Conselheiro da Anatel também prevê aumento de custo no 5G

Operadoras poderão ter que pagar mais pelos equipamentos 5G em caso de um banimento da Huawei, mas há solução.

Ilustração 5G
Imagem: Pixabay

O destino da Huawei no Brasil ainda não é certo. Até que todas as definições do 5G sejam concretizadas, há muito caminho a percorrer.

Mas, em caso de um banimento da companhia no Brasil, é previsto um aumento de custo na compra dos equipamentos, que poderá refletir no preço final levado ao consumidor.


Após Sun Baocheng, presidente da Huawei no Brasil, comentar a questão, chegou a vez de Carlos Baigorri, novo conselheiro da Anatel, dar seu ponto de vista.

Para o representante da agência, haverá um aumento natural se o presidente Jair Bolsonaro optar em vetar a atuação da marca no Brasil. Mas, há uma luz no fim do túnel.

VIU ISSO?

–> Bolsonaro pode estar considerando bloquear a Huawei no Brasil

–> Ministério fecha acesso a documentos sobre 5G e Huawei

–> Reino Unido pretende acelerar retirada da Huawei de suas redes

Baigorri destaca que vários estudos foram feitos e um deles, de uma grande instituição financeira, aponta um aumento de competidores por causa do OpenRAN, ou seja, um sistema aberto ou neutro para as redes.

Isso faria com que o aumento de custo ficasse entre 1% e 3% na conta das operadoras.

Portanto, os impactos da decisão do presidente podem ser mitigados por outras medidas de política pública.

Entretanto, vale lembrar que as operadoras podem tentar uma estratégia para se protegerem, caso tenham que trocar todos os seus equipamentos anteriores, das tecnologias 3G e 4G, fabricados pela Huawei.

Leia mais sobre o tema abaixo:

Com informações de Correio Braziliense

No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
2 1 voto
Nota para o redator
Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários