InícioTelefonia CelularMetrô de SP culpa operadoras por falta de sinal em túneis

Metrô de SP culpa operadoras por falta de sinal em túneis

Concluído há 20 meses, trecho subterrâneo da Linha 5-Lilás continua sem infraestrutura de rede de celular e internet para os passageiros.

A Linha 5-Lilás é considerada uma das mais modernas da malha metroferroviária de São Paulo. Entretanto, a falta de sinal de celular e internet em seus trechos subterrâneos tem irritado usuários.

Entre os recursos da nova linha de metrô estão os túneis escavados com a tecnologia mais moderna, sistemas de controle de trens de ponta, estações espaçosas e portas de plataforma para aumentar a segurança dos usuários. Faltou apenas a conexão móvel.


O novo ramal começou a ser entregue no segundo semestre de 2017. Há 20 meses, a linha foi concluída com a inauguração da estação, Campo Belo. Porém, até o momento, as operadoras ainda não instalaram a infraestrutura de rede.

Pelos 10 km de túneis da Linha 5-Lilás passam diariamente mais de 600 mil pessoas, o equivalente à população do município de Santo André, por exemplo.

O usuário leva cerca de 20 minutos para fazer o trajeto entre as estações Adolfo Pinheiro e Chácara Klabin. Apesar do reduzido tempo de viagem, os passageiros poderiam utilizar esse período para responder mensagens, resolver demandas do trabalho ou mesmo se entreter.

A ViaMobilidade, concessionária privada que opera o ramal desde agosto de 2018, afirma que ainda aguarda os projetos de implantação da rede por parte das operadoras de celular, responsáveis pelo serviço.

VIU ISSO?

–> Metrô de SP busca nova prestadora de Wi-Fi gratuito em estações

–> Wi-Fi grátis do Google vai sair do ar

–> Internet gratuita deveria ser um direito humano básico, diz estudo

“A concessionária esclarece que mantém contato contínuo com as empresas com o objetivo de disponibilizar o serviço o mais breve possível”, diz a ViaMobilidade.

O Minha Operadora entrou em contato com as principais operadoras. Até o fechamento desta matéria, não recebemos um retorno da Vivo, Claro, TIM e Oi. O texto será atualizado caso recebamos um posicionamento das empresas de telefonia.

[ATUALIZAÇÃO – 24/06/2020 10h49]:

O SindiTelebrasil, entidade que congrega as operadoras de telefonia móvel, emitiu um comunicado sobre a falta de infraestrutura de rede na Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo:

“O Sinditelebrasil informa que as operadoras estão desenvolvendo um projeto em conjunto para a implementação de uma rede de telefonia móvel na linha 5-Lilás do metrô.”

Com informações de MetrôCPTM.

Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 9 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.

1 COMENTÁRIO

Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários