17/12/2025
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Black Friday: TIM oferece iPhone por R$ 999

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Sexta-feira terá reforço no atendimento em pontos de venda da operadora.

Na próxima sexta-feira, 29, as lojas da TIM receberão um grande reforço. Funcionários treinados de diferentes departamentos da companhia, como financeiro, recursos humanos e marketing, vão atuar em mais de mil pontos de venda em todo o Brasil para dar conta do atendimento ao público, durante a Black Friday.

Uma das apostas da TIM para este ano são os aparelhos da Apple. A operadora está vendendo o iPhone 8 64GB por R$ 999 para os clientes do plano TIM Black Família 100GB. Um desconto de R$ 2.400.

Já para os usuários do plano individual TIM Black 10GB + 10GB, é possível comprar o mesmo aparelho por R$ 1.499.

“O iPhone costuma estar no topo da lista de modelos preferidos. Por isso, estamos com o desconto mais vantajoso do mercado no iPhone 8 e o cliente ainda pode escolher entre o plano família ou individual”, explica João Stricker, chefe de marketing e consumo da TIM.

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O TIM Black Família 100GB, custa R$ 319,99 e permite compartilhar a franquia de internet com mais três dependentes, o que ficaria em torno de R$ 79,99 por pessoa. O plano conta com a assinatura da Netflix inclusa, além de 50 milhões de músicas no TIM Music by Deezer e mais de 100 revistas e jornais TIM banca virtual. Instagram, Facebook, Twitter e WhatsApp são ilimitados.

Já o TIM Black 10GB também apresenta redes sociais e WhatsApp ilimitados. Além dos 10 GB do plano, o usuário recebe mais 10GB para usar como quiser, tem ligações a vontade para qualquer operadora, além das assinaturas do TIM Music by Deezer, TIM Banca Virtual, Cartoon Network Já! e Esporte Interativo Plus já inclusas na oferta.

Adquirindo o plano individual durante a Black Friday e pagando no débito automático, o cliente recebe ainda mais 8GB, totalizando 28GB de internet, pagando R$ 139,99 por mês. Ao levar o número para a TIM, a operadora oferece mais 2GB de franquia.

Com informações de Assessoria de Imprensa TIM.

Cobrança abusiva custará R$ 9,3 milhões aos cofres da Claro

Processo de 2009 foi julgado pela Secretaria Nacional do Consumidor; saiba mais detalhes.

Ilsutração
Imagem: Unsplash

Uma propaganda enganosa junto com uma cobrança indevida custará R$ 9,3 milhões para os cofres da Claro. A multa foi aplicada pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), órgão do Ministério da Justiça.

A operadora bem que tentou apresentar um recurso, mas não obteve sucesso. As infrações foram julgadas como “práticas abusivas” e a multa aplicada será destinada ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.

A prestadora terá que fazer o pagamento em 30 dias. Se a ordem não for cumprida, há penas cabíveis.

Em comunicado, a Claro comunicou que se trata de um processo ocorrido há mais de uma década. Atualmente, as plataformas de atendimento ao cliente foram modernizadas e aprimoradas, com monitoramento sistemático de indicadores de qualidade e regras sobre o ciclo de vida dos serviços de valor agregado.

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A cobrança por serviços não contratados pelos assinantes é uma questão delicada no mercado de telecomunicações. Nos dias atuais, é comum que as operadoras incrementem pacotes com aplicativos de vídeo sob demanda, música, jogos e outros.

É uma forma de oferecer novidades aos clientes e reduzir valor de impostos, mas a prática também pode ser entendida como serviços agregados, ou seja, a cobrança muito provavelmente é incluída na fatura dos famosos combos.

Estados como o Amazonas e Santa Catarina sancionaram leis que proíbem a inclusão dos serviços em pacotes contratados. As operadoras chegaram a ofertar planos mais caros ou com menos internet para as regiões, mas trata-se de uma legislação considerada inconstitucional.

Quem regulamenta telecomunicações é a União.

Com informações de Tele.Síntese e Tecnoblog

Portal Terra fica fora do ar nesta segunda-feira

Sites hospedados e serviços de e-mail estão apresentando erros e falhas desde o fim de semana, segundo usuários.

Nesta segunda-feira, 25, o e-mail e outros serviços oferecidos pelo Portal Terra estão fora do ar. A falha atinge todo o país e já recebeu mais de 3 mil relatos de usuários no site DowDetector.

O Terra Networks é uma empresa brasileira pertencente ao conglomerado espanhol Telefônica, que também controla a operadora Vivo. Além de provedor de conteúdo, a empresa oferece serviços de internet e acesso à rede.

Segundo comentários de usuários, não é possível enviar ou receber e-mails. O problema teria começado no sábado a tarde. “Sem e-mail desde sábado dia 23/11…uso e-mail para trabalho, estou muito preocupada”, afirmou um dos afetados.

Além do serviço de e-mail, o portal de notícias bem como sites hospedados nos servidores do Terra também estão inativos. Algumas páginas estão apresentando “erro ao estabelecer uma conexão com banco de dados”.

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Ao ligar para o SAC, o consumidor escuta uma mensagem automática que o Terra está com uma indisponibilidade temporário no serviço de atendimento. Aqueles que conseguiram contato com o suporte foram informados que o problema estava no servidor localizado em Miami, nos Estados Unidos.

No Twitter, a empresa confirmou que a instabilidade tem origem no servidor global.

“Informamos que nossos clientes podem encontrar dificuldades para acessar os serviços do portal devido a instabilidades no servidor global da empresa. Uma equipe já está atuando para solucionar a intermitência. Lamentamos pelos transtornos causados” afirmou a empresa em comunicado publicado no Twitter.

O Minha Operadora também entrou em contato com a assessoria de imprensa da Telefônica e recebemos a informação que a previsão é que até às 23h desta segunda-feira os serviços sejam restabelecidos.

[ATUALIZAÇÃO – 26/11/2019 11H14]:

Nesta terça-feira, 26, o Terra continua a apresentar problemas, com vários usuários reclamando sobre serviços fora do ar, principalmente em e-mails corporativos. O Minha Operadora fez um novo contato com a assessoria da Telefônica e recebemos o seguinte posicionamento:

O Terra informa que em 24/11 foi identificada instabilidade em seu servidor. Assim que detectada, uma equipe técnica foi acionada e segue trabalhando para solucionar a intermitência. A nova previsão é que até 12h os serviços sejam restabelecidos.

Oi manifesta repudio por suposto assédio em ‘A Fazenda’

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Patrocinadora do programa, é a segunda vez que a operadora se manifesta e cobra um posicionamento da TV Record.

As coisas não parecem boas nos bastidores da TV Record, ao menos quando assunto tratado é o reality show “A Fazenda”. Depois de uma expulsão por assédio, a atração parece ter exibido um novo caso, que gerou grande movimentação nas redes sociais.

Nas cenas, a ex-BBB e influenciadora digital Hariany Almeida rompeu o namoro com o modelo Lucas Viana. Inconformado, o rapaz deitou junto com a participante e começou a fazer carícias, mesmo após ouvir sequências de negativas.

As redes sociais foram inundadas de reclamações contra o programa. Fãs, inconformados, levantaram a tag “HARIANY MERECE RESPEITO”. No dia seguinte, durante uma nova exibição do reality, a hashtag levada ao ar foi “#OAssédio11”, mesma que utilizaram para denunciar o primeiro ocorrido.

Outras tags como “LUCAS EXPULSO“, “NÃO É NÃO” e “RECORD ACOBERTA ASSÉDIO” também foram levadas ao assuntos mais comentados do país na rede social.

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Em meio a tamanha repercussão, a Oi, patrocinadora da atração, começou a ser cobrada por posicionamentos. Sem muita demora, o perfil da marca respondeu:

Vale lembrar que, além de envolvida no reality show, a operadora tem Marcos Mion como seu garoto propaganda. O artista é o apresentador de “A Fazenda”.

Na web, o comunicado da Oi foi motivo de comemoração, já que na primeira vez o posicionamento da empresa foi suficiente para garantir a expulsão do participante Phellipe Haagensen. É o que pontua o jornalista Maurício Stycer:

Mas a edição do último domingo, 24, não mostrou nenhuma remoção ou qualquer posicionamento da emissora Record. Será que o caso terá encaminhamento a partir desta segunda-feira, 25?

É muito provável que as manifestações contra o programa e a emissora continuem, até que seja tomada alguma atitude.

[ATUALIZAÇÃO – 25/11 11h40]

A tag RECORD APOIA ASSÉDIO figura nos assuntos mais comentados do Brasil. Confira parte da repercussão:

Vivo dá 10 GB de bônus para quem recarregar R$ 30

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Até o momento, os clientes pré-pagos estão levando a melhor nessa Black Friday 2019.

Divulgação Vivo
Imagem: Divulgação Vivo

Quem diria que o pré-pago se tornaria a grande “menina dos olhos” nessa Black Friday 2019? Depois da promoção da Claro, com 6 GB por R$ 19,99, a Vivo não vai deixar seus clientes por menos sem uma oferta interessante.

Na operadora da Telefônica, todo que realizarem uma recarga de R$ 30 vão ganhar 10 GB de bônus para utilizarem como quiser.

Pela consulta no site, é possível visualizar que todos os estados atendidos pela companhia estão com o bônus disponível na compra do crédito. Basta fazer a recarga diretamente pelo site da Vivo ou no aplicativo móvel disponibilizado.

No entanto, a validade pode ser a grande vilã da promoção e desinteressar consumidores. A recarga é válida por 30 dias e o bônus fica disponível por apenas sete.

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Se comparado com o que é praticado na concorrência, a Vivo cobra um bom valor, já que os 10 GB normalmente integram planos controles ou pós-pagos com valores que vão muito além dos R$ 30.

Mas a validade pode não ser tão vantajosa para os clientes, que antes de qualquer deslumbre com a oferta, vão colocar suas demandas na conta final para ver se a promoção é realmente válida aos seus bolsos.

Em aquecimento para a Black Friday 2019, a operadora circula com ações no Vivo Easy, oferta combos e até mesmo a conexão via fibra ótica ganhou valores especiais. Resta aguardar para saber qual será a cartada final da Vivo no dia 29 de novembro.

Cliente Claro pode fazer empréstimo de até R$ 10 mil

Nova cartada da operadora é disputar o mercado de crédito pessoal.

Ilustração. Roman Synkevych (Unsplash)
Imagem: Roman Synkevych (Unsplash)

Quem estiver com a necessidade de um dinheiro extra, poderá contar com a Claro (BMV: AMXL) a partir de agora, mas precisa ser cliente da operadora. A marca, da mexicana América Móvil, gerou repercussão nos últimos dias ao anunciar sua entrada no mercado de crédito pessoal.

A partir de agora, clientes com crédito pré-aprovado dos planos pós-pagos e controle poderão fazer um empréstimo de até R$ 10 mil com a empresa, em uma operação totalmente simplificada.

O pedido pode ser realizado no aplicativo da Claro. No ato, serão pedidos documentos digitalizados e dados pessoais. Depois, o dinheiro vai direto para a conta do banco que for da preferência do consumidor, no prazo de três dias úteis.

Para pagar, o cliente da operadora terá a opção de parcelar em 36 vezes, com taxas a partir de 2,85% ao mês. O débito também poderá ser feito a partir da própria fatura do celular.

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A nova empreitada da operadora começa em parceria com o banco mexicano Inbursa, comandado pelo dono da Claro, o bilionário mexicano Carlos Slim. Os lucros serão compartilhados entre as duas empresas.

Trata-se de uma diversificação do portfólio. Todas as operadoras se movimentam para oferecer novos tipos de serviços aos clientes e não ficarem limitadas com telefonia e internet móvel.

É uma cartada inédita da Claro no mercado brasileiro, uma tentativa de ampliar o faturamento que está praticamente estagnado no mercado global de telecomunicações. A perda constante da prestadora é na telefonia fixa e TV por assinatura.

Com informações de ESTADÃO

Claro TV abre sinal dos canais FOX Sports

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Clientes poderão assistir à transmissão da final da Libertadores.

Foto: Divulgação/Claro

Famosa pela cobertura exclusiva da competição entre clubes da América do Sul, os canais FOX Sports terão sinal liberado neste fim de semana para todos os clientes Claro net TV, Claro fibra e Claro TV.

Os canais FOX Sports e FOX Sports 2, disponíveis nos canais 573 e 574 (HD) e 73 e 74 (Digital), contarão com cobertura dedicada para a final da CONMEBOL Libertadores, com a partida entre o Flamengo e River Plate, às 17h, no sábado, 23 de novembro.

A transmissão do jogo no Estádio Monumental U, em Lima, no Peru, será dupla, nos canais 1 e 2, permitindo que o cliente escolha entre duas equipes de comentaristas para assistir ao jogo.

Durante a programação, o canal também contará com equipes no Brasil, Argentina e Peru, para cobrir as últimas horas que antecedem os jogos.

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Além da transmissão exclusiva na TV, o FOX Sports também exibirá a decisão em telas de cinema em todo o país, por meio de uma parceria com a Cinelive, e em telões no Maracanã, durante a Fun Fest.

Em outubro, o FOX Sports foi o 12º canal mais visto da TV Paga no Brasil, atingido com 0,46 ponto de audiência e 0,96% de share.

Telefónica Vivo se une à AT&T para combater dona da Claro

Companhia espanhola pretende aumentar a sua participação no México, dominado pela América Móvil.

A gigante espanhola Telefónica, controladora da Vivo no Brasil, acaba de fechar um acordo para utilizar parte da infraestrutura da AT&T no México. Segundo especialistas, o negócio é estratégico e visa competir com a mexicana América Móvil, dona da Claro.

No acordo, torres, antenas e cabos de fibra óptica da AT&T serão utilizados pela Telefónica para fornecer serviços aos consumidores mexicanos. Com o negócio, a companhia deve economizar em torno de 230 milhões de euros (em torno de R$ 1 bilhão) por ano e ganhar fôlego no país.

A parceria pode diminuir o domínio da América Móvil, que detêm quase dois terços das linhas móveis do país.

A própria AT&T gastou bilhões no México, em 2015, comprando duas operadoras locais, para diminuir a participação no mercado da empresa local, ainda sem sucesso.

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“O que esse acordo faz é fortalecer a capacidade de competir”, disse Monica Aspe, vice-presidente de assuntos externos da AT&T México.

Segundo Camilo Aya, CEO da Telefónica no México, a parceria com a AT&T não é exclusiva, o que significa que a operadora poderá utilizar a infraestrutura de outras empresas.

Os termos financeiros do acordo não foram divulgados.

Com informações de EuroNews.

Ceará e Sport Club são os novos times a oferecer chip para torcedor

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SIMCards personalizados custam R$ 10 e possuem 3 opções de planos, custando entre R$ 20 e R$ 40.

Neste mês, mais dois clubes de futebol lançaram as suas operadoras de telefonia móvel virtual (MVNO), por meio de uma parceria com a Dry Company. O Ceará Sporting Club e o Sport Club do Recife lançaram seus SIMCards personalizados com as cores e símbolos dos seus times.

O “Vozão Phone”, do Ceará, e o “Sport Cel”, do Sport, podem ser utilizados em todo o Brasil, por meio da rede 4G da TIM.

Os chips custam R$ 10 e ambos os times têm os mesmos planos na modalidade pré-pago, com validade de 30 dias:

  • R$ 20,00: 500MB + 30 minutos de ligações + 30 SMS
  • R$ 30,00: 2GB + 100 minutos de ligações + 100 SMS
  • R$ 40,00: 3GB + ligações ilimitadas + 100 SMS

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No caso do Vozão Phone, também é prometido aos torcedores do Ceará diversas vantagens, como promoções exclusivas, sorteios, brindes, ingressos gratuitos, entre outros.

Já no Sport Cel, os planos concedem acesso ilimitado ao site oficial do Sport, além do Sport Cel, Maior do Nordeste, FutebolCard e Cazá do Sport.

Os torcedores podem comprar o Vozão Phone e o Sport Cel pelo telefone (11) 3557-9112, no site ou nas lojas oficiais dos times.

Nos últimos anos, o mercado de chips de times tem crescido rapidamente. Além do Ceará e do Sport, também já existem os SIMCards dos times São Paulo, Corinthians, Bahia, Cruzeiro, Santos, Fortaleza, Internacional.

“No Brasil, o setor de MVNO (Mobile Virtual Network Operator) é o que mais cresce, com taxas anuais acima de dois dígitos, mesmo na situação econômica atual”, comemora Ronaldo Yoshida, diretor executivo da Dry Company.

Proposta que pode definir futuro da SKY avança

Fim da propriedade cruzada na TV por assinatura segue em debate na Câmara dos Deputados, entenda as consequências para a SKY.

A AT&T segue em meio a um imbróglio com a legislação brasileira. A operadora americana tenta, desde 2016, aprovar a compra da Warner no Brasil. Se tudo ocorrer como o esperado, a gigante companhia será dona da SKY e dos canais do estúdio no Brasil.

Mas é aí que mora o problema. A Lei do SeAC, também conhecida como Lei da TV Paga, impede propriedade cruzada. Ou seja, não é permitido que uma única corporação controle empresas de distribuição e produção de conteúdo em terras brasileiras.

O motivo é para não haver uma discriminação da concorrência, mas a AT&T segue com tentativas de aprovar a operação sob o argumento de que a sede da TimeWarner não está no Brasil.

Com a demora da Anatel, há uma alternativa que pode ser mais rápida: alterar a Lei da TV Paga. Nos últimos dias, houve progresso. Um texto substitutivo ao Projeto de Lei 8889/17, que prevê a regulação do streaming, foi aprovado pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.

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A proposta exclui a propriedade cruzada da Lei do SeAC e pode finalmente abrir as portas para que a gigante companhia americana tenha o controle da Warner e da SKY no Brasil.

Uma mudança na legislação pode facilitar também a vinda do HBO Max para o Brasil. O streaming será lançado em vários países e abrigará todo o conteúdo do estúdio. Entre os mais relevantes estão os filmes de heróis da DC Comics, a franquia Harry Potter e séries históricas como a comédia Friends.

Mas no Brasil é incerteza, devido a todo o conflito da AT&T com a lei.

O VOD será um concorrente de peso para Netflix e Disney+ mundo afora e poderá fortalecer a produção no audiovisual brasileiro. Pois a mesma proposta citada obriga as empresas de streaming a produzirem conteúdo nacional, caso queiram atuar no Brasil.

Agora, o projeto segue para análise em caráter conclusivo nas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

A autoria do texto é da deputada Benedita da Silva, do PT.

Com informações de Câmara dos Deputados