21/12/2025
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Vivo lança 3ª temporada do ‘Descomplicando a Tecnologia’

Novos episódios contam com a apresentação de dona Dirce Ferreira, influenciadora digital de 73 anos.

A Vivo acaba de anunciar o lançamento da terceira temporada de sua websérie “Descomplicando a Tecnologia Online”.

A iniciativa de ensinar tecnologia para público sénior começou durante o programa “Acontece ao Vivo”, uma série de workshops que são realizadas nas lojas físicas da operadora.

Com a pandemia da Covid-19, o “Descomplicando a Tecnologia” foi para o ambiente digital.

A nova temporada conta com quatro episódios, sendo lançados quinzenalmente no canal da Vivo no YouTube.

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Dessa vez, dona Dirce Ferreira, influenciadora de 73 anos, será a “guru” responsável por ensinar aos idosos como usar o YouTube, aplicativos de música e de streaming de vídeo, além de criar conteúdos para a internet.

“Nesta terceira temporada, optamos por remontar às origens do workshop Descomplicando a Tecnologia quando ocorriam dentro do ambiente de nossas lojas e que tinham como público-alvo participantes acima de 60 anos. E, numa ação coordenada entre as áreas na Vivo, não podíamos ter feito escolha mais acertada ao trazer a dona Dirce Ferreira, que aprendeu a usar a tecnologia e conexão como ferramentas para se reinventar na terceira idade”, comenta Gustavo Nóbrega, diretor de canais da Vivo.

De acordo com a operadora, a primeira turma do Descomplicando a Tecnologia ocorreu em 2017. Desde então, já foram 8.770 workshops com cerca de 16.400 participantes em todo o país.

Com informações de Assessoria de Imprensa Vivo.

Cade aprova venda da Sercomtel para o Bordeaux

Fundo imobiliário comprou operadora paranaense por R$ 130 milhões.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou na última segunda-feira, 27, a venda da operadora Sercomtel para o Bordeaux Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia.

A transação foi aprovada sem restrições.

O órgão destacou em seu relatório que o Bordeaux, controlado pela Planner Trustee Distribuidora de Título e Valores Mobiliários Ltda., não atua no segmento de telecomunicações e nem desenvolve atividades no setor.

O Cade entendeu que a operação é apenas uma “mera substituição de agente econômico”, com o fundo de investimentos entrando no mercado.

O relatório foi assinado pelo Superintendente-Geral do Cade, Alexandre Cordeiro Macedo, a coordenadora-geral substituta, Helenilka Pereira Barboza da Luz e a economista Alecia Alves Barros.

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A finalização da privatização da Sercomtel ainda depende do parecer técnico da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quanto à capitalização e reestruturação societária da operadora.

A venda da Sercomtel foi oficializada em 17 de setembro, após o Bordeaux arrematar a operadora paranaense por um valor de R$ 130 milhões.

Com informações de Folha de Londrina.

Distrito Federal aprova isenção de impostos na telefonia móvel

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Medida visa remunerar o tráfego de dados de usuários cadastrados em cursos de ensino à distância.

Nesta terça-feira, 27, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou a isenção de impostos que são cobrados das operadoras de telefonia móvel.

A medida vale para aquelas empresas contratadas pela secretaria de Educação para oferecer conectividade para usuários que tenham acesso a plataformas de Ensino à Distância (EaD).

O tributo em questão é o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

A isenção do ICMS será limitada apenas aos valores contratados para remunerar o tráfego de dados utilizados por estudantes cadastrados em cursos de EaD.

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A homologação do convênio de ICMS nº 50/2020, do Conselho Nacional Fazendário (Confaz), é válido no Distrito Federal até 31 de dezembro de 2020.

O projeto foi aprovado em turno único durante sessão extraordinária remota da Câmara. Foram 16 votos favoráveis, sendo apenas o do deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT) contrário.

Com informações de CLDF.

Viasat expande área com internet via satélite para todo o Brasil

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Operadora também está lançando novo plano ‘premium’ de banda larga.

Nesta quarta-feira, 28, a Viasat anunciou que o seu serviço de internet via satélite já está disponível para clientes residenciais de todos os estados brasileiros.

O serviço para consumidores finais foi lançado em julho passado, inicialmente cobrindo sete estados e o Distrito Federal. No mês passado, a Viasat expandiu a cobertura para mais 14 estados. Agora, o serviço chega ao Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Tocantins e Roraima, alcançando assim 100% da população do país.

De acordo com a empresa, a Viasat é atualmente o único provedor a oferecer internet via satélite de alta velocidade para todo o Brasil.

O serviço utiliza largura de banda do satélite brasileiro SGDC-1, por meio de um acordo com a Telebrás.

A Viasat aproveitou o anúncio da expansão do serviço para lançar também um plano “premium”, com velocidade de 30 Mbps e pacote de dados mensal de 160GB, por R$ 499 mensais.

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Atualmente, o plano mais em conta é o de 10 Mbps, com franquia mensal de 40GB, por R$ 199 nos três primeiros meses. A partir daí o valor passa para R$ 349 por mês.

Também há o plano “avançado”, de 20 Mbps e franquia de 80 GB, por R$ 349 nos 3 primeiros meses e R$ 419 a partir do 4º mês.

Todos os planos incluem roteador Wi-Fi, mensagem e navegação básica ilimitada e uso ilimitado sem descontar da franquia entre 2h e 7h da manhã.

“A conclusão do lançamento do serviço residencial da Viasat, combinada com o novo plano premium Viasat 30Mega, resulta em mais famílias e pequenas empresas brasileiras com acesso a serviços de internet confiáveis e de alta velocidade via satélite, mesmo nas localidades mais difíceis de alcançar”, diz Bruno Soares Henriques, diretor comercial da Viasat Brasil.

Com informações de Assessoria de Imprensa Viasat.

Internet residencial da Mob Telecom chega a mais um município

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Provedor regional já atende clientes das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

A Mob Telecom acaba de anunciar que passou a comercializar o serviço de internet por fibra óptica para consumidores finais de Teresina, capital de Piauí.

O provedor regional já oferecia conectividade para empresas e, a partir deste mês, também atenderá clientes residenciais.

Inicialmente, a conexão por fibra estará disponível em dois bairros: Centro e Promorar. Até o final deste ano, a Mob Telecom pretende expandir o serviço para 12 bairros da capital piauiense.

No mercado há 24 anos, a Mob Telecom atua nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

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Sua rede de fibra tem mais de 20 mil km de extensão e atende mais de 900 mil clientes diretos e indiretos.

Com informações de Assessoria de Imprensa Mob Telecom.

Programa de estágio da TIM reserva 50% das vagas para negros

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Conforme prometido anteriormente, a TIM reforçou seu comprometimento com a representatividade; saiba mais detalhes.

Comercial da TIM
Imagem: Comercial da TIM

Conforme prometido anteriormente, a TIM lançou um programa de estágio com foco na inclusão e representatividade. Nas vagas disponíveis, por exemplo, 50% serão exclusivas para candidatos negros de todo o país.

Os participantes não terão que passar por exigências como cursos em Universidades de ponta ou fluência em idiomas. O objetivo é desenvolver talentos e levar pessoas negras para os cargos de liderança, no longo prazo.

A explicação vem da vice-presidente de Recursos Humanos da operadora, Maria Antonietta Russo.

Atualmente, no quadro de funcionários da companhia, apenas 13% são negros, entre 10 mil colaboradores.

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No programa de estágio há 150 vagas, portanto, desse número, 75 serão exclusivas. Todos os selecionados terão acompanhamento de mentores da empresa, para o crescimento profissional.

Marcas como Magazine Luiza e Natura também já aplicaram iniciativas do tipo, que, por sinal, surgem por causa de inúmeras pesquisas feitas nos últimos anos.

Estudos mostram um verdadeiro abismo no mercado de trabalho, onde os negros têm mais dificuldade para ter melhores salários e conseguirem promoções. Até mesmo os que possuem diploma acabam atuando em cargos que dispensam o uso do mesmo.

As candidaturas para o programa de estágio da TIM poderão ser feitas até 30 de novembro no site da operadora, pela aba “Trabalhe Conosco”.

Com informações de O Globo e EXAME

Amazon Prime Vídeo supera Disney+ com estreia de filme

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Longa registrou audiência histórica em seu lançamento nos Estados Unidos pelo Amazon Prime Vídeo; entenda a disputa no cenário de streaming.

Borat 2. Imagem: Divulgação Amazon Prime Vídeo
Borat 2. Imagem: Divulgação Amazon Prime Vídeo

A pandemia exigiu uma verdadeira reinvenção da indústria de cinema, que já direciona produções cinematográficas para estrearem diretamente no streaming. Plataformas como Amazon Prime Vídeo, Netflix e Disney+, por exemplo, receberam esses lançamentos.

Agora, os resultados começaram a aparecer e alguns serviços se saíram melhores que os outros em suas estratégias.

O Amazon Prime Vídeo, por exemplo, superou a estreia de “Mulan” com o longa “Borat 2”. A audiência no fim de semana de estreia foi de impressionantes 1,6 milhão de lares com Smart TVs ligadas.

É uma marca que supera o Disney+ com seus 1,12 milhão nos primeiros dias da estreia de Mulan, filme que originalmente chegaria às salas de cinema, mas teve seu lançamento cancelado e programado para o streaming.

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Vale destacar que a empresa do Mickey cobrou uma taxa extra de US$ 30 para acesso ao filme. O cenário poderia ter sido diferente sem essa cobrança.

“Borat 2” é uma produção original do “Amazon Studios”, feita exclusivamente para o serviço de streaming da companhia..

É, no mínimo, curioso ver produtos feitos para a exibição digital superarem longas produzidos diretamente para os cinemas.

O serviço adquiriu os direitos de vários filmes que tiveram seus lançamentos cancelados nos cinemas, “Um Príncipe em Nova York 2” é um deles.

A Netflix fez o mesmo caminho. Já a Disney possui diversos lançamentos que podem ser aproveitados, mas a empresa ainda aguarda um retorno dos cinemas.

Quem levará a melhor nessa briga?

Com informações de Variety

Banda larga da Claro net enfrenta instabilidades

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Cidade mais afetada pelos problemas é o Rio de Janeiro; saiba mais detalhes sobre a possível falha no serviço.

Mapa de calor com falhas da Claro net no Downdetector
Imagem: Mapa de calor com falhas da Claro net no Downdetector

Alguns clientes de banda larga da Claro net relatam que o serviço passa por uma instabilidade na manhã desta quarta-feira, 28 de outubro.

Tudo indica que a região mais afetada pela falha é o Rio de Janeiro. Segundo moradores, o aplicativo da operadora dá uma previsão de normalização para às 13h30.

No Downdetector, que ainda mantém páginas separadas para as marcas Claro e NET, as solicitações já mostram crescimento no gráfico.

De acordo com o site, as regiões mais relatadas são Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza, Curitiba e São Paulo.

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Veja abaixo o mapa de calor mostrado pelo site:

Nas redes sociais, clientes da operadora já começam a se manifestar. Confira:

A Claro net ainda não se pronunciou oficialmente sobre a possível falha registrada nesta quarta-feira.

No mês passado, mais precisamente no dia 18, o serviço enfrentou períodos de instabilidade e os moradores do Rio de Janeiro também foram os principais afetados.

A fim de mais detalhes, o Minha Operadora entrou em contato diretamente com a assessoria de imprensa da marca.

Se houver uma resposta, a publicação passará por atualizações.

[ATUALIZAÇÃO – 28/10/2020 16h38]:

Em resposta, a prestadora enviou o seguinte esclarecimento sobre a falha na internet fixa:

“A Claro informa que seu serviço de banda larga está funcionando normalmente. Na manhã desta quarta-feira, clientes podem ter percebido instabilidade em algumas regiões da cidade do Rio de Janeiro devido a uma queda no fornecimento de energia elétrica. A empresa ressalta que os serviços foram estabilizados tão pronto a energia foi restabelecida.”

Com informações de DownDetector

Séries do Disney+ ganham pré-estreia na TV por assinatura

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Espectadores poderão conferir uma prévia do conteúdo que vai estrear no streaming pela TV por assinatura, a partir do dia 11 de novembro.

Cena de "A História do Imagineering", no Disney+
Imagem: Cena de “A História do Imagineering”, no Disney+

Antes de estrear oficialmente no Brasil, o Disney+ levará suas produções originais para a TV por assinatura. A ideia é que os espectadores tenham uma prévia e conheçam o que está por vir no streaming, que estreia no dia 17 de novembro.

Para Diego Lerner, presidente da companhia na América Latina, é uma oportunidade que surge graças ao papel estratégico dos canais lineares na estratégia da marca.

Uma das séries que terá exibição na TV paga é “The Mandalorian”, uma extensão do universo da franquia Star Wars, recordista de bilheteria nos cinemas.

A produção estreou em 2019 e rapidamente entrou na lista dos conteúdos mais “pirateados” do ano, já que a plataforma ainda não estava disponível em muitos países.

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O show entrará no seu segundo ano nos próximos dias. Outra atração garantida é “High School Musical: O Musical: A Série”, inspirada na trilogia de sucesso que conquistou uma imensidão de adolescentes na primeira década dos anos 2000.

Os títulos serão distribuídos entre os canais FOX, Disney Channel, Disney XD, Disney Junior e National Geographic.

Confira abaixo todas as séries que serão exibidas, assim como a data e horário de cada.

A História do Imagineering (11 de novembro, às 22h – National Geographic Channel):

Cena de A História do Imagineering, do Disney+
Cena de A História do Imagineering, do Disney+

O primeiro episódio da série de episódios documentais leva o espectador a uma viagem por trás da cortina do Walt Disney Imagineering, o pouco conhecido centro de design e desenvolvimento da The Walt Disney Company.

Diário de uma futura presidente (12 de novembro, às 21h – Disney Channel):

Protagonista de Diário de uma futura presidente, do Disney+
Protagonista de Diário de uma futura presidente, do Disney+

Helena, uma menina cubana-americana de 12 anos, será presidente um dia, mas antes terá que lidar com o ensino médio.

Il Ristorantino de Arnoldo (13 de novembro, às 20h – Disney Junior):

Elenco de Il Ristorantino de Arnoldo, do Disney+
Elenco de Il Ristorantino de Arnoldo, do Disney+

A trama centrada nas aventuras gastronômicas de Arnoldo e Francis, dois personagens queridos que emergem de Junior Express, a bem-sucedida série original do Disney Junior.

Star Wars: A Guerra dos Clones (14 de novembro, às 21h – Disney XD / 22h – FX):

Cena de Star Wars: A Guerra dos Clones, do Disney+
Cena de Star Wars: A Guerra dos Clones, do Disney+

Exibição dos dois primeiros episódios da temporada final da animação vencedora do Emmy, que ganhará uma conclusão “épica” no Disney+.

The Mandalorian (15 de novembro, às 22h – FOX):

Cena de The Mandalorian, do Disney+
Cena de The Mandalorian, do Disney+

Outra vencedora do Emmy que será apresentada na TV, em seus dois primeiros episódios. O público terá a oportunidade de conhecer o Mandalorian e a Criança (The Child).

High School Musical: O Musical: A Série (16 de novembro, às 20h – Disney Channel):

Elenco de High School Musical: O Musical: A Série, do Disney+
Elenco de High School Musical: O Musical: A Série, do Disney+

Na atração, um grupo de alunos aguarda a produção de um musical na escola, inspirado livremente no filme High School Musical, de 2006.

Com informações de Disney Press Pack

Vivo tem queda nas receitas, mas fibra e pós-pago ficam em alta

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Receita da conexão de ultra velocidade já representa maioria nos ganhos obtidos com banda larga fixa; veja os resultados financeiros da Vivo.

Imagem: Divulgação Vivo

A Telefônica Brasil, controladora da Vivo (VIVT3 / VIVT4), ainda sente os impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus. A empresa teve uma leve encolhida na receita líquida anual, de 2,3%, com valor em R$ 10,79 bilhões.

Trata-se de uma diminuição motivada pelo recuo de 6,6% nos serviços de telefonia fixa, TV por assinatura, dados corporativos e receitas de voz. A parte móvel registra estabilidade.

Já o lucro líquido, com subtração de todas as despesas, teve alta de 25,5% no terceiro trimestre, com valor de R$ 1,21 bilhão frente ao resultado de R$ 965,1 milhões do ano passado.

Entre os produtos em alta, o destaque fica com a fibra óptica e também o segmento pós-pago de telefonia móvel.

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Na banda larga fixa, a rede de FTTH da operadora somou 267 mil adições líquidas no último trimestre. Dentro da receita de banda larga fixa, o serviço já ocupa uma porcentagem de 54,9%.

O serviço de IPTV também já assume majoritariamente a renda obtida com TV por assinatura, pois ocupa 70,2% das receitas.

Já o pós-pago da operadora teve crescimento de 3,9%, ou seja, representam 57,9% do total de acessos móveis nos dados divulgados pela Vivo.

No Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), a queda registrada foi de 4,8% no terceiro trimestre. O valor ficou em R$ 4,322 bilhões.

Com informações de Relações com Investidores Telefônica Brasil