18/12/2025
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Kantar Ibope vai medir audiência dos serviços de streaming

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Agora, será possível saber quantas pessoas assistem a Netflix, Globoplay e Disney+.

De acordo com o colunista Ricardo Feltrin, a Kantar Ibope Media passará a medir neste ano a audiência das plataformas de streaming no Brasil, como Netflix, Globoplay, Disney+, Amazon Prime Video, entre outros.

Desde o final do ano passado, a empresa já media a audiência do mercado de streaming como um todo, o qual, segundo a Kantar, só perdia em números para a TV Globo.

Agora, serão levantados dados individualmente, de cada plataforma de streaming.

Ou seja, em breve será possível saber a audiência de cada serviço, incluindo detalhes, como qual a série mais assistida em cada plataforma, por exemplo.

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Atualmente, 6.600 domicílios, em 15 regiões metropolitanas do Brasil, utilizam o aparelho “peoplemeter”, da Kantar, para aferir a audiência na TV aberta e paga no Brasil.

Para o streaming, um novo aparelho de medição está sendo distribuído, o “focal meter”, que ficará conectado diretamente ao roteador, recolhendo informações sobre qual serviço, por quanto tempo, e quantas vezes os conteúdos sob demanda são acessados.

Inicialmente, 40% desses domicílios contarão com o novo aparelho.

Com a iniciativa, a empresa está se adaptando à evolução das novas mídias.

Apesar da novidade, as audiências da TV aberta e paga continuarão a ser medidas normalmente.

Como são selecionados os domicílios pela Kantar?

Para escolher as famílias que receberão o peoplemeter, a empresa se baseia em uma série de estudos, estatísticas e pesquisas, incluindo o Censo do IBGE e da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD).

Também é levado em conta diferentes perfis socioeconômicos.

A escolha é impessoal e não permite que alguém se inscreva para participar das medições.

Além disso, o trabalho é praticamente voluntário, com a Kantar reembolsando um determinado valor da energia elétrica para compensar o uso da caixinha de medição.

As famílias selecionadas também devem se comprometer (em contrato) a não revelar para vizinhos (e jornalistas) que utilizam o peoplemeter.

Com informações de UOL.

Gestora internacional pretende comprar até 10 provedores no Brasil

HIG está de olho no crescimento do mercado de fibra óptica no país.

A gestora de investimentos norte-americana HIG Capital está analisando a possibilidade de compra de até provedores regionais do interior do estado de São Paulo.

Atualmente, a HIG possui um portfólio de 18 ativos no Brasil, de diferentes setores, entre eles a Cel Lep, Eletromidia, Nadir Figueiredo e Tecfil.

Entretanto, a empresa de investimentos tem despertado interesse no segmento de infraestrutura de telecomunicações, principalmente na internet por fibra.

Recentemente, a HIG comprou 60% da operadora Desktop, situada em Sumaré, no interior de São Paulo.

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É a partir desta aquisição que a empresa pretende comprar provedores regionais com mais de 10 mil clientes e com receita em torno de R$ 10 milhões.

A Desktop já conta com 15 mil km de rede de fibra implantada e a expectativa é investir R$ 300 milhões para chegar a 25 mil km em 2021.

A operadora terminou o ano com 230 mil clientes e espera chegar a 500 mil até o fim deste ano.

A HIG garante que tem capital disponível e que ainda pode atrair mais investidores nacionais e estrangeiros para o negócio.

O foco é o mercado de fibra óptica, mais especificamente na oferta de internet para consumidores finais, principalmente após a emergência do novo coronavírus.

De acordo com a gestora, a internet de alta velocidade no interior de São Paulo tem um potencial de atingir quase 7 milhões de usuários.

“Queremos evitar pequenas operações espalhadas pelo Brasil. Queremos um adensamento maior de rede”, diz Marcelo Hudik, diretor da HIG Brasil e América Latina.

Sobre a oferta de redes neutras, como a FiberCo, da TIM, InfraCo, da Oi e Fibrasil, da Vivo, a HIG ainda não as vê como uma opção.

“Não sei se dá para competir com qualidade e preço usando rede neutra”, concluiu o executivo.

Ele lembra que com a Desktop, a empresa já compete com grandes e pequenos provedores.

Atualmente, dos 36 milhões de acessos na banda larga fixa no Brasil, 46,2% são feitos por meio de redes de fibra.

Na tecnologia óptica, as operadoras regionais , também chamadas de competitivas, detêm participação superior a 62% do mercado.

Com informações de Valor Econômico.

Paramount+ chega ao Brasil com poucas novidades de conteúdo

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Confira o preço e a lista dos principais títulos acessíveis na estreia da nova plataforma de streaming.

Nesta quinta-feira, 4 de março, a ViacomCBS estreia oficialmente no Brasil o novo Paramount+, repaginado e com a promessa de mais conteúdos.

O novo serviço herda títulos da antiga plataforma e inclui produções dos canais Showtime, Comedy Central, MTV, Nickelodeon, Nick Jr. e Smithsonian Channel.

A assinatura sai por R$ 19,90 por mês, e oferece 7 dias de degustação gratuita.

A nova plataforma pode ser assinada diretamente pelo site do Paramount+ (de forma independente) ou como um pacote extra em outros serviços de streaming ou operadoras da TV Paga.

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Apesar de anunciar uma “montanha de conteúdo”, para quem assina na estreia pode acabar se decepcionando ao ver o número limitado de novos títulos disponíveis nos canais, a maioria voltados para o público infantil.

Na lista de conteúdos originais e exclusivos da Paramount+, por exemplo, estão disponíveis apenas dez séries, como “Yellowstone”, “Strange Angel” e “Families of the Mafia”.

E, mesmo assim, algumas séries não estão completas. “The Handmaids’s Tale”, por exemplo, só disponibiliza a terceira temporada.

Dentre as marcas disponíveis, as que contêm mais conteúdos é o Nickelodeon, com 35 títulos, seguido do Nick Jr. (19), MTV (13), Smithsonian Channel (12), Showtime (10) e Comedy Central (6).

Na categoria nacional, estão as produções “A Culpa é do Cabral”, “De Férias Com o Ex Brasil” ou “Catfish Brasil”.

Também é possível encontrar na plataforma séries de sucesso que não são listadas nos novos canais, como “Todo mundo odeia o Chris”, “The Office”, “Medium”, “The Good Wife”.

Da Paramount Pictures, existe uma longa lista de filmes, desde clássicos como “O Código Da Vinci”, “Forrest Gump” e “O Poderoso Chefão”, assim como lançamentos exclusivos, como “Posto de Combate” e “Fanático”.

Apesar de séries estrelas já estarem no catálogo, a franquia Star Trek, por exemplo, um dos principais carro-chefe da ViacomCBS, ainda não está disponível no Paramount+.

Porém, é esperado que nas próximas semanas e meses mais conteúdos sejam adicionados ao catálogo nacional.

Confira abaixo uma lista com os principais conteúdos (não todos) disponíveis no Paramount+:

Produções Originais e Exclusivas

  • Yellowstone
  • The Handmaids’s Tale
  • Strange Angel
  • PEN15
  • Kamp Coral
  • For Life
  • Famílias da Mafia
  • No Activity
  • Two Weeks To Live
  • Your Honor

Showtime

  • SMILF
  • Ray Donovan
  • The Good Lord Bird
  • Escape at Dannemora
  • Dexter
  • The Comey Rule
  • City on a Hill
  • Californication
  • Black Monday

Comedy Central

  • Ugly Americans
  • A Culpa é do Cabral
  • A Culpa é do Cabral na Estrada
  • A Culpa É Da Carlota
  • Alternatino
  • A casa animada

MTV

  • Jersey Shore: Os Originais
  • Jersey Shore
  • Ghosted: Oi Sumidxs
  • Geordie Shore
  • Floribama Shore
  • De Férias Com o Ex Brasil
  • De Férias com o Ex S06
  • De Férias Com o Ex
  • Catfish Brasil
  • Awkward
  • Are You The One? Brasil
  • Acapulco Shore: Prazer Sem Culpa
  • Acapulco Shore

Nickelodeon

  • É o Pônei
  • Brilhante Victória
  • Um Vampiro Mentiroso
  • Tyler Perry’s Young Dylan
  • School of Rock
  • Sam e Cat
  • Rugrats: os anjinhos
  • Rufus 2
  • Os Pinguins de Madagascar
  • Os Thundermans
  • Os Padrinhos Mágicos
  • O Despertar das Tartarugas ninja
  • NOOBees
  • Nicky, Ricky, Dicky e Dawn
  • The Loud House
  • A Lenda de Korra
  • Kung Fu Panda: Lendas do Dragão Guerreiro
  • iCarly
  • Hunter Street
  • Henry Danger
  • Grachi
  • Game Shakers
  • Ei Arnold! Na Selva – O Filme
  • Hey Arnold!
  • A Divisão do Adam
  • Danny Phantom
  • Um Cruzeiro Muito Louco
  • Os Casagrandes
  • Breadwinners
  • Bob Esponja, Calça Quadrada
  • Big Time Rush
  • BLURT!
  • Avatar: A Lenda de Aang
  • Clube do terror
  • Rufus

Nick Jr.

  • Zoofari
  • Tot Cop
  • Top Wing
  • Team Umizoomi
  • Rainbow Rangers
  • Patrulha Canina
  • O quarto da Blue
  • Ni Hao, Kai-lan
  • Garden Academy
  • Fresh Beat Band of Spies
  • Dora, a Aventureira
  • Dora e seus Amigos: Na Cidade
  • O dia que Henry encontrou
  • Corn & Peg
  • Bubble Guppies
  • Pistas de Blue & Você
  • Blaze e os Monster Machines
  • BabyRiki
  • As pistas de Blue

Smithsonian Channel

  • Supercarros
  • Stealth: Voo Invisível
  • Seal Dogs
  • Quando Porcos Voarem
  • Nature’s Matchmaker
  • Ilhas da Criação
  • Gênios da América
  • Batalha de Little Bighorn
  • Ases Negros
  • Aliens Inside Us
  • A queda do Japão na Segunda Guerra Mundial
  • 40 Under 40: Jovens Designs

Balão da Alphabet, dona do Google, cai no Brasil

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Equipamento fazia parte do projeto Loon, que oferecia conectividade para áreas remotas por meio de balões estratosféricos. Confira o vídeo.

Imagem: Polícia Militar

Nesta terça-feira, 2 de março, um balão estratosférico do Projeto Loon foi encontrado pendurado em uma árvore na zona rural de Mateiros, na região do Jalapão, no estado do Tocantins.

O objeto caiu no dia anterior, 1° de março, e foi presenciado por trabalhadores rurais a 6 km de distância.

Ninguém se feriu.

O projeto é da X Company, subsidiária da Alphabet, empresa esta que também controla o Google.

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Segundo a empresa, o balão fez um “pouso controlado” e tinha coordenação com o tráfego aéreo local.

No procedimento, o gás do balão é liberado e um paraquedas é acionado para que o pouso ocorra em baixa velocidade.

O equipamento será recolhido para que ele seja reciclado.

A X diz ainda que novos pousos devem ocorrer, até que todos os balões estratosféricos sejam recuperados.

Normalmente, esses balões são direcionados para cair em áreas remotas, longe de grandes cidades.

Projeto Loon

O Projeto Loon visava desenvolver uma tecnologia para oferecer internet banda larga para regiões desconectadas por meio de balões estratosféricos.

Em julho do ano passado, a X lançou um serviço comercial no Quênia, cobrindo uma área de 50 mil km quadrados, utilizando cerca de 35 balões.

O projeto também atuou em áreas afetadas por desastres naturais, oferecendo internet em Porto Rico, após o furacão Maria em 2017; e para o Peru, no terremoto de 2019.

Entretanto, em janeiro deste ano, o Loon foi cancelado por não ser comercialmente viável.

“Apesar das conquistas técnicas inovadoras da equipe nos últimos 9 anos – fazer muitas coisas antes consideradas impossíveis, como navegar precisamente em balões na estratosfera, criar uma rede de malha no céu ou desenvolver balões que podem suportar as condições adversas da estratosfera por mais de um ano – o caminho para a viabilidade comercial se provou muito mais longo e arriscado do que o esperado”, afirmou Astro Teller, cientista responsável pelo projeto.

A tecnologia desenvolvida será reaproveitada em outros projetos da X.

Com informações de Agência Tocantins.

Metrô do Rio de Janeiro passa a ter cobertura móvel das operadoras

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Passageiros já podem utilizar 4G em estações subterrâneas, galerias e túneis do MetrôRio.

