21/04/2024

Apple pode ser obrigada a fornecer carregadores do iPhone

Iniciativa do Procon-SP questiona a gigante tecnológica e pede que os equipamentos sejam enviados mediante solicitação.

Divulgação Apple
Imagem: Divulgação Apple

A polêmica prática da Apple em não disponibilizar carregadores nos novos modelos de iPhone não passou despercebida pelas entidades fiscalizadoras.

Quem combate a “empresa da maçã” agora é o Procon-SP, que exigiu explicações a respeito da ausência do equipamento nos smartphones.

Obviamente, a marca seguiu com a explicação que deu no lançamento. Pois quer reduzir o impacto ambiental, assim como o aumento de lixo eletrônico no mundo.

A caixa dos novos iPhones não terá fones de ouvido e nem mesmo o adaptador de tomada para o carregamento. Apenas o cabo, que permite carga via USB.

VIU ISSO?

–> iPhone 12 sem carregador e fone repercute na web

–> Apple lançará pacote com streaming, jogos e mais por R$ 26,90

–> Programa do Itaú promete iPhone ‘para sempre’

Em explicação, a companhia destaca que os usuários normalmente já possuem adaptadores e normalmente descartam o item que acompanha um novo smartphone.

Para o Procon-SP, é uma prática que não faz sentido. Afinal, a Apple não apresenta ganhos ambientais e nem mesmo ações para recolhimento, reciclagem e descarte adequado de aparelhos e equipamentos antigos.

Segundo Fernando Capez, diretor executivo da Fundação, o carregador deve ser enviado para os clientes que solicitarem.

É necessário que a Apple apresente um plano viável. A conduta da companhia será analisada pela diretoria de fiscalização e a empresa poderá até mesmo ser multada com base no Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

Com informações de Procon-SP

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários