Procon determina abertura de canais abertos na Claro TV

Iniciativa surgiu após reclamações de consumidores do Claro TV Livre, entenda o ocorrido.

Ilustração
Imagem: Luz Fuertes (Unsplash)

Mais um município venceu a batalha contra a Claro TV Livre. Dessa vez, os moradores de Manhuaçu, em Minas Gerais, serão os beneficiados. De acordo com a determinação do Procon local, a operadora tem até dez dias para reestabelecer o sinal das emissoras abertas para todos os seus assinantes.

No modelo de negócio pré-pago das TVs por assinatura, o cliente compra o equipamento e pode realizar recargas para ter acesso aos canais da prestadora escolhida. Nos moldes de como funciona na telefonia móvel.


Entretanto, no ato de venda da Claro TV Livre, houve a promessa de que o acesso aos canais abertos seria vitalício, sem a necessidade de uma recarga para assisti-los. A empresa não cumpriu.

Diversos consumidores tiveram o sinal cortado assim que deixaram de fazer recargas em seus aparelhos. A ocorrência no município em questão foi registrada nos meses de maio e julho de 2019. Com isso, um assinante procurou pelo Procon.

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Há meses que a Claro deixou de vender equipamentos com a promessa de ter os canais abertos com acesso vitalício para os clientes. Entretanto, desde que a mudança foi aplicada, os consumidores antigos foram compelidos a realizarem recargas mínimas para terem acesso.

A prática da operadora esbarra também na Lei Federal 12.485, de 2011. Nela, há a garantia que os canais abertos devem ser disponibilizados de forma gratuita, sem integrar o valor de planos comercializados pelas empresas.

Ao final do processo, a conclusão do Procon Manhuaçu é de que as cobranças por recarga da operadora soam abusivas, especialmente para quem adquiriu quando o produto era divulgado sem esse tipo de exigência.

No prazo de dez dias, a Claro terá que habilitar o sinal das emissoras abertas para assinantes, sem qualquer ônus.

Com informações de Portal Caparaó

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About Anderson Guimarães
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DC

Todos os consumidores que foram enganados, não só com Claro mas também com a Sky e a Oi, e em todo o Brasil, deveriam ter seus canais abertos gratuitamente, pois quando compraram seus aparelhos a promessa das operadoras era de que os canais abertos seriam gratuitos para sempre..

Cidade - UF
Bom Jesus dos Perdões SP
Darllan Marinho

Tive o mesmo problema com o Sky Livre, comprei e do nada a Sky disse que não teria mais direito aos canais abertos, teria que fazer recarga.

Na época cheguei a abrir reclamação na Anatel, no Reclame Aqui, mas, nada resolveu, acho que a única solução poderia ser Procon.

Cidade - UF
Natal - RN

Eu tenho claro mas na modalidade plano mensal e quando assine o pacote informaram que os canais aberto estaria disponível.
Sem querer houve um atraso na fatura e mesmo canais( abertos) não conseguia assistir.

Cidade - UF
Praia Grande-SP
Janete Rodrigues Vivan

Comigo também aconteceu a mesma coisa. Me senti enganada, pois fui comprar uma parabólica e disseram que compensava comprar o aparelho pré pago da claro. Que colocaria os créditos qdo eu quisesse e teria srmpre os canais abertos. Como é no interior e vou só algumas vezes achei interessante. Mas não foi o que aconteceu. Resultado estou com um aparelho sem função e tive que comprar a parabólica. Propaganda enganosa. E o SAC da empresa é péssimo. Detesto esta marca.

Cidade - UF
São Paulo, capital
Neyde Costa

Realmente a Claro nao cumpre o acordo do contrato!!!! Nao vejo a hora do contrato vencer!! Claro??? Nunca mais.!!!!!! 0 confianca!!

Cidade - UF
Campo Grande. MS