Imagem: MetrôRio

Os passageiros do MetrôRio, o serviço de trens metropolitanos da cidade do Rio de Janeiro, passarão a contar com a cobertura 4G da Claro, Oi, TIM e Vivo.

Quem utiliza o metrô entre as estações Uruguai e Largo do Machado já podem realizar ligações de voz e navegar na internet nas áreas subterrâneas, galerias e túneis, incluindo no interior dos trens.

A expectativa é que até o final do ano a rede móvel esteja disponível em todo o sistema de transporte das linhas 1, 2 e 4.

A implantação do projeto foi dividida em quatro fases, com as duas primeiras etapas já entregues.

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Na terceira fase, que está atualmente em andamento, inclui as estações Flamengo, Botafogo, Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo e General Osório.

Neste trecho, a previsão é que a cobertura 4G esteja totalmente disponível até agosto de 2021.

Já na última etapa, são contempladas as estações Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, e Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca.

Ao todo, serão lançados 30 km de cabos de fibra para garantir a melhor do sinal para os passageiros.

Os serviços são realizados durante a madrugada, por conta da complexidade do projeto e para não atrapalhar a operação do sistema metroviário ao longo do dia.

“Nosso objetivo, conjuntamente com as operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo, é melhorar cada vez mais a experiência dos clientes. Sabemos que a conexão do celular é uma comodidade importante para todos que utilizam o transporte público”, afirma Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio.

Atualmente, o MetrôRio conta com 41 estações, três linhas em atividade e 14 pontos de integração.

Antes da pandemia da Covid-19, o metrô do Rio de Janeiro transportava uma média de mais de 800 mil passageiros por dia/útil.

Com informações de Tupi FM.

Novo canal entra na grade da Vivo TV

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Programação inclui shows, filmes, documentários e programas de entrevistas.

A Vivo TV acaba de adicionar o canal Music Box Brazil ao line-up nacional, por meio do canal 637.

O canal já estava disponível para assinantes da TV Paga da Claro, Oi e outras operadoras regionais, alcançando um público de mais de 21 milhões de pessoas.

No Music Box Brazil, o assinante da Vivo tem acesso a 24 horas de programação musical, incluindo shows, clipes, bastidores, filmes e documentários.

Nomes como Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, Ary Barroso, Yamandu Costa, Emicida, Jota Quest, Luan Santana e Anitta fazem parte do conteúdo do canal musical.

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O canal existe desde 2019 e tem investido ultimamente na transmissão de live-shows na TV, como a de Jorge Aragão, Detonautas e Dudu Nobre.

Entre as principais estreias deste ano estão as séries “Acorda, amor”, contando a história da música de protesto; “Brasil de todos os Ritmos”, uma coletânea de músicas-raiz; e “Sons do Choro”, que apresenta um panorama do gênero instrumental no país.

A grade conta ainda com programas fixos, como “Hip Hop Brazil”, apresentado por MV Bill; “Estúdio Cabeça”, comandado por Vinny; e a série “História Secreta do Pop Brasileiro”, sobre os bastidores da música dos anos 1970 e 1980.

Box Brazil Play

O canal Music Box Brazil faz parte da Box Brazil, a maior programadora independente de canais da TV Paga no país.

O portfólio de canais também inclui o Prime Box Brazil, Travel Box Brazil e Fashion TV.

Recentemente, foi lançado o serviço de streaming Box Brazil Play, voltado exclusivamente para a oferta de produções nacionais.

A plataforma conta com mais de 1.500 conteúdos sob demanda, além de canais lineares.

O serviço pode ser assinado por meio do NOW, da Claro, por R$ 14,90 – ou por R$ 16,90 (o que inclui canais ao vivo) – nos três primeiros meses.

“Ao oferecer somente conteúdo VOD produzido por empresas brasileiras a Box Brazil Play colabora para que a indústria nacional do audiovisual se fortaleça e amplie de forma significativa o seu alcance e acesso ao público”, afirma José Wilson Fonseca, vice-presidente do Grupo Box Brazil.

Com informações de Assessoria de Imprensa Box Brasil.

IHS obtém exclusividade na compra bilionária da FiberCo, da TIM

Empresa nigeriana é uma das maiores do mundo no segmento de torres de celular.

A TIM (TIMS3) acaba de anunciar ao mercado que celebrou um acordo de exclusividade com a empresa IHS Brasil para a venda da FiberCo, a nova empresa de fibra óptica da operadora.

O acordo tem vigência até 24 de março de 2021 e permitirá que a IHS tenha prioridade nas negociações, podendo cobrir outras ofertas que possam surgir.

Além da IHS, um fundo gerido pelo banco BTG Pactual tem interesse na FiberCo.

Rumores apontam que o negócio é avaliado entre R$ 1,5 e 2 bilhões.

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A empresa proponente faz parte do grupo nigeriano IHS, que tem focado a atuação em mercados emergentes, principalmente na África, Oriente Médio e América Latina.

Recentemente, a empresa sul-africana comprou a brasileira Cell Site Solutions (CSS), por cerca de R$ 2,5 bilhões, adquirindo 2.290 torres de celular.

Hoje, a IHS é uma das maiores empresas deste segmento, acumulando um portfólio de mais de 28 mil torres.

Anunciada em dezembro do ano passado, a criação da FiberCo será feita a partir da segregação de ativos da TIM e terá como foco a prestação de serviços de infraestrutura de fibra óptica residencial.

A TIM será a cliente âncora da nova empresa, mas a ideia é que a rede de fibra seja aberta e neutra, podendo prover serviços de conectividade de última milha para outros provedores.

A ideia é que o comprador da FiberCo fique com 51% das ações da companhia, e o restante será da TIM.

“A FiberCo permitirá à TIM alcançar o crescimento esperado no mercado de fibra brasileiro nos próximos anos, aproveitando a abordagem de rede aberta e um modelo operacional focado”, afirmou a companhia em comunicado.

A TIM não é a única a anunciar uma nova empresa de infraestrutura de fibra. A Oi está em negociações para a venda da InfraCo e a Vivo da Fibrasil.

Com informações de Relações com Investidores TIM.

Mesmo com pandemia, Algar Telecom registra alta na receita em 2020

Segmento B2B ajudou a impulsionar os resultados da companhia no ano passado.

Apesar do cenário desafiador do ano de 2020, a Algar Telecom registrou receita líquida de R$ 601,6 milhões no quatro trimestre do ano passado, crescimento de 6,3% em relação ao mesmo período de 2019.

No acumulado de 2020 o resultado foi ainda melhor (alta de 10,5%), registrando R$ 2,4 bilhões de receita líquida, frente aos R$ 2,1 bilhões do ano anterior.

Já o EBITDA anual (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) teve alta de 6,1% em relação a 2019, alcançando R$ 1,0 bilhão.

Os resultados financeiros foram divulgados nesta quarta-feira, 3 de março.

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O bom desempenho da Algar Telecom foi puxado principalmente pelo segmento de clientes empresarias (B2B), que teve crescimento de 12,9% e alcançou 60,5% da receita líquida total.

No final do ano passado, a empresa atingiu 159,9 mil clientes B2B, uma evolução de 24,7% em relação a 2019, impulsionada pelos clientes MPE (27,4%) seguidos dos corporativos (5,0%).

Já no mercado para o consumidor final (B2C), o crescimento acumulado no ano foi de 7,5%, em relação a 2019. O destaque aqui é a banda larga que teve alta anual de 15,8%.

No final do último trimestre a empresa possuía 504 mil clientes de banda larga, evolução de +2,5%.

Por outro lado, a receita líquida de serviços de voz caíram -16,4%, com a queda de 3,4% da base, que atingiu 1,1 milhão de clientes.

Na telefonia móvel o número de clientes pós-pagos cresceu 6,1% enquanto os pré-pagos caíram 8,9%.

A Algar Telecom investiu R$ 135,6 milhões no quarto trimestre de 2020 e R$ 461,7 milhões no acumulado do ano de 2020.

Segundo a companhia, os investimentos no ano passado foram majoritariamente concentrados na ativação de clientes sobre as redes implantadas em 2018 e 2019.

No final do ano passado, a dívida bruta da Algar Telecom era de R$ 2,5 bilhões.

Até 31 de dezembro de 2020, a operadora atuava em 367 cidades de 16 estados e Distrito Federal.

Com informações de Relações com Investidores Algar Telecom.

5G vai gerar ‘corrida das operadoras’ na Bolsa de Valores

Quinta geração da conectividade móvel será uma oportunidade única de valorização para teles como Vivo, TIM e até mesmo a Oi; entenda.

Ilustração PxHere
Imagem: Ilustração PxHere

Com previsão para junho de 2022, já podemos dizer que a largada foi dada para a tecnologia 5G, após a aprovação do edital. O que muitos não imaginam é que as operadoras devem utilizara a tecnologia como um ‘trampolim’ na Bolsa de Valores.

Obviamente, tudo vai depender da participação das mesmas no leilão, assim como o comprometimento com o desenvolvimento de redes, compra de frequências e até mesmo ofertas para disponibilização da tecnologia.

No entanto, a competitividade vai ser tornar uma verdadeira ‘corrida até o tesouro’ por parte das operadoras que estão na B3, em especial Vivo (VIVT4) e TIM (TIMS3).

Ambas estarão com facilidade para explorar um momento em que as pessoas vão sentir necessidade de trocar o smartphone e até mesmo consumidor novos planos móveis.

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Afinal, muitos clientes já manifestaram o desejo de dar um upgrade na quantidade de internet móvel disponibilizada, a fim de conseguir o máximo da experiência que o 5G deve proporcionar aos usuários.

As soluções tecnológicas viabilizadas pelo 5G também ficarão em alta e serão oportunidades para as teles. Mas, não podemos esquecer da infraestrutura, é aqui que a Oi pode se destacar.

Após vender sua unidade de telefonia móvel, a empresa carioca já manifestou que não pretende participar do leilão pelas frequências da quinta geração da conectividade móvel.

No entanto, poderá explorar a demanda por infraestrutura que pode surgir justamente das concorrentes. Para prover o 5G, as empresas vão precisar gigantescos servidores, transmutadores e outros. Uma gigante oportunidade para a Oi se destacar no mercado e também na Bolsa de Valores.

Portanto, analistas de mercado já esperam uma verdadeira corrida entre teles pelo 5G. Resta saber quem dará a largada.

Com informações de Ei Investidor (Estadão)

DirecTV gerou prejuízo acima de US$ 50 bilhões

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Marca foi vendida pela AT&T por US$ 7,8 bilhões, mas custou US$ 67 bi para os cofres da AT&T há alguns anos.

Ilustração PxHere
Imagem: Ilustração PxHere

A AT&T prometeu uma grande revolução no mercado de TV por assinatura e terminou com uma gigante bagunça em mãos. Essa é a conclusão do site norte-americano The Verge, que fez uma análise sobre o negócio recente da companhia.

Nos últimos dias, a gigante operadora da “terra do Tio Sam” vendeu a DirecTV por US$ 7,8 bilhões e seguirá com uma participação de 70% na marca. A análise considera o valor total de US$ 16,25 milhões na operação.

Em 2014, a DirecTV foi comprada pela AT&T por US$ 67 bilhões. Na prática, é um prejuízo que ultrapassa o valor de US$ 50 milhões, pelas aterrorizantes análises de mercado.

A empresa destaca apenas que o negócio não saiu como o planejado, para tentar suavizar a considerável perda que tiveram com o investimento que fizeram no mercado de TV por assinatura.

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Agora, a grande investida é deixar a imagem de “telecom tradicional” de lado e se tornar uma empresa de novas mídias. É o caminho que diversas operadoras buscam para se “modernizar” e conseguir novas fontes de receitas, além da telefonia móvel.

Até mesmo no Brasil o fenômeno pode ser visto e acompanhado. Teles como Vivo e Claro se fortalecem cada vez mais em uma identidade “multisserviços”.

Mas, no caso da AT&T, de acordo com o The Verge, funcionários e consumidores pagam a conta pela enorme bagunça que se tornou a economia da operadora norte-americana. Não é de hoje que a marca promove demissões em massa e aumento de preços, a fim de otimizar seus negócios.

A venda da DirecTV, por exemplo, deve contribuir para que a empresa pague as despesas que assumiu com a compra dos espectros para o 5G.

No entanto, o mercado segue com a análise de que o investimento da empresa na marca foi a “pior aquisição de todos os tempos”. Enquanto isso, o streaming surge no horizonte com o HBO Max, que será expandido em breve.

Com informações de The Verge