28/04/2024

Canais da TV por assinatura podem ser vendidos via streaming

Já imaginou poder contratar emissoras sem precisar se submeter aos pacotes de TV paga? Pois é, tudo indica que estamos próximos dessa realidade.

Mulher surpresa. Ilustração
Imagem: PxFuel

Já pensou em contratar TV por assinatura diretamente via internet? Com acesso via aplicativo ou desktop, nos mesmos moldes da Netflix? Pois é, a realidade é cogitada pela Anatel, que baterá o martelo se as produtoras podem vender conteúdo pela internet ou não.

O longo debate se iniciou com a disputa entre a Claro e FOX, que hoje é controlada pela gigante Disney. No momento em que o estúdio colocou seus canais para venda no streaming, a operadora se posicionou contra.

Afinal, de acordo com a Lei do SeAC, apenas distribuidores podem vender conteúdo de TV por assinatura, mas nesse ponto surgiu um outro debate: canais lineares transmitidos na internet também são contemplados em uma legislação feita para televisão?

Apesar de ter descontinuado o streaming por conta do Disney+, a FOX venceu a batalha e ganhou os direitos de transmissão.

A Claro segue em tentativas de fazer com que os canais lineares via web se submetam as mesmas regras da TV por assinatura, mas recentemente, a operadora defendeu até mesmo extinção do Lei do SeAC.

Fábio Andrade, VP Institucional, explicou recentemente que a operadora atende a lei. Se ela mudar, será decidido como eles vão fazer para ir adiante.

VIU ISSO?

–> Anatel e Ancine se unem para bloquear sites IPTV piratas

–> Anatel vai converter multa da Claro em obrigações

–> SKY critica Claro no caso contra a FOX

A extinção da lei seria para que todos pudessem jogar no mesmo nível, conforme afirmou o executivo.

Já sobre uma possível alteração da Anatel, para liberar a transmissão de canais lineares pela internet, pode ser um grande atestado de óbito para a TV paga, já que muitos podem cancelar seus pacotes para acompanhar determinados via aplicativo.

A Globo mesmo, poderia criar um gigante combo dos canais do grupo, Multishow, Globo News e outros, dentro do Globoplay.

Com informações de ISTOÉ Dinheiro e Tele.Síntese

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários