19/12/2025
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Bloqueio de servidores piratas de IPTV continua

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Indústria do cinema não é a única em combate ao sistema ilegal de IPTV que libera canais fechados e mais por valores na faixa de R$ 30.

Ilustração Pixabay - Reprodução de Streaming/IPTV
Imagem: Ilustração Pixabay

O sistema pirata de IPTV não para de crescer, mas o combate também está cada vez maior. Dessa vez, cinco fornecedores de acesso foram bloqueados de prover os serviços.

Na prática, é um mercado que funciona da seguinte maneira: o consumidor encontra alguém que vende o serviço, paga um valor pequeno mensalmente, na faixa de R$ 30/40 e acessa canais de TV por assinatura e conteúdo sob demanda por meio de um app.

Há usuários que conseguem até mesmo incluir o aplicativo na Smart TV, por meio da loja de downloads.

Os fornecedores bloqueados distribuem conteúdo sem autorização, em especial jogos esportivos.

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Segundo a estimativa divulgada, o serviço atendia mais de um milhão de acessos por mês na Itália, o que motivou o pedido da liga espanhola de futebol “La Liga” pelo bloqueio dos servidores piratas.

É importante salientar que o futebol é um esporte de grande importância para a economia da Europa, mas a competitividade tradicional fica de lado.

Afinal, os clubes precisaram se unir para enfrentar aquela que pode ser uma das maiores ameaças aos lucros obtidos com a transmissão: a IPTV pirata.

No caso da denúncia feita pela “Liga Liga”, as autoridades da Itália conseguiram trabalhar para acatar com a solicitação. Em nota, os representantes da liga de futebol manifestam que eventos esportivos merecem uma sólida proteção, com base nos direitos da propriedade intelectual.

As empresas responsáveis por transmissões e times de futebol são apenas mais uma na grande união em combate à pirataria de conteúdo.

Grandes estúdios de cinema também já entraram com iniciativas contra. Leia mais sobre:

Com informações de TorrentFreak

Oi Fibra conta com 400 mil clientes na Região Centro-Oeste

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Somente no Distrito Federal, operadora possui 80 mil clientes do serviço de internet por fibra. Confira a lista de cidades atendidas.

Oi Fibra atinge marca de 400 mil clientes no Centro-Oeste

A Oi acaba de anunciar que atingiu a marca de 400 mil clientes da Oi Fibra nos três estados que formam a Região Centro-Oeste do Brasil, incluindo o Distrito Federal.

De acordo com a companhia, a Oi é líder em crescimento de clientes de internet por fibra no Centro-Oeste entre as grandes operadoras, sendo responsável por 67% das novas aquisições durante o ano de 2020.

Apenas no Distrito Federal, a Oi Fibra é utilizada por 80 mil clientes. O serviço está disponível para instalação em 370 mil casas.

Já em todo o Centro-Oeste, o serviço está disponível para contratação em 1,5 milhões de endereços.

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“A Oi vem trabalhando intensamente para o crescimento da Oi Fibra. É um projeto robusto que tem dezenas de milhares de colaboradores diretos e indiretos envolvidos e conta com a participação de diversos parceiros que são referências mundiais em tecnologia de transmissão de dados”, explica o diretor de varejo e empresarial da Oi na Região Centro-Oeste, Júlio Rocha.

A Oi Fibra está disponível nas seguintes regiões administrativas do Distrito Federal: Brasília, Arniqueiras, Candangolândia, Ceilândia, Gama, Guara, Núcleo Bandeirantes, Riacho Fundo I, Santa Maria, Sobradinho, Taguatinga e Vicente Pires.

No Centro-Oeste, o serviço pode ser contratado por usuários das seguintes cidades:

Goiás

  • Águas Lindas de Goiás
  • Anápolis
  • Aparecida de Goiânia
  • Cidade Ocidental
  • Goiânia
  • Morrinhos
  • Novo Gama
  • Rio Verde

Mato Grosso do Sul

  • Campo Grande
  • Dourados

Mato Grosso

  • Cuiabá
  • Rondonópolis
  • Sinop

Em dezembro de 2020, a Oi conquistou 2 milhões de clientes em todo o país no serviço de internet por fibra.

A Oi Fibra possui planos de 200 Mbps (R$ 99,90/mês) e 400 Mbps (R$149,90/mês) de velocidade de internet.

Com informações de Assessoria de Imprensa Oi.

‘Downloads para você’: Netflix lança novo recurso inteligente

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Saiba como ativar a ferramenta que baixa automaticamente vídeos no celular de acordo com os gostos do usuário.

Novo recurso inteligente da Netflix baixa automaticamente séries e filmes de acordo com o gosto do usuário

Nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, a Netflix anunciou o lançamento do “Downloads para você”, um novo recurso que baixa automaticamente no celular séries e filmes recomendados, de acordo com os gostos do usuário.

O recurso “Smart Download” de conteúdos para assistir offline já existe há três anos. Com ele, o app baixa os próximos episódios escolhidos pelo usuário, conforme novos episódios são lançados e exclui os que já foram assistidos.

Porém, com a nova ferramenta de indicação automática, a Netflix promete um novo filme ou série disponível no smartphone sempre que o usuário estiver fora de casa, sem que ele precise escolher títulos.

“Queremos que você descubra sua próxima série ou filme preferido de um jeito rápido e fácil, com ou sem conexão”, afirmou a plataforma em comunicado.

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Tela do novo recurso "Downloads para você", da Netflix.
Tela do novo recurso “Downloads para você”, da Netflix.

Como ativar o ‘Downloads para você’

Para ativar o recurso, basta ir na guia “Downloads” do celular e ativar a opção “Downloads para você”.

O assinante pode selecionar o volume de dados que gostaria de baixar, como 1GB, 3GB ou 5GB. Quanto maior o espaço liberado, mais recomendações a Netflix vai baixar.

Por enquanto o recurso está disponível apenas para celulares Android.

A ferramenta deve ser disponibilizada aos poucos para usuários de todo o mundo, conforme o app é atualizado.

Para iOS, a Netflix afirma que está realizando testes e que logo estará disponível para os usuários de iPhone.

Com informações de Assessoria de Imprensa Netflix.

Brasil já conta com 54 MVNOs no mercado

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Operadoras móveis virtuais já possuem mais de 1,6 milhão de usuários no país.

MVNOs no Brasil já contam com mais de 1,6 milhão de usuários.

Neste mês de fevereiro, o Brasil contava com 54 operadoras móveis virtuais (MVNOs), sendo 10 autorizadas e 44 credenciadas.

As operadoras virtuais autorizadas são aquelas que prestam o serviço móvel, mas não possuem radiofrequências, operando por meio de compartilhamento de rede com as empresas de telefonia tradicionais. Neste caso, a MVNO se relaciona diretamente com a Anatel.

Já nas credenciadas, o relacionamento com a Anatel é feito pela habilitadora de rede virtual móvel (MVNE). A MVNO é uma revendedora dos planos da operadora proprietária da rede, sem muita autonomia na precificação.

Na categoria de MVNOs autorizadas, a Vivo e a TIM contam com quatro operadoras virtuais cada, e a Claro e a Algar Telecom com uma cada.

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A Americanet é a prestadora com maior número de MVNOs credenciadas (com 16 operadoras virtuais), seguido da Surf Telecom (11), Datora/Arquia (11), Vivo (3), Telecall (2) e Claro 1.

É válido destacar que uma das credenciadas da Surf Telecom, a Dry Company, lançou várias outras MVNOs, principalmente de clubes de futebol, mas que não entram na lista de total de operadoras virtuais.

Recentemente, foi lançada a “Fala Mangueira”, voltada para fãs do Carnaval, também pela Dry Company.

De acordo com levantamento do site Teleco, em 2020, o país contava com 1,6 milhão de usuários de celulares utilizando MVNOs, crescimento de 36% em relação ao ano anterior.

O site ressalta que neste total não estão os usuários das operadoras credenciadas da Vivo e da Claro.

Atualmente, cerca de 1% dos celulares ativos no Brasil utilizam MVNOs.

Nos Estados Unidos essa porcentagem é superior a 5% e pode chegar a 40% em países como Holanda e Alemanha.

Com informações de Teleco.

Nova plataforma de conteúdo estreia no NOW, da Claro

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Canal conta com filmes, séries, documentários, shows, jornalismo, esportes, entre outros.

Box Brazil Play chega ao NOW da Claro

Nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, a plataforma Box Brazil Play estreará oficialmente no NOW, plataforma streaming exclusiva dos clientes da Claro.

O serviço recém-lançado conta com conteúdo exclusivamente produzido no Brasil, que inclui séries de TV, curtas metragens, programas de entrevistas, shows musicais, partidas esportivas, cobertura jornalística, conteúdo infantil, entre outros.

A plataforma da Box Brazil Play conta com 1.500 títulos sob demanda.

Entre os longas-metragens, é possível assistir títulos como “Nois por Nois” (co-dirigido por Aly Muritiba e Jandir Santin), “Alice Júnior” (longa que gerou ótima repercussão em vários festivais) e “Moda Sem Medida” (com um panorama do universo da moda para mulheres acima do peso).

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Já na lista de shows musicais é possível assistir a “Boleros” (Alcione), “Estratosférica Ao Vivo” (Gal Costa) e “Margem, Finda a Viagem” (Adriana Calcanhotto).

Também é possível acompanhar as séries “Snow Trip” (que estreará em abril) e “Lincoln Olivetti, O Mago do Pop”.

A Box Brazil Play pode ser assinada pelo NOW com o preço de R$ 14,90 por mês.

Para quem não é assinante da Claro também é possível assinar o novo serviço de forma independente pelo mesmo valor mensal de R$ 14,90 – ou por R$ 16,90 (o que inclui canais ao vivo) – nos três primeiros meses.

O conteúdo pode ser acessado pelos clientes da Claro no celular, tablet, computador e, em breve Smart TVs.

“Estamos muito empolgados em função desta parceria com a Claro. O Now é a principal janela de conteúdo VOD no Brasil e fazer parte dele era fundamental para nós”, afirma José Wilson Fonseca, vice-presidente do Grupo Box Brazil.

O Minha Operadora ressalta que no momento da publicação desta matéria, o Box Brazil Play ainda não estava disponível para assinatura no NOW.

Com informações de Assessoria de Imprensa Grupo Box Brazil.

WhatsApp vai bloquear mensagens de quem não aceitar novas regras

Empresa detalhou o que acontecerá com aqueles usuários que não concordarem com as alterações de privacidade do aplicativo.

Novas regras do WhatApp gera polêmica entre usuários.

Mark Zuckerberg está realmente disposto a prosseguir com as novas regras de privacidade para o WhatsApp.

Em uma nova publicação no blog da plataforma, a empresa detalhou o que acontecerá com aqueles usuários que não concordarem com as mudanças.

A partir de 15 de maio de 2021, se a pessoa não aceitar a nova política de privacidade, o WhatsApp não excluirá a conta. Entretanto, algumas funcionalidades serão restritas.

Por um determinado período (de algumas semanas), o usuário ainda poderá receber chamadas e notificações, mas não poderá ler ou enviar mensagens pelo aplicativo.

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Para quem não deseja continuar a utilizar o aplicativo, a postagem do WhatsApp recomenda exportar o histórico de bate papo e baixar um relatório da conta antes de 15 de maio.

A empresa de Mark Zuckerberg ressalta que a exclusão da conta não pode ser revertida, apaga históricos de mensagens, remove o usuário de grupos e exclui backups.

Novas regras do WhatsApp

A nova política de privacidade do WhatsApp tem sido criticada por usuários do aplicativo de mensagens instantâneas.

A ideia de Mark Zuckerberg é compartilhar dados entre o WhatsApp e o Facebook, com o objetivo de fundir as duas plataformas e lançar novas ferramentas de e-commerce.

O anúncio em janeiro passado tem feito muitos usuários migrarem para outras app rivais, como o Telegram.

Além dos usuários, as autoridades veem com preocupação o risco para a privacidade de dados pessoais.

O WhatsApp é utilizado por cerca de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo.

Com informações de Tech Crunch.

TIM confirma parceria com Play2Pay para bonificar clientes

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Usuários poderão ganhar bônus de internet e recargas ao jogar games ou assistir vídeos publicitários.

Play2Pay será usado pelos clientes da TIM

Conforme antecipado pelo Minha Operadora, a TIM anunciou uma parceria inédita com a Play2Pay, uma plataforma global de gamificação.

De acordo com a operadora, a novidade será lançada no segundo trimestre deste ano, atendendo inicialmente os clientes pré-pagos.

O aplicativo estará disponível para downloads em lojas de aplicativos com a marca da TIM, sendo customizado para o consumidor brasileiro, e fará parte da plataforma TIM Ads.

Na prática, os usuários vão receber bônus de internet e recargas ao jogar games e ver anúncios veiculados durante as atividades.

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A parceria com a Play2Pay é vista pela TIM como uma forma de gerar benefícios adicionais para os clientes, diversificar receitas da operadora e atrair anunciantes.

“Estamos muito felizes em trazer a Play2Pay para o Brasil. E tudo isso faz parte do trabalho que iniciamos em 2020 relacionado ao nosso big data, respeitando rígidos critérios de segurança, privacidade e proteção de dados da nossa base, gerando novos negócios para a companhia e principalmente valor para nossos usuários”, afirmou Renato Ciuchini, chefe de estratégia e transformação da TIM Brasil.

Segundo a operadora, um terço da base de clientes da TIM já consentiu receber publicidade em troca de bônus de internet.

Com informações de Assessoria de Imprensa TIM.

Raphael Denadai: SKY Brasil anuncia novo presidente

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Executivo substitui Estanislau Bassols, que deixou a operadora para assumir a gerência da Mastercard Brasil.

Raphael Denadai, novo CEO da SKY Brasil

Nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, a SKY Brasil anunciou o nome de Raphael Denadai Sanchez para o cargo de novo presidente da operadora de TV por assinatura.

Sanchez entra no lugar de Estanislau Bassols, que deixou a SKY no final do mês passado para assumir o cargo de gerente geral da Mastercard no Brasil.

Desde 2019, Raphael era vice-presidente de finanças da SKY, realizando análises financeiras e previsões de tendências de mercado.

Além da SKY, o executivo já teve passagens pela Cinemark, Telefónica/Vivo e Embraer, somando 20 anos de experiência.

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Ele é graduado em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e possui MBA de administração geral no Instituto Europeu de Administração de Empresas (INSEAD), na França.

Raphael Sanchez passa a atuar como CEO da SKY Brasil a partir de 1º de março.

“Denadai dará continuidade ao trabalho realizado por Estanislau Bassols, que muito colaborou para a mudança de mindset e transformação digital da SKY, nesses últimos dois anos”, afirmou a SKY em comunicado.

Com informações de Assessoria de Imprensa SKY.

Globoplay: Transmissão do BBB21 falha e usuários reclamam

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Plataforma de streaming pede desculpas e explica a origem do problema.

Na madrugada deste domingo, 21, várias câmeras que transmitiam ao vivo o programa Big Brother Brasil (BBB21) saíram do ar no Globoplay.

Durante a falha, ocorria a festa “Olho no Olho”, dentro do famoso reality, com o show da cantora Daniela Mercury.

Por volta da 00h30, usuários não conseguiam ver o que ocorria em diversos cômodos da casa, como sala de estar, quartos, cozinha, piscina, entre outros.

A transmissão só foi normalizada cerca de duas horas depois.

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Ainda de madrugada, o perfil oficial do Globoplay no Twitter pediu desculpas pela falha e explicou o ocorrido.

Segundo o serviço de streaming, o problema teve origem na rede dos Estúdios Globo que afetou a digitalização das câmeras para o BBB.

“Tudo já está resolvido!”, afirmou a plataforma às 03h09.

Desde a estreia do BBB21, tem sido comum as reclamações sobre travamentos na plataforma de streaming, principalmente durante a exibição do programa.

O problema desta madrugada não foi diferente, com vários usuários demonstrando irritação nas redes sociais.

Vamos levar conectividade móvel para todo o Brasil, diz Baigorri

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Novo conselheiro da Anatel é o responsável pela proposta de edital do leilão do 5G. Ele conversou com exclusividade com o Minha Operadora.

Nomeado para o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em outubro passado, Carlos Baigorri é o servidor responsável pela proposta de edital da agência para o aguardado leilão do 5G.

Em entrevista exclusiva para o Minha Operadora, Baigorri revelou que a tarefa de criar a proposta para o leilão não foi difícil, uma vez que ele recebeu um “rico material” preparado pela área técnica da Anatel.

Para Carlos, levar a cobertura de celular e internet para todas as localidades é um dos maiores desafios da Anatel, mas ele diz que a cada medida do Governo a agência está mais perto de atingir esse objetivo, entre eles, a realização do próximo leilão de frequências.

O novo conselheiro disse ainda que após o leilão do 5G, a venda da Oi Móvel e o fim das concessões da telefonia fixa serão os temas prioritários a serem discutidos pela agência.

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–> Senado aprova indicação de Carlos Baigorri para conselho da Anatel

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–> Conselheiro da Anatel também prevê aumento de custo no 5G

Mesmo diante de críticas, Baigorri ressalta que a Anatel é uma das poucas agências reguladoras no mundo que oferece canais de atendimento direto ao consumidor.

Confira os principais trechos da entrevista com o conselheiro Carlos Baigorri.

Qual foi o principal desafio que você enfrentou ao criar a proposta de edital para o leilão do 5G?

Olha, a proposta de edital veio muito bem fundamentada da área técnica. Dezenas de servidores da Agência avaliaram os diversos cenários, os debates que se apresentaram durante a Consulta Pública, bem como experiências internacionais. Com esse rico material não foi muito desafiador apresentar a proposta do Edital aos demais membros do Conselho Diretor.

Após a aprovação do edital e a realização do leilão de frequências, qual deverá ser o tema prioritário da Anatel?

Imagino que seja a questão da consolidação do mercado móvel no curto prazo, com a venda da operação celular da Oi. No médio prazo acredito que seja o fim das concessões da telefonia fixa, que envolve a migração de concessão para autorização, bens reversíveis, arbitragens, enfim, diversos debates em torno da questão das concessões do STFC [Sistema de Telefonia Fixa Comutada].

Votação no Senado para a indicação de Carlos Baigorri ao Conselho Diretor da Anatel. Imagem: Pedro França/Agência Senado

A Anatel vem adotando uma postura de incentivo à expansão da infraestrutura de telecomunicações por meio de um modelo regulatório baseado mais em incentivos do que em punições. Isso pode ser visto na política de TACs [Termos de Ajustamento de Conduta] e também pela proposta de leilão não-arrecadatório. Como a agência pretende garantir que as operadoras cumpram as metas e invistam de fato na universalização das redes?

No TAC é previsto uma série de multas caso os termos do acordo não sejam cumpridos. Essas multas seguem um trâmite muito mais célere, pois o TAC é considerado como um contrato entre as partes, de tal forma que a burocracia para sancionar uma empresa que não cumpra o TAC é muito menor.

Já no edital [do 5G] há previsão de que as proponentes vencedoras apresentem garantias financeiras que são executadas caso não haja cumprimento das metas estabelecidas no edital.

O que ainda falta para que o Brasil atinja a universalização da banda larga e serviço móvel?

A cada dia que passa estamos mais próximos dessa meta. Com o Edital do 5G vamos levar 4G para todos os municípios do Brasil e para praticamente todas as localidades que ainda não tem cobertura. Já a rede de alta capacidade (backhaul) deve chegar a todos os municípios em razão do Decreto do PGMU 5.

Ou seja, a cada medida do Governo conseguimos chegar mais perto do nosso objetivo. O desafio nosso é que esse alvo é móvel, ou seja, a demanda por banda larga só cresce, o que é natural num mundo cada vez mais conectado. O próximo desafio será como melhorar a banda larga que chega ao interior do Brasil. A banda larga que as pessoas querem hoje não é a mesma banda larga que queriam há alguns poucos anos atrás. Por exemplo, lembro que no Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) em 2008 a meta era levar ‘banda larga’ de 1 Mbps. Hoje essa velocidade de internet é uma piada.

Recentemente, a Anatel recebeu uma premiação internacional sobre a qualidade de atendimento ao cliente. Entretanto, leitores do Minha Operadora ainda reclamam da qualidade do atendimento da agência. Quais são os principais pontos que destacam a Anatel em relação a outras agências reguladoras pelo mundo?

Bom, a Anatel é uma das raras agências reguladoras que têm essa interação direta com o consumidor. A Agência tem diversos canais de atendimento, virtuais e presenciais para receber e tratar as demandas do cidadão. Em outros países essa interação geralmente acontece nos órgãos de defesa do consumidor e não na Agência reguladora. Esse é nosso principal diferencial em relação ao atendimento ao cidadão.

Perfil

Carlos Manuel Baigorri, 36 anos, nasceu nos Estados Unidos, sendo naturalizado brasileiro desde 2009.

Ele é graduado em ciências econômicas pela Universidade de Brasília (UnB), em 2006, e em política e estratégia pela Escola Superior de Guerra (ESG), em 2014.

Baigorri também é mestre em economia pela Universidade Católica de Brasília (UCB), em 2009, e doutor em economia de empresas pela mesma Universidade, em 2014.

Carlos é servidor efetivo da Anatel desde 2009, após passar em concurso público.