19/04/2024

App do Google que economiza sua internet móvel ganha novos recursos

Lançado há poucos meses, o Datally agora permite que você defina quantos dados quer gastar por dia, ou mesmo quanto um amigo pode gastar no seu celular.

Criado para ajudar as pessoas a entenderem, controlarem e economizarem seus dados móveis, o aplicativo Datally, do Google, acaba de receber novos recursos. Para quem não se lembra, o Datally foi lançado no final do ano passado em vários países do mundo, incluindo o Brasil.

O app funciona de forma gratuita em sistemas Android, com a opção em português para os brasileiros navegarem. A atualização recente do app trouxe quatro novidades. Entenda cada uma delas:










Modo Visitante

A primeira funcionalidade permite que você defina um limite de dados temporário para ser usado por outra pessoa em seu smartphone. O modo visitante é bom para quem empresta o celular para um amigo que está sem internet, por exemplo, mas não quer que ele ultrapasse um determinado limite de dados do plano. Para que ninguém faça alterações sem a sua autorização, também é possível criar uma senha para controlar o recurso.





Limite Diário

Nesse recurso, o limite é mais para alertar o próprio usuário se ele está ou não gastando internet demais no dia a dia. Com o limite diário, o usuário consegue definir uma quantidade máxima de uso de dados por dia, aquela que imagina que seria ideal para conseguir manter a internet sem bloqueios até o fim do mês.


O Datally vai enviar duas notificações nesse caso: quando estiver perto do limite definido e depois de atingi-lo. Não que o app tenha autonomia para bloquear sua navegação automaticamente. Mas logo depois do alerta final, você pode optar por ignorar a notificação, ou usar o Datally para bloquear o uso de dados pelo menos pelo resto daquele dia.

LEIA TAMBÉM:

Apps não usados


De acordo com o Google, 20% dos dados móveis são usados por aplicativos em segundo plano que costumam estar fechados no smartphone do usuário por um mês. Com o novo recurso, o usuário fica sabendo exatamente quais aplicativos não são utilizados, mas ainda sim gastam dados. Passa a ser possível, com ele, desinstalar determinados apps diretamente do Datally.

Encontrar Wi-Fi


O último recurso é do “Encontrar Wi-Fi”, que recebe um upgrade e agora apresenta um mapa de todos os hotspots Wi-Fi disponíveis perto de você e a qualidade de cada rede. Após a conexão, o app pede uma rápida avaliação, que vai auxiliar outros usuários.

Anteriormente, o app já permitia que você encontrasse as redes de empresas e locais próximos, sabendo também quais delas exigem ou não senha, recurso que permanece funcionando, assim como a possibilidade de traçar uma rota até o local com Wi-Fi de seu interesse.

Além das novas funcionalidades, o aplicativo Datally ainda tem o recurso “Gerenciar dados”, que te faz entender e gerenciar o gasto exato de internet para cada aplicativo, informando também quais horários você mais utiliza a rede móvel ao longo do dia.
E a partir do “Rastreador de Balões”, você consegue verificar quantos dados os apps usam em tempo real, bloqueado o uso de internet em qualquer um deles, se for o caso. Se preferir, o Datally consegue limitar o gasto de dados por app e inclusive bloquear aqueles que você não quer que consumam a franquia quando estão em segundo plano, ou seja, quanto não estão abertos no celular.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários