29/03/2024

Portabilidade numérica já ultrapassa os 4 milhões em 2018

Seja pelas ofertas competitivas ou a insatisfação com os serviços, quase 5 milhões de pedidos para migrar de operadora já foram feitos no ano.

A quantidade de portabilidade numérica efetivada no Brasil, recurso que permite que o cliente mude de operadora e mantenha seu número de telefone sem nenhum custo, já ultrapassa os 4 milhões em 2018. No total, foram 4.030.932 trocas de chips do dia 1 de janeiro ao dia 21 de agosto. 

O número é bastante representativo porque, em todo o ano de 2015, por exemplo, foram feitas 4.139.617 portabilidades – em 2016 foram 4.613.193 e em 2017 5.854.401. Quanto a 2018? Faltam mais de quatro meses para acabar o ano, e o número já chega próximo da totalidade apresentada nos últimos anos. 









Se considerar o número de pedidos, ou seja, quando o cliente solicita a troca da operadora, mas ainda tem três dias para desistir, ele foi ainda maior: 4.718.504. Somente de números móveis, foram 3,6 milhões. 

Isso pode significar, basicamente, duas coisas: 
  1. O cliente está satisfeito com as ofertas competitivas entre as operadoras, e constantemente migra seu número para um chip diferente porque se sente atendido; ou 
  2. O cliente está insatisfeito com os serviços de sua operadora, e muitas vezes faz mais de uma troca para conseguir se sentir à vontade com uma nova.
LEIA TAMBÉM: 
Do total de portabilidades efetivadas, 3.125.153 foram de clientes móveis e 905.779 de linhas fixas. Só em agosto, o total já é de 379.284. Maio continua sendo o mês com a maior quantidade de portabilidade numérica do ano. 
Vale destacar que, apesar de 85% das pessoas pedirem a migração e completarem a troca, 15% dos brasileiros ainda resistiram à mudança e decidiram continuar com sua operadora
Muito disso se deve às ofertas especiais que as teles enviam aos seus clientes – principalmente do pós-pago – para continuarem em sua base. Falamos disso na matéria Claro e Oi mantêm sites com ofertas exclusivas para reter clientes
De toda forma, sempre haverá a concorrente do outro lado, que, muitas vezes, também prepara uma promoção especial para o cliente que resolver fazer a portabilidade numérica. A Nextel está fazendo isso em agosto e a Claro já faz há algum tempo, mesmo sem período promocional. Outras também adotam a estratégia para atrair mais clientes da concorrência. 
Os dados de portabilidade em 2018 foram retirados do site da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), que atualiza diariamente os números de portabilidade numérica.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários