19/12/2025
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Amazon Prime Video, Globoplay e Netflix terão importantes perdas

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O fim está próximo para a presença de dezenas de séries das badaladas plataformas de streaming; entenda.

Imagem Ilustrativa: Catálogo do Disney Hotstar India
Imagem Ilustrativa: Catálogo do Disney Hotstar India

Um movimento semelhante ao que presenciamos em 2020 está prestes a acontecer. Trata-se de uma grande evasão em plataformas como Amazon Prime Video, Globoplay e Netflix.

As produções que deixam os catálogos são de propriedade da Disney, que agora é a grande comandante da marca FOX também.

Todas caminham para se tornarem produções exclusivas do streaming Star+, que deve ter seu lançamento oficial no Brasil em junho de 2021.

O mesmo movimento aconteceu em 2020, na qual todas plataformas perderam conteúdos relevantes por causa do lançamento do Disney+.

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Agora, a estratégia é disponibilizar um serviço totalmente dedicado às produções “adultas” de propriedade da Disney.

Nas divulgações oficiais, já foi anunciado que na parte das séries de TV, a marca vai concentrar todas as produções de propriedade da FOX e ABC Studios.

Já na parte de filmes, os futuros assinantes podem aguardar por produções como “Deadpool”, “Logan”, “A Forma da Água”, “Kingsman”, entre outros.

Vale lembrar que no Canadá e em outros países, o Star+ é liberado como uma aba gratuita dentro do Disney+. Na América Latina será um serviço pago a parte.

Abaixo, confira as principais séries que devem deixar os catálogos das plataformas:

Amazon Prime Video:

  • How I Met Your Mother
  • Grey’s Anatomy
  • Arquivo X
  • 24 horas
  • Prison Break
  • Lost
  • Glee
  • Modern Family
  • Family Guy
  • Sons of Anarchy
  • This is US

Netflix

  • Atlanta
  • Glee

Globoplay

  • Revenge
  • Scandal

Com informações de Streamings Brasil

Oi começa a oferecer ‘Marketing Digital’ para empresas por R$ 30

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Novo catálogo de parcerias e serviços pode alavancar presença da Oi no segmento empresarial; soluções vão aprimorar experiência com a fibra óptica.

Comercial da Oi - Reprodução YouTube
Imagem: Comercial da Oi – Reprodução YouTube

Mesmo focada na oferta de fibra óptica, as demandas dos clientes empresariais não passam despercebidas pelo novo escopo de serviços da Oi.

De olho na questão, a operadora literalmente ‘encorpou’ a proposta voltada para o segmento e passou a oferecer soluções até mesmo inéditas se tratando de empresas de telecomunicações.

Por meio do “Oi Seu Negócio”, clientes poderão aliar o serviço de fibra com serviços de ‘Marketing Digital’ e até mesmo um ecossistema de vendas.

A primeira parceria contemplada é o Olist, no qual empreendedores podem ampliar seu sistema de vendas e aproveitar contratos exclusivos com marketplaces, Correios, transportadoras, ERPs e plataformas de e-commerce.

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Outra novidade é o Aceleraí, solução própria para produção de conteúdo em um determinado padrão. Pode ser utilizada para divulgação em redes sociais e outras mídias.

Por último e não menos importante, a empresa agora oferece, por um valor adicional, o serviço de “Marketing Digital”, com duas ferramentas.

A primeira é o “Ads”, que permite a criação de mensagem, propaganda, público-alvo, localidade, gênero e faixa etária para as divulgações.

Há também o “Instapost“, com funções para agendar, com agendamento e publicação agendada de conteúdo e stories.

Para adicionar o serviço, os clientes pagam um adicional de R$ 30 por mês. Por mais R$ 15 é possível contratar o “Oi Segurança”, com armazenamento em nuvem, privacidade de redes e mais.

Uma oferta de 400 Mbps com os parceiros Olist e Acaleraí sai a R$ 139,90 mensais. Já o combo com telefonia e TV por assinatura chega a R$ 259,90.

Com informações de Assessoria de Imprensa Oi

Alunos de baixa renda receberão chips da Surf Telecom

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Iniciativa de inclusão digital faz parte de uma parceria entre o Santander, a Universia Brasil e a MVNE.

A partir de uma parceria entre o Santander Universidades, a Universia Brasil e a Surf Telecom, 10 mil alunos de baixa renda serão beneficiados com chips de celular, incluindo um plano de telefonia móvel gratuito por seis meses.

A iniciativa visa auxiliar os estudantes do ensino superior que foram prejudicados por conta da pandemia do novo coronavírus.

Até a próxima quinta-feira, 11 de fevereiro, os alunos interessados podem se inscrever no programa de inclusão digital do Santander Universidades.

Para participar, é preciso ser aluno de uma das faculdades parceiras do banco. A seleção terá como critérios a renda do estudante.

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Os chips fabricados pela Surf Telecom começarão a ser enviados para a casa dos alunos a partir de março de 2021.

Os alunos terão acesso a um plano com 5GB mensais, ligações de voz ilimitadas e navegação gratuita no WhatsApp, no internet banking do Santander, no portal Universia, além das plataformas Blackboard e U-life.

Além da inclusão digital de alunos, a Surf também tem distribuido chips em favelas, como Paraisópolis, Coroadinho, Sapopemba, Rocinha e Jardim Panorama, incluindo planos de telefonia acessíveis.

“No DNA da Surf, há apoio a todos os processos de inclusão. Não existe inclusão social sem foco em educação”, explica Yon Moreira, CEO da Surf.

Com informações de Telesíntese.

Bridgerton: Produção se torna a série mais assistida da Netflix

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Produção dramática é baseada nos livros da romancista americana Julia Quinn.

Imagem promocional de Bridgerton

A Netflix anunciou que Bridgerton se tornou a série mais assistida da história da plataforma de streaming.

De acordo com a companhia, 83 milhões de lares assistiram a série dramática nos primeiros 28 dias após o lançamento, em 25 de dezembro de 2020.

Além disso, Bridgerton figurou entre o número um na lista do “Top 10” da Netflix em 83 países, incluindo o Brasil.

Em um mundo dominado pela cultura pop e por produções de ficção científica e fantasia, Bridgerton surge como uma série de drama romântico e de época, baseada na série de livros da americana Julia Quinn.

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O sucesso na plataforma de streaming também fez impulsionar a procura pelos livros, figurando entre os mais vendidos na lista do The New York Times.

“Bridgerton mostrou que o romance pode ser inteligente, dinâmico, ousado e, sim – universalmente atraente”, disse Jinny Howe, vice-presidente de séries originais da Netflix.

A série se passa em uma fictícia Londres de 1813, apresentando o competitivo mundo da alta sociedade britânica.

A produção chamou a atenção pelo empoderamento de negros e mulheres, conectando-se a diferentes públicos do mundo contemporâneo.

A Netflix já confirmou a produção da segunda temporada de Bridgerton.

Com informações de Netflix.

Moto G40: Motorola pode lançar em breve smartphone básico 5G

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Novo aparelho deve ser anunciado junto com os modelos G10, G30 e E7 Power.

Nesta segunda-feira, 7, um grande vazamento revelou que a Motorola pretende lançar em breve o Moto G40 5G, um smartphone básico e com suporte à tecnologia de quinta geração.

Até o momento, quatro aparelhos da Motorola foram homologados no Brasil, sendo o Lenovo L79031, Edge, Edge+ e o Moto G 5G.

O mais barato deles comercializado no país é o intermediário Moto G 5G, saindo à vista por R$ 2.519,10.

Ainda não há informações sobre preços, mas a expectativa é que o Moto G40 5G seja ainda mais barato, entrando na categoria dos smartphones básicos.

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Nas configurações, o aparelho deve contar com processador Qualcomm Snapdragon 480, 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno, expansível por cartão microSD.

O smartphone terá ainda três câmeras traseiras, sendo a principal de 48 megapixels, macro de 5 megapixels e profundidade de 2 megapixels. A câmera frontal terá 13 megapixels.

Além do Moto G4 5G, são esperados os lançamentos dos aparelhos Moto G10, o Moto G30 e o Moto E7 Power.

Com informações de Pocket-lint.

MWC 2021: Feira de telefonia móvel é novamente adiada, diz jornal

Esta será a segunda mudança no calendário da Mobile World Congress por conta da pandemia da Covid-19.

Imagem: Vjeran Pavic / The Verge

De acordo com o jornal El Espanõl, o Mobile World Congress (MWC) será realizado apenas no último trimestre de 2021.

O evento que seria realizado no ano passado foi cancelado por conta da emergência do novo coronavírus.

Inicialmente, a GSMA – organizadora do evento – marcou para março de 2021 a realização da feira em Barcelona, na Espanha. Entretanto, a entidade acabou adiando a MWC para junho, por conta do prolongamento do período de pandemia.

Agora, os rumores apontam que o evento ficará para o final do ano.

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Procurada, a GSMA ainda não confirmou se o congresso será adiado ou qual seria a nova data.

O Mobile World Congress é um dos principais eventos de telefonia móvel do mundo.

Expositores vão ao evento para apresentar os principais lançamentos de smartphones e as mais recentes inovações tecnológicas na área de telecomunicações.

Com informações de Estadão.

Deputado quer obrigar Apple a incluir carregador na caixa de iPhone

Empresa diz que a intenção é reduzir a pegada de carbono e diminuir a quantidade de lixo eletrônico no planeta.

Apple retira carregadores das caixas dos novos iPhones.

Está atualmente tramitando na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 5451/20, que determina a proibição da venda de smartphones sem a fonte de alimentação, bateria, fone de ouvido e qualquer outro cabo ou adaptador necessário para a utilização do aparelho.

O assunto é polêmico desde que a Apple anunciou que não pretende incluir os carregadores e fones de ouvido na caixa das novas gerações de iPhones.

A “empresa da maçã” alega questões ambientais para a decisão, reduzindo a pegada de carbono e diminuindo a quantidade de lixo eletrônico.

A iniciativa é louvável sob o ponto de vista sustentável, mas especialistas afirmam que a ação não passa de uma estratégia da Apple para reduzir o preço dos aparelhos, diante de um mercado de venda de smartphones em baixa, por conta da pandemia da Covid-19.

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Projeto na Câmara

O novo projeto é de autoria do deputado Marcelo Ramos (PL-AM).

Ele sustenta que a retirada dos carregadores e fones das caixas dos aparelhos é uma tentativa de maximizar as margens de lucro da empresa de forma injustificada.

“Afinal de contas, o que espera a fabricante que o consumidor faça uma vez que se esgote a carga (diga-se de passagem, muitas das vezes inexistente) inicial do aparelho?”, questiona o parlamentar.

Além do projeto na Câmara, o Procon-SP também questiona a Apple sobre a polêmica dos carregadores.

Para a entidade, a decisão não faz sentido, uma vez que a companhia não apresenta estudos sobre os ganhos ambientais da iniciativa e também não possui um programa de recolhimento, reciclagem e descarte de aparelhos e acessórios usados.

A empresa pode ser multada pelo Procon estadual e obrigada a disponibilizar o carregador para aqueles usuários que o solicitarem.

Com informações de Agência Câmara.

Dona da Claro pode ter negócio bilionário barrado nos EUA

Procuradores americanos tentam impedir a venda de MVNO da América Móvil para a Verizon.

Imagem: Reuters/Henry Romero

Um grupo formado por 17 procuradores-gerais dos Estados Unidos estão tentando impedir que a América Móvil venda a subsidiária Tracfone Wireless para a operadora Verizon.

O negócio é avaliado em US$ 6,25 bilhões (R$ 33,54 bilhões na cotação atual) e consiste na venda de 100% da Tracfone, uma operadora móvel virtual (MVNO) que possui a maior base de clientes em serviços pré-pagos dos Estados Unidos, atendendo a 21 milhões de usuários.

A maioria dos clientes da Tracfone é formada por pessoas de baixa renda ou que procuram serviços móveis de baixo custo.

A concretização da transação será um trunfo para a Verizon, pois permitirá que a empresa tenha acesso a uma grande base de clientes no segmento de baixo custo do mercado de telefonia.

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Por outro lado, os procuradores alertam à Comissão Federal de Comunicações (FCC), dos EUA, que a transação pode afetar a competição no mercado de telefonia do país, além de levar a uma política de aumento de preços.

“A FCC deve examinar se a aquisição da TracFone pela Verizon poderia reduzir significativamente o acesso de milhões de americanos a serviços de comunicações acessíveis. É imperativo que a FCC analise minuciosamente a transação proposta e imponha condições específicas que protejam e garantam o interesse público antes de considerar a aprovação”, pedem os procuradores-gerais.

Lifeline

Nos Estados Unidos, a FCC disponibiliza o programa governamental Lifeline, que subsidia parte do custo do serviço móvel para famílias de baixa renda.

Atualmente, a Tracfone é uma das maiores provedoras da Lifeline, oferecendo o serviço para 1,7 milhão de usuários, em 47 estados americanos, além da capital Washington.

Já a Verizon oferece serviços por meio da Lifeline para apenas algumas regiões de quatro estados dos EUA.

A preocupação dos procuradores é que a Verizon possa vir a reduzir o acesso ou a qualidade do programa governamental, impedindo que milhões de americanos de baixa renda tenha acesso a serviços de comunicação.

Em nota, a Verizon afirmou que pretende continuar a oferecer o serviço Lifeline por meio da Tracfone.

“O fortalecimento e o crescimento do TracFone beneficiarão os consumidores preocupados com o valor”, completou a Verizon.

A aprovação do negócio ainda depende da análise de uma série de obstáculos legais e regulatórios.

Com informações de Telecoms.

SpaceX planeja lançar serviço de telefonia via satélite

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Empresa de Elon Musk pretende oferecer chamadas de voz e planos mais baratos para famílias de baixa renda.

SpaceX pretende oferecer serviço de telefonia via satélite por meio da Starlink
Imagem: SpaceX

A SpaceX, do magnata Elon Musk, acaba de entrar com um novo processo junto à Comissão Federal de Comunicações (FCC), dos Estados Unidos, para obter autorização para oferecer serviços de telefonia por meio da conexão via satélite da rede Starlink.

No documento apresentado, Musk pretende oferecer serviços de chamadas de voz por meio da tecnologia VoIP (voz sobre protocolo de internet).

Com isso, os consumidores poderão utilizar um telefone convencional para fazer ligações por meio da banda larga da Starlink.

Além disso, a ideia é oferecer planos mais baratos por meio do programa Lifeline da agência, que subsidia serviços de comunicação para famílias de baixa renda dos EUA.

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Telefonia via satélite por meio da Starlink

Atualmente, a rede Starlink está em fase beta, sendo testada por mais de 10 mil usuários nos Estados Unidos e em outros países.

O preço do serviço é de US$ 99 (R$ 531,21, na cotação atual) por mês.

Além disso, a pessoa precisa pagar uma taxa de US$ 499 (R$ 2.677,53) para adquirir a antena parabólica, tripé e roteador.

Com o subsídio da Lifeline, esse preço da banda larga teria um desconto de apenas US$ 9,25 (R$ 49,63).

Contudo, o desconto para o serviço de telefonia seria ainda menor, de US$ 5,25 (R$ 28,17).

Dessa forma, seriam necessários outros subsídios e descontos para tornar o serviço realmente acessível.

Atualmente, a SpaceX tem autorização para utilizar 1 milhão de parabólicas nos EUA.

No entanto, a empresa de Musk espera conseguir autorização para implantar 5 milhões de antenas.

A Starlink já possui uma rede com cerca de 1000 satélites em órbita.

A intenção é levar banda larga de alta velocidade e via satélite para todo o planeta.

Com informações de Futurism e Ars Technica.

Vivo possui mais clientes usando internet por fibra do que via cabo

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Operadora se torna a única entre as grandes empresas a ter mais usuários na fibra do que em outra tecnologia.

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Vivo já apresenta mais acessos na banda larga fixa por fibra óptica do que com o cabo.

Em dezembro de 2020, a operadora teve 6,4 milhões de acessos na internet fixa, sendo que 54,6% desse total foram feitos por fibra e 45,3% por cabos metálicos.

Até o momento, a Vivo é a única grande operadora a ter mais acessos na fibra do que em outra tecnologia.

Apesar de um forte crescimento nos últimos meses, o cabo metálico ainda é a principal tecnologia utilizada pelos clientes da Oi (51,8%). A fibra é utilizada por 47,6%.

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Na TIM, 51,8% dos usuários utilizam cabos metálicos e 48,1% usam fibra.

Por sua vez, a Claro – que possui o maior market share entre as grandes operadoras -, apresenta apenas 4,7% dos usuários utilizando a fibra. A grande maioria (94,3%) ainda utiliza os cabos coaxiais.

Cenário da banda larga

No mês de dezembro do ano passado, o Brasil registrou 36,0 milhões de clientes na banda larga fixa, tendo uma densidade de 51,0 acessos por 100 domicílios.

No geral, a fibra óptica é a tecnologia dominante, com 46,5% dos acessos, seguido dos cabos coaxiais (26,6%) , cabos metálicos (19,5%) e rádio (5,8%). As outras tecnologias não chegam a 1%.

O crescimento da fibra é puxado pelas competitivas, os provedores regionais. Essas pequenas empresas já têm 70,7% dos acessos sendo realizados por meio da fibra.

Com informações de Anatel e Teleco.