18/04/2024

Senado aprova indicação de Carlos Baigorri para conselho da Anatel

Economista deverá ocupar vaga deixada pelo ex-conselheiro Aníbal Diniz.

A Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado aprovou nesta segunda-feira, 19, por 13 votos a 1, a indicação do economista Carlos Manuel Baigorri para o conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A nomeação ainda depende da votação dos senadores em Plenário.

Carlos deverá substituirá o cargo antes ocupado pelo ex-conselheiro Aníbal Diniz, que encerrou o seu mandato em novembro do ano passado.

O conselho diretor da Anatel é composto por cinco conselheiros, com a nomeação de seus membros sendo aprovada pelo Senado Federal. O mandato é de cinco anos.

Baigorri é formado em ciências econômicas pela Universidade de Brasília, com mestrado e doutorado em Economia pela Universidade Católica de Brasília.

Ele é servidor na Anatel desde 2009. Atualmente, ele é superintendente de controle de obrigações da agência. Ele também já ocupou outros cargos, como superintendente-executivo e superintendente de competição, além de chefe da assessoria técnica.

VIU ISSO?

–> Fábio Faria quer criar nova agência regulatória no lugar da Anatel

–> Anatel discute novos procedimentos para medir radiação em celulares

–> Desde 1997, multas aplicadas pela Anatel somam R$ 11,5 bilhões

Durante a sabatina no Senado, o economista lembrou que levar a cobertura de celular e internet a todas cidades do país é um dos maiores desafios da agência, principalmente diante da Covid-19 e as desigualdades entre classes sociais que a pandemia gerou.

“O papel da Anatel é tentar atacar esse problema de duas formas diferentes. Uma forma é pelo lado da oferta. Ou seja, levar oferta, levar conectividade para essas localidades, pois há locais onde o cidadão tem o recurso, tem a renda para contratar, mas o serviço não está disponível. E há o problema do lado da demanda, em que o serviço está disponível, mas o cidadão não tem condições financeiras de contratar”, afirmou.

Ele também defendeu o destravamento Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), para que os recursos sejam utilizados para outros fins e não apenas a expansão da telefonia fixa.

[ATUALIZAÇÃO – 21/10/2020 14h39]:

O Plenário do Senado aprovou o nome de Carlos Baigorri para o conselho diretor da Anatel, com 37 votos favoráveis.

A nomeação agora segue para a sanção presidencial.

Com informações de Agência Senado.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários