amoroso entre Dona Flor, Vadinho (falecido marido) e Teodoro (atual).
  • O beijo da mulher aranha (1986) – Filme de Hector Babenco, que conta a história dos porões da ditadura latino-americana.
  • O Quatrilho (1995) – Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional, o romance é dirigido por Fábio Barreto.
  • O que é isso, Companheiro? (1998) – Também indicado ao Oscar na Categoria Melhor Filme Internacional, a produção é dirigida por Bruno Barreto.
  • Central do Brasil (1998) – Além de ter sido indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional, a atriz que interpreta a protagonista, Fernanda Montenegro, foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Filme dirigido por Walter Salles.
  • O Auto da Compadecida (2000) – Produzido pela Globo Filmes com direção de Guel Arraes, a comédia conta a história de João Grilo, um sertanejo pobre e mentiroso.
  • Cidade de Deus (2002) – Foi indicado em quatro categorias ao Oscar de 2004: direção, fotografia, roteiro e montagem. Além disso, ganhou o BAFTA, na categoria Melhor Montagem.
  • Edifício Master (2002) – Obra é dirigida por Eduardo Coutinho e registra o cotidiano do Edifício Master, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

As outras obras que também estão na curadoria especial do Globoplay são: 2 filhos de Francisco (2005); Tropa de Elite (2007); Que Horas Ela Volta (2015); Aquarius (2016); Minha mãe é uma peça 3 (2019); Bacurau (2019) e Mariguella (2021).

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários