Aparelho com conexão de nova geração era esperado desde o ano passado, mas a falta de um acessório fez o lançamento render nas redes sociais.
Após sofrer atrasos na sua fabricação, por conta da pandemia da Covid-19, a Apple lançou oficialmente na tarde desta terça-feira, 13, o iPhone 12. Como era esperado, o novo smartphone conta com a tecnologia 5G.
Concorrentes como Huawei, Samsung, Motorola, LG, Google, Oppo e OnePlus já lançaram seus primeiros dispositivos 5G.
Entretanto, de acordo com a Canalys, apenas 13% dos smartphones lançados no primeiro semestre deste ano eram compatíveis com a tecnologia 5G.
Com isso, é esperado que o lançamento da Apple possa acabar influenciando o mercado de smartphones a adotar em larga escala a nova tecnologia.
Além do 5G, o aparelho também vem com um novo design e com diferentes tamanhos, para agradar os diferentes tipos de consumidores. O iPhone 12 perdeu ainda mais suas bordas e está 11% mais fino e leve do que o modelo antecessor.
Esse redesenho permitiu que o aparelho recebesse uma antena maior em sua borda.
O novo iPhone custa a partir de US$ 799 (R$ 4.459,38 na cotação atual e sem incluir impostos e custos de importação). O aparelho também terá a versão mini, Pro e Pro Max, todos com suporte ao 5G, chegando a preços de até US$ 1.099 (R$ 6.133,74).
Nas redes sociais, além do preço salgado, a maior crítica ao aparelho é a falta de um carregador e fone de ouvido na caixa. A Apple alega questões ambientais, afirmando que a iniciativa reduz a emissão de carbono na atmosfera.
Revista americana classificou app da operadora como simples e com recursos inteligentes.
O aplicativo de atendimento para clientes móveis da Claro acaba de receber um importante prêmio internacional de design.
O “Minha Claro Móvel” foi escolhido pela revista norte americana Fast Company como o melhor app da América Latina na categoria Inovação em Design.
O aplicativo concorreu com outros projetos multinacionais de diferentes segmentos de negócios.
Divulgado anualmente, o Fast Company Innovation by Design Awards elege os projetos de design, inovação e tecnologia que foram destaque em todo o mundo.
De acordo com a publicação, os clientes da Claro podem acessar informações sobre suas contas com “muito menos atrito e mais simplicidade do que nunca”. Ela destacou ainda que o aplicativo combina uma “estrutura móvel escalável com recursos inteligentes”.
“O cliente Claro agora têm uma maneira melhor de se relacionar com a operadora e gerenciar seus serviços usando um aplicativo que foi desenvolvido focado na experiência do cliente. Nossa meta era subir a barra do mercado no tocante aos Apps, fomos obsessivos em entregar simplicidade, clareza e utilidade”, comenta Rodrigo Duclos, diretor digital da Claro.
O novo aplicativo “Minha Claro Móvel” foi lançado no final do ano passado e está disponível no iOS e Android.
Mudança acontece nas bolsas de valores do Brasil e de Nova York.
A partir desta quarta-feira, 13, a TIM (TIMS3) passou a adotar novos códigos de identificação para suas ações listadas nas bolsas de valores do Brasil (B3) e de Nova York (NYSE).
Na B3, o código mudou de TIMP3 para TIMS3. Já na NYSE, as ações passaram a ser TIMB e não mais TSU.
A mudança nos tickers das ações é decorrente da incorporação da TIM Participações pela sua subsidiária TIM SA, que passará a negociar as ações, e será listada no Novo Mercado.
Este segmento especial da bolsa brasileira inclui aquelas empresas que adotam voluntariamente práticas de governança além das exigidas pela legislação do país.
Atualmente, a TIM é a única empresa de telecomunicações listada no Novo Mercado.
“Esta é a etapa final de um longo processo de reestruturação corporativa. Entendemos que é necessário estar em constante transformação para liderar os movimentos do mercado e trazer benefícios a todos os nossos públicos de relacionamento. Por isso, estamos nos reestruturando para entregar ainda mais eficiência operacional e financeira, sem perder o DNA da inovação, agilidade e responsabilidade ambiental, social e de governança”, explicou Adrian Calaza, diretora financeira da TIM Brasil.
A mudança nos códigos de identificação da TIM será celebrada na bolsa norte-americana nesta quarta-feira, 14, com o “Ring the Bell”, um tradicional sino que toca na abertura e no fechamento da NYSE.
Gigante do entretenimento se direciona para o Disney+ como um dos principais focos do seu negócio a partir de agora.
Imagem: Introdução da Disney
Com ou sem medo, os concorrentes certamente sentiram um “frio na barriga”. A Disney anunciou uma “reorganização” nos seus negócios e um foco maior no streaming. Isso significa que, além do cinema, o Disney+ será um dos principais produtos do grupo.
A decisão surge após o crescimento meteórico do serviço nos últimos meses. Os números superaram até mesmo as projeções dadas a investidores no ano passado, durante o lançamento.
Com uma nova estruturação, a empresa terá três grupos na produção e distribuição de conteúdo para os cinemas, linear e streaming.
É uma nova organização onde a companhia poderá entender melhor como e qual será o melhor destino para cada produção. O gerenciamento será distinto da criação.
Na prática, isso significa que o grupo continuará com seus negócios de TV, as marcas ABC, ESPN e outras, mas deve focar sua produção de entretenimento para o streaming.
Os recentes lançamentos de Mulan e Hamilton no Disney+, dois longas previstos inicialmente para os cinemas, reforçam a mudança de estratégia.
Em dezembro, outro filme chegará diretamente na plataforma. O escolhido foi Soul, nova animação da Pixar.
No Brasil, o Disney+ tem estreia confirmada para 17 de novembro.
Para a TV por assinatura, o novo posicionamento do grupo pode soar alarmante, já que os canais fechados e comercializados internacionalmente não estão mais no centro da estratégia.
Há possibilidade de descontinuação, assim como em outros países, ou uma brusca diminuição na programação.
Mas, tamanha agilidade surpreendeu e “incomodou” concorrentes. Principalmente Vivo TV e Oi, as principais empresas que fazem frente às duas no mercado.
Agora, tudo indica que nada poderá ser feito, já que a Conmebol TV possui um contrato de exclusividade com as duas operadoras, que juntas acumulam 12 milhões de clientes.
Se alguém desejar uma contratação individual, sem a necessidade de fazer ou retomar um vínculo com o serviço de TV paga, não terá alternativas.
Mas, tudo pode mudar. Empresas do setor se movimentam “nos bastidores” para que o canal seja vendido via streaming, de forma independente.
Para a Associação Neo, que reúne diversas empresas do setor, a exclusividade é uma prática desvantajosa para o consumidor.
A entidade explica que tanto a Claro quanto a SKY, em seus serviços de TV por assinatura, não chegam a algumas regiões do país.
Alex Jucius, presidente da Neo, destaca que o grande forte atualmente é banda larga. Quando há esse tipo de contrato, perde-se as possibilidades de explorar o potencial de venda do conteúdo para acesso via internet.
Afinal, é um momento de migração, onde usuários fazem o movimento para serviços mais flexíveis de TV.
Claro e SKY são também patrocinadoras da Conmebol TV, de acordo com o jornalista Vinícius Andrade.
Assinantes precisam apenas “parear” o novo equipamento com o decodificador; saiba mais detalhes sobre o novo recurso da Claro.
Imagem: Controle da vox da Claro net
Em um vídeo promocional divulgado nesta terça-feira, 13 de outubro, a Claro anunciou a disponibilização de um “controle por voz” para seus assinantes de TV por assinatura e também do Claro Box TV.
Para aproveitar o recurso, basta parear o novo controle com o decodificador e aproveitar.
Na divulgação, o aparelho mostrado como exemplo, inclusive, é o do Claro Box TV. Mas, não há qualquer informação de que a novidade está disponível apenas para os assinantes do novo produto.
A demonstração contempla toda a programação e os recursos da TV por assinatura.
Usuários poderão fazer pesquisas por voz. Há possibilidade de acessar canais, fazer buscas de conteúdo com nome de atores, diretores e até mesmo aplicar comandos.
Se o assinante, por exemplo, dizer “Abrir Netflix” ou “Abrir Starz Play”, terá o pedido atendido para acesso aos apps integrados.
Para fazer o pareamento, é necessário segurar o botão de voz em frente ao decodificador por cinco segundos.
Por sinal, o recurso já é adotado no mercado. A SKY, principal concorrente, fez uma integração com a Alexa, do Amazon.
Mas, a Claro destaca que o seu “controle por voz” é o primeiro do Brasil.
Preparamos um guia especial para explicar como é o acesso ao NOW dos clientes com ou sem vínculo de TV por assinatura.
Imagem: Divulgação NOW, da Claro net.
Atualmente, pode-se dizer que o NOW se tornou o centro da estratégia da Claro net para vender seu novo produto: o Claro Box TV. O aplicativo de vídeo sob demanda da operadora é um dos grandes destaques do novo produto.
Entretanto, é um recurso que pode ser aproveitado por todos os clientes da operadora, com exceção dos empresariais, onde não há confirmação. Aqui, já conseguimos respondemos uma das principais questões a respeito do serviço.
O acesso abrangente ao app é uma novidade recente da marca, inclusive. Agora, não é necessário ter contrato ativo com o serviço de TV por assinatura para acessar. Basta ser ter um celular ou banda larga da Claro.
O que muda de acordo com cada contrato/vínculo é a disponibilização de conteúdo, que vamos destacar a seguir.
Acesso para clientes com ou sem TV por assinatura
De fato, os aplicativos de vídeo das operadoras se destinam à dois objetivos: locação de conteúdo e acesso sob demanda aos programas, séries e filmes exibidos pelos canais pagos.
Além dessas atividades, o usuário fica limitado. Especialmente se tiver um pacote básico da TV por assinatura, sem tantas emissoras à disposição.
Mas, a Claro foi atenta nessa questão nos últimos tempos e fez com que o aplicativo se tornasse útil até para quem não tem o serviço de TV paga.
A resposta da operadora para transformar o recurso em uma solução mais completa foi encorpar o acervo o Claro Vídeo e integrá-lo ao NOW.
Obviamente, não é um catálogo que pode ser comparado aos serviços de streaming que estão no mercado na atualidade como Netflix, Globoplay e outros. Mas, é um atrativo para os clientes da empresa.
Séries de sucesso como “Lost”, “Once Upon a Time”, “Ray Donovan”, “American Horror Story”, “Arquivo X”, “Bates Motel” e outras completam o acervo.
Entre os filmes, é possível aproveitar títulos como “Peter Pan”, “O Casamento do Meu Ex”, “O Espetacular Homem-Aranha 2”, “O Incrível Hulk” e outros que ficam disponíveis e indisponíveis de acordo com os contratos de licenciamento da marca.
Há ainda a possibilidade de fazer download para assistir offline.
Degustações especiais
Especiais e promoções no NOW
Outra informação relevante para quem tem acesso ao NOW é a possibilidade de aproveitar as ações especiais da Claro.
Se a marca promove “sinal aberto” para determinadas emissoras, assim como exibições exclusivas e conteúdos gratuitos, todos os clientes com acesso ao app conseguem aproveitar.
Entretanto, obviamente, depende da disponibilidade do conteúdo no aplicativo.
Aqui, é um pouco mais complexo, mas damos um exemplo: se cinco emissoras foram liberadas para todos os assinantes, mas apenas três delas estão disponíveis para transmissão no NOW, apenas essas estarão disponíveis para quem acessa o aplicativo.
Uso para assinantes do Claro Box TV
Imagem: Claro Box TV com NOW
Como havíamos destacado, o NOW se tornou uma espécie de estratégia central para alavancar as assinaturas do Claro Box TV. Afinal, sem o impulso do aplicativo de conteúdo, o serviço se torna apenas uma limitada “caixa” de streaming.
Há apenas a Netflix entre os aplicativos para acesso sem necessidade de vínculo com a operadora.
No geral, os assinantes do equipamento aproveitam o catálogo do Claro Vídeo, assim como ganham a transmissão de todas as emissoras abertas disponíveis.
Por mais R$ 29,90, é possível pagar por uma disponibilização acima de 50 canais com transmissão ao vivo dentro do app.
O que falta?
É inegável que os usuários sentem a ausência de uma maior flexibilidade entre dispositivos. O NOW pode ser colocado em smartphones, acessado via decodificador e desktop. Mas, um aplicativo para Smart TV poderia tornar o serviço mais completo.
No geral, é perceptível que a empresa trabalha o recurso para se alinhar ao futuro e atender a uma demanda do consumidor.
Afinal, é possível que um usuário aproveite melhor tudo o que paga na TV por assinatura em uma disponibilização sob demanda do que simplesmente pegar o controle remoto e trocar canais. Os tempos realmente mudaram!
Ao todo, 22 canais fechados estão disponíveis para degustação gratuita. Confira a lista completa.
A partir desta segunda-feira, 12, os assinantes de TV, banda larga e móvel da Claro podem desfrutar do sinal aberto do canal E!.
A degustação gratuita fica disponível até a próxima sexta-feira, 16, permitindo que o cliente da Claro possa assistir no dia 15/10 às 22h, o último episódio da temporada atual de Born to Fashion.
O assinante da TV pode acessar o episódio final na TV (50 – Digital e 550 – HD) ou no “Canal do Cliente” (500). Já os clientes Claro banda larga ou móvel podem assistir pelo aplicativo ou site do NOW.
Somando os outros canais infantis e emissoras jornalísticas com sinal aberto, por conta da pandemia da Covid-19, a Claro está ofertando atualmente 22 canais com degustação gratuita.
Operadora pretende reduzir pelo menos 2 mil postos de trabalho como parte de sua estratégia de reestruturação da companhia.
A Federação Interestadual dos Trabalhadores e Pesquisadores em Serviços de Telecomunicações (Fitratelp), em conjunto com sindicatos filiados, publicou comunicado afirmando ser radicalmente contrária ao plano de demissão voluntária apresentado pela Oi (OIBR3 / OIBR4).
De acordo com a empresa de telefonia, aquele colaborador que aderir ao plano de demissão voluntária receberá “condições diferenciadas”.
Em reunião com a Fitratelp, a operadora apresentou na última semana esse pacote de benefícios, oferecendo planos de saúde e odontológico por pelo menos seis meses para aqueles funcionários que tem até 10 anos de empresa e até um ano para quem é empregado há mais de 20 anos.
Também é previsto seguro de vida por mais 6 meses, medicamentos até o final deste ano, indenização salarial por ano de empresa, entre outros.
Os colaboradores têm até 20 de outubro para aderir ao plano de demissão voluntária, com saída prevista até 15 de dezembro de 2020.
A Oi também pretende demitir funcionários conforme critérios da própria empresa, mas oferecendo um pacote de incentivos inferior àqueles que aderirem voluntariamente. Essas demissões devem ocorrer entre 1º de novembro de 31 de dezembro.
“Neste momento, registramos a nossa indignação diante do desmantelamento da empresa e da extinção de postos de trabalho. O capital produz as suas maldades sem pensar que por trás de cada empregado existe uma família que depende do seu salário, que sonha, que criou expectativas e agora tem a sua esperança frustrada… Esclarecemos que a FITRATELP e os Sindicatos filiados são radicalmente contra demissão incentivada, uma vez que os trabalhadores são a parte mais fraca na relação capital e trabalho”, afirmou a federação em comunicado.
Festival tradicional de cinema mineiro está disponibilizando filmes gratuitos no serviço de streaming.
Até a próxima sexta-feira, 16, usuários do Looke podem assistir os filmes da Mostra Curta Circuito 2020, um dos festivais de cinema mais tradicionais do estado de Minas Gerais.
A cada dia um novo filme é disponibilizado no serviço de streaming, durante 24 horas.
Nesta segunda-feira, 12, por exemplo, ficará disponível a partir das 19h00 o “Fé e fúria”, documentário dirigido por Marcos Pimentel que mostra os conflitos religiosos que ocorrem em favelas e subúrbios do Rio de Janeiro e do Belo Horizonte.
Diante da pandemia da Covid-19, o Looke tem oferecido sua infraestrutura para que festivais brasileiros de cinema sejam realizados na modalidade online.