17/12/2025
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Operadora pode suspender todos os canais da TV por assinatura?

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Anatel explica se as prestadoras podem suspender até mesmo os canais abertos, caso o cliente não pague a fatura.


Um cliente da operadora Oi teve seu receptor totalmente bloqueado após atrasar a fatura da TV por assinatura por dois meses. 


Com o receptor bloqueado, o consumidor ficou sem ter acesso até mesmo aos canais abertos, como Globo, SBT, Record, Band. 


“A Oi, ao invés de conversar comigo e cancelar o plano, os canais por assinatura, e deixar os canais abertos, eles bloquearam totalmente o receptor. E o receptor da Oi eu já paguei. Será que as operadoras podem realmente fazer isso?”, questionou o consumidor que preferiu ter o nome preservado. 

Conforme a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras têm obrigação de exibir os canais abertos durante 30 dias, o que é chamado de suspensão parcial.

Após esse período, as operadoras podem sim efetuar a suspensão total por falta de pagamento.

O artigo 90 do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações explica que “transcorridos 15 (quinze) dias da notificação de existência de débito vencido ou de término do prazo de validade do crédito, o consumidor pode ter suspenso parcialmente o provimento do serviço.”

Já o artigo 93 enfatiza que “transcorridos 30 (trinta) dias do início da suspensão parcial, o consumidor poderá ter suspenso totalmente o provimento do serviço.”


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No entanto, a empresa não pode cobrar pelo serviço durante o período em que houve a suspensão total. 

Após os 30 dias de suspensão, se a fatura não for quitada, o Contrato de Prestação de Serviço pode ser rescindido pela operadora.

Ao notificar o consumidor que o serviço será suspenso, seja parcialmente ou totalmente, a prestadora deve informá-lo os motivos da suspensão, as regras e prazos da suspensão, o valor do débito na forma de pagamento pós-paga e o mês de referência e a possibilidade do registro do débito em sistemas de proteção ao crédito, após a rescisão o contrato.

Como ter acesso aos canais abertos após suspensão?


Caso o consumidor tenha a suspensão total dos serviços, a Anatel orienta que é possível ter acesso aos canais abertos por meio do sinal digital de TV, com qualidade comparável à da televisão por assinatura.

Para maiores informações sobre como receber o sinal digital, consulte as orientações no site Seja Digital.

Nas localidades onde o processo de digitalização da televisão aberta ainda não foi concluído, o consumidor conta com o sinal analógico.

NET investe em aplicativo para melhorar atendimento aos clientes

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Comercial valoriza a importância do dedo para promover o app Minha NET.


Os atendimentos telefônicos das operadoras são de deixar qualquer um estressado, principalmente pela demora. Por isso, as empresas vêm investindo em atendimento virtual.


Com o atendimento virtual, é possível solucionar diversos problemas de forma mais rápida e sem a intervenção de um atendente humano.


Para que os clientes não precisem entrar em contato direto com a marca, a NET está investindo em seu aplicativo mobile.

Conforme a empresa, o objetivo do app Minha NET é entregar flexibilidade e conforto para melhorar o diálogo com os clientes.

Concorrente da NET, em maio, a SKY implantou um Agente Virtual em seu SAC. 

O voicebot já está sendo considerado um sucesso e tem solucionado 54,6% das chamadas relativas à motivos técnicos sem a necessidade de intervenção humana.


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Já em junho, a SKY atualizou o ‘Minha SKY’ e afirmou ter o melhor app de TV paga

O aplicativo foi baixado por cinco milhões de pessoas e superou notas do Minha NET, Vivo TV, NOW NET e Claro.

Para divulgar seu aplicativo, a NET lançou uma campanha que foca naquilo que você consegue fazer utilizando seus dedos.

Criado pela agência Talent Marcel, o filme tem 30 segundos de narração e destaca a importância de um dedo ao mostrar que é possível utilizá-lo para tocar instrumentos imaginários, para zoar os amigos e até para resolver seus problemas de conexão.

Assista ao vídeo:



Ex-acionista da Oi doa R$ 500 mil para campanha de Rodrigo Maia

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Empresário cria site para auxiliar candidatos a captar recursos por meio de financiamento coletivo.


A corrida eleitoral já começou e esta será a primeira eleição geral em que estão proibidas as doações de pessoas jurídicas a candidatos, como determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).


No entanto, a proibição não impede que pessoas físicas façam doações de grandes quantias. 


Um levantamento realizado pelo jornal O Globo mostrou que a maior doação individual sem vínculos feita até o momento foi realizada pelo empresário Carlos Jereissati.


[ATUALIZAÇÃO – 27/08/2018 21H24]:

Carlos Jereissati é exacionista da Oi e faz parte do holding Jereissati Participações S.A. que detém o Grupo Iguatemi. 


A Jereissati Participações mantêm uma participação de 8,43% na Liq (ex-Contax), companhia aberta que trabalha com a implantação de contact centers voltados para o relacionamento de empresas com seus clientes.

O empresário realizou uma doação de R$ 500 mil para a campanha de Rodrigo Maia (DEM-RJ), que é candidato a deputado federal.

O valor foi transferido na última quarta-feira (22) e foi registrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


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Site para doações


Com o objetivo de captar recursos para os candidatos, o empresário Tiago Bez Hahn criou um site que, por meio de financiamento coletivo, permite que eleitores façam doações via cartão de crédito do próprio CPF para seus candidatos.

O site é o doacaoeleitoral.org. Para receber doações, o candidato precisa se registrar no site. 

Para doar, o eleitor entra no site, coloca o nome do político, escolhe o valor a ser doado e a transação é realizada.

O recibo é enviado por e-mail para o doador. A prestação de contas relativas a todas as doações eleitorais é feita automaticamente pelo site junto ao TSE.

Claro irá aumentar em 10% investimentos no Brasil em 2019

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Operadora continuará focando em telefonia móvel, principalmente na expansão do 4,5G e do 4G.


A Claro anunciou que pretende aumentar em 10% o investimento realizado no Brasil para o ano que vem. Neste ano, a operadora deverá aplicar R$ 8,8 bilhões no país, um valor 10% maior que o investido em 2017.


A prestadora é controlada pela mexinaca América Móvil. A operação brasileira é a segunda maior do grupo, ficando atrás apenas do México.


Neste ano de 2018, o foco do grupo que reúne as marcas Claro, NET e Embratel está sendo a telefonia móvel. A empresa está investindo em cobertura das redes 4G e 4,5G e em uma banda larga fixa de alta velocidade.

A Claro já está presente em 153 municípios com a tecnologia 4,5G. Já o 4G da operadora está em 1.667 cidades, sendo a terceira em cobertura.

A operadora também está se preparando para o 5G. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está utilizando seu Centro de Referência Tecnológica, localizado no Rio de Janeiro, para testes e homologações do uso da rede de quinta geração na faixa de 3,5GHz. 

Em 2017, a Claro conseguiu ultrapassar a TIM em número de celulares e tem se mantido na segunda colocação com 25,1% de participação de mercado na telefonia móvel, segundo dados divulgados pela consultoria Teleco no início deste mês.

A TIM está com 24,1% de market share, caindo para a terceira posição. A líder é a Vivo com 32% do mercado.

Para melhorar sua receita, a Claro tem trabalhado no desenvolvimento de planos mais atrativos para incentivar o consumidor a migrar do celular pré-pago para o pós-pago. 

Esse movimento de incentivo a migração tem ocorrido em toda a América Latina.

A aposta da operadora tem sido em ofertas que dão ao cliente mais tempo de internet e uso ilimitado de aplicativos, como o WhatsApp.


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Banda larga


Para o Valor Econômico, a Claro enfatizou que a banda larga fixa tem grande potencial de expansão no Brasil, já que apenas entre 25% e 30% da população está coberta. 

A Claro lidera o segmento com 30,2% de participação, seguida pela Vivo (25,5%) e a Oi (20,4%).

Os serviços de TV por assinatura e banda larga fixa têm peso importante nos resultados financeiros da Claro, mesmo com os aportes da empresa sendo destinados para a telefonia móvel.

No ano passado, a receita da Claro com serviços de telefonia fixa e banda larga caiu 0,8% em relação a 2016, somando R$ 23,9 bilhões

Já a receita com serviço móvel cresceu 5,7%, totalizando R$ 10,4 bilhões.

O Grupo Claro também lidera em TV por assinatura com a marca NET, possuindo uma fatia de 50,1% do mercado. 

Durante a Copa do Mundo, a companhia investiu na transmissão dos jogos em tecnologia 4k. O plano agora é oferecer novos produtos em alta definição.

Neste mês de agosto, a NET fechou parceria com a Warner Bros para oferecer filmes em resolução 4K em sua plataforma NOW.

TIM dá 25% de desconto na compra de camisas de futebol

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Parceria com Netshoes é mais uma oferecida para clientes pré, controle e pós no TIM PRA MIM.



Em uma nova iniciativa para o programa de relacionamento TIM PRA MIM, a TIM agora está oferecendo 25% de desconto em camisas de futebol. Desde sexta-feira (24), até esta segunda-feira (27), clientes dos planos pré, controle e pós-pago podem se inscrever no site da campanha para garantir o benefício.


Nessa ação de cadastre e ganhe, ganham somente os 1.000 primeiros participantes cadastrados no www.tim.com.br/campanhatimpramim, e o desconto é válido nas lojas Netshoes em todo o país.


A TIM informou que, para fazer o cadastro, os interessados devem preencher um formulário com seus dados, número do celular TIM, CPF do titular da linha telefônica e e-mail. 

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Após a validação, os primeiros mil clientes receberão, via SMS, um código promocional do desconto de 25%, que deverá ser utilizado na aquisição das camisas dos times brasileiros de quase todos os estados do Brasil.
Quase todos, pois existem algumas exceções: as compras de camisas tanto da Seleção Brasileira, quanto de times do estado de São Paulo.
A compra deverá ser feita no link específico da Netshoes enviado na mensagem de texto do cliente. Os ganhadores receberão esse SMS até o dia 28 de agosto. Quanto à validade dos códigos gerados durante a ação, eles poderão ser utilizados até o dia 31 de dezembro de 2018.

Para ajudar a economizar internet, Datally é atualizado pelo Google

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Aplicativo permite que usuário controle a internet do celular e traz dois novos recursos.

O Google atualizou mais uma vez seu aplicativo Datally, criado para ajudar clientes de telefonia móvel a economizarem e controlarem o uso de internet no celular.

A novidade do aplicativo é que agora ele permite que o usuário programe um recurso para separar um pouco do pacote de dados para emergências. Quanto à outra atualização, se trata de uma forma para desativar a internet do celular de noite, enquanto a pessoa provavelmente está dormindo. Veja um pouco mais sobre as duas:

Banco de emergência (Emergency bank)

O banco de emergências salva um pouco da internet para que o cliente guarde para mais tarde, caso precise. Para funcionar, é preciso inserir o quanto de dados há disponível e quanto desse total você gostaria de salvar para uma necessidade futura. 
Com isso, o Dattaly bloqueará automaticamente o uso de dados dos aplicativos, assim que o limite for atingido. Claro que se o cliente decidir liberar a internet, caso ainda tenha disponível, poderá fazer isso e desistir da reserva.
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Modo hora de dormir (Bedtime mode)

Quando ativado o modo de dormir, o usuário consegue verificar quanto de internet ainda tem antes de se deitar e depois, quando acordar. Ao desativar o uso da rede móvel pela madrugada, os aplicativos deixam de consumir internet em um período em que o usuário nem está mexendo no celular.
E como cada um dorme em um horário diferente, é preciso definir a hora de dormir e de acordar, como se fosse um despertador, para garantir que o app do Google poupe os dados durante seu sono.
“A missão do Datally é ajudá-lo a nunca ficar sem dados. Agora você já pode usar o banco de emergência e o modo hora de dormir”, informou o Google em seu blog no dia do lançamento, na última quinta-feira (23). 
O Datally foi lançado no Brasil em novembro de 2017 e atualizado em junho deste ano. Na ocasião, o Google também acrescentou dois recursos: um deles para definir um limite de dados temporário para ser usado por terceiros, e outro que impõe um limite diário de internet para gastar, o que faz o usuário ter maior controle de seu pacote de dados ao longo do mês.

Compra de sabonetes LUX garante créditos de celular

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Veja as operadoras participantes da promoção, que estará disponível até o fim do ano.


A LUX, marca de sabonetes, lançou uma promoção que garante R$ 10 em créditos de celular para seus clientes de todo o Brasil.


Para participar, é preciso comprar quatro barras da nova linha da LUX (Lux Botanicals) – qualquer versão vendida entre os dias 1º de agosto e 31 de dezembro –, tirar uma foto do cupom fiscal e se cadastrar no site www.lux.mudou.com/participe.





Depois de fazer o upload da foto, o usuário receberá em até três dias úteis, por e-mail, um cupom personalizado, explicando como ativar o saldo de 10 reais por meio do aplicativo Recarga Pay. As operadoras participantes são Claro, Oi, TIM e Vivo.


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O saldo poderá ser ativado pelo app até o dia 31 de dezembro.

Mesmo que o cliente compre mais quatro produtos em um novo cupom fiscal, ele não terá como ganhar 20 reais em créditos para seu número, já que, de acordo com o regulamento, só é possível participar da oferta uma única vez.

Outras ofertas recentes e semelhantes feitas em parceria com o RecargaPay foram as de compra de Bisnaguitos e produtos da Tang, Royal, Clight ou Fresh.

SKY levará quatro clientes e acompanhantes para Nova Iorque

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Cada viagem patrocinada pela HBO equivale a 12 mil reais.

Até o dia 5 de setembro, os assinantes de TV por assinatura pós-paga da SKY podem participar da nova promoção lançada pela operadora, a “Orquestra Fora de Série com SKY e HBO”.

Serão sorteados quatro prêmios que valem o equivalente a 12 mil reais, o que inclui um pacote de viagem de três dias para Nova Iorque, nos Estados Unidos, em outubro deste ano. Além das passagens aéreas, será pago, aos vencedores e acompanhantes, alimentação, seguro saúde e traslados.






Para participar, é preciso se inscrever pelo aplicativo Minha SKY (disponível para download no Google Play e App Store), pela central de atendimento ou por e-mail, respondendo a uma pergunta enviada pela SKY.

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Assim que se inscrever, o cliente ganha um número da sorte para concorrer à viagem, que será sorteada no dia 8 de setembro.
Como a viagem é para os Estados Unidos, é preciso ter visto americano válido, assim como passaporte. Para participar do sorteio, o cliente também precisa ser assinante dos canais HBO na TV por assinatura.

TIM anuncia evolução organizacional e saída de COO

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Cargo de diretor de operações deixa de existir na companhia, e agora cinco diretorias se reportarão ao executivo Sami Foguel.

A partir desta segunda-feira (27), a TIM dá início ao que chamou, em comunicado, de evolução organizacional. O executivo Pietro Labriola sai do cargo de diretor de operações (COO – Chief Operation Officer), e a própria função deixa de existir na companhia.

O novo CEO da TIM é Sami Foguel, que ficará responsável por acompanhar as estruturas de marketing, vendas, atendimento, mercado corporativo e residencial. Todas as cinco diretorias passam a se reportar a Foguel.


Quanto a Pietro Labriola, que encerra o período de expatriação no Brasil, depois de três anos como Chief Operating Officer da companhia, ficará na TIM até o dia 30 de setembro. Conforme explicou a empresa, o período será importante para suportar e garantir essa fase de transição. 
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De acordo com a mensagem assinada pelo Diretor de Relações com Investidores (CFO – Chief Financial Officer) da TIM, Adrian Calaza, agora, a evolução organizacional reforça a linha de proximidade às operações que Sami Foguel vem destacando desde a sua chegada à operadora.
“Meu propósito é estar sempre presente nas diversas atividades da empresa e apoiar os colaboradores a desempenhar com excelência suas funções, com foco contínuo na melhor experiência do cliente” disse o CEO da TIM Brasil.
“A TIM dispõe de um management de grande experiência, força e motivação para enfrentar com sucesso os próximos desafios. Um particular agradecimento a Pietro Labriola por ter contribuído no alcance de ótimos resultados nos últimos anos”, finalizou.

Atividade de telecomunicações cai em ranking de geração de receita

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Segundo IBGE, atividade está sofrendo com a mudança nos padrões de consumo e com concorrência acirrada que segura os preços.



A atividade de telecomunicações não é mais a maior em geração de receita operacional no setor de serviços no Brasil, segundo a Pesquisa Anual de Serviços (PAS), divulgada nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).


Conforme o levantamento realizado com os dados de 2016, a maior geração de receita operacional está vindo dos serviços técnico-profissionais.


Em 2007, as telecomunicações respondiam por 18,9% da geração de receita no setor de serviços. Em 2016, esse percentual caiu para 10,9%. 

Essa foi a primeira vez na série histórica da pesquisa, que foi iniciada em 2007, que a atividade de telecomunicações não lidera o ranking. 

Segundo o IBGE, a perda de participação na receita pelas telecomunicações tem caráter estrutural, já que a atividade vinha reduzindo sua representação a cada ano.



Para o IBGE, os serviços de telecom estão sofrendo o impacto da mudança dos padrões de consumo. A telefonia tem sido substituída gradativamente por tecnologias de comunicação mais baratas baseadas na internet. 

O instituto também apontou o que consultoria PwC já havia levantado em um estudo divulgado no mês passado: que a concorrência acirrada entre as operadoras tem feito o lucro da telefonia cair no Brasil.

Conforme o levantamento da consultoria, enquanto a receita líquida das principais operadoras encolheu 7,4% entre os anos de 2013 e de 2017, a relação das despesas comerciais ante os ganhos das cinco maiores do setor subiu de 24% para 27%.


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O primeiro lugar do ranking passou a ser dos serviços técnico-profissionais, com 11,1% da geração de receita do setor de serviços em 2016.

Em 2007, essa atividade ocupava a segunda posição com participação de 9,9%.

Os serviços técnico-profissionais englobam as consultorias, escritórios de advocacia, contabilidade, publicidade, empresas de engenharia e arquitetura, entre outras. 

A atividade aumentou sua participação na geração de receita em 1,2 ponto percentual. 

Já telecomunicações perdeu 8 pontos percentuais, a maior perda entre as 34 atividades investigadas pelo instituto. 

Entre 2006 e 2011, eram quatro os serviços de telecomunicações medidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA): telefone fixo, telefone público, telefone celular e acesso à internet. 

A partir de 2012, passaram a ser seis serviços, sendo incluídos telefone com internet (pacote) e TV por assinatura com internet.

O IBGE destacou que, enquanto o IPCA geral foi de 30,2% no acumulado de 2007 a 2011 e de 44,4% de 2012 a 2016, a dos serviços de telecomunicações foi, respectivamente, de 7,6% e 7,7% nos dois períodos.