17/12/2025
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Provedores regionais de internet deixam Oi, Vivo e Claro para trás

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Confira os números que provam o sucesso das prestadoras de pequeno porte frente às maiores operadoras do Brasil.

Imagem: yip vick (Unsplash)

De acordo com um levantamento da Teleco, operadoras como a Claro, Vivo e Oi estão perdendo espaço de mercado para as prestadoras de pequeno porte. As empresas já oferecem preços competitivos e boas velocidades de banda larga os consumidores.

Os dados coletados são referentes a setembro de 2019. No fim de 2018, os provedores regionais estavam presentes em 3.140 municípios, já com a liderança. Agora, o número saltou para 3.509.

A maior concorrente é a Oi, que ainda se faz presente em 1.631 cidades. Em momento delicado, a empresa expande sua operação de fibra ótica para conseguir reverter os efeitos negativos do seu caixa.

Abaixo, os dados da Teleco:

  • Provedores de pequeno porte: 3.509 municípios
  • Oi: 1.631 municípios
  • Vivo: 323 municípios
  • Claro: 97 municípios

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A Claro, apesar de ter a liderança nacional na TV por assinatura, ainda precisa caminhar para conquistar mais clientes de banda larga pelo país. A operadora também anunciou que vai expandir sua operação e levar a fibra ótica para mais regiões.

O crescimento veloz se deve a dificuldade das grandes empresas de telecomunicações em investir nas redes de fibra. A Oi, por exemplo, possui concessão em todos os estados, com exceção de São Paulo, mas segue limitada com a ADSL/VDSL.

Muitos provedores regionais já surgem com a tecnologia de fibra ótica e sem os tradicionais combos. Com isso, podem entregar mais velocidade e valores de interesse do consumidor.

A Oi já levou a rede de FTTH para 76 municípios e prevê um crescimento ainda maior para o fim de 2019. A Vivo também segue em expansão, a última cidade contemplada pela operadora foi Olinda, em Pernambuco.

Com informações de Tecnoblog

Claro é líder em quantidade de títulos e canais ao vivo sob demanda

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Estudo também apontou que brasileiros consideram o tamanho do catálogo como um dos pontos mais importantes na escolha da plataforma de streaming.

A consultoria Business Bureau (BB) acaba de divulgar um estudo que aponta que oito em cada dez residências brasileiras têm acesso à conteúdo sob demanda, independentemente da plataforma utilizada. Os dados foram coletados em setembro, outubro e novembro de 2019.

O estudo também constatou que para 81% dos usuários, a quantidade de títulos é um fator relevante nos serviços de streaming.

Nesse sentido, ao somar filmes e episódios de séries, a pesquisa demonstrou que a Claro recebe destaque, com 64.597 títulos disponíveis. Em seguida, aparecem no ranking a Globoplay (33.803), Netflix (33.700), Globosat Play (29.441) e Vivo Play (21.315).

A consultoria também revelou a tendência atual das operadoras de liberar canais ao vivo nas plataformas de vídeo sob demanda, permitindo que os assinantes assistam ao conteúdo da TV em qualquer tela.

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Nesse quesito, novamente a Claro sai na frente, com o NOW liderando o ranking com 66 canais ao vivo, seguido do Vivo Play (58), Sky Play (12) e Oi Play (9).

Quanto aos tipos de conteúdo, a BB New Media Essentials realizou pesquisas em domicílios com assinantes de banda larga que utilizam plataformas de conteúdo online e descobriu que 80% usuários do Claro Vídeo valorizam as séries disponíveis e no NOW 82% dos clientes gostam dos filmes da plataforma.

O estudo da Business Bureau analisa a oferta, preços, dispositivos, entre outras variáveis de mais de 250 plataformas online. Além disso, a consultoria coleta dados de consumo dos diferentes tipos de usuários, como frequências e quais atributos mais valorizados em cada uma delas.

Com informações de TelaViva.

EUA proíbem operadoras de utilizarem equipamentos da Huawei

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Pequenas empresas também deverão eliminar produtos chineses de suas redes.

Com uma decisão unânime, a Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC, na sigla em inglês) determinou que a Huawei e a ZTE, ambas da China, são consideradas empresas que promovem riscos à segurança nacional e proibiu que as operadoras rurais usem fundos governamentais para a compra de equipamento das duas companhias.

O órgão foi além e ainda votou a favor da proposta de exigir que as operadoras substituam os equipamentos chineses das redes existentes.

A Huawei chamou a ordem de ilegal e que a decisão se baseava em especulações irracionais e insinuações.

A nova regulamentação é mais um capítulo da novela entre Donald Trump e a Huawei. Em maio, o presidente dos Estados assinou uma ordem executiva impedindo que empresas americanas utilizam equipamentos que representam um risco à segurança do país, o que ele considerou como uma emergência nacional.

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Ainda em maio, o governo Trump também incluiu a Huawei na lista negra comercial, alegando que a empresa é utilizada como uma ferramenta de espionagem e de ataques hackers.

A FCC argumenta que a Huawei e ZTE têm ligações com o governo de Pequim e com militares chineses. Além disso, existem leis na China que exigem que as empresas ajudem o governo em assuntos de inteligência.

A Huawei e a ZTE terão 30 dias para contestar a nova regulamentação. A ordem final para remoção dos equipamentos só deve ocorrer a partir de 2020. Segundo, Geoffrey Starks, que integra a comissão da FCC, pode custar até US$ 2 bilhões (R$ 8,52 bilhões) para substituir todos os equipamentos chineses nas redes dos EUA.

Atualmente, as maiores operadoras do país não utilizam equipamentos das duas empresas chinesas. No entanto, pequenas prestadoras utilizavam dinheiro do Fundo de Serviço Universal (USF, em inglês) da FCC, para comprar equipamentos, inclusive da Huawei e ZTE, para prestar serviços em áreas rurais ou de difícil acesso.

Com informações de Reuters.

Ericsson pretende investir R$ 1 bilhão no Brasil

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Fabricante sueca quer abrir uma nova linha de montagem dedicada à tecnologia 5G.

Foto: Kurniadi Ilham/Pixabay

Nesta segunda-feira, 25, a Ericsson anunciou que pretende inaugurar uma nova linha de montagem em São José dos Campos, no interior de São Paulo, dedicada ao desenvolvimento de equipamentos para a rede 5G. O valor do investimento é de R$ 1 bilhão.

O projeto deve aumentar a concorrência com a Nokia e a Huawei, que também já tem fábricas no estado de São Paulo. Todas estão interessadas no lucrativo mercado de implantação do 5G no Brasil e na América Latina.

“Já exportamos 40% de todos os equipamentos montados no Brasil para países da América Latina, e não será diferente com o 5G”, disse Eduardo Ricotta, presidente da Ericsson.

O investimento deve ocorrer entre 2020 e 2025 e inclui os custos de contratação e compra de máquinas, entre outras despesas. As operações já devem iniciar no terceiro trimestre de 2020. Quanto à produção dos equipamentos ainda dependerá de uma definição da data do leilão do 5G.

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A Ericsson estima que a implantação do 5G no país envolva R$ 10 bilhões em investimentos diretos e R$ 250 milhões em pesquisa e desenvolvimento, além da criação de mais de 200 mil empregos.

Atualmente, 23 das redes 5G ativas no mundo usam equipamentos da Ericsson. O grupo também já assinou 80 acordos em todo o mundo. Segundo relatório da empresa, até 2025, 65% da população mundial deverá ter acesso às redes 5G.

Com informações de Reuters.

Black Friday: Vivo volta com plano de 13,5 GB por R$ 59,99

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Aplicativo da operadora conta com opções exclusivas para clientes que quiserem migrar para outros planos.

Divulgação Vivo
Imagem: Divulgação Vivo

Sem muita divulgação, a Vivo atualizou os planos controle anunciados no site oficial. Agora, a operadora divulga apenas duas opções, com valores e condições especiais para a Black Friday 2019.

Por R$ 59,99 mensais, é possível assinar um pacote com 13,5 GB de dados móveis, mais ligações e SMS ilimitados. Há ainda aplicativos como WhatsApp, Waze, Cabify e Moovit sem descontar da franquia.

A opção com 15,5 GB sai a R$ 74,99. O primeiro oferece 4 GB exclusivos para uso em aplicativos de redes sociais. Já o segundo dedica 5 GB.

Nas duas opções, o consumidor ganha 500 MB se optar pela conta digital. Ambos exigem a fidelização de 12 meses.

Anteriormente, a Vivo já havia colocado os dois planos em vigência, mas de maneira relâmpago, conforme noticiado aqui no Minha Operadora. A disponibilização foi até o dia 19 de novembro.

De acordo com o regulamento, as adesões podem ser realizadas até o dia 01 de dezembro e os valores valem para todas as regiões do Brasil, de acordo com a consulta disponível no site da operadora.

Para compreensão da quantidade de dados ofertadas nos planos, a conta é a seguinte:

  • Controle 13,5 GB por R$ 59,99: 4 GB + 4 GB exclusivos de redes sociais + 5 GB da Black Friday + 500 MB fatura digital = 13,5 GB
  • Controle 15,5 GB por R$ 74,99: 5 GB + 5 GB exclusivos de redes sociais + 5 GB da Black Friday + 500 MB fatura digital = 15,5 GB

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–> Oi levará clientes para a CCXP 2019

–> Vivo Fibra chega em nova cidade do Nordeste

–> Vivo é a operadora mais procurada no aquecimento da Black Friday

Antes, haviam ofertas com 7,5 GB, 8,5 GB e 10,5 GB por R$ 59,99, R$ 74,99 e R$ 89,99 respectivamente. Na atualidade, apenas as duas ofertas supracitadas estão disponíveis na divulgação do site.

Entretanto, o aplicativo Meu Vivo oferece mais opções para os clientes da operadora que querem migrar do pré-pago para o controle. Há uma oferta com 5,5 GB por R$ 34,99 ao mês.

O cliente tem ainda uma opção com 7,5 GB por R$ 44,99. Os dois também exigem o contrato mínimo de 12 meses. Na conta dos dados móveis, o primeiro tem 2,5 GB de bônus mais 500 MB. O segundo expande para 3,5 GB e os mesmos 500 MB.

No segmento pós-pago, a operadora segue sem ofertas anunciadas para a Black Friday. É esperado que elas fiquem para as proximidades do dia 29 de novembro.

Oi levará clientes para a CCXP 2019

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Promoção ocorre em conjunto com a ação da operadora para a Black Friday 2019.

Will Smith na CCXP 2017
Will Smith na CCXP 2017. Imagem: Omelete

A participação da Oi na Comic Con Experience 2019 não é mais um mistério. Creditada como patrocinadora master, a operadora já iniciou sua primeira ação relacionada ao evento e aproveitou para vinculá-la ao plano ofertado para a Black Friday 2019.

Portanto, quem assinar o pacote com 100 GB de dados móveis, chamadas ilimitadas e aplicativos como Netflix, YouTube e outros sem descontar da franquia vai ganhar um par de ingressos para a maior convenção de cultura pop do mundo.

Entretanto, a aquisição não poderá ser feita por qualquer meio de venda, caso o consumidor queira ganhar. As lojas válidas para a promoção são as seguintes:

Shoppings Ibirapuera, Iguatemi, Morumbi, Plaza Sul, Raposo, Tatuapé, Centro de São José dos Campos, ABC Plaza de Santo André, Internacional de Guarulhos, Jacareí, Diadema e calçadão de Guarulhos.

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–> Black Friday: Oi oferta plano móvel de 100 GB por R$ 99,90

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Mas, é preciso ter atenção. O brinde só será distribuído enquanto houver estoque e o número de ingressos da operadora pode se esgotar a qualquer momento.

Exclusivamente para a Black Friday 2019, a oferta da Oi tem o custo de R$ 99,90 mensais.

Quem adquirir terá também acesso ao Oi Play, plataforma de vídeo sob demanda da operadora, com filmes e séries disponíveis para reprodução em vários dispositivos móveis.

O evento será realizado entre 5 e 8 de dezembro no São Paulo Expo. Serão quatro dias com quadrinistas famosos e independentes, atrações de diversas marcas em estandes, workshops e outras atividades, além de painéis exclusivos com artistas de Hollywood.

Entre os convidados já confirmados estão os protagonistas do último filme da trilogia Star Wars e a atriz Gal Gadot, mais conhecida como a Mulher Maravilha dos cinemas.

Vivo Fibra chega em nova cidade do Nordeste

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Rede FTTH da operadora oferta planos de até 300 Mega.

Divulgação Vivo Fibra

Na última segunda-feira, 25, foi anunciada a nova expansão da Vivo Fibra, conexão de ultra velocidade da operadora. A nova contemplada é a cidade de Olinda, em Pernambuco. Com a nova oferta, os moradores passam a contar também com os serviços de TV por assinatura.

O município é parte do cronograma com as regiões que vão receber internet via fibra da Vivo ainda em 2019. Pelos executivos da companhia, a localidade é mais um ponto estratégico para atuação.

“Olinda é uma cidade extremamente importante e estratégica para a Vivo e, por isso, estamos trazendo a fibra ótica em 2019. A partir de agora, a cidade entrará para o crescente grupo de municípios que podem contar com o que há de mais moderno em termos de banda larga de ultra velocidade, telefonia fixa ilimitada e TV por assinatura no país”, comenta Ricardo Vieira, diretor regional da Vivo no Nordeste.

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A mesma rede de fibra, o IPTV, vai viabilizar a TV por assinatura oferecida pela marca. Trata-se de uma tecnologia com melhor qualidade de imagem, som e conectividade.

São mais de 100 canais em HD, além do Vivo Play, aplicativo de vídeo sob demanda da prestadora. Na plataforma, mais de 20 mil títulos estão disponíveis (entre opções pagas e gratuitas), além da transmissão de 60 emissoras ao vivo.

A reprodução poderá ser realizada por meio de vários dispositivos móveis, como tablets, computadores e smartphones.

Atualmente, para a Black Friday 2019, quem contratar 100 Mega de internet no combo com TV por assinatura leva 300 por apenas R$ 99,99. Entretanto, esse é o valor da banda larga individualmente dentro do combo.

Com informações de Folha PE

Vivo é a operadora mais procurada no aquecimento da Black Friday

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Claro e TIM brigam pela segunda posição nos números de pesquisa do Google.

Black Friday das operadoras
Divulgação Black Friday das operadoras

Estamos oficialmente na semana da Black Friday 2019, mas quem acompanha o mercado de telecomunicações sabe que as operadoras já começaram suas ofertas há dias. Entretanto, qual delas saiu em primeiro e segue à frente na corrida?

Pelo Google Trends, pesquisamos as prestadoras mais buscadas na ferramenta mais famosa para pesquisas. Em primeiro, a Vivo se destaca. De acordo com o gráfico abaixo, a operadora teve um pico no dia 23 de novembro.

A companhia da Telefônica investe em diversas ações para a data. Combos com fibra ótica e TV por assinatura estão entre as ofertas, assim como planos controle e também o Vivo Easy.

Entretanto, o pico pode não ser necessariamente equivalente às promoções, pois a primeira busca é sobre o cenário geral das operadoras. Na segunda posição, Claro e TIM brigam entre si. Confira o gráfico:

Com muitas ofertas voltadas para o pré-pago, as buscas também podem ter sido direcionadas para a modalidade. Por isso, inserímos o termo na frente do nome de cada operadora para medir o número de pesquisas.

O destaque ficou com Vivo, Claro e Oi. A empresa da América Móvil viveu aproximadamente quatro momentos de destaque, enquanto a terceira mencionada, a concorrente carioca da lista, teve uma presença mais significativa, apesar de sua principal oferta ser voltada o pós-pago.

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Mas há uma maior complexidade para entender o cenário pré-pago das empresas de telecomunicações nos últimos sete dias. Para ter uma melhor compreensão, utilizamos o termo da campanha de cada uma delas e a TIM se destacou.

No dia 18, o “Pré da Oi” teve seu momento para brilhar, mas no restante, o Tim Pré TOP seguiu imbatível no número de buscas.

Já a busca por planos controle destaca a Vivo, que atingiu a liderança por vários dias. Claro e TIM seguem na briga acirrada, será um indício de que muitos clientes podem estar divididos entre as duas marcas?

Nos planos pós-pagos, apenas a Oi se destacou com uma oferta “atrativa” aos olhos dos usuários de telecomunicações, mas a cobertura da prestadora ainda não brilha frente à concorrência.

Por conta disso, o gráfico mostra uma briga acirrada entre as prestadoras, com destaque para Vivo e Claro que atingem o pico de buscas com mais frequência. A TIM também não faz feio. Se investir mais na oferta pós, poderá ter um lucro significativo para o seu caixa.

Com ofertas ainda muito direcionadas aos combos (banda larga e TV por assinatura) e planos controle e pré-pago, as teles parecem guardar o melhor para as proximidades do dia 29 de novembro, a oferta do pós-pago.

Oi é notificada pela Bolsa de Valores

Ações da Oi estão operando abaixo do limite mínimo exigido pela B3.

Depois de ficar mais de 30 dias com suas ações valendo menos que R$ 1, a B3 SA notificou a operadora a Oi (OIBR3 / OIBR4) a divulgar os procedimentos e cronograma para reverter a situação.

Desde agosto, as ações ordinárias da Oi têm sido cotadas em várias ocasiões abaixo do valor mínimo de R$ 1,00, inclusive ficando mais de 30 dias consecutivos nesse patamar, o que é proibido pelas regras da Bolsa de Valores.

A B3 estipulou prazo até 7 de maio de 2020 ou a data da primeira assembleia geral da empresa realizada, o que acontecer primeiro, após o recebimento da notificação, para declarar o que pretende fazer.

Em resposta, a Oi informou que caso a cotação de suas ações não alcance o patamar acima de R$ 1,00, após a implementação das próximas etapas previstas em seu plano estratégico, a companhia pretende propor ao Conselho de Administração da Companhia, durante a próxima Assembleia Geral Ordinária, o grupamento de suas ações.

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O procedimento de grupamento consiste em reunir várias ações em uma, permitindo elevar o preço da ação para facilitar sua negociação em bolsa.

Por exemplo, ao agrupar 5 ações de R$ 0,97 (a cotação atual da OIBR3) em uma, o preço subiria para R$ 4,85. Na prática, a ação não altera em absolutamente nada o valor do investimento. O investidor continuará com o valor investido inicialmente, com a diferença que antes ele tinha 1000 ações na bolsa valendo R$ 0,97, agora ele terá 200 ações valendo R$ 4,85.

A próxima Assembleia Geral Ordinária da Oi deve ocorrer em abril de 2020.

Com informações de Assessoria de Imprensa Oi.

Mercado Pago e Burger King vão vender 6 lanches por R$ 15

Promoção é válida para os dias 29 e 30 de novembro. Entenda como vai funcionar.

Divulgação Burger King
Imagem: Divulgação Burger King

Nem só de compras online vive a Black Friday, quem quiser fazer um lanche e ir até o Burger King, terá uma ótima oportunidade para comer muito e pagar pouco. Uma parceria inédita da franquia com o aplicativo Mercado Pago vai garantir a oferta.

Para participar, basta ir até uma lanchonete nos dias 29 e 30 novembro e adquirir a promoção 3×15, três sanduíches por R$ 15. Para conseguir o dobro, basta pagar pelo aplicativo e retirar os seis lanches.

O processo para compra é simples: basta fazer o download do Mercado Pago, fazer o login ou cadastro, cadastrar uma forma de pagamento ou inserir saldo, selecionar a opção “Pagar com QR Code” e ler o código posicionado no balcão dos restaurantes com a câmera do smartphone.

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Depois, o app vai perguntar se você quer pagar pelo cartão de crédito cadastrado na plataforma ou utilizar o saldo, caso você tenha. Dessa forma, é só fazer a escolha a provar o festival de sanduíches.

Entretanto, é necessário conferir quais lojas são participantes da ação. Para isso, basta acessar o portal: cupons.burgerking.com.br/bkfriday-matemagica

Atualmente, o Mercado Pago se consolida como uma solução completa para pagamentos. A plataforma pode ser utilizada como um banco digital, com rendimento maior que a poupança, além de servir para fazer operações financeiras online e outras atividades.

O download pode ser realizado pelo link: https://bit.ly/31iF4bD