Netflix Brasil já tem mais assinantes que TV paga, dizem analistas

Plataforma também lidera market share entre os serviços de streaming disponíveis no país. Confira os números e gráficos.

Segundo analistas de Wall Street, a Netflix atingiu a marca de 17 milhões de assinantes no Brasil no mês de junho. O número é digno de nota, pois ele é superior ao número de assinantes da TV paga no país.

Dados oficiais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgados em seu relatório setorial, apontam que o Brasil registrou 15,2 milhões de acessos na TV por assinatura em junho deste ano.


É válido lembrar que esta é apenas uma estimativa de analistas, uma vez que a Netflix não divulga oficialmente dados da audiência individualmente de cada país.

Porém, o número é condizente com um estudo do site britânico CompariTech. Ele aponta que a Netflix arrecadou no Brasil no primeiro trimestre de 2020 a cifra de US$ 395,7 milhões (R$ 2,14 bilhões na cotação atual).

Ao dividir este valor por três meses e adotar o preço de assinatura de R$ 45,90 (o plano mais caro), chegamos a um total estimado de 15,5 milhões de clientes, ainda superior ao número de usuários da TV por assinatura no Brasil. Considerando o pacote padrão, de R$ 32,90, o número salta para 21,7 milhões de assinantes.

Líder em participação no mercado de streaming

A Netflix também é líder em market share no Brasil. É o que aponta um estudo do serviço online JustWatch.

No segundo trimestre deste ano, a plataforma deteve 31% de participação no mercado de streaming no país. Em seguida aparecem a Amazon Prime Video (24%); HBO Go e Telecine (9% cada); e Globoplay e Claro video (7% cada). Outros serviços somam 13%.

O estudo da JustWatch é interessante, pois aponta que Netflix continua na liderança com grande folga, e que existe uma batalha entre o HBO Go e Telecine, assim como o Globoplay e a Claro vídeo.

É claro, esse mercado se tornará cada vez mais competitivo a partir da chegada no Brasil do Disney+, em novembro deste ano, e do HBO Max, no ano que vem.

VIU ISSO?

–> Netflix libera acesso gratuito a filmes e séries

–> Netflix terá grandes perdas nesta terça-feira

–> Claro adota estratégia para conter evasão na TV por assinatura

Confira os gráficos (em inglês) do market share dos serviços de streaming no Brasil produzidos pela JustWatch.

Com informações de Business Insider, Latin America Business Stories e Assessoria de Imprensa JustWatch.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários