26/04/2024

Vivo possui mais clientes usando internet por fibra do que via cabo

Operadora se torna a única entre as grandes empresas a ter mais usuários na fibra do que em outra tecnologia.

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Vivo já apresenta mais acessos na banda larga fixa por fibra óptica do que com o cabo.

Em dezembro de 2020, a operadora teve 6,4 milhões de acessos na internet fixa, sendo que 54,6% desse total foram feitos por fibra e 45,3% por cabos metálicos.

Até o momento, a Vivo é a única grande operadora a ter mais acessos na fibra do que em outra tecnologia.

Apesar de um forte crescimento nos últimos meses, o cabo metálico ainda é a principal tecnologia utilizada pelos clientes da Oi (51,8%). A fibra é utilizada por 47,6%.

VIU ISSO?

–> Banda larga cresce 9% no ano de 2020

–> Ranking Netflix retorna com Oi Fibra na liderança

–> Provedores de internet em Minas Gerais anunciam fusão estratégica

Na TIM, 51,8% dos usuários utilizam cabos metálicos e 48,1% usam fibra.

Por sua vez, a Claro – que possui o maior market share entre as grandes operadoras -, apresenta apenas 4,7% dos usuários utilizando a fibra. A grande maioria (94,3%) ainda utiliza os cabos coaxiais.

Cenário da banda larga

No mês de dezembro do ano passado, o Brasil registrou 36,0 milhões de clientes na banda larga fixa, tendo uma densidade de 51,0 acessos por 100 domicílios.

No geral, a fibra óptica é a tecnologia dominante, com 46,5% dos acessos, seguido dos cabos coaxiais (26,6%) , cabos metálicos (19,5%) e rádio (5,8%). As outras tecnologias não chegam a 1%.

O crescimento da fibra é puxado pelas competitivas, os provedores regionais. Essas pequenas empresas já têm 70,7% dos acessos sendo realizados por meio da fibra.

Com informações de Anatel e Teleco.

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários