Procon determina abertura de canais abertos na Claro TV

Iniciativa surgiu após reclamações de consumidores do Claro TV Livre, entenda o ocorrido.

Ilustração
Imagem: Luz Fuertes (Unsplash)

Mais um município venceu a batalha contra a Claro TV Livre. Dessa vez, os moradores de Manhuaçu, em Minas Gerais, serão os beneficiados. De acordo com a determinação do Procon local, a operadora tem até dez dias para reestabelecer o sinal das emissoras abertas para todos os seus assinantes.

No modelo de negócio pré-pago das TVs por assinatura, o cliente compra o equipamento e pode realizar recargas para ter acesso aos canais da prestadora escolhida. Nos moldes de como funciona na telefonia móvel.


Entretanto, no ato de venda da Claro TV Livre, houve a promessa de que o acesso aos canais abertos seria vitalício, sem a necessidade de uma recarga para assisti-los. A empresa não cumpriu.

Diversos consumidores tiveram o sinal cortado assim que deixaram de fazer recargas em seus aparelhos. A ocorrência no município em questão foi registrada nos meses de maio e julho de 2019. Com isso, um assinante procurou pelo Procon.

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Há meses que a Claro deixou de vender equipamentos com a promessa de ter os canais abertos com acesso vitalício para os clientes. Entretanto, desde que a mudança foi aplicada, os consumidores antigos foram compelidos a realizarem recargas mínimas para terem acesso.

A prática da operadora esbarra também na Lei Federal 12.485, de 2011. Nela, há a garantia que os canais abertos devem ser disponibilizados de forma gratuita, sem integrar o valor de planos comercializados pelas empresas.

Ao final do processo, a conclusão do Procon Manhuaçu é de que as cobranças por recarga da operadora soam abusivas, especialmente para quem adquiriu quando o produto era divulgado sem esse tipo de exigência.

No prazo de dez dias, a Claro terá que habilitar o sinal das emissoras abertas para assinantes, sem qualquer ônus.

Com informações de Portal Caparaó

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.

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Deraldo Carvalho
Colaborador

Todos os consumidores que foram enganados, não só com Claro mas também com a Sky e a Oi, e em todo o Brasil, deveriam ter seus canais abertos gratuitamente, pois quando compraram seus aparelhos a promessa das operadoras era de que os canais abertos seriam gratuitos para sempre..

Cidade - UF
Bom Jesus dos Perdões SP
Darllan Marinho
Colaborador
Darllan Marinho

Tive o mesmo problema com o Sky Livre, comprei e do nada a Sky disse que não teria mais direito aos canais abertos, teria que fazer recarga.

Na época cheguei a abrir reclamação na Anatel, no Reclame Aqui, mas, nada resolveu, acho que a única solução poderia ser Procon.

Cidade - UF
Natal - RN
Antonio Carlos Leite Junior
Colaborador

Eu tenho claro mas na modalidade plano mensal e quando assine o pacote informaram que os canais aberto estaria disponível.
Sem querer houve um atraso na fatura e mesmo canais( abertos) não conseguia assistir.

Cidade - UF
Praia Grande-SP
Janete Rodrigues Vivan
Colaborador
Janete Rodrigues Vivan

Comigo também aconteceu a mesma coisa. Me senti enganada, pois fui comprar uma parabólica e disseram que compensava comprar o aparelho pré pago da claro. Que colocaria os créditos qdo eu quisesse e teria srmpre os canais abertos. Como é no interior e vou só algumas vezes achei interessante. Mas não foi o que aconteceu. Resultado estou com um aparelho sem função e tive que comprar a parabólica. Propaganda enganosa. E o SAC da empresa é péssimo. Detesto esta marca.

Cidade - UF
São Paulo, capital
Neyde Costa
Colaborador
Neyde Costa

Realmente a Claro nao cumpre o acordo do contrato!!!! Nao vejo a hora do contrato vencer!! Claro??? Nunca mais.!!!!!! 0 confianca!!

Cidade - UF
Campo Grande. MS